COMEÇA HOJE O DESAFIO DE CELSO ROTH
O Inter realiza hoje seu primeiro jogo-treino da temporada 97 contra o Serrano, time amador de Canela. A torcida colorada poderá conferir as estréias dos laterais Gustavo (direita) e Paulo Roberto, além do técnico Celso Roth, que começa a definir a equipe que disputa o Gauchão e Copa do Brasil no 1º semestre do ano. O técnico colorado não definiu o time. O centroavante Róbson, emprestado pelo Náutico, ainda está longe da melhor condição física, dificilmente fará sua estréia.
O desfalque certo é o lateral-direito Nílson, que torceu o tornozelo no coletivo de sexta-feira. Os paraguaios Gamarra e Enciso, que praticamente não participaram da pré-temporada - chegaram em Canela dia 16 -, pediram para jogar. Os dois vinham atuando pela seleção paraguaia nas Eliminatórias da Copa e estão em boa forma física.
A delegação retorna a Porto Alegre na quarta-feira. Dia 1º de fevereiro a equipe estréia no Gauchão contra o Brasil, em Pelotas. Antes, faz amistoso contra o Olimpia do Paraguai (dia 25), jogo em que estreará o novo uniforme.
No Serrano, os destaques são o lateral-direito Fernando, o meio-campo Edmílson, várias vezes campeão amador e o ponta-esquerda Pitt, ex-Flamengo e Seleção Brasileira juvenil. Só que Pitt avisou o técnico que não poderá estar em campo antes das 16h30min e só deve entrar no 2º tempo. O time ficou em 8º lugar - entre 32 - no último Gauchão Amador. Não há pagamento de salários e o time é formado, basicamente, por moradores da região e veteranos que simpatizam com o clube.
Fonte: Correio do Povo (RS), 19/01/1997, p. 24.
RÓBSON MOSTRA QUALIDADES NO COLETIVO DO INTERNACIONAL
Canela - O centroavante Róbson participou sexta-feira do primeiro treino com bola e mostrou qualidades. O técnico Celso Roth comandou um trabalho técnico conhecido como treino “alemão”, onde as dimensões do campo são menores e o número de jogadores por equipe também é reduzido. No treino surgiu o primeiro caso de lesão da pré-temporada. O lateral direito Nílson torceu o tornozelo e ficará sete dias parado. O técnico Celso Roth já pensou no time que realiza um jogo-treino no domingo às 16h, no campo da Celulose, mas preferiu não revelar a escalação. Gamarra e Enciso devem jogar, enquanto Róbson pode entrar no segundo tempo.
Fonte: Pioneiro (RS), 19/01/1997, p. 37. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/233099. Acesso em: 24 jul. 2023.
AMISTOSO - SERRANO DE CANELA 1 X 4 INTERNACIONAL
Data: 19/01/1997
Local: Campo do Celulose - Canela (RS)
Público: 300
Renda: R$ 6.000,00
Juiz: João Celso Monteiro
Gols: Lico Freitas 3’/2 (I); Marcelo Rosa 6’/2 (I); Régis 12’/2 (I); Edmílson 27’/2 (S); Lico Freitas 47’/2 (I).
SERRANO DE CANELA: Natal (Maurício); Fernando (Ferpa), Cadão, Luizão e Bidu (Givanildo); Chinês, Edmílson, Ricardinho (Reginaldo) e Julinho; Pitt (Trave) e Elia (Xando).
INTERNACIONAL: André (Preto); Gustavo (Celso Vieira), Márcio Dias (Jairo Bicca), Gamarra (Régis) e Paulo Roberto Prestes (Vinícius); Fernando (Ânderson Luiz), Enciso (Marcelo Rosa), Luiz Gustavo (Lico Freitas) e Arílson (Murilo); Fabiano (Alberoni) e Alberto (Christian). Técnico: Celso Roth.
Obs: os titulares jogaram o primeiro tempo, e os reservas jogaram os 45 minutos finais.
