O PÚBLICO ESCOLHERÁ HOJE: "COLINA MELANCÓLICA" OU "EUCALIPTOS"INTERNACIONAL X RENNER, UM JOGO DE DIFÍCIL PROGNÓSTICO — PROVÁVEL FORMAÇÃO DAS DUAS EQUIPES — ARBITRAGEM — SAO JOSÉ X CRUZEIRO, OUTRO EMBATE QUE TAMBÉM ESTÁ DESPERTANDO INTERESSEDois bons embates pelo "Torneio Extra" realizam-se, hoje, na "Colina Melancólica" e nos "Eucaliptos", podendo o público escolher entre os jogos Internacional x Renner e São José x Cruzeiro.O Internacional fará sua estreia no certame preliminar da "Máter" tendo pela frente um difícil compromisso: o técnico e voluntarioso esquadrão renista preparado por Gradim. Os colorados, como, aliás, têm feito nos últimos compromissos em que tomaram parte, apresentar-se-ão sem o concurso valioso de Nena e Adãozinho, uma vez que estes continuam em "Los Aromos", requisitados pela C. B. D. Também o Renner, que não conseguiu "sursum" para o seu categorizado médio Heitor, pisará o gramado sem o concurso do seu mais positivo elemento da linha média. Tudo isso torna difícil prognosticar qual o vencedor do embate de hoje na "Colina Melancólica".NOTA OFICIAL DO RENNERPara o encontro que este Grêmio terá na tarde de domingo, frente ao seu valoroso coirmão S. C. Internacional, no campo da Avenida Natal, o sr. Antônio Bittencourt, "coach" do Grêmio Esportivo Renner, convoca os seguintes atletas para estarem no local do embate nos seguintes horários:Às 13 horas — ASPIRANTES — Paulo, Ângelo, Walter, André, Jaú, Aulus, Tião, Barros, Osvaldinho, Laiz, Matté, Elpidio, Bruxo, Divino, Antoninho, Breno, Milton e Wado.Às 14 horas — PROFISSIONAIS — Éverton, Albotino, Pedro, Milton, Bedeu, José, Badanha, Heitor, Sabiá, Nirinho, Cabano, Guido, Gaiteiro, Santana, Medina e Lalaco.EQUIPES E ARBITRAGEMAs equipes que estarão em jogo, cremos, assim pisarão o gramado da "Colina Melancólica": INTERNACIONAL — Ivo, Ilmo e Alfeu; Viana, Ghizzoni e Abigail; Tesourinha, Villalba, Roberto, Beresi e Carlitos. RENNER — Albotino; Pedro e Bedeu; José, Badanha e Heitor; Medina, Cabano, Guido, Nirinno e Gaiteiro.Escolhido de comum acordo, empunhará o apito o árbitro Oswaldo Rolla, na categoria de profissionais, devendo Ivo Tavares funcionar nos aspirantes.Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 366, 11 abr. 1948, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/2565. Acesso em: 22 fev. 2026.
TORNEIO EXTRA 1948 - INTERNACIONAL 2 X 2 RENNER
Data: 11/04/1948
Local: Montanha - Porto Alegre (RS)
Público: 2.024
Renda: Cr$ 14.933,00
Juiz: Romeu Viola
Gols: Bóris 8'/1 (I); Lalaco 28'/1 (R); Cabano 8'/2 (R); Villalba 37'/2 (I).
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Ilmo e Alfeu; Viana, Ghizzoni e Abigail; Bóris, Villalba, Rebolo (Leônidas), Beresi e Carlitos. Técnico: Carlos Volante.
RENNER: Albotino; Pedro e Bedeu (Nilton); José, Badanha e Vado; Medina, Nirinho, Cabano, Guido e Lalaco. Técnico: Gradim.
TAMBÉM INTERNACIONAL E RENNER EMPATARAM2 A 2 O ESCORE CONSTRUÍDO POR COLORADOS E INDUSTRIÁRIOS — BORIS, VILLALBA, LALACO E CABANO, OS MARCADORES — BOA ATUAÇÃO DE ROMEU VIOLA E RENDA FRACA — A TRADICIONAL COMBATIVIDADE [...]Com mais dois jogos teve prosseguimento domingo a segunda rodada do "Torneio Extra" que, já no sabado, fora iniciada com o jogo Grêmio x Nacional. Esse jogo, como já noticiamos, findou empatado em 4 tentos. Domingo mais um empate se verificou, este foi no jogo entre o Campeão do "Extra" e o Campeão do Estado de 1947. Da maneira que vai se desenvolvendo o atual certame-aperitivo da "Máter" seria interessante que recebessé até nova denominação e não ficaria mal se fosse chamado de "Torneio dos Empates", pois que findaram empatados e maioria dos jogos efetuados em disputa desse campeonato.Domingo, no estádio da "Montanha", o que se viu entre internacionalistas e renistas foi um jogo pobre de técnica, falho e descolorido. Uma verdadeira "marmelada" que lembrava, nada mais, nada menos, que um jogo entre varzeanos da pior espécie. E dizer-se que ali estavam em jogo equipes campeãs!...Por dever profissional e pela atenção que nos merecem os leitores, informamos como formaram as equipes, renda, preliminar e arbitragem do encontro.INTERNACIONAL X RENNERINTERNACIONAL — Ivo, Ilmo e Alfeu; Viana, Ghizzoni e Abigail; Boris, Villalba, Rebolo (depois Leônidas), Beresi e Carlitos. RENNER — Albotino, Pedro e Bedeu (depois Nilton); José, Badanha e Vado, Medina, Nirinho, Cabano, Guido e Lalaco.O placar foi movimentado por intermédio de Boris, com potente pelotaço, aos 8 minutos da fase inicial. Aos 28 minutos da mesma etapa o Renner iguala o marcador por intermédio de Lalaco que, vencendo Ilmo na corrida, conclui com êxito. Aos 12 minutos da etapa derradeira Cabano coloca o Renner em vantagem no marcador, consignando o último tento para suas cores.Quando decorriam 37 minutos e o jogo enveredava para seu término, Nilton defende parcialmente, do que se aproveitou Villalba para igualar o marcador.A renda, fraquíssima para a "importância" do jogo, atingiu a soma de Cr$ 14,933,00. Romeu Viola funcionou na arbitragem, agindo com correção.Preliminarmente bateram-se as equipes de aspirantes do Internacional e do Renner, também aí registrando-se um empate em 3 tentos. Ivo Tavares arbitrou esse jogo com acerto.Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 367, 13 abr. 1948, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/098230/2573. Acesso em: 22 fev. 2026.