PROGRAMA OFICIAL DAS FESTAS PROMOVIDAS PELO S. C. INTERNACIONAL EM HOMENAGEM AO SPORT CLUB RIO BRANCO, DE PELOTAS
Como noticiamos em nosso serviço telegráfico, embarcou ontem em Pelotas, a bordo do vapor Itaquera, com destino a esta capital o Sport Club Rio Branco, que aqui vem jogar diversos matches a convite do S. C. Internacional.
Para as festas que serão levadas a efeito, reina grande animação entre os nossos sportmen, sendo de prever uma semana tão interessante como a que nos foi proporcionada ultimamente pelo Internacional convidando o Sport Guarany de Bagé.
Hoje pela manhã esteve reunida a diretoria do lnternacional, que organizou o seguinte programa dos festejos:
Recepção - No dia 20, às 7 1/2 horas da manhã, partirão em lanchas, do trapiche do Club de Regatas Almirante Tamandaré a diretoria do lnternacional, comissão do Tamandaré e comissões dos clubes que se fizerem representar.
Uma esquadrilha daquele clube de regatas acompanhará as referidas lanchas.
Na altura das Pedras Brancas, as referidas comissões passarão para a bordo do Itaquera onde saudarão os players pelotenses. A esquadrilha do Tamandaré comboiará então esse vapor até o trapiche Colonial, onde dar-se á o desembarque às 8 1/2 horas da manhã e para o qual estão convidados os sportmen da capital e bem assim todos quantos quiserem participar da homenagem que prestar-se-á aos foot-ballers do Rio Branco.
Após o desembarque, organizar-se-á extenso prestito, que, tendo a frente uma banda de música militar, acompanhará os nossos hóspedes até o Hotel Paris, à rua dos Andradas.
Às 2 1/2 horas da tarde comissões do Internacional e do Tamandaré e bem como os pelotenses irão em automóveis ao ground da rua José de Alencar, afim de assístir as festas projetadas em honra aos representantes do Rio Branco, e que constarão do seguinte:
Corridas em sacos, disputadas por jogadores do Internacional 3, Pelotas 3, e rowers do Tamandaré 3, havendo prêmios para os vencedores dos 1º e 2º lugares.
Saltos em longitude, 9 concorrentes - 1 prêmio.
Corridas a pé , 3 concorrêntes - 1 prêmio.
Corridas com obstáculos, 9 concorrentes - 2 prêmios.
Uma surpresa, 9 concorrentes - 1 prêmio.
Para a petisada haverá o tradicional - pau de sebo - também com um prêmio ao que atingir a extremidade deste.
Prêmios - Os prêmios foram oferecidos pela Livraria do Globo, Livraria Americana, Livraria Universal, Dr. Aurélio Py, Casa Colombo, Luiz Voelker & Companhia, Joalheria Foergens e Joalheria Dielh.
Em um dos intervalos das corridas, será oferecido um lunch, aos pelotenses.
Terminado o programa, os foot-ballers retirar-se-ão em automóveis, que os conduzirão ao Hotel Paris.
À noite, os distintos visitantes acompanhandos da comissão do Internacional e Tamandaré, visitarão o luxuoso cinema Avenida.
Depois de amanhã realizar-se-á o sensacional match intermunicipal, Pelotenses versus Internacional para cuja prova há palpitante interesse.
O match terá lugar no ground do Internacional, sito na rua José de Alencar, e começará às 3 1/2 horas da tarde.
O team pelotense vem precedido de grande fama, tendo vencido ultimamente o S. C. Pelotas.
Fonte: A Federação (RS), 19/09/1913, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/27744. Acesso em: 10 ago. 2023.
AMISTOSO - INTERNACIONAL 3 X 2 RIO BRANCO-PEL
Data: 21/09/1913
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Público: aprox. 1.500
Juiz: Benjamin Vignoles
Gols: Pons II, pênalti 38’/1 (R); Francisco Vares 5’/2 (I); Bendionda 15’/2 (I); Pons I 25’/2 (R); Túlio 38’/2 (I).
INTERNACIONAL: Russomano; Tatu I e Simão; Flores da Cunha, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Bendionda, Miller e Francisco Vares.
RIO BRANCO-PEL: Frankenreiter; Jantzen e Silva; Ayres, Alexandre e Rosa; Vital, Pons II, Pons III, Pons IV e Pons I.
O MATCH: INTERNACIONAL VERSUS RIO BRANCO
Desde antehontem acham-se nesta capital os valentes players do Sport Club Rio Branco, de Pelotas.