Combatido pelo zagueiro, Lico Freitas foi o destaque na abertura da temporada 1997 diante do Serrano. Fonte: Correio do Povo |
Fernando e Enciso não tiveram um bom começo. Os titulares decepcionaram na apresentação do time. Fonte: Pioneiro |
Celso Vieira entrou no segundo tempo. Fonte: Correio do Povo |
RESERVAS DO INTER GARANTEM OS GOLS
Os reservas do Inter garantiram a vitória no primeiro confronto de 97 contra o Serrano, ontem, em Canela, por 4 a 1. Após 0 a 0 no primeiro tempo usando o time titular, o técnico Celso Roth trocou toda a equipe para a 2ª fase. O meio-campo Lico, afastado em 96 pelo ex-técnico Nelsinho, fez 2 gols, criou boas jogadas e virou o destaque do jogo-treino.
O gramado do Celulose, encharcado pela chuva, prejudicou o teste. Roth terá trabalho para acertar o time. Gamarra e Márcio várias vezes disputaram a mesma bola e não encontraram o posicionamento ideal.
Os laterais Paulo Roberto (esquerdo) e Gustavo, desentrosados e sem ritmo, ficaram muito abaixo do esperado. Os atacantes Fabiano e Alberto, lentos, pouco fizeram. Enciso sentiu dores no joelho e aos 20 minutos seria substituído por Ânderson, mas pediu para continuar. Dos pés de Luiz Gustavo e Arílson saíram as principais jogadas. Fernando esteve bem na marcação, mas falhou quando tentou apoiar o ataque. A equipe não criou muito, mas perdeu boas chances de marcar, sobretudo nos cruzamentos - sempre malfeitos - e falhas do adversário.
Aos 3 minutos da 2ª etapa, Lico chutou forte à direita: 1 a 0. Marcelo, aos 6, mandou uma bomba no mesmo canto: 2 a 0. O zagueiro Régis, de cabeça, ampliou aos 12. Aos 27, Edmílson, de falta, marcou para o Serrano. Lico, de fora da área, acertou o ângulo e fechou o placar aos 47.
A renda de R$ 6 mil (300 pagantes) será doada a instituições de caridade. A direção retoma hoje, com o Santos, tratativas para trocar Caíco por Gallo, Carlinhos e mais dinheiro.
Fonte: Correio do Povo (RS), 20/01/1997, p. 32.
ROTH ELOGIA MOVIMENTAÇÃO
Canela - Enquanto os torcedores colorados se olhavam constrangidos com o empate sem gols no primeiro tempo do jogo-treino contra o time amador do Serrano, em Canela, o técnico Celso Roth tratou de teunir os 11 jogadores titulares para uma conversa dentro do gramado, no intervalo da partida. Ao invés de broncas pela quantidade de gols perdidos - no total, foram 21 tentativas frustradas - ou queixas pelo resultado medíocre diante de um adversário fraco, Roth elogiou a produção da equipe e deu nota máxima para a movimentação dos jogadores no gramado. O episódio demonstrou a convicção do técnico no trabalho que
está iniciando no clube gaúcho. “Não me importa o placar e sim a boa movimentação dos atletas”, ressaltou Roth, depois da partida que terminou com o placar de 4 a 1 a favor do Inter.
Mas se a movimentação agradou, certamente os erros nas finalizações devem ter deixado Roth preocupado. A fragilidade da marcação do Serrano permitiu durante toda a partida que os jogadores colorados chutassem 35 vezes ao gol. Mesmo assim, a rede só foi balançar depois que todo o time reserva do Inter entrou em campo na segunda etapa. O meia Lico abriu o placar com um belo chute de fora da área, aos três minutos. Os demais foram anotados por Marcelo e Régis. Denílson, de falta, descontou para o Serrano.
Fonte: Pioneiro (RS), 20/01/1997, caderno de esportes, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/233122. Acesso em: 24 jul. 2023.