INICIA-SE DOMINGO A DISPUTA DO RETURNO AMGEANO
Estão marcados os encontros Grêmio x São José, Internacional x Cruzeiro e Porto Alegre x Americano
PORMENORES
Domingo próximo será iniciado o returno do campeonato de futebol da cidade, com a realização da cidade, com a realização dos três primeiros jogos; Grêmio x São José, Internacional x Cruzeiro e Porto Alegre x Americano. Desses encontros, indiscutivelmente, o que mais interesse desperta é o que vai travar no campo dos Eucaliptos entre o Internacional e o Cruzeiro. Como acontece desde muitos anos, um jogo entre colorados e cruzeiristas constitui um acontecimento de realce nos meios desportivos, sempre esses dois clubes nos proporcionam excelentes jogadas. O Internacional, que já é o campeão do turno quererá, por certo, abater o seu adversário para iniciar bem o returno do campeonato. O Cruzeiro, que por sua vez, depois de estar colocado em 6º lugar na tabela do campeonato, conseguiu nos três últimos jogos do turno marcar seis pontos, passando a ocupar o 3º lugar, tudo fará para abater o campeão colorado e assim candidatar-se ao título de campeão do returno.
A luta promete ser disputadíssima e os dois contendores, no decorrer da presente semana, preparar-se-ão convenientemente para a rodada de domingo.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 15/10/1936, ano 1936, n. 193, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_01/4202. Acesso em: 25 abr. 2025.
INTERNACIONAL X CRUZEIRO
No Estádio dos Eucaliptos
Iniciando o returno do Campeonato da Cidade, no confortável Estádio dos Eucaliptos uma contenda que constitui uma grande atração — Internacional x Cruzeiro.
Realmente, é tradicional o entusiasmo com que invariavelmente se batem os dois valorosos antagonistas que, assim, proporcionam sempre uma jogada movimentada e interessante.
O possante conjunto colorado que venceu brilhantemente o turno do Campeonato da Amgea e ainda ostenta bravamente o título de honroso, vai para o campo da luta disposto a alcançar mais um significativo triunfo, dando, assim, o primeiro passo para a repetição da magnífica jogada do turno.
O bando de Risada está em perfeira forma e em condições, portanto, de desenvolver uma ótima jogada.
O adversário do onze rubro será a coesa falange cruzeirista que, convenientemente remodelada, tem cumprido excelentes performances e alcançado lindos triunfos que bem atestam o seu apurado preparo.
Tudo indica, pois, um prélio renhidíssimo e de difícil decisão.
SPORT CLUB INTERNACIONAL
NOTA OFICIAL
(3º e 1º quadros)
Deverão comparecer no Estádio dos Eucaliptos amanhã, às 8 horas da manhã, os seguintes jogadores do terceiro quadro, a fim de, fardados, seguirem para o campo do Grêmio Sportivo Força e Luz, onde será disputada a partida definitiva do campeonato do turno, com o quadro de igual categoria do valoroso coirmão Esporte Clube Cruzeiro:
Júlio — Nagibe — Dahne — Antoninho — Tossedo — Celso — Valdo — Fernando — Sílvio — Flores — Valico — Hílton — Shell — Alexandre — Irací.
Para a partida em dispula do campeonato do returno, que se deverá ferir à tarde desse mesmo dia, a direção de campo do campeão do turno determina o comparecimento dos jogadores dos 1º e 2º quadros, respectivamente, às 13 e 15 horas.
1º quadro: Penha — Natal — Alfeu — Garnizé — Zézé — Risada — Leví — Sílvio — Salô — Artigas — Salvador — Mancuso — Castillo — Tom Mix.
3º quadro: Armênio — Álvaro — Simão — Sadi — Ricardo — Alcides — Aires — Tide — Tijolada — Alves — Marreco — Adroaldo — Claudionor — J. Dirceu — Mario.
E. C. CRUZEIRO
Nota oficial
Devendo o Cruzeiro enfrentar amanhã o S. C. Internacional, em importante partida que iniciará o returno do campeonato da cidade, a Direção Técnica escalou os seguintes jogadores:
1º QUADRO — Marne — Espir — Marazita — Adão — Deste — Di Lorenzi — Zanini — Vanário — Pedro — Garcia — Cascão.
Reservas: Aita — Geraldo — Morais — Martins e Olavo.
2º QUADRO — Salomoni — Sátiro — Zimmer — Bruno — Aguado — Saco — Simão — Kive — Duda — Coró e Coutinho.
Reservas: J. Pinto — Cândido — Olegário e Matias.
