EM PROSSEGUIMENTO DO CAMPEONATO DA CIDADE JOGARÃO NO PRÓXIMO DOMINGO INTERNACIONAL x FORÇA E LUZ, AMERICANO x GRÊMIO E PORTO ALEGRE X SÃO JOSÉ
Fonte: A Federação (RS), 26/11/1936, ano 1936, n. 269, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/80806. Acesso em: 29 abr. 2025.
O Internacional pelejará amanhã com o Força e Luz, no Estádio dos Eucaliptos, e o Porto Alegre medirá forças com o São José;no Estádio do Menino Deus
—
OS RUBROS CORRERÃO ALGUM PERIGO NO ENCONTRO DE AMANHÃ?
O clube da Carris está disposto a enfrentar bravamente o seu temível adversário
Em disputa do Campeonato de Futebol da Cidade medirão forças, na tarde de amanhã, no confortável Estádio dos Eucaliptos, as esquadras representativas do valoroso Sport Club Internacional, vanguardeiro da tabela e do destemido Grêmio Sportivo Força e Luz.
O clube da Carris tem apresentado as mais variada situações na presente temporada, sendo de notar que, no primeiro turno do Campeonato, foi o mais sério obstáculo que se antepôs à brilhante trajetoria seguida pelos rubros que, para vencerem, e isto pelo resultado mínimo, muito tiveram de trabalhar.
A intrépida falange colorada, que, no certame citadino, se conserva invicta, tudo fará pela conquista de mais um triunfo, com o qual coroará o seu título de campeão absoluto de 1936. Os rapazes do Estádio da Timbaúva estão dispostos, entretanto, a venderem muito caro sua derrota, sendo de esperar-se, assim, uma peleja renhidíssima e digna de ser assistida pelos adeptos do eletrizante desporto bretão.
O LOCAL
O interessante embate entre os colorados e alvi-rubros será ferido no confortável Estádio dos Eucaliptos que vai apanhar, por certo uma assistência bastante numerosa.
O PREÇO DOS INGRESSOS
Vigorará a seguinte e popular tabela de preços:
Pavilhão — 3$000
Geral — 2$000
AS AUTORIDADES DA AMGEA
Representante — Sr. Francisco Lupinacci.
Fiscal — Sr. Celso Albert.
Juízes — Srs. João Barreto e Dr. Ari Lund para os 2ºs e 3ºs teams, respectivamente.
NOTA OFICIAL DO GRÊMIO SPORTIVO FORÇA E LUZ
Devendo realizar-se no próximo domingo, dia 29 de novembro, as partidas de campeonato entre o Grêmio Sportivo Força e Luz e o seu coirmão Sport Clube Internacional, partidas estas que serão levadas a efeito no Estádio dos Eucaliptos, a direção técnica do Força e Luz resolveu escalar, para aqueles jogos, os seguintes quadros:
I
Lucindo
Miro — Vanderlino
Elesbão — Álvaro — Índio
Cavaco — Vanzetto — Faccin — Dinga — Javel
Reservas: Gianoni — Ferreira — Zanini.
NOTA: Os jogadores acima deverão estar no campo do Força e Luz às 15,00 horas.
II
Mario
Amado — Luizelli
Piva — Nickelagem — João
Ivo — Gilio — Campos — Aparício — Romeu
Reservas: Cassiano — Kessler — Manoel.
NOTA: Os jogadores acima deverão estar no campo do Força e Luz às 13,00 horas.
III
Para a formação do 3º quadro, deverão comparecer no campo do Força e Luz, às 8,00 horas, os jogadores abaixo:
Florisbelo — Cecílio — Fefé — Djalmo — Boaventura — Ernesto — Jaime — Edgar — Clóvis — Jovino — Válter — Luiz — Eli e Aristides.
Sport Club Internacional
NOTA OFICIAL
Para a partida de campeonato a realizar-se amanhã com o Força e Luz, o diretor de campo convoca o comparecimento dos players abaixo, no Estádio dos Eucaliptos:
3ºs QUADRO
Júlio, Diamantino, Osmar, Tessedo, Celso, Valdo, Barreto, Magno, Fernando, Flores, Sylvio, Valico, Hilton, Shell, Alexandre, Júlio e demais inscritos.
