23/11/1947 - Citadino 1947 - 3º turno - Internacional 2 x 2 Grêmio

COM UM GRE-NAL FINALIZA HOJE O CAMPEONATO DA CIDADE
AS DUAS EQUIPES EM GRANDE FORMA — NENA E HÉLIO, SUSPENSOS PELO T. J. D. ESTARÃO AUSENTES — MIGUEL SALABERRY NO APITO — A CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES
Cercado de invulgar expectativa, realiza-se esta tarde, na tradicional "Timbaúva", no Caminho do Meio, o embate com o qual a Federação Rio Grandense de Futebol dá por encerrado o campeonato da cidade. Serão contendores as categorizadas equipes do Grêmio e do Internacional, tradicionais adversários do futebol metropolitano. O prélio desta tarde deverá revestir-se de contornos sensacionais, embora o seu resultado em nada possa influir na colocação final, já que o Internacional tem plenamente assegurado o título máximo. Entretanto, os tricolores, em face dos últimos e consecutivos insucessos, esperam, na tarde de hoje, colher plena e ampla reabilitação e para isso esperam apresentar uma rquipe em esplêndido estado de treinamento, integrada de todos os titulares com que podem contar no momento.
Quanto ao onze do Internacional, conforme é sabido, deverá apresentar-se, mais uma vez, desfalcado do zagueiro Nena, ainda cumprindo pena disciplinar imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva da FRGF.
Mesmo assim, e a exemplo dos tricolores, os rubros irão a campo com os melhores elementos disponíveis, como aliás, já se apresentaram quando do compromisso de domingo último frente ao Cruzeiro.
OS COLORADOS RECEBERÃO AS FAIXAS
Tendo já plenamente assegurado o título de campeões da cidade, os integrantes da equipe rubra receberão hoje, à tarde, as faixas que simbolizam a conquista do título máximo.
Rubricando a tradicional amizade que sempre existiu entre os dois grandes clubes, os jogadores do Grêmio, num gesto de elevado espiíito esportivo, ofereceram-se para colocar as faixas nos jogadores campeões da cidade, em ato que deverá revestir-se de toda solenidade e deverá preceder o grande cotejo.
A CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES
As duas equipes, salvo possíveis modificações de última hora, pisarão o gramado assim constituídas:
INTERNACIONAL: Ivo; Alfeu e Ilmo; Maravilha, Viana e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adãozinho, Fandiño e Carlitos.
GRÊMIO: Júlio; Clarel e Johni; Mario, Touguinha e Danton; Beroci, Beresi, Prego, Segura e Cordeirinho.
MIGUEL SALABERRY NO APITO
Os presidentes dos dois clubes haviam escolhido, de comum acordo, para dirigir o sensacional cotejo, o árbitro Joaquim Rodrigues de Almeida. Entretanto, Juca não poderá dirigir o embate por motivos de ordem particular. Assim é que, na manhã de ontem foi procedido o clássico sorteio, recaindo a escolha em Miguel Salaberry, recentemente guindado do quadro de segunda categoria, em lugar de Osvaldo Rolla, o popular Foguinho que, conforme é sabido, encontra-se licenciado. Caberá, assim, a Miguel Salaberry fazer sua estreia na primeira categoria, apitando um "clássico".
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 251, 23 nov. 1947, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/098230/1625. Acesso em: 18 fev. 2026.

CITADINO 1947 - 3º TURNO - INTERNACIONAL 2 X 2 GRÊMIO
Data: 23/11/1947
Local: Timbaúva - Porto Alegre (RS)
Renda: Cr$ 32.326,00
Juiz: Miguel Salaberry
Gols: Adãozinho, Fandiño (I); Beroci e Prego (G).
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Nena e Ilmo; Maravilha, Viana e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adãozinho, Fandiño e Carlitos. Técnico: Carlos Volante.
GRÊMIO: Júlio Petersen; Clarel e Johni; Nidsberg, Touguinha e Danton; Beroci, Beresi, Prego, Segura e Cordeiro. Técnico: Luiz Luz.