Deixam de ser escalados os players Rubí e Assis, em virtude de encontrarem-se ausentes da capital.
Horário: — Os jogadores acima escalados deverão estar no campo do Cruzeiro, donde seguirão para o local do match no seguinte horario: 2º quadro, às 12,30 horas e 1º quadro, às 14 horas.
3º QUADRO — Também com o S. C. Internacional, o terceiro team do Cruzeiro déverá disputar, domingo próximo, no campo do Força e Luz a fim de ser apurado o campeão do turno nesta categoria.
Para este encontro, que será de grande importância, foram escalados os seguintes players cruzeiristas:
Rubem — Costa — Silva — José — Izidro — Saraiva — Gonzales — Lima — Avelino — Berge e Zimer.
Reservas: Feijó — João — Boi e Tancredo.
Estes jogadores deverão estar no campo do Cruzeiro às 8 horas.
Fonte: A Federação (RS), 17/10/1936, ano 1936, n. 236, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/80556. Acesso em: 25 abr. 2025.
CITADINO 1936 - 2º TURNO - INTERNACIONAL 3 X 0 CRUZEIRO-RS
Data: 18/10/1936
Local: Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Alfredo Zanini
Gols: Castillo 39’/1 (I); Artigas20’/2 (I); Salvador Arísio 30’/2 (I).
INTERNACIONAL: Penha; Alfeu e Natal; Garnizé (Zezé), Risada e Levi; Pirillo (Marreco), Artigas, Salvador Arísio, Castillo e Tom Mix. Técnico: Inocêncio Travassos Souto.
CRUZEIRO-RS: Marne; Espir e Marazita; Adão, Deste e De Lorenzi (Morais); Zanini, Vanário, Aita, Garcia (Olavo) e Cascão.
O INTERNACIONAL ABATEU O CRUZEIRO POR 3 X 0, CONSERVANDO, ASSIM, O SEU TÍTULO DE INVICTO [...]
—
CAMPEONATO DE FUTEBOL DA CIDADE
NO ESTÁDIO DOS EUCALIPTOS
Internacional — 3
Cruzeiro — 0
Iniciando o returno do Campeonato da Cidade, mediram forças na tarde de ontem, no Estádio dos Eucaliptos, as equipes representativas do Sport Club Internacional e do Esporte Clube Cruzeiro.
O forte calor que se fez sentir e o desinteresse público que se vem notando presentemente pelos encontros futebolísticos, além da realização de três partidas de campeonato, fizeram com que fosse pequena a assistência que compareceu no confortavel estádio colorado.
Aliás, ao contrário do que se esperava, a peleja de ontem não se revestiu dessas fases de sensacionalismo que estamos habituados a observar nas contendas dos dois destemidos antagonistas.
A primeira fase do embate transcorreu mais ou menos equilibrada, atirando os colorados mais ao arco, ao contrário dos alvi-azuis, que quase sempre falhavam nos arremates.
O segundo tempo foi francamente dos bravos campeões do turno, que se mantiveram constantemente em causticante ofensiva, dando ensejo ao jovem e valoroso arqueiro cruzeirista Marne para, mais uma vez, demonstrar as suas altas qualidades.
Realmente, Marne foi a figura de maior relevo do gramado, que aparando com absoluta segurança perigosos arremessos, quer intervindo oportuna e habilmente, enfim, defendendo continuamente o seu arco de maneira brilhante.
Os alvi-azuis, no segundo período, poucas excursões fizeram nos domínios colorados e dos ensejos que tiveram não souberam tirar o necessário proveito, fazendo-se sentir a falta de Cauduro, o atual comandante e animador do quinteto atacante.
Os colorados também atuaram sem o seu-centro-avante Mancuso.
Marne, com suas brilhantes defesas e a ala Tom Mix — Castillo, com seu perfeito entendimento e malabarismo, constituíram as únicas atrações.
O encontro terminou com o triunfo do valoroso bando colorado pelo score de 3 x 0, resultado este líquido e, sobretudo, merecido.
OS QUADROS DEGLADIANTES
Internacional — Penha; Alfeu e Natal; Garnizé (depois Zezé), Risada e Levi; Sílvio (depois Marreco), Artigas, Salvador, Castillo e Tom Mix.
Cruzeiro — Marne; Espir e Matazita; Adão, Deste e Delorenzi (depois Morais); Zanini, Vanário, Aita, Garcia (depois Olavo) e Cascão.
OS TENTOS COLORADOS
1º) — Marne defende, mas com a bola sobre a linha de fundo. O juiz marca o escanteio, que Tom Mix bate. A pelota vai a Marreco, que centra e Castillo cabeceia para dentro do arco alvi-azul, abrindo, assim, a contagem colorada aos 39 minutos de jogo, portanto, quando faltava um minuto para finalizar o 1º tempo.
