GRÊMIO VERSUS INTERNACIONAL
Se o tempo permitir, deverá efetuar-se amanhã, no confortável campo dos Moinhos de Vento, a sensacional e esperada partida entre os dois distintos e disciplinados co-irmãos acima mencionados.
É o assunto obrigatório de todas as rodas esportivas este encontro, que promete ser renhido e cheio de lances emocionantes.
Às 14 horas entrarão em campo os segundos quadros, que ficarão assim organizados:
Internacional - Roberto; Natal e Só; Ryff, Moacyr e Paulo; Brum I, Brum II Sivo, J. Manoel e Gallego.
Grêmio - Almofada; Mueller e Borda; Queijão, Adro e Pavim; Barros, Domingos, Figueiredo, Mario e Bello.
Às 16 horas, precisamente, sob à atuação do juiz fornecido pelo Porto Alegre, terá início o encontro principal, sendo que os concorrentes, salvo modificação de última hora, apresentar-se-ão assim organizados:
Internacional - Bard; Meneghetti e Grant; Moreno, Lampinha e Ribeiro; Rosario, Barros, Veiga, Clóvis e Guima.
Grêmio - Lara; Sardinha e Jorge; Bissaco, Feio e Araken; Carneiro, Coró, Oliverio, Luiz e Sierra.
Estamos certos de que esta partida será assistida por toda a nossa população esportiva, ávida de bons matches, pois se trata dos dois antigos rivais que sempre souberam portar-se condignamente no campo de luta.
Para indicar se haverá o jogo, a APAD fará hastear na sacada de sua sede social, por cima do Café Vera Cruz, a sua flâmula.
Os preços são os seguintes - 3$000 gerais e 1$000 meias entradas e fardados. As senhoras não pagam entrada.
Fonte: A Federação (RS), 23/05/1925, ano 1925, n. 119, p. 6. Disponíveis em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/56092. Acesso em: 26 jul. 2024.
CITADINO 1925 - 1º TURNO - GRÊMIO 3 X 3 INTERNACIONAL
Data: 24/05/1925
Local: Baixada - Porto Alegre (RS)
Juiz: Fedoca
Gols: Nenê ?’/1 (G); Barros ?’/1 (I); Veiga ?’/1 (I); Coró ?’/1 (G); Luiz Carvalho ?’/2 (G); Barros ?’/2 (I).
GRÊMIO: Lara; Eurides Sardinha e Maisonave; Meneghini, Feio e Macarrão; Nenê, Luiz Carvalho, Olivério, Coró e Cordeiro.
INTERNACIONAL: Bard; Meneghetti e Grant; Moreno, Lampinha e Ribeiro; Guimarães, Clóvis, Veiga, Barros e Rosário.
INTERNACIONAL, 3 - GRÊMIO, 3
Não obstante o tempo incerto que se notava desde sábado, a esforçada diretoria da Apad resolveu, depois de ter examinado detidamente o campo, que se realizasse na tarde de ontem o encontro tão ansiosamente esperado entre as aguerridas e disciplinadas equipes do S. C. Internacional e Grêmio Foot Ball Porto Alegrense.
E andou bem acertada, pois que a tarde foi muito boa para o jogo, que foi assistido por incalculável multidão, desejosa de ver o match mais sensacional da temporada, partida esta que foi cheia de lances emocionantes, sendo que a técnica empregada pelos teams degladiantes foi excelente.
Às 14 horas em ponto, teve início o match entre os quadros secundários e que foi arbitrado criteriosamente pelo player Marques de Souza, do Porto Alegre.
Esta partida foi renhida, tendo terminado o primeiro half-time com a contagem de um a um.
Reinicinda a peleja, conseguiu a linha do Internacional, que no segundo tempo jogou muito bem, marcar mais três gols, termimando o match com o resultado de quatro a um favorável no Internacional.
Ao se retirarem de campo, foram os vencedores delirantemente ovacionados pelos seus inúmeros torcedores.
Do Internacional jogaram bem: Roberto, Só, Hoff,, que foi incansável, Ryff e Paulo, na defesa e da linha atuaram bem: os irmãos Brum, João Manoel e Sivo.
Do Grêmio, apreciamos o jogo de: Mueller, Queijão, do centor-forward o do meia-direita.
Às 15,50, precisamente, deram entrada no gramado as equipes principais, sob a atuação do Sr. Fedoca, do Cruzeiro.
Nesta ocasião correu pela enorme assistência que enchia completamente as arquibancadas e pavilhão, um fremito de ansiedade, pois, ia-se travar a luta mais gigantesca da presente temporada e cujo resultado viria influir, sobremaneira, para a conquista do almejado título de campeão da Apad de 1925.
Sorteado o toss, este foi favorável ao, Internacional, que escolhe o lado fronteiro às canchas de tênis do Grêmio.
Os quadros estavam assim formados:
Grêmio - Lara; Sardinha e Jorge; Araken, Feio e Macarrão; Nenê, Luiz, Olivério, Coró e Cordeoiro.
Internacional - Bard; Meneghetti e Grant; Moreno, Lampinha e Ribeiro; Guima, Clóvis, Veiga, Barros e Rosario.
Tendo o juiz apitado o início do match, é a saída dada pelo Internacional, perdendo este a bola para o Grêmio, que tenta a sua primeira incursão ao campo adversário, porém, sem resultado.