2ºS QUADRO
Armênio, Álvaro, Sady, Ayres, Simão, Tide, Salô, Tijolada, Alves, Marreco, Claudionor, Carlitos, Adroaldo, Dirceu, Mario, Alcides.
1º QUADRO
Penha, Alfeu, Natal, Garnizé, Artigas, Levy, Zezé, Risada, Sílvio, Salvador, Mancuso, Castillo, Tom-Mix.
Fonte: A Federação (RS), 28/11/1936, ano 1936, n. 271, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/80822. Acesso em: 29 abr. 2025.
O INTERNACIONAL E O SEU ÚLTIMO COMPROMISSO SÉRIO NO ATUAL CERTAME DE FUTEBOL DA CIDADE
Os colorados enfrentarão, amanhã, a “eleven” do grêmio da Carris, no Estádio da Timbaúva
O Sport Club Internacional enfrentará, amanhã, o último obstáculo na sua carreira para a conquista do título máximo do futebol metropolitano. O Grêmio Sportivo Força e Luz será o seu contendor. Quadro coeso, caminhando a largos passos para uma reabilitação honrosa, que espera confirmar com uma vitória sobre os colorados, até agora invictos, o grêmio da Carris promete oferecer grande resistência ao presidente no campeonato da cidade.
Por isso, desnecessário é encarecer a importância do embate. Depois, é sobejamente conhecido o esforço que faz o bando do Caminho do Meio para vencer o Internacional, que considera como tradicional rival. Com estes dois clubes acontece o mesmo que se costuma ver quando se encontram Grêmio e São José. Embora não se discuta o valor máter do clube da "baixada", ninguém se atreve a prognosticar qualquer resultado. Sabe sempre que o resultado é problemático. Também a situacio dos clubes que lutarão amanhã na tabela do returno favorece a certeza de uma luta animada e interessante. Os colorados estão na dianteira do certame, enquanto o Força e Luz está um ponto atrasado, por ter empatado com o São José.
Para o grêmio da Carris é necessário uma vitória absoluta, pois empate não lhe servirá. Vencendo, poderá concorrer com mais facilidade ao campeonato de returno, pois, então, somente o Grêmio Porto Alegrense lhe entravará os passos, compromisso que, também, é de bastante responsabilidade e dificuldade. O Internacional jogará mais folgadamente. Atuará em seu próprio campo, o seu conjunto é superior. Para ele, um empate já será o bastante para garantir-lhe o título de campeão. Entretanto, o seu desejo é vencer, procurar igualar o score pelo qual o Grêmio abateu, no turno, o bando da Carris, firmar a sua qualidade de invicto, de vencedor absoluto.
Por tudo isso, o nosso mundo desportivo prevê para amanhã, no Estádio dos Eucaliptos, uma luta interessante, cheia de entusiasmo e ardor.
UMA NOTA OFICIAL DO FORÇA E LUZ
O diretor secretário do Força e Luz, Sr. Francisco Sebrão, em nota oficial, escalou para os jogos de amanhã os seguintes quadros:
Primeiro: Lucindo, Miro e Vanderlino; Elesbão, Álvaro e Índio; Cavaco, Vanzetto, Faccin, Dinga e Javel. Segundo: Mario; Amado e Luizelli, Piva, Nickelagem e João; Ivo, Gilio, Campos, Aparício e Romeu. Terceiro: Florisbelo; Cecílio e Fefé; Djalmo, Boaventura e Ernesto; Jaime, Edgar, Clóvis, Jovino e Walter.
O JUIZ DO ENCONTRO
A Amgea escalou, em sua última sessão, para arbitrar o encontro de amanhã, o desportista Alfredo Cesaro, do São José. O referee foi aceito por ambos os clubes.
28/11/1936 - Diário de Notícias (RS), ano 1936, n. 240, p. 13 - http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_01/4910
A VITÓRIA COLOCARÁ OS RAPAZES DA CARRIS NA VANGUARDA DO RETURNO
O Força e Luz procurará se opor a que os rubros conquistem o título de campeão absoluto
É extraordinário o interesse para o encontro dessa tarde que decidirá a liderança do returno
A FORMAÇÃO DOS QUADROS
O Sport Club Internacional, campeão do turno e varguardeiro da tabela de returno, desobrigar-se-á, hoje, do último obstáculo que se lhe antepõe para a conquista do título de campeão absoluto da cidade, enfrentando o forte conjunto do Grêmio Sportivo Força e Luz que ocupa o 2º lugar na tabela de returno, com um ponto atrás do seu adversário de hoje.
