20/12/1936 - Campeonato Gaúcho 1936 - Zona Centro - Final - Internacional 9 x 0 Juventude

Em disputa do Campeonato Estadual de Futebol jogarão amanhã, no Estádio da Timbaúva, Santa Cruz x Novo Hamburgo e Internacional x Juventude, de Caxias
CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL
SANTA CRUZ E NOVO HAMBURGO DECIDIRÃO A SUPREMACIA DA ZONA NORDESTE E O INTERNACIONAL E JUVENTUDE, DE CAXIAS, DISCUTIRÃO O CAMPEONATO DO CENTRO
Estas pelejas serão realizadas amanhã, no Estádio da Timbaúva
Com a interessante partida noturna de 5ª-feira última, que bastante agradou e na qual o Santa Cruz, depois de uma luta movimentada e renhida, conseguiu abater o Guarani, de São Jerônimo, por 4x3, foram iniciados com pleno êxito os jogos em Porto Alegre, ao atual certame estadual promovido pela Federação Rio Grandense de Desportos.
Amanhã teremos mais duas excelentes pelejas que serão realizadas no confortável Estádio da Timbaúva, no Caminho do Meio.
A magnífica tarde futebolística será iniciada com uma contenda que promete grande sensação e na qual o Santa Cruz e o Novo Hamburgo discutirão o título de Campeão do Nordeste.
Findo este embate, que sera ardorosamente disputado, pisarão o gramado as representações de Porto Alegre e Caxias, respectivamente, S. C. Internacional e E. C. Juventude, que decidirão, em renhida batalha, o Campeonato da Zona do Centro.
Assim, teremos, amanhã, uma tarde futebolística repleta de atrativos e que, por certo, arrastará, para o belo gramado do Força e Luz, uma grande assistência.
Nota oficial da F. R. D. D.
A F. R. G. D. resolveu o seguinte:
a) Realizar no próximo domingo, 20 do corrente, no campo do Grêmio Sportivo Força e Luz, no Caminho do Meio, os seguintes jogos:
Final da zona nordeste
às 15 horas:
Esporte Clube Novo Hamburgo versus F. B. C. Santa Cruz.
Representante: Sr. Dr. Átila do Amaral.
Final da Zona Centro
às 16,45 horas.
Sport Club Internacional versus Esporte Clube Juventude.
Representante: Cícero Soares.
b) Permitir o ingresso ao gramado somente dos diretores da F. R. G. D ., presidente, técnico e representantes dos clubes disputantes;
c) Fixar os seguintes preços das entradas: Pavilhão: 4$000; Gerais: 3$000; Meia entradas: 2$000.
Porto Alegre, 16 de Dezembro de 1936.
Pedro Moreira, 1.º secretario.
S. C. INTERNACIONAL
Nota oficial
Para a partida de domingo com o E. C. Juventude de Caxias, em disputa do Campeonato Estadual, devem comparecer ao Estádio, às 15,30 horas os seguintes defensores da camiseta campeã absoluta da cidade:
Penha — Armênio — Alfeu — Natal — Sady — Garnizé — Risada — Leví — Zezé — Artigas — Salvador — Sílvio — Mancuso — Castillo — Tom Mix — Claudionor — Dirceu — Simão.
Fonte: A Federação (RS), 19/12/1936, ano 1936, n. 288, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/80948. Acesso em: 30 abr. 2025.

PROSSEGUE, HOJE, A DISPUTA DO CAMPEONATO ESTADUAL DA F.R.G.D.
Internacional x Juventude, de Caxias, e Santa Cruz x Novo Hamburgo, são os encontros do dia, na Chácara das Timbaúvas — Os árbitros escalados para esses embates
[...] INTERNACIONAL VERSUS JUVENTUDE, DE CAXIAS
Para o embate de hoje com o forte conjunto do Juventude, de Caxias, o Internacional escalou os seguintes jogadores: Penha, Armênio, Alfea, Natal, Sadi, Garnizé, Risada, Zezé, Artigas, Salvador, Sílvio, Mancuso, Castillo, Tom Mix, Claudionor, Dirceu e Simão.
CHEGOU, ONTEM, A MISSÃO DO JUVENTUDE, DE CAXIAS
Pelo trem da tabela, chegou, ontem, a delegação do Esporte Clube Juventude, de Caxias, campeão regional que veio disputar as semifinais do campeonato estadual de futebol do corrente ano.
A delegação caxiente vem sob chefia do nosso colega, Dr. Perci de Abreu Lima, que tem como auxiliares o Sargento Edmundo Campagnini, como técnico o Sr. Ildo Fleck.
O quadro do campeão caxiense que,
hoje, enfrentará o Esporte Clube Internacional, campeão da cidade, em disputa do campeonato da zona do Centro, é o seguinte: Vanzeto, João, Aldo, Rafael, Severo, Alfredinho, Bolacha, Bortinha, Mario, Renato e Jarbim.
Reservas — Guido, Bruno, Rigert, Micuim e Tedesco.
Falamos, ontem, ligeiramente com um componente da delegação do Juventude, que nos declarou que o campeão caxiense não tem a veleidade de ganhar, porém, tudo fará para enfrentar o seu forte e valoroso adversário de hoje, honrando a sua tradição.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 20/12/1936, ano 1936, n. 259, p. 14. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/5274. Acesso em: 30 abr. 2025.

