07/09/1913 - Amistoso - Internacional 2 x 0 Guarany-BG

BAGÉ “VERSUS” PORTO ALEGRE
PORTO ALEGRE, 5 (A. A.) — É esperado hoje nesta capital, o Guarany Foot-ball Club de Bagé, que vem a convite do Sport Club Internacional, afim de jogar diversos "matches" de  foot-ball.
O team do Guarany Club, vem precedido de grande fama e é considerado um dos primeiros do Estado, tendo alcançado ultimamente, brilhantes vitórias em diversos matches  jogados na Republica Oriental do Uruguay. Esse clube, na presente temporada ainda não teve o seu gol vazado.
Fonte: A Noite (RJ), 05/09/1913, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/348970_01/3128. Acesso em: 09 ago. 2023.

A CHEGADA DOS BAGEENSES
Acham-se, desde ontem, em nossa capital os players do Guarany Foot Ball Club de Bagé.
Este valioso team de foot-ballers já conquistou diversas brilhantes vitórias tanto no sul do Estado como na vizinha República do Uruguay.
Vão eles bater-se com dois dos mais importantes teams desta capital: o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Internacional. 
Este conta com bons elementos perfeitamente conhecedores do Foot- Ball Association, e aquele campeão de 1912 e vencedor do match realizado no mês passado contra o Sport Club Pelotas com o belo score de 8 contra 1.
Portanto, todos os amantes deste esporte não devem, deixar de assistir nos importantes encontros que se vão dar amanhã entre o Guarany Foot Ball Club e o Sport Club Internacional, e na próxima terça-feira entre o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e o primeiro dos acima mencionados clubes.
A chegada dos bageenses - Já ás 6 horas da tarde de ontem, afluia grande número de pessoas ao trapiche da Companhia Fluvial onde se deu o desembarque dos sportmen bageenses.
Mais ou menos às 7 horas atracou o vapor Porto Alegre, sendo ao desembarcar, levantados calorosos vivas e hurras ao Guarany Foot Ball Club que respondeu agradecendo.
Depois dos devidos cumprimentos, se organizou um brilhante prestito tendo à frente uma banda de música.
Após percorridas algumas ruas encaminhou-se o prestito para o Grande Hotel, onde ficaram hospedados os bageenses.
À frente do prestito marchava o Sr. Carlos Kluwe que sustentava a bandeira do Guarany.
Durante o percurso pelas ruas do Comércio e dos Andradas foram levantados muitos vivas ao Guarany Foot-Ball Club e a outras sociedades esportivas desta capital.
Ao chegarem no Grande Hotel, o Sr. Frederico Carlos Gerlach em nome do Club de Regatas Almirante Barroso deu as boas vindas aos bageenses que, em seguida, foram saudados pelo Sr.. José da Costa Dias em nome do Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré.
Logo após dispersaram-se os assistentes.
Até as altas horas da noite foram os bageenses cumprimentados por representantes das diversas sociedades esportivas desta capital.
As festas de hoje - Hoje à tarde, a comissão do Internacional irá no Grande Hotel buscar o team bageense e, em automóveis dirigir-se-ão ao Jardim Zoólogico, onde, depois da visita lhes será oferecido um lunch num dos restaurantes deste centro de diversões.
A noite os sócios do Internacional irão ao Grande Hotel; buscar os nossos hospedes afim de levá-los no Cinema Avenida, onde assistirão a uma sessão cinematográfica.
Em frente daquele centro de diversões tocará uma banda de música.
[...] O match de Foot-ball - O 1º match entre porto-alegrenses o bageenses realizar-se-á, amanhã, no ground da rua Josó de Alencar, entre os teams do Guarany e do Internacional.
Os teams combatentes estão assim constituídos:
Internacional
Russomano
Ary - Simon
Barbieri - Kluwe - Pedrinho
Túlio - Galvão - P. Pinto - Miller - Vares

