25/10/1936 - Citadino 1936 - 2º turno - Americano-RS 3 x 5 Internacional

OS JOGOS DE AMANHÃ DO CAMPEONATO DA CIDADE
AMERICANO X INTERNACIONAL
Na Rua Larga
O valoroso Sport Club Internacional, campeão invicto do turno, comparecerá, amanhã, ao Campo da Rua Larga, para medir forças com o galhardo clube universitário. A lógica indica claramente que o possante conjunto colorado alcançará mais um triunfo na jornada de amanhã. Entretanto, os briosos acadêmicos, entusiasmados com a vitória alcançada frente aos caturritas, vão para o campo da luta cheios de ardor e força de vontade, dispostos a vender muito caro a sua derrota ou... registrar o segundo triunfo da temporda. Assim, teremos a técnica e a experiência dos colorados frente ao entusiasmo e galhardia dos estudantes, animados pela sua formidável torcida, numa batalha que poderá ser bastante interessante.
O LOCAL
A pugna entre os estudantes e os rubros será ferida no Campo negro-grená, na rua Larga.
O HORÁRIO
3ºs teams — 9,15 horas
2ºs teams — 14,15 horas
1ºs teams — 16,15 horas
Tolerância — 15 minutos
AS AUTORIDADES DA AMGEA
Representante — Sr. Artur Schneider.
Fiscal — Sr. Artur B. Prates.
Juízes — Srs. Celear Passos e João Barreto, para os segundos e terceiros quadros.
S. C. AMERICANO
NOTA OFICIAL
Os quadros do clube universitário, que jogarão amanhã contra o seu coirmão Internacional, são os seguintes:
PRIMEIRO — Marcelo, Ivânio, Guimarães, Arias, Vasquinho, cap., Lobato, Eli, Arteche, Cícero, Flávio, Osorio.
Substitutos: Dirceu, Tatinha, Garcia, Joca.
SEGUNDO — Tschiedel, Ladí, Corona, Lourivaldino, Xisto, Ramão, Cesar, Costa, Renato, Odilon, Teles.
Substitutos: Pedone, Milton, Gonçalves, Russomano, Vitor.
Horário: 2º, ás 13,45 horas ; 1º, 15 horas.
Nota: Terceiros quadros o Americano entregou os pontos.
Fonte: A Federação (RS), 24/10/1936, ano 1936, n. 242, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/80602. Acesso em: 25 abr. 2025.

[...] O AMERICANO TERÁ O INTERNACIONAL COMO ADVERSÁRIO
PORMENORES
A Amgea fará disputar, hoje, a segunda rodada do returno do campeoanto de futebol da cidade, com a realização dos encontros Cruzeiro x Grêmio, São José x Força e Luz e Americano x Internacional [...].
INTERNACIONAL X AMERICANO
No campo da Rua Larga, encontrar-se-ão, hoje, os clubes Internacional x Americano.
O Internacional, que é o campeão invicto do turno e que no returno já venceu o Cruzeiro, não quererá perder o título que ostenta. Os universitários, que domingo último obtiveram a sua primeira vitória, esperam oferecer tenaz resistência ao clube colorado.
AS AUTORIDADES DA AMGEA
Representante — Sr. Artur Schneider.
Fiscal — Sr. Artur B. Prates.
Juízes — Srs. Alfredo Cesaro e Celear Passos, para os primeiros e segundos quadros.
OS QUADROS CONTENDORES
Os quadros contendores apresentar-se-ão assim organizados.
AMERICANO — Primeiro — Marcelo — Guimarães — Arias — Vasquinho (cap.) — Lobato — Eli — Arteche — Cícero — Flávio — Osório.
Reservas: Dirceu — Tatinha — Garcia — Joca.
Segundo: Tschiedel — Ladi — Corona — Lourivaldino — Xisto — Ramão — Cesar — Costa — Renato — Odilon — Teles.
Horários — Segundos quadros, às 14 e 45 horas, primeiros quadros, 16 horas.
Nos terceiros quadros o Americano entregou os pontos.
INTERNACIONAL — Primeiro: Penha — Natal — Alfeu — Garnizé — Risada — Levi — Sílvio — Marreco — Salvador — Mancuso — Castillo — Tom Mix — Artigas — Salô.
Segundo — Armênio — Álvaro — Sadi — Celso — Simão — Alcides — Zezé — Aires — Alves — Claudionor — Valico — Marico — Tide — Dirceu — Adroaldo — Dorval.
Os jogadores colorados deverão estar no Estádio dos Eucaliptos, às 13,45 horas.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 25/10/1936, ano 1936, n. 202, p. 21. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/4370. Acesso em: 25 abr. 2025.