A luta entre os alvi-rubros do Menino Deus e do Caminho do Meio, que promete ser disputadíssima, será jogada no Estádio dos Eucaliptos, à rua Silveiro, no bairro do Menino Deus.
Se o Internacional vencer a rodada de hoje, o que é de se esperar, terá, desde Já, assegurado o título de campeão absoluto da cidade, sem a perda de uma partida sequer. Para os rapazes do Grêmio da Carris é necessária uma vitória absoluta, para assumirem a liderança do campeonato, pois um empate já garantirá o título de campeão para os colorados.
No jogo do turno, os colorados só conseguiram abater a Força e Luz no último minuto de jogo pela contagem mínima, e hoje os rapazes do Grêmio da Carris esperam oferecer a mesma heróica resistência ao clube colorado, que se im se reabilitará dos últimos insucesos nos jogos finais do turno, frente ao Grêmio e Cruzeiro. Por todos esses motivos, o embate de hoje é aguardado com grande interesse e expectativa, pois a luta promete ser bastante disputada e cheia de bons lances.
HORÁRIO
Os terceiros quadros entrarão em campo às 9 horas, os segundos, às 14,15 horas e os primeiros às 16 horas, todos com 15 minutos de tolerância.
PREÇO DAS ENTRADAS
Para esse esperado encontro vigorará a seguinte tabela de preços populares:
Pavilhão e gerais — 3$000
Meias entradas (menorese fardados) — 2$000
Os sócios do Internacional terão ingresso pelo portão nº 4 mediante a apresentação do recibo do mês de novembro (11) ou da carteira de sócio quites.
Os portadores de ingressos daa entrada pelo portão nº 3 (Pavilhão).
No pavilhão dos sócios, somente será permitida a entrada dos sócios e suas exmas. famílias, bem como das diretorias da Federação R. Grandense e da Amgea.
AUTORIDADES E JUÍZES
Representará a Amgea nesse embate o desportista Francisco Luppinacci, seu 1º tesoureiro, e servirá de fiscal o desportista Celso Albert, membro da comissão técnica.
Para dirigir o jogo dos quadros principais, foi escolhido de comum acordo pelos dois contendores, o deportista Alfredo Cezaro, do quadro extra da Amgea.
Atuarão os jogos dos segundos e terceiros quadros, os desportistas Ari Lund e João Barreto, respectivamente.
[...] FORÇA E LUZ
[...] Foram designados pela diretoria de representarem o Força e Luz na fiscalização de portões e movimento de entradas por ocasião do encontro, os srs. Arnaldo Coimbra Padão, diretor-tesoureiro e Otacílio G. Fonseca, tesoureiro auxiliar.
NOTA OFICIAL DO INTERNACIONAL
Para o jogo de campeonato a realizar-se na Chácara dos Eucaliptos, hoje, entre este clube e o valoroso coirmão Grêmio Sportivo Força e Luz, a diretoria do Sport Club Internacional, tomou as seguintes resoluções:
Direção geral — A cargo do Sr. Milton Soares, presidente.
Direção técnica — A cargo do Capitão Travassos Souto, diretor técnico
Portão nº 4 — A cargo dos srs. Miguel Genta, Pedro Gomes Pereira e Willy Teichmann, diretores tesoureiros, auxiliados pelo Sr. Gilberto Lahorgue.
Portão nº 3 — A cargo do diretor Armando Silva, auxiliado pelo Sr. Léo Binrfeld e Solon Montenegro.
As comissões dos portões serão auxiliadas pelos representantes do Grêmio Sportivo Força e Luz.
Junto às autoridades — Sr. Luís Azevedo Maia, diretor secretário.
Junto à Imprensa — José Job de Oliveira, diretor.
Junto à diretoria do Força e Luz — Sr. Gomercindo Barcelos, diretor secretário.
Junto à Amgea — Sr. Antônio A. Siciliano.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 29/11/1936, ano 1936, n. 241, p. 22. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/4937. Acesso em: 29 abr. 2025.
CITADINO 1936 - 2º TURNO - INTERNACIONAL 6 X 2 FORÇA E LUZ
Data: 29/11/1936
Local: Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Alfredo Cesaro
Gols: Artigas 4’/1 (I); Castillo 29’/1 (I); Tom Mix 37’/1 (I); Pirillo 3’/2 (I); Castillo 5’/2 (I); Dinga 10’/2 (F); Salvador Arísio 11’/2 (I); Faccin 35’/2 (F).