Guarany
Médice I - Satila (sic)
Nemito - Garrastazu I - Garrastazu II
Samuel - Lay - Pinto - Mazzini - Martins
O jogo começará às 4 horas em ponto.
O ground do Internacional acaba de passar por grandes reformas, tendo sido levantadas bancadas.
Os convites dos sócios do Internacional poderão ser procurados em mãos do Sr. Julio Seelig, presidente desse clube.
Missão esportiva bageense - A missão esportiva bageense compõe-se de 42 pessoas, sendo ela chefiada pelo Sr. Alcibíades Gontran, presidente do Guarany.
Em companhia dos bageenses chegaram o Dr. Zavorino Mercio Pereira e Harich Hoffmann que representam o nosso colega do Dever de Bagé.
De Santa Maria para esta capital adoeceu o footballer Nenito Azambuja que provavelmente não jogará amanhã; é ele um dos melhores players do Guarany.
Não veio o half-back Bellagnarda, também uma excelente figura desse clube.
Os bageenses foram aguardados em Santo Amaro pelos Srs. Hygino Bernardi, Simão Alves, Octacilio Fabrício, José Bastos, Affonso Collares, João de Deus Silva, Pedro Borba, Attila Teixeira, Emilio Aboscal e Valentim Fernandes representando o Tamandaré e o Internacional.
Fonte: A Federação (RS), 06/09/1913, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/27678. Acesso em: 09 ago. 2023.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 2 X 0 GUARANY-BG
Data: 07/09/1913
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Benjamin Vignoles
Gols do Inter: Bendionda e Pedro Chaves.
INTERNACIONAL: Russomano; Ary Lopes e Simão; Barbieri, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Bendionda, Miller e Francisco Vares.
GUARANY-BG: Médici II; Satyro e Ernesto Médici; Nenito, Carlos Garrastazu e Massini; Pinto, Garrastazu II, Lay, Martins e Samuel.

Em pé: Ary Lopes, Russomano e Simão.
Agachados: Barbieri, Carlos Kluwe e Pedro Chaves.
Sentados: Túlio, Galvão, Bendionda, Miller e Francisco Vares.
Fonte: 1909 em cores

INTERNACIONAL VERSUS GUARANY
Efetuou-se ontem à tarde o match entre os 1ºs teams do Sport Club Internacional e do Guarany Foot-Ball Club.
O encontro deu-se no ground da Rua José de Alencar.
Das 3 horas em diante já era crescido o número de espectadores que affluiu ao ground para apreciar tão importante torneio.
Às 3 1/2 horas chegou em automóveis o team bageense.
Um pouco antes de começar o jogo foram os 2 teams combatentes fotografados.
Às 4 horas em ponto o juiz geral, Sr. Vinholes, deu ínicio ao jogo.
A saída coube o Internacional, cujo center-forward passou a bola para a extrema direita, fazendo este uma bela investida a gol sendo porém a bola repelida em violento shoot pelo back esquerdo do Guarany.
Em seguida o Guarany fez forte carga no gol do Internacional, sendo porém a bola repelida pelo back Simon.
Às 4,14 o back esquerdo do Guarany ocasionou um corner chutado por Kluwe e muito bem defendido pelo half esquerdo do Guarany, cujo gol estava em perigo.
Às 4,17 novo corner, chutado por Vares e defendido pelo back esquerdo do Guarany.
A's 4,20 outro corner chutado por Bendionda e anulado pelo goal-keeper do Guarany.
Às 4,25 os forwards bágeenses fizeram forte carga o gol do Internacional, porém Simon em violento chute defendeu o mesmo.
Às 4,20 o gol do Internacional estava novamente em perigo, sendo entretanto, muito bem defendido por Russomano.
Às 4,35, o gol do Guarany estava sendo fortemente atacado, pelo Interracional, porém, Vares pôs a bola fora do campo.
Às 4,39, o gol do Internacional foi brilhantemente defendido por Russomano, e, às 4,41, Bendionda aproveitando uma centrada de Vares marcou o 1º gol para o seu team, reboando por esta ocasião, por todo o campo uma prolongada salva de palmas.
Posta a bola no centro do campo começou de novo a luta.
Às 4,48 o Guarany estafa off-side e às 4,44 o mesmo ocasionou um corner chutado por Bendionda e anulado, pelo goalkeeper do Guarany.
Logo após terminou o 1º half-time com o seguinte score:
Internacional: 1 gol
Guarany: 0 gols
Passado o tempo regulamentar de descanso, começou o 2º half-time às 5 horas.
Após 6 minutos de jogo Pedrinho, em belo shoot, enviesado, marcou o 2º gol para o seu team, tento este vivamente aplaudido.
Posta a bola no centro do campo, começou outra vez a luta que daí em diante foi tenaz.
Às 5,16 o goal-keeper do Guarany, rebateu um violento shoot de Vares e às 5,18 rebateu novamente a bola chutada em gol por Miller.
Às 5,21 o back do Internacional ocasionou um corner chutado pelo center-half do Guarany e anulada por Simon.
Às 5,30 o gol do Internacional estava em perigo, porém Russomano rebateu a bola chutada fortemente pelo extrema esquerda do Guarany.
Às 5,32 Bendionda marcou o gol para o seu team, sendo porém, considerado off-side.
Às 5,38 o Guarany ocasionou um corner chutado por Bendionda e anulado pelo half esquerdo.
Às 5,40 o Guarany fez novo corner, chutado por Pedrinho e anulado pelo goalkeeper.
Fonte: A Federação (RS), 08/09/1913, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/27684. Acesso em: 09 ago. 2023.

Postar um comentário