08/04/1923 - Amistoso - FC Porto Alegre 2 x 1 Internacional

FOOT-BALL CLUB PORTO ALEGRE
Essa veterana sociedade esportiva local pretende inaugurar  domingo próximo, 8 do corrente, às 14 horas, sua praça de desportos confortavelmente situada à rua José de Alencar n. 122, no Menino Deus.
Entre outros importantes melhoramentos ali introduzidos, merece referência especial o novo amplo pavilhão, construído ao lado esquerdo do “field” e que apresenta um belo aspecto, comportando, folgadamente, 2.500 pessoas. Na frente do mesmo existe uma fila de 31 camarotes, com lotação para 5 pessoas; no torreão central do pavilhão existe, também, uma beta tribuna, destinada às delegações das sociedades visitantes.
Na parte térrea notam-se vestiários, banheiros, mictórios, patentes etc. para visitantes e sócios, separadamente, apresentando um excelente aspecto, dado o seu conforto e as condições higiênicas de sua feitura.
Tambem sofreu cuidados especiais o ground, tendo sido ampliado para nele se poder efetuar provas de atletismo, que terão lugar oportunamente.
Para as festividades de inauguração, recebemos convite, assinado em nome da diretoria, pelo 2º secretário do mesmo, Sr. Carlos Dutra.
Os festejos constituirão de uma sessão solene, na qual serão inauguração na [...], os retratos dos players laureados desse clube; benção do pavilhão e dois "matches" entre os teams do S. C. lnternacional e F. B. C. Porto-Alegre, e S. C. Cruzeiro e S. C. S. José.
Fonte: A Federação (RS), 04/04/1923, ano 1923, n. 078, p. 1-2. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/50789. Acesso em: 18 dez. 2023.

Com toda a solenidade, serão inauguradas, amanhã, as importantes reformas executadas na vasta praça de esportes do veterano Foot Ball Club Porto Alegre, situada à rua José  de Alencar, no arrabalde do Menino Deus.
Os melhoramentos introduzidos na sede do valoroso clube Porto Alegre, vêm dotar à capital de um estádio, cuja falta de há muito se fazia sentir.
Conforme já tivemos ocasião de dizer, o vasto pavilhão a ser inaugurado amanhã, comporta nas arquibancadas 2.000 espectadores, além de uma fila de 31 camarotes com lotaação para cinco pessoas cada um.
No torreão estão situados: banheiros, patentes etc., apresentando tudo magnífico aspecto.
Desde hoje, o magnífico estádio apresenta belíssima ornamentação, estando todo embandeirado.
Os festejos terão início hoje, com numa sessão solene, às 20 horas.
Terminada, essa sessão, terá lugar a inauguração, no salão nobre do clube, dos retratos dos jogadores laureados do mesmo.
Em seguida, será oferecida aos presentes lauta mesa de doces e liquídos.
Amanhã, às 6 horas romperá a alvorada uma salva de 21 tiros, sendo em seguida hasteada a bandeira da Associação Porto Alegrense de Desportos e de todos os clubes filiados.
Das 9 às 12 horas, estarão em exposição todas as dependências do clube, tendo sido destacada uma comissão composta de membros de sua diretoria para receber os visitantes.
Das 13 horas em diante, a comissão de recepção estará a postos para receber os convidados.
Às 14 horas, darão entrada no campo os teams do Sport Club Cruzeiro e Sport Club S. José, para jogarem um match.
Às 15 horas em ponto o ex. rev. arcebispo metropolitano, D. João Becker, fará entrada no estádio, acompanhado de sua comitiva eclesiástica, da diretoria do Porto Alegre, representantes de todos os clubes da capital e dos teams escalados para jogarem.
Nesta ocasião, será dada por D. João Becker a benção solene ao estádio, seguindo-se a esta cerimônia uma salva de 21 tiros.
Às 16 horas em ponto, pisarão ao gramado os teams co-irmãos do Porto Alegre e Internacional.
As comissões que deverão dirigir a componente festa estão assim constituídas:
De recepção: - Dr. Mario Reis, Mario Barcellos, Dr. Germano Petersen, Alberto de Souza Gomes, Roswaldo Azevedo e João Foernges.
De festejos: - Dr. Rodolpho Campani, Waldemar S. Castri, Carlis Dutra, Paulo Silveira e António Neman Pires.
De fiscalização: - Eurico Vianna, Luiz Ditmer e Luiz Berglein.
Os preços das localidades são os seguintes: gerais, 2$000; pavilhão, 3$000; meia gerais, 1$000.
Duas bandas de música, gentitmente cedidas, abrilhantarão os festejos.
Foram expostos, hoje, na vitrine da Livraria Americana, o quadro dos players laureados do clube, 5 troféus pelo mesmo conquistados e fotografias do pavilhão.
Para estas grandes festas reina extraordinário entusiasmo em todo o meio esportivo.
- Uma torcedora alvi-rubra, que se oculta sob as iniciais J. S. L., em amável cartinha que nos dirigiu, pede aos dirigentes do Internacional que seu glorioso clube seja representado, amanhã, pelo seguinte quadro:
Bard; Meneghetti e Só; Ribeiro, Lampinha e Moreno: Rosario, Eduardo, Genny, Sady e Gallego.
Fonte: A Federação (RS), 07/04/1923, ano 1923, n. 081, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/50808. Acesso em: 18 dez. 2023.