INTERNACIONAL: Penha; Alfeu e Natal; Garnizé, Risada e Levi; Artigas, Salvador Arísio (Zezé II), Mancuso (Pirillo), Castillo e Tom Mix. Técnico: Inocêncio Travassos Souto.
FORÇA E LUZ: Lucindo; Miro Vasques e Vanderlino; Elesbão, Álvaro e Índio; Cavaco (Ferreira), Vanzetto, Dinga, Facin e Javel. Técnico: Francisco Sebrão.
O Internacional pelejando folgadamente abateu o Força E Luz, por 6 x 2, confirmando o seu título de campeão absoluto da cidade [...]
—
MAIS UMA SIGNIFICATIVA VITÓRIA OBTEVE O VALOROSO ESQUADRÃO COLORADO, ABATENDO O FORÇA E LUZ POR 6 x 2 E CONSERVANDO, ASSIM, O SEU TÍTULO DE INVICTO NOS JOGOS DO CAMPEONATO CITADINO
Mais uma significativa vitória registrou o glorioso Sport Club Internacional, na tarde de ontem, abatendo o destemido grêmio da Carris pela alta contagem de 6 x 2.
Desobrigou-se, assim, de maneira brilhantíssima, a intrépida falange colorada de seu penúltimo compromisso do presente certame citadino, em cujo transcurso não sofreu um único revés, confirmando, assim, o honroso título, que já lhe pertence, de campeão absoluto de 1936.
Na peleja de ontem o esquadrão colorado teve por adversário o bando do Força e Luz que se esperava que fosse capaz, pelo menos, de pregar um susto aos denodados vanguardeiros da tabela, repetindo a contenda do turno.
Entretanto, tal não aconteceu e a brava falange rubra sem se empregar a fundo, obteve um folgado triunfo pela contagem bem significativa de 6 x 2.
Os rapazes do Estádio da Timbaúva, embora derrotados por tão alta contagem, não desanimaram e nos últimos minutos desenvolveram uma séria ofensiva quando assinalaram o seu segundo tento.
A vitória dos "diabos rubros" foi completa, pois venceram nos três quadros.
Este resultado foi recebido com grande júbilo pelos torcedores colorados que aplaudiram com vibrante entusiasmo os intrépidos defensores do pavilhão escarlate.
O JUIZ
O encontro entre colorados e alvi-rubros foi apitado com critério e correção pelo árbitro Alfredo Cesaro, que teve, aliás, a sua missão facilitada, pois os dois bandos degladiantes portaram-se com toda a disciplina e cordialidade.
OS QUADROS
Os bandos degladiantes atuaram com a seguinte organização:
Internacional — Penha; Alfeu e Natal; Garnizé, Risada e Levi; Artigas, Salvador (depois Zezé), Mancuso (depois Sílvio), Castillo e Tom Mix.
Força e Luz — Lucindo; Vanderlino e Miro; Elesbão, Álvaro e Índio; Cavaco (depois Ferreira), Vanzeto, Facin, Dinga e Javel.
OS TENTOS
1º TEMPO
1º — Internacional (Artigas)
Artigas, recebendo a esfera de Mancuso, adianta-se pela direita, desvencilha-se de Índio que vem no seu encalço e em chute calmo e oportumo abre a contagem do dia, marcando o primeiro tento colorado aos 4 minutos de jogo.
2º — Internacional(Castillo)
Sílvio corta para Castillo que em chute de meia altura vaza, pela segunda vez, a cidadela de Lucindo, aos 29 minutos de jogo.
3º — Internacional (Tom Mix)
Forte ofensiva rubra e TomMix em forte tiro enviesado assinala o 3º golo do Internacional aos 37 1/2 minutos de jogo.
2º TEMPO
4º — Internacional (Sílvio)
Os colorados carregam e Sílvio aumenta a contagem do Internacional para 4, aos 3 minutos do 2º tempo.
5º — Internacional (Castillo)
Os vermelhos continuam em franca ofensiva e Castillo conquista o 5º gol, aos 5 minutos do 2º tempo.
6º — Força e Luz (Dinga)
Ferreira avança e corta para Dinga, que conquista o primeiro tento do Força e Luz aos 10 minutos do 2º tempo.