Os cruzeiristas reclamaram contra o escanteio cobrado pelo juiz, alegando que Marne havia caído devido a uma carga de um atacante adversário.
2º) — Artigas, depois de uma demorada ofensiva colorada, em tiro alto, aumenta a contagem para 2, aos 20 minutos do 2º tempo.
3º) — Salvador, recebendo uma bola da direita, em forte tiro rasteiro de canto, burla a vigilância de Marne, pela 3ª vez, encerrando a contagem do dia aos 30 minutos do 2º tempo.
Nota — Os rubros fizeram mais dois tentos que foram anulados por "off-side".
O JUIZ
Dirigiu este encontro o desportista Alfredo Zanini, do G. S. Força e Luz, que agiu com imparcialidade, tendo tido, entretanto, algumas falhas, principalmente na marcação de impedimentos.
O jogo dos 2ºs quadros
O quadro cruzeirista só chegou ao Estádio dos Eucaliptos depois de passados 22 minutos da tolerância regulamentar, sendo assim, os pontos entregues ao Internacional.
Os dois bandos empenharam-se, então, em uma luta amistosa, de 25 minutos cada tempo, verificando-se a vitória do galhardo onze colorado pelo score de 5 x 1. Os dois quadros estavam assim formados:
Internacional — Armênio; Álvaro e Sadi; Dorval, Simão e Aires; Tijolada Claudionor, Adroaldo, Dirceu e Mario.
Cruzeiro — Adão; Sátiro e José Pinto; Bruno, Martins e Assis; Matias, Saco, Coutinho, Coró e Candido.
Os dois bandos empenharam-se, então, em uma luta amistosa, de 25 minutos cada tempo, verificando-se a vitória do galhardo onze colorado pelo score de 5 x 1. Os dois quadros estavam assim formados:
Internacional — Armênio; Álvaro e Sadi; Dorval, Simão e Aires; Tijolada Claudionor, Adroaldo, Dirceu e Mario.
Cruzeiro — Adão; Sátiro e José Pinto; Bruno, Martins e Assis; Matias, Saco, Coutinho, Coró e Candido.
Os 3ºs quadros
O Internacional campeão do turno
O campeonato do turno dos 3ºs quadros estava empatado entre o Internacional e Cruzeiro.
Realizou-se ontem, pela manhã, o desempate.
O tempo regulamentar terminou sem vencedores nem vencidos, registrando-se o score de 1 x 1.
Somente aos 17 segundos da prrogação é que a partida teve decisão, com o tento da vitória conquistado pela destemida turma colorada que, assim, sagrou campeão do turno dos 3ºs quadros.
Fonte: A Federação (RS), 19/10/1936, ano 1936, n. 237, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/80564. Acesso em: 25 abr. 2025.
A PRIMEIRA RODADA DO RETURNO, EM DISPUTA DO CAMPEONATO DA AMGEA, DECORREU MOVIMENTADA
Universitários e Colorados venceram Porto Alegre e Cruzeiro por 3 a 2 e 3 a 0, respectivamente [...]
Foi iniciado, anteontem, o returno do campeonato de futebol da cidade com os jogos Grêmio x São José e Internacional x Cruzeiro e Porto Alegre x Americano.
[...] INTERNACIONAL X CRUZEIRO
No Estádio dos Eucaliptos encontraram-se os clubes Internacional e Cruzeiro.
O Cruzeiro perdeu os pontos do quadro secundário, visto ter chegado fora da hora regulamentar, tendo jogado uma partida amistosa, que findou com a vitória dos colorados por 5 a 1.
O encontro dos quadros principais terminou com a vitória do Internacional por 3 a 0. Os pontos do vencedor foram marcados por Castillo, Salvador e Artigas. A atuação do juiz José Alfredo Zanini foi falha.
Pela manhã, esses dois clubes desempataram, no campo do Força e Luz, o campeoanto do turno dos terceiros quadros. O jogo foi muito disputado e somente depois de 101 minutos de jogo o Internacional conseguiu vencer por 2 a 1. A regulamentação do desempate dos componentes pela fórmula Fraga é desumana, pois como anteontem aconteceu, os dois quadros, debaixo de forte calor, tiveram que jogar mais de 100 minutos, sendo que 60 minutos sem descanso. Com essa vitória, o Internacional sagrou-se campeão dos terceiros quadros, no turno.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 20/10/1936, ano 1936, n. 197, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_01/4274. Acesso em: 25 abr. 2025.