ESCANDALOSA A ATUAÇÃO DO JUIZ MIGUEL SALABERRY NO GRE-NAL DE DOMINGO ÚLTIMO
EMPATE NO ÚLTIMO CLÁSSICO DA TEMPORADA — O GRÊMIO TEVE DOIS GOLS ANULADOS — TOUGUINHA, PRINCIPAL FIGURA DO GRAMADO — BEROCI, PREGO, ADÃO E FANDIÑO, OS GOLEADORES — A PRELIMINAR FOI VENCIDA PELA SELEÇAO DE MONT'SERRAT
Sem dúvida que o desfecho do clássico de domingo último, entre colorados e tricolores, os tradicionais adversários do futebol sulino, constituiu algo de inesperado. O onze tricolor que vinha de uma sequência de derrotas, frente a adversários de menos categoria, era apontado pelos entendidos como presa fácil para o famoso "Rolo Compressor" que, assim, pisava o campo com as honras de franco favorito, mercê de suas esplêndidas atuações na presente temporada e que lhe valeram o título de campeões metropolitanos. Entretanto, todos aqueles que vaticinavam uma fácil vitória dos pupilos de Volante enganaram-se redondamente: o onze do Grêmio fazendo uma exibição de gala, conseguiu a desejada reabilitacão, dividindo as honras do marcador com um adversário de categoria e, só não vencendo a contenda por uma daquelas clamorosas injustiças tão comuns no futebol. Todo 11 do grêmio das 3 cores exibiu um vistoso futebol, embora sem contar com o concurso de três titulares: Jorge e Sanguinetti lesionados e Hélio cumprindo pena imposta pelo T. J. D.. Mesmo assim, com os suplentes de que lançou mão, conseguiu Luiz Luz fazer com que a equipe produzisse aquilo que sempre foi lícito esperar. O onze tricolor esteve nitidamente superior na fase inicial e boa parte do período derradeiro, vendo-se inferiorizado no terreno unicamente na parte inicial do segundo "half-taime", quando o adversário, empresando todas as energias atirou-se inteiro em busca da vitória. O onze do Internacional mesmo sem contar com o concurso de Nena, reprisou suas atuações anteriores, mostrando bom entendimento em suas diversas linhas, com exceção da intermediária que, domingo, apresentou um claro sensível no setor direito onde o "colored" Maravilha decepcionou, jamais dando conta de Cordeiro, de quem levou um verdadeiro "baile". Os demais integrantes do onze campeão atuaram dentro de suas reais possibilidades. No onze tricolor, sem dúvida, a principal figura foi o centro-médio Touguinha, aliás, a principal figura do gramado. Durante grande parte da primeira fase atuou lesionado, sangrando abundantemente em consequência de um choque com Fandiño. Na retaguarda, por ordem de méritos seguiram-se: Júlio, Clarel, Danton, Johni e Nidsberg. A diantetra teve em Cordeiro e Beresi seus valores mais positivos, seguidos de Beroci, Prego e Segura. Os tricolores, tirando partido do fraco desempenho de Maravilha, conseguiram na primeira fase assinalar dois magníficos tentos, um de autoria de Beroci e outro de Prego, além de outros dois anulados pelo árbitro que acusou faltas que em realidade não existiram. No período derradeiro o Internacional, quando da reação da qual ja fizemos referência, por intermédio de Adão e Fandiño assinalou os tentos que asseguraram o empate.
As duas equipes apresentaram-se assim constituídas: Grêmio: Júlio, Clarel e Johni; Nidsberg, Touguinha e Danton; Beroci, Beresi, Prego, Segura e Cordeiro. Internacional: Ivo, Alfeu e Ilmo; Maravilha, Viana e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adão, Fandiño e Carlitos.
Salaberry não esteve bem
O árbitro Miguel Salaberry, que domingo estreou em prélios de primeira categoria, foi de pouca sorte, pois sua apresentacão muito deixou a desejar.
Cometeu uma série de faltas de pouca monta. Cometeu, também, faltas gravíssimas, como por exemplo, a anulação de dois tentos do Grêmio, cujos lances foram perfeltamente legais, um dos quais constituiu o mais belo tento da tarde. Errou quando não assinalou duas penalidades máximas; uma em cada área. Errou ainda quando fez iniciar o segundo tempo quando só havia em campo seis jogadores do Grêmio. Tudo isso conseguiu fazer o sr. Salaberry. Imaginem os leitores o que não teria acontecido domingo na Timbaúva se se tratasse de um embate decisivo e se, precisamente no momento de findar a pugna não houvesse chovido torrencialmente como choveu! Certo que a estas horas estaríamos registrando lamentáveis acontecimentos.
Antes do início do embate foi procedida a solenidade da colocacão das faixas de campeões nos Jogadores do Internacional, que de maneira brilhante conquistaram o título máximo do certame que findou domingo.
O jogo preliminar esteve a cargo das seleções de Mont'Serrat e do Partenon, vencendo aqueles por 4 a 3 sob a arbitragem correta de Oscar Denovaro.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 252, 25 nov. 1947, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/098230/1627. Acesso em: 18 fev. 2026.

TERMINADO O CAMPEONATO GAÚCHO — AINDA A DECIDIR O TÍTULO DE VICE-CAMPEÃO
Porto Alegre, 25 (Asapress) — Com a disputa da última rodada do campeonato principal de foot-ball da cidade, desenvolvida sábado e domingo, chegou ao seu término aquele certame da F. R. G. F., cujas colocações finais dos concorrentes na tabela, por pontos perdidos, foram as seguintes: — 1º lugar, Internacional — 2º lugar — Cruzeiro e Força e Luz, com 3 pontos perdidos — 3º lugar — Grêmio, 6 — Renner, São José e Nacional não disputaram o 3º turno.
Domingo próximo, Cruzeiro e Força e Luz realizarão o jogo de desempate para a conquista do título de vice-campeão.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), n. 278, 26/11/1947, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/030015_06/50016. Acesso em: 18 fev. 2026.

Postar um comentário