19/05/1918 - Citadino 1918 - 1º turno - Internacional 5 x 3 Grêmio

CITADINO 1918 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 5 X 3 GRÊMIO
Data: 19/05/1918
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Léo Pinto
Gols: Mário Cunha [2], Ribas [2], Guimarães (I); Lagarto [2] e Pavani (G).
INTERNACIONAL: Bicca; Simão e Bello; Mário Cunha, Sant’Anna e Bitú; Crespo, Ribas, Godinho, Bento e Guimarães.
GRÊMIO: Kuntz; Garibotti, Masson, Pavani, Dorival, Chiquinho, Py, Maneca, Gertum, Lagarto e Brum.

Jogadores colorados antes do clássico Gre-Nal.
Fonte: 1909 em cores
Público comparece em peso na Chácara dos Eucaliptos
para mais uma vitória colorada no clássico.
Fonte: Mascara (RS)

Com o encontro de domingo passado, entre as "equipes" do Internacional e Grêmio, realizou a A. P. A. D. a sua quinta festa esportiva do campeonato local. Os "matches" entre os quadros representativos destes clubes, ansiosamente esperados, levaram, como era de prever, ao campo da rua José de Alencar numerosíssima assistência, delirante de entusiasmo, podendo assegurar-se que há talvez seguramente 3 anos que aos "grounds" de foot-ball não aflui tão elevado número de pessoas, nem tão indiscriptível e ruidoso partidarismo. Às 2 horas precisas entraram em campo as segundas equipes, caprichosamente treinadas para a pugna de domingo.
O "team" do Grêmio, desde o início mostrou-se mais homogêneo, mais combinado, principalmente a linha de avante. A linha dos rubros atuou um tanto desnorteada, devendo entretanto ficar registrado o brilhante esforço de, Iron que foi incansável na sua posição. Os médios de ambos os quadros portaram-se bem e os backs igualmente. O keeper do Gremio é que nos pareceu não estar ainda à altura das responsabilidades da sua posição. O match terminou com a vitória do Grêmio pelo score de 5 gols a 2.
Após o encontro dos segundos teams, entraram em campo as 1ªs equipes. Dado início à prova, constatou-se em breves minutos a superioridade dos forwards do Internacional, como combinação. O team do Grêmio, composto de bons elementos de defesa descurou do preparo da linha de avante, que se ressentia de coesão. Em si, o jogo, desde o inicio um tanto violento, não merece o cognome de encontro, entre as duas valorosas sociedades locais. Faltou-lhe beleza de conjunto, estratégia e o que é mais, serenidade. Jogo de fortes tiradas, de competência pessoal, de desastrosos efeitos.
Era o triunfo do músculo sobre a destreza, chegando ao cúmulo de jogadores atravessarem o campo aos encontrões, sem resultado prático visível, mais do que predisporem-se a angariar alguma lesão que os prejudicasse ou que desse motivo ao exercício de jogo violento, sobre todos os pontos de vista abusivo e condenável.
A assistência que esteve imprudente, invadiu o campo ocupando o terreno devoluto entre a linha do touch e a cerca de madeira, prejudicando as decisões do juiz de linha.
O match correu ruidoso, fizeram-se ouvir setrepitosas aclamações, porém, jogos desta natureza nada concorrerão para o aperfeiçoamento do foot-ball entre nós, mormente agora, que se vem movendo uma campanha tenaz contra a desmoralização do belo jogo bretão.
O encontro terminou com a vitória inconteste do Internacional pelo score de 5 a 3.
Fonte: Mascara (RS), 25/05/1918, ano 1918, n. 016, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/174181/671.

Postar um comentário