INTER DIZ QUE JOGA PRA GANHAR
O Bragantino, adversário de hoje à noite
no Beira-Rio, está longe de ser o enfoque
principal da direção do Inter. Mais que se
preocupar com o resultado do jogo, os dirigentes passaram o dia de ontem tentando
enfatizar que, em hipótese alguma, pedirão
para os jogadores entregarem o jogo, fato
que pode prejudicar o arquiinimigo Grêmio.
“O Inter jamais fez isso em sua história”,
esbravejou o vice-presidente Paulo Rogério
Amoretty. Os jogadores reforçam o coro. “Para mim, isso não existe em futebol”, disse o meio-campo Fernando.
Para o lugar do atacante Fabiano, suspenso, o técnico Celso Roth deve optar por
Paulo Diniz, que treinou melhor durante a
semana. O centroavante Christian se recuperou de dores na virilha e é presença certa. Se marcar, ele chegará a 17 gols e se tornará o maior artilheiro gaúcho na história
do Campeonato Brasileiro.
O time paulista, treinado pelo gaúcho
Cassiá, precisa vencer para se livrar do rebaixamento. Do contrário, terá de depender
de tropeços de Bahia, Criciúma ou Guarani. O desfalque é o zagueiro Pedro Luís,
suspenso, que dá lugar a Nei.
Fonte: Correio do Povo (RS), 08/11/1997, p. 28.
DUPLA GRE-NAL JOGA EM SITUAÇÕES DIFERENCIADAS
Porto Alegre - A dupla Gre-Nal entra em campo neste sábado em situações completamente opostas. Já classificado para os quadrangulares da segunda fase do Campeonato Brasileiro, o Inter recebe o Bragantino no Estádio Beira-Rio pensando em vencer para ter vantagens técnicas no futuro. O jogo também tem um clima de revanche. Com a vitória sobre o Inter na última rodada do Brasileiro do ano passado, o Bragantino, ainda invicto diante do colorado, ajudou a eliminar o time gaúcho da etapa seguinte da competição.
O técnico Celso Roth exige dos jogadores empenho total, mesmo que uma possível vitória não altere a classificação do time ao final desta fase. O Bragantino, comandado pelo são- borjense Cassiá, luta para espantar o fantasma do rebaixamento depois da derrota para o Juventude na última quarta-feira.
Fonte: Pioneiro (RS), 08/11/1997, p. 42. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/247613. Acesso em: 05 ago. 2023.
INTER QUER QUEBRAR O TABU DE NUNCA TER VENCIDO O BRAGANTINO
São Paulo - Quebrar o tabu de nunca ter derrotado o Bragantino é o plano do Internacional amanhã na última rodada da fase classificatória do Brasileiro. Mais do que isso o jogo se presta a uma vingança. Foi justamente o Bragantino que no ano passado, pulverizou as esperanças de classificação do Inter ao batê-lo por 1 x 0, em bragança Paulista, também na última partida da fase.
Desta vez, porém, O confronto será no Beira-Rio, o colorado garantiu por antecipação a sua vaga e o Bragantino debate-se para escapar ao rebaixamento. Outro componente que aumenta o interesse pela partida é a situação do Grêmio. Com risco remoto de cair para a segunda divisão, o arqui-rival do Inter poderá perder seu jogo, no Rio, contra o Fluminense, e se falharem os cinco demais resultados paralelos que lhe servem, fugirá ao descenso com um simples empate do colorado frente ao Bragantino.
Porém, mais três pontos na última rodada contribuirão para apurar o já ótimo desempenho da equipe e nada indica que a direção, Roth e seus jogadores pensem em abrir mão da vitória. Ganhar melhorará o índice técnico do Inter que poderá,em uma evental decisão, trazer o segundo jogo da final para Porto Alegre.
Segundo na tabela, o Inter conquistou 48 pontos em 24 partidas. Seu aproveitamento é também o segundo melhor da competição, alcançando 66,6%. Perdeu apenas uma vez em seu campo - 1 x 0 para o Juventude. Foi derrotado fora de casa por Sport (2 x 0), Vasco (2 x 1) e Atlético/PR (2 x 1).
O técnico Celso Roth terá apenas uma ausência entre seus titulares.O atacante Fabiano recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota de 2x1 diante do Atlético/PR,em Curitiba,no sábado anterior. Roth escolherá Sandro Sottili o Paulo Diniz paraa vaga. Um deles jogará ao lado do centroavante Christian, um dos goleadores do Brasileiro.
Já o técnico do Bragantino, Cassiá, tem apenas duas dúvidas para a partida contra o Internacional. No meio-de-campo, o treinador ainda não definiu se Charles substitui Genílson. Nando ou Sandro devem fazer companhia a Paulinho no ataque. Na defesa, Nei joga no lugar de Pedro Luiz, que recebeu o terceiro cartão amarelo.
Para a despedida no brasileiro, Cassiá promete um time ofensivo. Com a suspensão do Pedro Luiz,o treinador terá apenas quatro jogadores no banco. Isto acontece porque o clube escalou um grupo de 16 jogadores para participar da partida de quarta-feira, contra o Juventude em Caxias do Sul,e seguiu diretamente para Porto Alegre, local do último jogo do time no campeonato.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), 08/11/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/79523. Acesso em: 26 jul. 2023.
CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - INTERNACIONAL 7 X 0 BRAGANTINO
Data: 08/11/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 4.646
Renda: R$ 33.158,00
Juiz: Cláudio Vinícius Cerdeira, auxiliado por Luiz Antônio Leitão e Fábio Barros.
Cartões: Pereira, Ayupe, Geraldo e Gino (B).
Gols: Christian 6’/1 (I); Christian 20’/1 (I); Sandoval 1’/2 (I); Régis 22’/2 (I); Sílvio 27’/2 (I); Sílvio 30’/2 (I); Christian 35’/2 (I).
INTERNACIONAL: André; Enciso (Gustavo), Marcão, Régis e Espínola; Ânderson Luiz, Fernando, Sandoval e Arílson (Marcelo Rosa); Paulo Diniz (Sílvio) e Christian. Técnico: Celso Roth.
BRAGANTINO: Alex; Ayupe, Nei, Gino e Charles Guerreiro; Pereira, Baiano, Ronaldo Alfredo e Geraldo (Nando); Sandro Gaúcho (Ricardo) e Paulinho. Técnico: Cassiá.
Ao final do jogo, mesmo sendo goleados por 7 a 0, jogadores do Bragantino comemoraram no gramado a permanência na Série A. Fonte: Pioneiro. |
Canal: Hilhotta - Futebol Antigo
CHRISTIAN COMANDA O MASSACRE: 7 A 0
Mesmo já classificado à 2ª fase do
Brasileiro, o Inter mostrou a força de
seu ataque e massacrou o Bragantino
por 7 a 0 sábado à noite no Beira-Rio.
Apesar da fragilidade do adversário, o time do técnico Celso Roth mostrou excelente movimentação, sobretudo o centroavante Christian, que fez três gols e
deu passe para outros três. O clube quebrou o tabu de nunca ter vencido a equipe paulista e, de quebra, aplicou sua
maior goleada na história do Brasileiro.
Aos 5 minutos, Arílson bateu falta, a
bola desviou em Christian e entrou: 1 a
0. Aos 19, o centroavante chutou de virada e fez 2 a 0. Na 2ª fase, a 1 minuto,
Christian driblou o zagueiro pela
esquerda e rolou para Sandoval: 3 a 0.
Aos 22, Christian tomou a bola do
zagueiro e, na saída do goleiro, só rolou
para Régis ampliar: 4 a 0. O time seguiu
atacando forte. Aos 27, Christian cruzou
da direita na cabeça de Sílvio, que só escorou para o 5º gol. Dois minutos depois, Sandoval rolou para Sílvio marcar
mais um, desta vez com o pé direito. Aos
33, Gustavo levantou para a área, Régis
encobriu o goleiro e Christian, quase em
cima da risca, cabeceou e fez seu 19º gol,
tornando-se o maior artilheiro gaúcho
na história do Brasileiro. Apesar da goleada, ainda em campo o Bragantino vibrou com a permanência na 1ª Divisão.
Fonte: Correio do Povo (RS), 10/11/1997, p. 28.
A última rodada da primeira fase foi palco da quebra de dois recordes, um positivo e outro negativo. No Beira-Rio, o Internacional aplicou a maior goleada do campeonato. A cena inusitada ocorreu no final da partida. Após perderem de 7 a 0, os jogadores do Bragantino comemoraram a permanência na primeira divisão, obtida com os empates do Criciúma com o
Atlético-PR e do Bahia com o Juventude.
Fonte: Pioneiro (RS), 10/11/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/247633. Acesso em: 05 ago. 2023.
INTER FAZ 7 GOLS NO BRAGANTINO
PORTO ALEGRE - Já classificado em 2º lugar, o Intermacional conseguiu a maior goleada do campeonato e massacrou o Bragantino no Estádio Beira-Rio por 7 a 0, gols de Christan (3), Sandoval, Régis e Sílvio (2). Assim, numa vingança total, quebrou o tabu de nunca ter derrotado o time paulista. Mas os jogadores do Bragantino se abraçaram no fim por escapar da 2 divisão.
Para cuidar dos adversários, o Bragantino deu uma de esperto e atrasou em 12min sua entrada em campo, iniciando-se a partida só às 21h56. Não adiantou nada e os gols colorados saíram ao natural. Arílson cobrou falta aos 6min e Christian desviou de cabeça para as redes. Aos 20min, desta vez de pé direito, o mesmo Christian ampliou para 2 x 0. Só aos 35min o Bragantino deu seu primeiro chute perigoso, com Paulinho. No segundo tempo, o Intermacional começou a todo vapor com Christian, aos 1min45s, fazendo toda a jogada e cruzando para Sandoval completar: 3 x 0. O domínio colorado se refletiu na sucessão de gols: Régis aos 22min, e Silvio. Aos 27min e aos 30min, os dois primeiros em cruzamentos de Christian. O 7º gol, novamente Christian, aos 35min, foi o seu 19º gol no campeonato.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 09/11/1997, caderno de esportes, p. 2a. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/222223. Acesso em: 26 jul. 2023.