O INTERNACIONAL E O FORÇA E LUZ DISPUTARÃO DOMINGO PRÓXIMO A LIDERANÇA DO CAMPEONATO LOCAL
Para o grande embate que se vai travar no próximo domingo entre o Força e Luz e o Internacional, no campo do clube da Carris, no Caminho do Meio, está voltada a atenção do mundo desportivo local, que aguarda com grande expectativa essa rodada.
A luta entre colorados e rapazes da Carris reveste-se este ano de capital importância, dada a colocação dos dois contendores na tabela do campeonato da Amgea. O Força e Luz que só perdeu dois pontos, empatando com o S. José, espera abater, domingo, o seu terrível adversário, para assim assumir a liderança do certame amgeano. Os colorados, que ainda estão invictos no campeonato deste ano, esperam nessa mesma situação atingirem o fim do turno, marcando doze pontos na tabela,
e assim, de conformidade com a fórmula Fraga, candidatarem-se a finalistas do campeonato de 1936.
Os dois contendores fizeram ontem os seus últimos treinos preparando-se para a jogada de domingo.
Os rapazes do clube de Onias de Almeida estão esperançosos e esperam no combate de domingo solidificarem a sua situação no campeonato local.
Os colorados estão em perfeita forma e confiam no valor inconteste de seus craques, onde figuram jogadores consagrados, como Penha, Risada, Natal, Tom Mix e tantos outros.
Alfeu e Tom Mix, que haviam seguido para Bagé, deverão regressar hoje.
O quadro do clube do Estádio apresentar-se-á completo na jogada do próximo domingo.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 17/09/1936, ano 1936, n. 170, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_01/3787. Acesso em: 24 abr. 2025.
O Estádio da Timbaúva será teatro, amanhã, de uma formidável batalha, na qual o Força e Luz e Internacional discutirão, em definitivo, a liderança do Campeonato da Cidade.
—
FORÇA E LUZ X INTERNACIONAL
A sensacional peleja de amanhã no Estádio da Timbaúva, no Caminho do Meio
Os meios desportivos da Metrópole aguardam, vivamente interessados, o desfecho da formidável batalha que se vai ferir amanhã, no magnífico Estádio da
Timbaúva, entre os adestrados esquadões do destemido Grêmio Sportivo Força e Luz e do valoroso Sport Club Internacional.
Esta contenda reveste-se de capital importância, pois nela será definitivamente discutido o bastão de líder do turno do Campeonato da Cidade pelos dois galhardos bandos rubros, que permanecem invictos.
O galhardo "onze" colorado é o favorito para o titulo de campeão do turno, pois até agora não sofreu a decepção de uma derrota, não tendo, nem mesmo, um empate. Incontestavelmente, o Internacional possui um dos melhores e mais adestrados conjuntos da capital, pelo que justifica-se, plenamente, a confiança que a torcida colorada deposita na falange da jaqueta cor de sangue, onde brilham cracks como Penha, Risada, Natal, Castillo, Tom Mix etc.
Mas os rubros do Menino Deus, para triunfarem sobre os rubros do Caminho do Meio, terão de lutar titanicamente.
E isto afirmamos porque o denodado bando da "Carris" está em magnífica forma, como nitidamente atesta o lugar invejável que ocupa na tabela do Campeonato, apenas com um ponto perdido, de um empate, pois que, até agora, não sofreu nenhum revés.
Eis porque os aficionados do bravo grêmio do Caminho do Meio, aguardam, com justificada esperança no triunfo, a grande pugna de amanhã, confiando cegamente no valor de Lucindo, Miro, Vanderlino, Gradim, Negrito, Zanini, etc.
Não resta, pois, a minima dúvida que vamos assistir um prélio verdadeiramente formidável.
O LOCAL
O sensacional encontro de amanhã, como dissemos, será travado no magnífico Estádio da Timbaúva, no Caminho do Meio.
AS AUTORIDADES DA AMGEA
Representante - Sr. Heron Buriti.
Fiscal - Sr. Natal Maineri.
Juízes - srs. Max Barth e Armando Meireles, para os 3ºs e 2ºs quadros.