CITADINO 1936 - 2º TURNO - AMERICANO-RS 3 X 5 INTERNACIONAL
Data: 25/10/1936
Local: Campo da Rua Larga - Porto Alegre (RS)
Juiz: Alfredo Cesaro
Gols: Castillo 5’/1 (I); Cícero 27’/1 (A); Tom Mix ?’/1 (I); Castillo 13’/2 (I); Castillo, pênalti 18’/2 (I); Eli 24’/2 (A); Salvador Arísio ?’/2 (I); Osório ?’/2 (A).
AMERICANO-RS: Marcelo; Guimarães e Vasquinho; Arias, Eudoro e Lobato; Eli, Arteche (Oscar), Cícero, Flávio e Osório.
INTERNACIONAL: Penha; Natal e Alfeu; Garnizé, Risada e Levi; Marreco, Artigas, Salvador Arísio, Castillo e Tom Mix. Técnico: Inocêncio Travassos Souto.

OS JOGOS DE ONTEM DO CAMPEONATO DA CIDADE
NO CAMPO DA RUA LARGA
POR 5 x 3 O INTERNACIONAL VENCEU OS UNIVERSITÁRIOS
Um pequeno sururu nas arquibancadas
O Internacional cumpriu, ontem, o seu segundo compromisso do returno do campeonato dirigido pela Amgea, enfrentando o Universitário em sua praça de desportos.
Talvez devido ao calor que se fez sentir, um público diminuto assistiu essa refrega que findou com a vitória dos colorados pela contagem de 5 x 2.
O "onze" universitário, na fase inicial desenvolveu grande atividade, parecendo mesmo que ele repetiria a façanha de domingo retrasado, frente aos caturritas.
O primeiro tempo findou com o resultado de 2 x 1, favorável ao quadro de Risada, que nesse período da luta pouco produziu, devido a vigilância da defesa do onze "U", aparecendo Vasquinho em primeiro plano, seguido de Marcelo, que ontem esteve num de seus grandes dias. Aqueles pontos foram marcados por Castilo e Cícero.
O segundo tempo foi mais folgado para o Internacional, que assediou com mais frequência. O arco sob a guarda de Marcelo, marcando desse modo mais 3 tentos por intermédio de Castillo, Tom Mix e Salvador, contra 2 dos Universitários, cujos autores foram Osório Luiz e Eli.
Tecnicamente, a pugna não agradou, principalmente no primeiro tempo, quando ambos os quadros jogaram desorientados.
A segunda fase foi mais interessante que a anterior, pois os assistentes puderam, embora de leve, apreciar algo de futebol.
Nas arquibancadas, no intervalo do 1º tempo surgiu um sururuu, que se não fosse a energia com que agiram os dirigentes do clube da rua Larga, teria, por certo, tido graves consequências.
O quadro colorado continua na sua sequência de vitórias, apesar de não possuir um ataque que corresponda à defesa.
Do centro para a ala direita, por exemplo, morre o ataque rubro. Artigas na meia é figura que não aparece, atrasando, por vezes, a ofensiva colorada. É um elemento bom, mas não para aquele posto. É centro médio.
Outro elemento pouco eficiente é Marreco.
O ponteiro rubro, talvez por se achar enfermo, pouco produz.
Dos três, Salvador é o melhorzinho. Mais enérgico e decisivo, o centro rubro procura seguidamente o arco adversário.
A defesa ontem teve um furo que, se não incomondou os internacionalistas, foi por que Natal e Penha estiveram vigilantes. Queremos nos referir a Alfeu, que não pegou bola, principalmente durante a fase inicial.
O "onze" universitário atuou com ardor, destacando-se Marcelo, Vasquinho, Isidoro e 200. principalmente este, que esteve bom.
O JUIZ
Apitou a partida o Sr. Alfredo De Cesaro, do São José.
A sua atuação foi bastante criteriosa e agradou a ambos os times.
Os quadros degladiantes estavam assim formados:
Internacional: Penha; Alfeu e Natal; Levi, Risada e Garnizé; Marreco, Artigas, Salvador, Castillo e Tom Mix.
Universitários: Marcelo, Guimarães e Vasquinho; Arias, Isidoro e Lobato; Arteche (depois Oscar), Flávio e Osório.
SEGUNDOS QUADROS
Na partida dos segundos quadros venceu o Internacional pelo score de 5 x 0.
Fonte: A Federação (RS), 26/10/1936, ano 1936, n. 243, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/80610. Acesso em: 25 abr. 2025.