AMISTOSO - FC PORTO ALEGRE 2 X 1 INTERNACIONAL
Data: 08/04/1923
Local: Chácara das Camélias - Porto Alegre (RS)
Juiz: Henrique Maia Faillace
Gols: Mandarino [2] (F); Ribeiro (I).
FC PORTO ALEGRE: Vederi; Paschoal e Bilmar; Bandeira, Dalmiro e Guaraci; Linhares, Mandarino, Vaninho, Danico e Schell.
INTERNACIONAL: Bard; Meneghetti e Só; Ribeiro, Lampinha e Sirângelo; Heron, Couto, Negrito, Franklin e Eduardo Marques.
Obs: jogo festivo parte da inauguração da reforma da Chácara das Camélias, o estádio mais moderno de Porto Alegre até então. A partida foi disputada em dois tempos de 20 minutos.

INTERNACIONAL X PORTO ALEGRE
Agora a anciedade do numeroso público voltou-se para o encontro Internacional x Porto Alegre e que prometia, embora os dois quadros se apresentassem com muitos elementos do quadro secundário, ser uma partida bem interessante. 
Atuou esta partida o conhecido player Faillace, do Cruzeiro, cujos tempos foram de 20 minutos.
Às 17 horas, o center alvi-rubro impulsiona a esfera, dando início ao jogo.
Durante os primeiros minutos correu a pugna um tanto indecisa, mas ponco a pouco vão melhorando os teams sua atuação, animados por uma torcida ensurdecedora.
Os alvi-rubros davam cerradas cargas ao gol de Vederi, mas o remate não é bom.
O trio do veterano, como sempre, joga admiravelmente, mas atirando de muito longe, Bard e Meneghetti, desfazem seus planos com facilidade.
Assim correu o jogo, mais ou menos parelho, quando juiz pune uma infração na área perigosa do Porto Alegre.
Ribeiro foi o encarregado de atirar o tiro livre, redundando no primeiro ponto para o Internacional, sob uma prolongada ovação.
Continuando o jogo, nada mais de notável foi registrado, a não ser boas cargas e defesas de lado a lado.
Depois de um pequeno descanso, entram novamente em campo os contendores.
Nesta fase, o Internacional, durante os primeiros 15 minutos exerceu franca ofensiva, mas nada conseguiu, devido ora ao mau remate final, ora às ótimas defesas dos alvi-rubros.
Faltando 8 minutos, para finalizar a partida, Mandarino, em rápida escapada, consegue, empatar a partida.
Animados com este feito, os rapazes do veterano Porto Alegre, procuram aumentar o score, o que conseguem em outra forte escapada do mesmo player Mandarino depois ate 2 minutos do primero.
Estava garantida a vitória do valoroso clube do Menino Deus, dado os poucos minutos que faltavam para terminar o match.
Com boas cargas dos alvi-rubros, terminou logo depois o encontro, com a vitória do Porto Alegre pelo belo score de 2 gols a 1.
- Abrilhantaram a festa duas bandas de música, sendo uma, da Brigada Militar e a outra constituída de alunos do Orfanatrófio do Pão dos Pobres.
Esta, apesar de organizada há pouco tempo, foi muito admirada pelo belo programa executado.
Fonte: A Federação (RS), 09/04/1923, ano 1923, n. 082, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/50814. Acesso em: 18 dez. 2023.

Postar um comentário