NOTA OFICIAL DO GRÊMIO SPORTIVO FORÇA E LUZ
Para a partida oficial do campeonato dos três quadros deste grêmio contra os do nosso coirmão Sport Club Internacional, a realizar-se amanhã, domingo, em nosso campo, no Estádio da Timbaúva, ficou resolvido adotar-se as seguintes medidas:
1ª — Designar o sr. Onias de Almeida, diretor-presidente, para assumir a direção geral.
2ª — Representará a diretoria deste grêmio junto às autoridades, o Sr. Custódio M. Lemos, vice-presidente.
3ª — Representará este grêmio junto à imprensa, o Sr. Francisco Sebrão, diretor-secretário.
4ª — A direção técnica do encontro ficará a cargo dos srs. Carlos Ribeiro da Silva, diretor-técnico e Ricardo M. Peres, técnico-auxiliar.
5ª — O policiamento ficará a cargo dos srs. Carlos Norberto Brusque de Abreu e Salvador Moraga.
6ª — A fiscalização de portões e movimento de entradas estará confiada aos srs. Arnaldo C. Padão, diretor-tesoureiro e seu auxiliar, Sr. Otacílio G. Fonseca, juntamente com os representantes do Sport Club Internacional.
7ª — Os horários das partidas serão os seguintes:
3ºs quadros — 9,15 horas
2ºs quadros — 13,30 horas
1ºs quadros — 15,30 horas,
8ª — Os Jogadores do Força e Luz deverão estar no campo, respectivamente: os do 3º quadro, às 8,30 horas; os do 2º às 13 horas e os do 1º quadro, às 14,30 horas, impreterivelmente.
9ª — Vigorarão os seguintes preços de entradas:
Pavilhão — 4$000
Senhoras e menores (pavilhão) — 4$000
Geral — 3$000
Senhoras, menores e fardados (geral) — 2$000
Automóveis — 1$000
10ª — Os sócios do Grêmio Sportivo Força e Luz terão acesso ao campo mediante a apresentacão do recibo n 9º (mês de setembro). Chamamos a atenção dos srs. sócios para esse ponto: de que somente valerá o recibo n. 9.
11ª — Foram escalados, pelo diretor-técnico, os seguintes quadros:
I — Lucindo; Miro e Vanderlino; Elesbão, Gradim e Índio; Cavaco, Zanini, Negrito, Dinga e Javel.
Reservas: Gianoni, Luizelli, Centurião e Ferreira.
II — Hugo; Amado e Kessler; Piva, Álvaro e João; Ivo, Vanzeto, Faccin, Gilio e Romeu.
Reservas: Cassiano, Aparício, Campos e Manoel.
III — Florisbelo; Djalmo e Fefé; Clóvis, Agenor e Universo; Sebastião, Aristides, Chuva, Eli e Luiz.
Reservas: Afonso, Jaime, Ernesto, Boaventura e Jovino.
Fonte: A Federação (RS), 19/09/1936, ano 1936, n. 213, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/80366. Acesso em: 24 abr. 2025.
FORÇA E LUZ E INTERNACIONAL SERÃO OS CONTENDORES DE AMANHÃ
Se os colorados vencerem, de acordo com a fórmula Fraga, se colocarão finalistas do campeonato de 1936
AS POSSIBILIDADES DO CLUBE DA CARRIS
Grêmto Sportivo Força e Luz e Sport Club Internacional disputarão, amanhã, no Estádio da Timbaúva, no Caminho do Meio, uma das mais sensacionais rodadas de campeonato do corrente ano. Esse embate é de capital importância dada a colocação dos dois contendores na tabela do campeonato. O Força e Luz pre só perdeu este ano um ponto empatando com e São José e o Internacional ainda está Invicto no corrente campeonato. Se o clube colorado na jogada de amanhã abater o Grêmio da Carris será o campeão do turno e como tal de conformidade com a fórmula Fraga será finalista do campeonato de 1937. Se o Força e Luz conseguir vencer o Internacional ainda não será assegurado o título de campeão do turno, pois terá, ainda, que enfrentar o Cruzeiro e o Grêmio, dois adversários perigosos para o clube de Gradim.