7º — Internacional (Salvador)
Um minuto após o feito do quadro da Carris, Salvador avança resoluto, entra na área inimiga, finta o próprio guardião e com perícia conquista o 6º e último tento colorado aos 11 minutos do 2º tempo.
8º — Força e Luz (Facin)
Insistente ofensiva do quinteto da Carris. Penha abandona o seu posto para tentar defender e Facin aproveita-se da situação propícia para marcar o 2º e último gol do Força e Luz, aos 35 minutos do 2º tempo.
MOVIMENTO TÉCNICO
INTERNACIONAL
Defesas de Penha | 2 | 1 | 3 |
Intervenções | 1 | 3 | 4 |
Fouls | 1 | 3 | 4 |
Hands | 0 | 3 | 3 |
Corners | 4 | 2 | 6 |
Off-sides | 0 | 4 | 4 |
Pênaltis | 0 | 0 | 0 |
Gols | 3 | 3 | 6 |
FORÇA E LUZ
Defesas de Lucindo | 5 | 6 | 11 |
Intervenções | 1 | 3 | 4 |
Fouls | 1 | 1 | 2 |
Hands | 2 | 4 | 6 |
Corners | 4 | 1 | 5 |
Off-sides | 0 | 1 | 1 |
Pênaltis | 0 | 0 | 0 |
Gols | 0 | 2 | 2 |
A PRELIMINAR
Preliminarmente jogaram as esquadras secundárias, tendo esta partita oferecido duas fases.
Assim, durante o primeiro tempo, o Força e Luz marcou 3 tentos contra zero do seu adversário. No segundo período os colorados assinalaram 5 gols também contra nenhum do seu antagonista, terminando a peleja com o triunfo do valoroso bando do Internacional pelo score de 5 x 3.
Tendo faltado o juiz escalado, dirigiu esta peleja a contento, o fiscal, desportista Celso Albert.
O quadro vencedor estava assim formado: Armênio; Álvaro e Sadi; Bicicleta, Simão e Celso; Tijolada, Claudionor, Páscoa, Dirceu e Mario.
OS 3ºS QUADROS
Pela manhã pelejaram os 3ºs quadros, tendo o Internacional triunfado pela contagem de 3 x 1.
GENTILEZAS À IMPRENSA
A diretoria do valoroso Sport Club Internacional, por intermédio de seu esforçado e popular tesoureiro Pedrinho, obsequiou os cronistas desportivos com bebidas geladas.
Fonte: A Federação (RS), 30/11/1936, ano 1936, n. 272, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/80830. Acesso em: 30 abr. 2025.
OS RUBROS SÃO, DESDE ANTEONTEM, CAMPEÕES ABSOLUTOS DO FUTEBOL METROPOLITANO
O Força e Luz, que esperava vencer, foi abatido pela alta contagem de seis a dois
Uma diminuta assistência compareceu ao Estádio dos Eucaliptos
Nos quadros secundários ainda a vitória foi do Internacional
O Internacional, abatendo anteontem, por falta de contagem, o Força e Luz, sagrou-se, sem um revés sequer, campeão absoluto da cidade no corrente ano. É merecido e justo o título que no clube colorado, apesar de faltar-lhe um jogo contra o Porto Alegre, já pode ostentar, pois, foi indiscutivelmente o quadro que melhor forma se apresentou no certame citadino deste ano.
Anteontem, ainda o clube colorado confirmou essa assertiva, pois enfrentando um quadro de cartel como o da Carris, soube vencê-lo por uma contagens elevada.
As partidas de campeonato não despertam mais interesse de espécie alguma, isso ficou evidenciado no jogo entre o Internacional e Força e Luz, pois apesar do mesmo ser de grande importância, a assistência que compareceu aо estádio dos colorados foi diminuta, somente no pavilhão viam-se espectadores e as arquibancadas estavam completamente desertas.
Às 16,25 horas foi iniciado o jogo dos quadros principais, que apresentaram-se assim constitutuídos:
Internacional: Penha — Alfeu — Natal —Garnizé — Risada — Levi — Artigas — Salvador (depois Zezé) — Mancuso (depois Sílvio) — Castillo e Tom Mix.
Força e Luz: Lucindo — Miro — Vanderlino — Elesbão — Boi — Índio — Cavaco (depois Ferreira) — Vanzeto —Dinga — Facin e Javel.
