22/10/1922 - Citadino 1922 - 2º turno - Internacional 3 x 3 FC Porto Alegre

O GRANDE MATCH DE AMANHÃ - INTERNACIONAL VERSUS PORTO ALEGRE
Afinal, amanhã, o mundo esportivo porto-alegrense terá o ensejo de assistir ao grande prélio que efetuar-se-á na vasta Chácara dos Eucaliptos entre as valorosas falanges alvi-rubras representativas do Sport Club Internacional, e as não menos valorosas esquadras do veterano Foot Ball Club Porto Alegre.
Desde há dias que esse sensacional match vem preocupando a atenção dos sportmen da capital, dado o valor e o preparo dos concorrentes a essa prova.
Como já tivemos ocasião de dizer, os palpites fervilham, dando alguns a vitória ao veterano clube do Menino Deus, cuja principal esquadra está assim organizada:
Vederi; Notari e França; Bandeira, Floriano e Ney; Schell, Mandarino, Vaninho, Danico e Marques; e outros são pela vitória do destemido clube da Chácara dos Eucaliptos, que será representado pelos seguintes players: Bard; Meneghetti e Só; Ribeiro, Lampinha e Moreno; Rosario, Ary, Genny, Sady e Maia.
Não há dúvida, tanto um como o outro merecem a vitória, pois os quadros degladiantes são homogêneos, e ambos possuidores de uma gloriosa tradição.
Mais algumas horas e terá o público a satisfação de assistir a um dos mais sensacionais encontros, disputados este ano e que levará certamente ao campo da rua José de Alencar, uma colossal assistência.
Pela manhã, jogarão os terceiros teams.
Às 13 1/2 horas, terá início o encontro dos quadros secundários e às 15 1/2 pisarão o gramado as equipes principais.
Entradas - 2$000.
Bondes - A. G. e Foot-Ball.
Fonte: A Federação (RS), 21/10/1922, ano 1922, n. 244, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/49664. Acesso em: 17 dez. 2023.

CITADINO 1922 - 2º TURNO - INTERNACIONAL 3 X 3 FC PORTO ALEGRE
Data: 22/10/1922
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Gomercindo Pires
Gols: Mandarino 1’/1 (F); Maia 3’/1 (I); Maia 17’/1 (I); Ary 33’/1 (I); Floriano, pênalti 22’/2 (F); Chereca 35’/2 (F).
INTERNACIONAL: Bard; Meneghetti e Só; Ribeiro, Lampinha e Moreno; Rosário, Ary Xavier, Genny, Sady e Maia.
FC PORTO ALEGRE: Vederi; Notari e França; Bandeira, Floriano e Nei; Schell, Mandarino, Vaninho, Danico e Marques.

EM SENSACIONAL MATCH O INTERNACIONAL EMPATA COM O PORTO ALEGRE
Apesar da tarde ventosa de ontem, o grande encontro marcado entre os valorosos quadros do Sport Club Internacional e do veterano Foot Ball Club Porto Alegre, levou ao campo da Chácara dos Eucaliptos, uma colossal assistência.
Já muito antes da hora marcada para o encontro, grande era a multidão que se dirigia para aquele local em bondes, automóveis e outros veículos.
O espaçoso ground da rua José de Alencar apresentava um garrido aspecto, cooperando para isso o grande número de gentis patrícias.
O jogo, como era de prever, dado o preparo dos fortes concorrentes, foi muitíssimo disputado, registrando-se lances emocionantes.
O forte vento que soprava desde de manhã prejudicou algo a técnica dos teams contendores.
No primeiro tempo coube ao Internacional a franca ofensiva, dando um trabalho exaustivo à defesa do valoroso clube do Menino Deus, e no segundo, o Internacional passou pela mesma provação.
Pela manhã, jogaram os terceiros teams, vencendo a equipe do Internacional, pelo score de 5 gols a 2.
Às 14 horas, jogaram os segundos quadros.
Este encontro que correu muito animado, terminou ainda com a vitória dos alvi-rubros pelo score de 5 gols a 1.
Logo após, o Sr. Gomercindo, do Americano, chamou a tomar as respectivas posições os quadros principais.
Sorteado o toss, precisamente às 16 horas, o center Vaninho dá a saída, perdendo logo a esfera para os locais, que vão aos domínios ao Porto Alegre, registrando-se um tiro perdido de Ary.
Dado o goal-kick, a bola vai aos pés de Vaninho que a passa a Mandarino e este celére avança sobre o posto de Bard e aproveitando um furo dos backs locais, ao primeiro minuto de jogo, entre ovações, abre a contagem para o seu clube, entrando pelo gol adversário com a esfera de couro.
Não desnorteando, os alvi-rubros carregam com energia, conseguindo Maia, aos 3 minutos, o primeiro ponto para os seus, feito este recebido com estrondosos aplausos.
Prosseguindo o jogo, os rapazes do Porto Alegre levam duas cargas, mas prontamente desfeitas pelo back Só.
Novamente os alvi-rubros voltam ao ataque, conservando-se por alguns minutos nos domínios de Notari.
Aos 17 minutos, batido um corner contra os visitantes, Maia, em lindo tiro enviesado, marca o segundo ponto para o seu quadro.
O jogo prossegue com mais ataques do Internacional, cuja linha dianteira, bem conduzida por Genny, divisa, a cada instante, o posto do Porto Alegre.
Nos 33 minutos, Ary, com oportuno tiro de vinte jardas, marca entre formidáveis aplausos o terceiro e último ponto para os alvi-rubros.
O Porto Alegre quer tirar a diferença e o seu trio Danico, Vaninho e Mandarino combina admiravelmente, desnorteando os halves adversários.
Não fosse a combinação demasiada desse trio, o Porto Alegre teria feito mais um ou dois pontos nesta primeira fase.
Com o score abaixo termina o primeiro tempo.
Internacional - 3
Porto Alegre - 1
Depois, do, intervalo, de praxe, os dois valentes adversários voltaram novamente à arena.
A saída foi impetuosa por parte do Porto Alegre, que procura atingir o posto de Bard.
Os alvi-rubros defendem-se magistralmente, destacando-se Meneghetti, que ontem foi o principal esteio do Internacional.
O jogo corre com mais ofensiva por parte dos visitantes.
Aos 22 minutos, o referee pune um hand na área do Internacional com penalty-kick.
Carioca bate-o bem, conquistando, entre fortes aplausos, o segundo ponto do Porto Alegre.
Prossegue a luta, agora parelha, com sucessivos ataques de parte a parte.
Aos 55, minutos, Chereca, aproveitando bem um passo da Vaninho, conquista o ponto de empate, recebido com fortíssimos aplausos do público.
Agora ambos so esforçam para a conquista da vitória, mas o tempo se escoa e o juiz dá por terminada a Iuta com este score:
Internacional - 3
Porto Alegre - 3
Fonte: A Federação (RS), 23/10/1922, ano 1922, n. 245, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/49672. Acesso em: 17 dez. 2023.

Postar um comentário