O quadro da Carris espera no encontro de amanhã firmar-se e obter o seu adversário.
Os colorados entrarão em campo com o seu quadro completo, pois Tom Mix e Alfeu já chegaram, ontem, de Bagé.
Esse jogo, que é aguardado com grande expectativa, levará, por certo, grande afluência de espectadores ao estádio da Timbaúva [...].
Fonte: Diário de Notícias (RS), 19/09/1936, ano 1936, n. 171, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_01/3803. Acesso em: 25 abr. 2025.
O choque dos invictos
—
FORÇA E LUZ E INTERNACIONAL DISPUTARÃO HOJE A LIDERANÇA
O encontro será no Estádio das Timbaúvas, arbitrado pelo desportista Alfredo Cesaro
A Amgea fará disputar, hoje, no Estádio das Timbaúvas, no Caminho do Meio, uma das mais importantes partidas do campeonato do corrente ano entre os quadros representativos do G. S. Força e Luz e do S. C. Internacional.
Esse embate revestir-se-á de grande importência, dada a colocação dos dois contendores na tabela do campeonato da cidade.
O Força e Luz perdeu este ano um ponto empatando com o São José e o Internacional ainda está invicto no corrente campeonato. Se o clube colorado na jogada de hoje abater o Grêmio da Carris será o campeão do turno e como tal, de conformidade com a formula Fenga, será finalista do campeonato de 1937. Se o Força e Luz conseguir vencer o Internacional ainda não terá assegurado o título de campeão do turno, pois terá ainda que enfrentar o Cruzeiro e o Grêmio, dois adversários perigosos para o clube de Gradim.
A luta entre colorados e os rapazes da Carris promete ser sensacional e constituirá, por certo, o maior acontecimento desportivo do dia. É grande a expectativa reinante nas rodas desportivas para a jogada que levará, certamente, uma grande assistência ao campo do Força e Luz.
AUTORIDADES
Representará a Amgea nesse jogo o desportista Heron Buriti, 1º vice-presidente e serviré de fiscal o Sr. Natal Maineri, membro da comissão técnica.
JUÍZES
Para arbitrarem os jogos dos 1ºs e 2ºs quadros foram escalados os desportistas Armando Meireles e Max Barth, respectivamente.
Para dirigir o jogo dos quadros principais foi escolhido de comum acordo pelos contendores o desportista Alfredo Cesaro, do quadro extraordinário da Amgea.
OS QUADROS CONTENDORES
Os quadros contendores apresentar-se-ão, hoje, com a seguinte organização.
FORÇA E LUZ
1º — Lucindo — Miro — Vanderlino — Elesbão — Gradim — Índio — Cavaco — Zanini — Negrito — Dinga — Javel.
Reservas: Gianoni — Luizelli — Centurião e Ferreira.
2º — Hugo — Amado — Kessler — Piva — Álvaro — João — Ivo — Vanzetto — Faccin — Gilio — Romeu.
Reservas: Cassiano — Aparício — Campos e Manuel.
3º — Florisbello — Djalmo — Fefé — Clóvis — Agenor — Universo — Sebastião — Aristides — Chuva — Eli — Luiz.
Reservas: Afonso — Jaime — Ernesto - Boaventura e Jovino.
INTERNACIONAL
1º — Penha — Natal — Alfeu — Garnizé — Risada — Levi — Sílvio — Artigas — Mancuso — Castillo — Tom Mix.
Reservas: Salô e Salvador.
2º — Armênio — Álvaro — Sadi — Simão — Alcides Aires — Zezé — Alves — Marreco — Dirceu — Claudionor — Mario — Adroaldo — Dorval.
3º — Júlio — Nagib — Egon — Omar — Antoninho — Dahne — Celso — Valdo — Ivânio — Tide — Fernando — Sílvio — Valico — Hílton — Shell — Flores e Mandodori.
Os jogadores dos 1º, 2º e 3º quadros deverão estar no Estádio dos Eucaliptos, às 15, 13 e 8 horas, respectivamente [...].
