11/09/1913 - Amistoso - Internacional 1 x 3 Guarany-BG

INTERNACIONAL "VERSUS" GUARANY
Hoje, jogarão mais um match de foot-ball os teams do Guarany Foot-Ball Club e do Sport Club Internacional.
O enterro dar-se-á no ground da rua José de Alencar, começando o match às 4 horas em ponto.
Os teams estão assim constituídos:
GUARANY
Médici II
Satyro - Médici I
Martins - Garrastazú I - Nenito
Samuel - Arsino - Lay - Pinto - Garrastazú II

Vares - Miller - Bendionda - Galvão - Túlio
Pedrinho - Kluwe - Barbieri
Lulu - Simon
Russomano
INTERNACIONAL
As entradas custarão 2$000.
Ontem os bageenses continuaram a receber muitas demonstrações de simpatia por parte dos nossos sportsmen.
Amanhã regressarão os mesmos, via Santa Matia, para Bagé, devendo o embarque realizar-se às 6 horas da manhã no trapiche da Companhia Fluvial.
- Ontem, uma commissão do Internacional foi ao Grande Hotel buscar os nossos hóspedes e, em automóveis, visitaram diversos estabelecimentos da capital.
Em primeiro lugar, visitaram a Fábrica de Fiação e Tecidos, sita na rua Voluntários da Pátria e de propriedade dos srs. Coronel Manoel Py e Manoel A. Soares, sendo fidalgamente recebidos.
Terminada a visita deste estabeIecimento, que durou mais ou menos uma hora, o Sr. Octacílio Fabrício saudou os proprietários do dito estabelecimento, agradecendo, nome dos mesmos o último daqueles cavalheiros.
Em seguida os nossos hóspedes dirigiram-se a Cervejaria Bopp, onde, depois de visitarem todos os departamentos, o Sr. Alcibiades Gotran saudou os proprietários que agradeceram e ofereceram chopps.
Depois visitaram ainda alguns estabelecimentos e fizeram um passeio pelos arrabaldes.
- Uma comissão do Internacional ofereceu ontem, no Guarany Foot-Ball Club uma belíssima taça de prata e hoje será oferecido ao mesmo clube, uma belíssima taça de prata, pelo Militar Foot-Ball Club.
Fonte: A Federação (RS), 11/09/1913, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/27703. Acesso em: 10 ago. 2023.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 1 X 3 GUARANY-BG
Data: 11/09/1913
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Público: aprox. 1.500
Juiz: Octacílio Fabrício
Gols: Garrastazu II 38’/1 (G); Souza Pinto ?’/1 (G); Carlos Kluwe 27’/2 (I); Lay 32’/2 (G).
INTERNACIONAL: Russomano; Ary Lopes e Simão; Barbieri, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Bendionda, Miller e Francisco Vares.
GUARANY-BG: Fêlo Médici; Satyro e Ernesto Médici; Nenito, Carlos Garrastazu e Massini; Souza Pinto, Garrastazu II, Lay, Martins e Samuel. 

BAGÉ, 12 - A notícia da vitória do Guarany Foot Ball Club causou aqui grande entusiasmo, bem como foi ótima a impressão produzida pelo bom acolhimento que o mesmo clube teve nessa cidade.
Fonte: A Federação (RS), 12/09/1913, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/27708. Acesso em: 10 ago. 2023.