CAMPEONATO GAÚCHO 1936 - ZONA CENTRO - FINAL - INTERNACIONAL 9 X 0 JUVENTUDE
Data: 20/12/1936
Local: Timbaúva - Porto Alegre (RS)
Juiz: Luis Eduardo Dolce
Gols: Pirillo 2’/1 (I); Salvador 21’/1 (I); Salvador 35’/1 (I); Pirillo 38’/1 (I); Castillo 39’/1 (I); Salvador 6’/2 (I); Pirillo 15’/2 (I); Artigas 22’/2 (I); Artigas 31’/2 (I).
INTERNACIONAL: Penha; Alfeu e Natal; Garnizé, Risada e Levi; Artigas, Salvador, Sylvio Pirillo, Castillo e Tom Mix. Técnico: Inocêncio Travassos Souto.
JUVENTUDE: Vanzeto; João (Bruno) e Décio; Rafael, Severo e Alfredinho; Bolacha, Bortogarai, Mário, Renato e Garbin. Técnico: Ildo Fleck

AS PARTIDAS DE ONTEM DO CERTAME ESTADUAL TIVERAM UM DESFECHO DECEPCIONANTE ! — O INTERNACIONAL ABATEU O JUVENTUDE POR 9 X O E O NOVO HAMBURGO DERROTOU O SANTA CRUZ POR 13 X 2
CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL
O SANTA CRUZ, E O JUVENTUDE, DE CAXIAS, BAQUEARAM FRAGOROSAMENTE FRENTE AO NOVO HAMBURGO E INTERNACIONAL, PELOS ELEVADOS SCORES DE 13 X 2 E 9 X 0
No Estádio da Timbaúva prosseguiram, ontem, os jogos do Campeonato Estadual de Futebol promovido pela Federação Rio Grandense de Desportos.
A regular assistência que, apesar da tarde quente de ontem, compareceu ao belo gramado do Força e Luz, ficou verdadeiramente decepcionada com o desfecho das duas partidas efetuadas e que decidiram os Campeonatos do Nordeste e do Centro.
No primeiro encontro da tarde, o galhardo bando do Novo Hamburgo, atuando folgadamente, abateu a turma de Santa Cruz, pela elevadíssima contagem de 13 x 2, que constitui um verdadeiro recorde em partidas semifinais do certame máximo do Estado.
O público ainda não se tinha refeito de tão grande surpresa aguardava a penosa impressão deixada pela primeira pugna, quando o Juventude de Caxias e o Internacional pisaram o gramado para a segunda batalha da tarde, que todos esperavam mais movimentada e interessante.
O seu despecho redundou, entretanto, numa nova, e lamentável decepção, pois a intrépida falange colorada levou de vencida, facilmente, a representação de Caxias, pelo alto score de 9 x 0.
Os scores registrados nas duas contendas são bastante significativos e eloquentes e nos dispensam de maiores comentários, por isto nos limitamos ao seu registro técnico.
INTERNACIONAL X JUVENTUDE
OS QUADROS
Internacional — Penha; Alfeu e Natal; Garnizé, Risada e Leví; Artigas, Salvador, Sílvio, Castillo e Tom Mix.
Juventude — Vanzeto; João (depois Bruno) e Décio; Rafael, Severo e Alfredinho; Bolacha, Bortogarai, Mario, Renato e Garbin.
OS GOLS DO INTERNACIONAL
1º TEMPO
1º — Os colorados carregam, João falha e Sílvio, com calma, abre a contagem do Internacional, de junto do arco adverso, aos 2 minutos de jogo.
2º — Risada chuta e Salvador descia habilmente a pelota para dentro do arco juventudista, marcando o 2º gol, aos 21 minutos de jogo.
3º — Salvador atira de longe e marca o 3º gol colorado aos 35 minutos de jogo.
4º — Sílvio, de junto, marca, com grande habilidade, o 4º tento dos rubros aos 38 minutos de jogo.
5º — Artigas centra e Castillo escora magnificamente, marcando o 5º gol colorado aos 39 minutos do jogo.
2º TEMPO