Os rapazes do Força e Luz dão início à jogada, que era aguardada com geral expectativa.
Aos 4 minutos de jogo, Artigas, após desvencilhar-se do médio adversário e do zagueiro Vanderlino, aninha a bola no gol do Força e Luz, marcando assim o 1º gol do Internacional.
Os rapass do clube da Carris tentam reagir, porém, nada conseguem, pois a defesa colorada está atuando com firmeza. Todas as cargas dos rapazes do Força e Luz eram desfeitas pelos adversários e muito especialmente por Alfeu, que vem atuando assombrosamente, tornando-se uma muralha difícil de ser transposta. A linha colorada sofre uma alteração, pois Mancuso, sentindo-se doente, é substituído por Sílvio.
Os colorados, que vem jogando melhor, continuam na ofensiva. Aos 29 minutos de jogo, Sílvio corta para Castillo que em bem dirigido chute à meia altura, conquista o 2º gol do Internacional.
Pouco antes de finalizar o 1º tempo, Tom Mix, em forte tiro enviesado, obtém o 3º gol do Internacional.
Com mais algumas cargas termina a primeira fase desse encontro.
2º TEMPO
Após o descanso é iniciada a fase final deste embate.
As primeiras cargas são dos colorados e aos 3 minutos Sílvio consegue iludir a vigilância de Lucindo e marca o 4º gol do Internacional.
Dois minutos após o feito, CastiIlo, novamente, faz estremecer a rede do Força e Luz, obtendo assim o 5º gol do Internacional.
O quadro do Força e Luz está atuando completamente desarticulado, as suas linhas não entendem e disso tiram provelto os adversários que continuam no ataque, obrigando Miro e Vanderlino
a desenvolverem grande esforço.
Aos dez minutos a linha do Força e Luz, aproveitando-se de um descuido da defesa contrária, aproxima-se do gol colorado e Dinga consegue vencer a vigilância do arqueiro rubro e conquista, o primeiro gol do Força e Luz.
Os colorados reagem e um minuto após esse feito, Salvador entra resolutamente na área do Força e Luz e, com calma e maestria, colocou a bola no canto esquerdo do gol de Lucindo. Assim foi marcado o sexto gol do Internacional.
Os rapazes do Força e Luz, demonstrando grande preparo indi
vidual, apesar da alta contagem do adversário, mantém-se por longo tempo no ataque, obrigando a possante defesa colorada trabalhar incessantemente para evitar a queda de sua cidadela. Nota-se mesmo que o quadro colorado está sendo vencido pelo cansaço. Os do grêmio da Carris continuam atacando, e aos 35 minutos Faccin obtém o segundo gol do Força e Luz.
Com o Força e Luz no ataque, termina esse embate com a fácil vitória do Internacional por seis a dois.
Dos 22 Jogadores em campo, merece especial destaque o zagueiro Alfeu, do Internacional, que vem tendo ultimamente uma atuação brilhante, podendo ser considerado entre os melhores ocupantes dessa posição nesta capital.
Toda a defesa rubra jogou bem, pois é ela o ponto forte do quadro do clube do Estádio.
Da linha atacante, a primeira figura foi o jovem meia direita Salvador, jogador de grande futuro.
Dirigiu esse encontro, o desportista Alfredo Cezaro, que teve uma boa atuação.
SEGUNDOS QUADROS
O segundo quadro colorado obteve, anteontem, uma brilhante vitória, abatendo o quadro até então invicto do Força e Luz por cinco a três.
No primeiro tempo, o Força e Luz marcou três gols contra zero do Internacional.
Na fase final os Internacionalistas fazem uma espetacular virada e conseguem marcar cinco gols contra zero do Força e Luz.
Assim esse embate terminou com a vitória do Internacional por cinco a três.
O quadro vencedor estava assim organizado:
Armênio — Álvaro — Sadi — Bicicleta — Simão — Celso — Tijolada — Claudionor — Páscoa — Dirceu — Mario.
Na falta do juiz escalado, dirigiu esse encontro o fiscal Celso Albert, que atuou bem.
TERCEIROS QUADROS
Pela manhä jogaram os terceiros quadros, vencendo também o Internacional por três a um.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 01/12/1936, ano 1936, n. 242, p. 14. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/4957. Acesso em: 30 abr. 2025.