Fonte: Diário de Notícias (RS), 20/09/1936, ano 1936, n. 172, p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/3819. Acesso em: 25 abr. 2025.
CITADINO 1936 - 1º TURNO - FORÇA E LUZ 0 X 1 INTERNACIONAL
Data: 20/09/1936
Local: Timbaúva - Porto Alegre (RS)
Juiz: Alfredo Cesaro
Gol: Artigas 28’/2 (I).
FORÇA E LUZ: Lucindo; Miro Vasques e Vanderlino; Elesbão (Luizelli), Gradim e Índio; Ferreira, Zanini (Centurião), Negrito, Dinga e Javel. Técnico: Carlos Ribeiro da Silva.
INTERNACIONAL: Penha; Natal e Alfeu; Zezé II, Risada e Levi; Salomão (Pirillo), Artigas (Salvador Arísio), Mancuso, Castillo e Tom Mix. Técnico: Inocêncio Travassos Souto.
PELO SCORE MÍNIMO, O FORÇA E LUZ BAQUEOU FRENTE AOS COLORADOS
COM A VITÓRIA DE ONTEM O INTERNACIONAL FIRMOU-SE NA LIDERANÇA DO CAMPEONATO
78 MINUTOS DE JOGO SEM ABERTA A CONTAGEM — NATAL EM GRANDE FORMA — GRADIM APARECEU DURANTE 40 MINUTOS — VANDERLINO ESTEVE BOM — ARTIGAS FOI O AUTOR DO PONTO DA VITÓRIA RUBRA — OUTRAS NOTAS
APÓS UMA LUTA PARELHA E BRILHANTE, O INTERNACIONAL TRIUNFOU, FRENTE AO FORÇA E LUZ, PELO SCORE MÍNIMO, FIRMANDO-SE NA LIDERANÇA DA TABELA E ASSEGURANDO O TÍTULO DE CAMPEÃO DO TURNO
No belo Estádio da Timbaúva, travou-se ontem, a esperada luta entre as turmas representativas do Força e Luz e Internacional, ambas invictas no atual campeonato dirigido pela Amgea.
O jogo, esperado com grande entusiasmo, tecnicamente não agradou, tendo ambos os times feito uma partida animada, apreciando-se o esforço individual de vários elementos.
O "onze" da Carris dominou a falange rubra durante quase todo o primeiro tempo, faltando-lhe no entretanto o remate final.
Gradim, que no princípio do match atuava bem, fracassou depois, dando assim, ensejo para que a linha rubra excursionasse seguradamente ao campo adversário, sem conseguir no entretanto fazer pontos, o que se verificou somente nos últimos minutos da contenda.
Como se vê, foram jogados 78 minutos, decidindo-se a partida nos dois finais.
O autor desse tento foi o meia direta Artigas que de cabeça e aproveitando um belo passe de Castillo, conseguia burlar a vigilância de Lucindo, que ontem atuou magnificamente.
O arqueiro da Carris teve saliente destaque, o mesmo acontecendo com os players Miro, Vanderlino e Elesbão, na defesa, e Dinga, o primeiro homem do ataque, seguido de Negrito.
—
O "onze" colorado teve uma atuação discreta na primeira fase da contenda, para melhorar no final, quando dominou o seu forte adversário, devido ao fracasso de Gradim.
Inconstestavelmente as suas primeiras figuras, no ataque, foram Tom Mix e Castillo.
Ala que se compreende perfeitamente, os dois "mignons" rubros fizeram uma grande partida, notadamente o segundo.
Na linha de halves não há nomes a destacar, pois todos atuaram muito bem.
Dos zagueiros o primeiro foi Natal, que esteve num de seus grandes dias, tirando bolas difíceis e distribuindo com inteligência.
Penha, como sempre atuou bem, fazendo empolgantes pegadas.
Feita esta nota, passamos a descrever o que foi o embate.