6º — Salvador finta a defesa caxiense, inclusive o arqueiro, e assinala o 6º gol vermelho, aos 4 minutos de jogo.
7º — Castillo avança resoluto e entrega a Sílvio que vaza, pela 7ª vez, o arco alvi-verde aos 15 minutos do 2º tempo.
8º — Artigas e o arqueiro Vanzeto avançam em direção à pelola, mas o ponta direita colorado leva a melhor, livra-se do guardião caxiense e marca o 8º tento internacionalista aos 22 minutos de jogo.
9º — Artigas, em lindo chute, encerra a contagem do dia, marcando o 9º e último gol do Internacional aos 31 minutos de jogo.
MOVIMENTO TÉCNICO
INTERNACIONAL
Defesas de Penha 2 2 4
Intervenções 1 3 4
Fouls 4 5 9
Hands 2 3 5
Corners 0 2 2
Off-sides 0 1 1
Pênaltis 0 0 0
Gols 5 4 9
JUVENTUDE
Defesas de Vanzeto 11 14 25
Intervenções 1 1 2
Fouls 1 2 3
Hands 3 1 4
Corners 3 6 9
Off-sides 0 0 0
Pênaltis 0 0 0
Gols 0 0 0
O JUIZ
Arbitrou esta partida, com critério e correção, o desportista Luís Eduardo Dolce, do Americano Universitário.
A IMPRENSA OBSEQUIADA
A diretoria da F. R. G. D ., por intermédio de seu esforçado secretário geral Pedro Moreira, fez, servir bebidas geladas aos cronistas desportivos. É apenas de lamentar-se que a copa do Força e Luz não estivesse devidamente aparelhada, pois remeteu para a bancada da imprensa a bebida sem os necessários copos, obrigando os cronistasa beberem nas garrafas!
Fonte: A Federação (RS), 21/12/1936, ano 1936, n. 289, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/80956. Acesso em: 30 abr. 2025.

INTERNACIONAL E NOVO HAMBURGO DERROTARAM SEUS ADVERSÁRIOS POR GRANDE DIFERENÇA DE PONTOS
Os vencedores de domingo sagraram-se campeões das zonas nordeste e centro do Estado
APRECIAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OS JOGOS
Sob os auspícios da Federação Rio Grandense de Desportos, realizaram-se anteontem, nesta capital, os jogos para a conquista do título de campeão das zonas nordeste e do centro.
No primeiro jogo interviram os quadros do Santa Cruz, da cidade do mesmo nome, e o do Novo Hamburgo, e no segundo as equipes do Internacional, campeão local, e do Juventude, de Caxias.
Os vencedores — Internacional e Novo Hamburgo, registraram vitórias mais do que convincentes — 9 a 0 e 13 a 2!
O triunfo do Novo Hamburgo, apesar deste não ter apresentado um jogo à altura de outras exibições feitas nesta capital, foi líquido e merecido.
Fez jus, assim, ao título que conquistou. O quadro do Santa Cruz fez uma jogada fraca e o conjunto nada produziu de apreciavel.
***
O campeão de Porto Alegre, embora não exibisse uma jogada sensacional, controlou durante os noventa minutos do embate todo o campo.
Jogando contra um adversário perigoso e bem treinado, o valoroso Internacional impôs a sua classe marcando nove tentos a zero!
O resultado foi mais um justo prêmio para os destemidos colorados.
O Juventude não confirmou a fama de que veio precedido.
O quadro ressente-se de falhas sensíveis e daí o insucesso.
Aliáas, embora vencido por um score elevado, os caxienses foram até o fim, lutando com ardor e entusiasmo. [...]
Fonte: Diário de Notícias (RS), 22/12/1936, ano 1936, n. 260, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/5297. Acesso em: 30 abr. 2025.

Postar um comentário