OS COLORADOS VENCERAM POR 5 X 3 O CLUBE UNIVERSITÁRIO
[...] Castillo, do Internacional, e Marcelo, dos grenás, as melhores figuras em campo, do encontro entre os líderes da tabela do returno
No gramado da rua Larga, realizou-se, na tarde de anteontem, em disputa do campeonato oficial de futebol da metrópole, o encontro entre as turmas do Internacional e do Americano Universitário.
Todo o mundo desportivo, apesar dos Universitários serem os ponteiros da tabela junto com os colorados, esperava uma partida fraca devido à superioridade do clube da camiseta encarnada. Mas tal não se verificou. Os rubros tiveram que jogar, e muito direitinho, pois os grenás entraram em campo com aquela força de vontade, que já lhes é característica e se entregaram à luta com o firme propósito de levá-la de vencida.
No entanto, saiu vitorioso o esquadrão dos Eucaliptos, pelo score de cinco a três. Foi, talvez, a melhor partida da tarde de anteontem.
Os "diabos rubros" apresentaram um padrão de futebol regular, mas fizeram bastantes esforços para levar a vitória da valente turma universitária que, não jogando com técnica, sobretudo apresentaram-se melhor. Muito darão o que fazer aos seus próximos adversários, pois é um quadro que dia a dia joga com mais precisão.
Com este resultado, os colorados assumiram a liderança da tabela com um ponto de vantagem sobre o Grêmio.
Os universitários jogaram desfalcados de três dos seus melhores elementos, que foram substituídos pelos reservas.
Marcelo, o novel guardião dos locais, foi o principal ponto de sua equipe, onde se salientou com vantagem aparando os tiros da vanguarda colorada. Vasquinho secundou-o muito bem e Eli e Cícero foram os melhores do ataque.
Os invictos que apresentaram suas linhas coordenadas excelentemente, tiveram em Castillos e Salvador, secundadis por Risada, os seus pontos altos, notadamente o primeiro, que atuou magnificamente sendo, também, realizador de três pontos dos cinco conquistados por seu clube.
O score foi aberto aos 9 minutos de jogo, por intermédio de Castillo, que recebendo um passe de Tom Mix, entrou com a bola para dentro do arco universitário. O empate doi decretado por Cícero aos 27 minutos de jogo, num tiro fraco, aproveitando-se de um descuido de Penha. Pouco antes de terminar o primeiro período, Tom Mix, em tiro enviesado, marca o segundo tento colorado.
Depois do descanso regulamentar, as turmas voltam ao gramado. Aos 13 minutos de jogo, Castillo de cabeça aumenta o score para suas cores e cinco minutos após, este mesmo jogador, marcando um pênalti punido contra o Americano, alcança o 4º gol. Os grenás reagem e Eli consegue, num tiro forte, de canto, o 2º gol para os locais, quando decorriam 24 minutos de jogo. Pouco depois, Salvador fecha a contagem para os colorados e minutos antes de terminar o jogo, Osório marca o terceiro tento americanista.
A assistência que compareceu ao campo da rua Larga, foi diminuta, mas apesar disso, saiu um "sururu" nas bancadas, que, felizmente não teve piores consequências, deviso a enérgica intervenção da polícia [...].
O juiz Alfredo Cesaro, do São José, teve uma atuação muito fraca.
Os quadros entraram em campo assim constituídos:
INTERNACIONAL
Penha; Natal e Alfeu; Garnizé, Risada e Levi; Marreco, Artigas, Salvador, Castillo e Tom Mix.
UNIVERSITÁRIOS
Marcelo; Guimarães e Vasquinho; Arias, Isidoro e Lobato; Eli, Arteche (depois Oscar), Clóvis, Flávio e Osório.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 27/10/1936, ano 1936, n. 203, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/4384. Acesso em: 25 abr. 2025.

Postar um comentário