O team do Rio Branco, podemos dizer que, pela sua homogeneidade e pela disciplina dos seus jogadores é um dos clubes mais temidos no sul do Estado.
- Os sportmen pelotenses, que vieram a bordo do vapor Itaquera chegaram aqui anteontem, às 6 horas da manhã.
O Sport Club Internacional, que convidou este importante team, havia preparado festiva recepção que não pôde ser levada a efeito por ter o Itaquera fundeado em nosso porto muito cedo.
Contudo, os jogadores do Rio Branco foram aguardados por uma comissão do Internacional, que os conduziu ao Hotel Paris, onde 46 se acham hospedados.
A comitiva do Rio Branco compôe-se de 20 pessoas, sendo chefiada pelos srs. Manoel Veríssimo Alves, Fernando Joaquim Lopes e Jeronymno Alves Teixeira.
Acompanhando os pelotenses, veio também o Sr. Manoel Verissimo Lopes; gerente do nosso colega "Tribuna", que se publicada em Pelotas.
Os pelotenses receberam, anteontem, os cumprimentos de boas-vindas das comissões de diversas sociedades esportivas desta capital.
- Na tarde de sábado, o Internacional ofereceu aos nossos hóspedes em seu ground, sito na rua José de Alencar, uma festa esportiva.que esteve muito concorrida e animada.
À noite, os sócios do Internacional acompanharam os membros do Rio Branco ao Cinema Avenida, onde assistiram uma sessão cinematográfica em sua honra.
lnternacional versus Rio Branco - Efetuon-se ontem à tarde o sensacional match entre as equipes do Sport Club Internacional e do Sport Club Rio Branco.
O encontro deu-se no ground da rua José de Alencar para onde afluiu já cedo grande número de pessoas, sendo a assistência calculada em mais ou menos 1.500 pessoas.
Match - Às 3,20 da tarde, a comissão do Internacional composta dos srs. Dr. Washington Martins, Octacílio Fabrício e Ivo Barbedo foi no Hotel Paris buscar o team visitante e com eles em automóveis dirigiu-se ao campo de combate.
Ao chegarem, foram entusiasticamente acelamados pela grande e seleta assistência.
Às 3,50 em ponto o referee Sr. Vinholes deu o sinal de kick-off, que coube ao center-forward do Rio Branco.
O jogo logo ao começar foi bastante renhido, havendo muitos tranques de ambas as partes resultando que aos 19 minutos de jogo Flores da Cunha, teve que abadonar por ter se ferido no joelho, ferimento este casualmente sucedido.
Aos 48 minutos de jogo, Ary ocasionou um pênalti, chutado por Pons II, que vazou pela primeira vez o gol do Internacional.
Terminou o 1º half-time, no qual foram feitos alguns corners de ambas as partes, porém, todos sem resultado, com o seguinte score:
Internacional: 0 gols
Rio Branco: 1 gol
Após o descanso regulamentar começou o 2º half-time.
Mais ou menos aos 5 minutos de jogo, Vares, driblando os backs, marcou o o gol para o seu team.
Posta a bola no centro do campo, começou de novo a luta.
Aos 15 minutos, devido a uma bela centrada de Túllio, Bendionda marcou o 2º gol para o seu team.
Aos 25 minutos Pons I marcou o 2º e último gol para o seu team.
Mais ou menos 2 minutos antes de terminar o match, Túllio, em violento shoot, marcou o 3º e último gol para o seu time.
Logo em seguida, o juiz deu por findo o match com o seguinte resultado:
Internacional: 8 gols
Rio Branco: 2 gols
Durante o 2º half-time foram também chutados alguns corners sem resultado e freekicks.
Temos a notar que o Internacional jogou quase todo o tempo apenas com 10 jogadores, desenvolvendo, apesar da falta de Flores da Cunha, que, como já dissemos, teve que abandonar o campo, belo jogo.
Quanto ao Rio Branco, são eles todos perfeitos jogadores e conhecedores do foot-ball association.
São muito firmes nos passes e perigosos em frente do gol devido aos seus formidáveis e certeiros shoots.
Na linha de forwards, faltou um dos seus melhores jogadores que deverá chegar hoje via Santa Maria.
É ele o afamado inside-right do 1º team do Rio Branco que ora nos visita e chama-se Martin Zabaleta.
- Hoje à noite o Internacional oferecerá aos nossos hóspedes um garden-party na Praça 15 de Novembro.
- Amanhã haverá um e match entre as equipes do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense e do Sport Club Rio Branco, que para tal fim convidou o campeão local de 1913.
Fonte: A Federação (RS), 22/09/1913, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/27753. Acesso em: 10 ago. 2023.