Iniciada nova carga gremista no reduto de Bard, faz o extrema Nenê uma centrada, indo a bola, depois de tocar a cabeça de Meneghetti, aninhar-se, com grande surpresa de todos, no canto direito do gol à guarda de Bard.
Este feito foi deliantemente saudado pela legião de torcedores do Grêmio.
Sendo dada a saída do meio do campo, nota-se que a linha alvi-rubra, começa a se acertar, assediando com vigor o gol de Lara.
Numa bem organizada, carga do Internacional, é a bola passada ao extrema Guima, que dá magnífico centro, lindamente aproveitado por Barros, que consegue um bonito shoot, marcar o primeiro gol para os alvi-rubros, empatando, assim, a partida.
Prosseguindo o embate, nota-se a seguir, hands de Coró. Num ataque do Internacional, pratica a
defesa do Grêmio corner, batida sem resultado. Verifica-se aínda um foul de Veiga, hands de Bissaco e hands, da Araken e mais um violento foul de Py em Rosário.
As respectivas penalidades são tiradas todas elas, porém, sem resultado.
Organiza a linha alvi-rubra mais uma fonte carga, conseguindo Veiga, com possante shoot, fazer estremecer a rede do gol de Lara, marcando, assim, o segundo gol para o Internacional, sob delirantes e prolongados aplausos dos torcedores rubros.
Reposta a bola no centro do campo e dada a saída pelo Grêmio, nota-se que o team do Internacional começa a atacar com mais vigor e seguidamente o adversário, verificando-se aí um hands de Barros.
Numa escapada do Grêmio, pratica Bard belíssima defesa, que lhe valeiu muitas palmas de seus torcedores. Forma-se uma scrimage na porta do gol de Lara e Clóvis faz gol, que o juiz anula, punindo um hands.
Recomeçado o jogo, nota-se hands de Moreno, batido sem resultado. Ao defender uma carga feita pelo Grêmio, Meneghetti pratica corner, batido sem resultado. Numa escapada consegue Coró o segundo gol para o Grêmio, feito este muito aplaudido pela assistência.
Continuando o match, registra-se corner de Grant, batida ainda sem resultado. Bard, ao fazer dificílima defesa, pratica nova corner, também batida sem resultado.
lnveste a linha do Internacional, parelha, contra o gol de Lara, dando Rosário forte tiro a gol, que Lara apara e não consegue deter a bola, indo esta até a rede, porém, o juiz pune um off-side que já apitara.
E com mais algumas cargas da linha alvi-rubra, dá o juiz por terminado o primeiro tempo com o score de dois a dois.
Esgotado o tempo regulamentar do descanso, é a partida iniciada com a saída dada pelo Grêmio, cuja defesa pratica corner, no desfazer uma carga do Internacional. Organiza o Internacional bem dirigido ataque à cidadela de Lara, perdendo Veiga excelente ocasião de desempatar a partida, pois colocado sozinho na frente do gol de Lara, manda a bola por cima da trave.
Continuando o jogo, registra-se ainda hands de Veiga, bonita defesa de Lara de um forte tiro do Moreno, hands deste player, sendo a penalidade batida sem resultados.
Um novo ataque do Internacional, Barros, bem colocado, atrapalha-se e perde ótimo momento de fazer mais um gol, enviando a pelota por cima da trave superior.
Numa carga do Grêmio, origina-se uma scrimage na porta do gol do Internacional e Oliverio passa a bola a Coró, que faz um lindo passe a Luiz, que em tiro indefensável conquista, de modo brilhante, mais um ponto para o Grêmio.
O capitão do Internacional, o player Ribeiro, protestou contra a validade deste ponto, mantendo o juiz a sua decisão.
Posta a bola no centro, é dada a saída pelo Internacional, cuja linha avança celere contra o gol do Grêmio, conseguido Barros, mais uma vez, burlar a vigilância de Lara e marcar o terceiro gol para os alvi-rubros. Continuando a partida, nota-se foul do Internacional, foul de Py, sendo, porém, todas as penalidades batidas sem resultado.
Nota-se aí e até o final do jogo, completo domínio do Internacional, chegando os seus halves a virem chtuar em gol. Registra-se ainda o seguinte: dois fouls seguidos do Grêmio, off-side de Coró e hands de Oliverio.
E com o resultado de três a três, segundo o carnet do juiz, este apita, dando a estupenda partida por terminada.
A atuação do juiz foi, sem dúvida, honesta, entretanto, segundo a nossa opinião, ele cochilou bastante, conforme já dissemos acima.
Do Internacional, todo o team Jogou muito bem, mas os melhores foram, a nosso ver: Bard, Meneghetti, Grant, no segundo tempo, Lampinha, que mostrou ser o mesmo center-half de outros tempos, Moreno, Ribeiro, Veiga, Barros e Clóvis.
Do Grêmio, atuaram muito bem Lara, Sardinha, Macarrão, Araken, Feio, Luiz e Coró.
O match de 3ºs teams entre o Grêmio e o Internacional ficou para ser jogado no próximo domingo de manhã.
Fonte: A Federação (RS), 25/05/1925, ano 1925, n. 120, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/56100. Acesso em: 26 jul. 2024.