INTERNACIONAL VERSUS GUARANY
Ainda ontem, os bageenses foram alvo de manifestações de simpatia por parte do nosso mundo esportivo.
- Conforme estava anunciado, efetuo-se, ontem à tarde, o último match intermunicipal, batendo-se as equipes do Sport 
Club Internacional e do Guarany Foot-Báll Club.
O encontro deu-se no amplo ground da rua José de Alencar.
A concorrência que afluiu ao match foi boa, notando-se muitas famílias e cavalheiros.
Às 4 horas chegaram em bonde expresso o team bageense e a comissão do Internacional, que fora no Grande Hotel buscá-los.
Antes de começar o jogo, foram os teams combatentes fotografados.
Serviu de referee o sr. Octacílio Fabrício, que portou-se corretamente.
Começou o match às 4,25 enbendo o kick-off ao center-forward do Guarany.
Após alguns minutos de jogo, o Guarany atacou fortemente o gol do Internacional onde permaneceu o jogo durante quase todo o 1º half time.
Durante os primeiros 35 minutos de jogo o goal-keeper e backs do Internacional defenderam-se heroicamente, sendo que às 5,3 Garrastazú II vazou pela 1º vez o gol inimigo, feito este muito aplaudido.
Houve alguns corners de ambas as partes, porém, todos sem resultado.
Quase ao terminar o 1º half-time Ary ocasionou um corner que chutado por Garrastazú I foi bem aproveitado por Pinto, que marcou o 2º gol para o seu team.
Foi este feito calorosamente aplaudido.
Logo em seguida terminou o 1º half-time com o seguinte resultado:
Guarany: 2 gols
Internacional: 0 gols
Darante o tempo regulamentar de descanso, o Militar Foot-Ball Club, composto de alunos do Colégio Militar ofereceu uma artística taça de prata no Guarany Foot-Ball Club com os seguintes dizeres : Ao Guarany F. B. C., do Militar F. B. C. - Porto Alegre - 11-9-1918.
Falou por essa occasião o Sr. Plauto Azambuja, em nome do
Militar Foot Ball Club.
Ao terminar foram levantados muitos vivas aos dois clubes.
Às 4,25 teve início o 2º half-time, durante o qual o Internacional jogou a favor do vento que soprava muito forte, permanecendo o jogo por muito tempo no campo do Guarany.
Mas com tudo isso os guaranyenses deram muitas escapadas e fizeram fortes cargas no gol do Internacional.
Às 5,33 Médici II defendeu um violento shoot de Kluwe a gol e às 5,34 Médici I fez corner, chutado por Pedrinho, rebatido por Martins que ocasionou, novo corner, tambem chutado por Pedrinho e anulado por Satyro.
Às 5,86 Bendionda deu um forte chute a gol, porém a pelota bateu no poste e voltou novamente ao campo.
Às 5,42 Simon fez corner chutado por Samuel e muito bem defendido por Kluwe e às 5,50 corner chutado por Bendionda que pôs a bola fóra do campo.
Às 5,52 Satyro ocasionou outro corner chutado por Pedrinho e Kluwe, no meio de peripécias, puxando tão bem a bola que esta entrou pela primeira e única vez no gol do Guarany.
Reboou por esta ocasião por todo o campo uma prolongafia salva de palmas.
Posta a bola no centro do campo, começou de novo a Iuta.
Às 5,55 Nenito deu um violento chute contra o gol do Internaclonal, defendido muito bem por Russomano.
Às 5,57 Barbieri fez corner, chutado por Garrastazú I e bem aproveitado por Lay que marcou o 3º gol para o seu team.
Foi este feito muito aplaudido.
Foram ainda feitos muitos ataques de ambos os lados, porém, todos sem resultado, quando às 6,10 o juiz deu por fim o match com o seguinte score:
Guarany: 3 gols
Internacional: 1 gol
Ontem, o Guarany mostrou-se superior ao Internacional e também estava muito mais firme nos seus passes.
Admiramos muito a agilidade de Garrastazú I, que é excelente driblador.
Kluwe, Pedro Chaves, Miller, Vares e Túllio esforçaram-se muito, porém, todos estes esforços foram sém resultado.
O Guarany voltou com uma vitória e duas derrotas.
- Às 9 horas da noite, reunidos no salão nobre do Café Colombo e a convite do Guarany Foot Ball Club, compareceram os sócios do Sport Ciub Internacional e do Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré, sendo por essa ocasião oferecido pelo Guarany ao Internacional uma artística taça com os.seguintes dizeres: "O Guarany F. B. C. ao seu co-irmão o S. Club Internacional. Agradecido. 11-9-1913".
Foi servido profuso copo de cerveja, falando o presidente do Guarany, Sr. Alcibiades Gontran e o representante do nossa colega "O Dever", de Bagé, Sr. Erich Hoffmann, que saudaram e despediram-se da rapaziada do Internacional e do Tamandaré.
Agradeceram os srs. Octacílio Fabrício, Antenor Lemos e José da Costa Dias, os primeiros em nome do Internacional e o último em nome do Grêmio Almirante Tamandaré.
O presidente do Tamandaré, Sr. Armando Pitta Pinheiro, e o presidente do Internacional, Sr. Júlio Seelig, na taça oferecida ao Internacional pelo Guarany, oferecem champagne aos bageenses.
Foram levantados muitos vivas e hurras ao Guarany, Internacional e Tamandaré.
Em seguida dirigiram-se todos ao Concerto Recreio, onde assistiram à representação, a convite da empresa Castillo & Alves.
Ao terminar esta bela festa, dispersaram-se todos na maior ordem.
O presidente do Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré, Sr. Armando Pitta Pinheiro, ofereceu ao presidente do Guarany Foot Ball Club, sr. Alcibiades Gontan, grande número de fotografias tiradas por ocasião do seven-o'clock-tea e das regatas do dia 7 do corrente.
Partida dos bageenses - Seguiram hoje, às 6 horas da manhã, para Bagé, os foot-ballers bageenses e as diversas famílias e cavalheiros que os acompanharam a esta capital.
Ao embarque, que se deu no trapiche da Companhia Fluvial, compareceu grande número de sócios do Sport Club Internacional e do Grêmio Almirante Tamandaré.
Este último se fez representar no bota-fora pelas duas tripulações seguintes:
Gig Tymbira: 1 Mandim, 2 Walau, 3 Hartlieb, 4 Pitti, patrão: Arranldo Bernardi.
Gig Tabajara: 1 Hygino Bernardi, 2 Osório Flores, 3 Zeferino Bento, 4 Oscar Teichmann, patrão: J. Dias.
A guapa rapaziada do Guarany saiu satisfeita pelas manifestações de simpatia que aqui recebem por parte dos nossos sportsmen, aos quais deixou indeléveis recordações.
Fonte: A Federação (RS), 12/09/1913, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/27709. Acesso em: 10 ago. 2023.

Postar um comentário