—
O JOGO
Sob as ordens do player Alfredo, do São José, os times se alinharam na seguinte ordem:
Internacional — Penha; Natal e Alfeu; Zezé, Risada e Levi; Saló (depois Sílvio), Artigas (depois Salvador), Mancuso, Castillo e Tom Mix.
Força e Luz — Lucindo; Miro e Vanderlino; Elesbão (depois Luizelli), Gradim e Índio; Ferreira, Zanini (depois Centurião), Negrito, Dinga e Javel.
A saída foi dada pelo Internacional. Natal defende. Ferreira põe fora. Mancuso perde a primeira oportunidade do dia, atirando pelo lado. Vanderlino salva. Penha segura um tiro de Ferreira. Javel desperdiça. Castillo perde. Negrito atira e Penha apara. Natal defende e Dinga perde. Salô esperdiça. Javel atira por cima. O jogo está francamente para o Força e Luz, que ataca seguidamente. Foul de Levi. Natal defende. Javel desperdiça e Vanderlino defende. Miro comete corner e Salô bate, indo fora. Artigas perde, saindo o couro pelo lado. Foul de Gradim e Zezé bate, salvando Miro. Mão de Risada. Vanderlino bate, Penha segura. Vanderlino salva. Mão de Levi. Javel desperdiça, Alfeu salva e Penha intervém. Levi faz uma entrada e dá forte tiro que Lucindo segura com dificuldade. Gradim atira de longe e vai fora. Natal salva. Foul de Ferreira, Vanderlino e Artigas chocam-se, sendo aquele atendido pelo massagista. O jogo está interrompido. Reiniciado, Miro salva de cabeça. Salô perde. Levi atira e Lucindo defende.
O Força e Luz está fazendo uma notável pressão, obrigando a defesa colorada a ingentes esforços. Alfeu salva. Negrito perde boa oportunidade para abrir a contagem. Vanderlino defende. Lucindo pega. Alfeu salva. Ferreira segura Tom Mix com a mão. Foul de Castillo. Gradim atira fora. Natal salva e Salô perde. Negrito atira e Penha defende. Foul de Gradim que batido por Risada vai fora. Vanderlino defende duas vezes seguido. Off-side de Zanini. Tom Mix atira e Lucindo defende. Após mais algumas jogadas, terminou o primeiro tempo com o seguinte resultado:
Internacional — 0
Força e Luz — 0
SEGUNDO TEMPO
Iniciou-se, após o descanso regulamentar, a segunda fase da partida. Saiu o Força e Luz, salvando Miro, a seguir. Gradim faz foul em Risada. Vanderlino defende duas vezes, Alfeu salva. Penha segura. Negrito atira fora. Foul de Mancuso, que a seguir perde uma ótima oportunidade. Castillo atira por cima. Natal salva e Ferreira desperdiça.
Elesbão faz foul. Zanini perde. Mão de Risada. Penha segura. Gradim está no "prego". Foul de Vanderlino. O Internacional está se acertando. Mancuso desvia magnificamente de cabeça, mas foi infeliz, indo o couro fora.
Salvador atira e Lucindo pega. Vanderlino defende. Salô perde. Corner contra o Força e Luz que não surte efeito. Sílvio substituiu Salô. Risada põe fora. Castillo atira e Miro concede corner, sem resultado prático. Centurião substituiu Zanini. Javel atira e Penha segura.
Miro trancou Castillo dentro da área, tendo o juiz, muito acertadamente cobrado pênalti. Risada bate e a bola vai fora. A seguir, Castillo põe fora. Vanderlino defende. Alfeu salva. Javel atira e Penha defende. Tom Mix atira e Lucindo pratica formidável defesa. Penha segura bem. Natal salva. Negrito atira e Penha pega. Salvador perde. Sílvio põe fora. Javel na frente do gol perde a melhor oportunidade da tarde. Ferreira perde. Corner contra o Internacional, sem resultado. Sílvio desperdiça. Negrito na frente do gol desperdiça. Artigas entrou novamente no lugar de Salvador. A turma "colorada" agora está fazendo uma reação excelente. Índio põe fora. Javel atira e Penha defende. Lucindo pega. Penha segura. Mancuso atira fora. Castillo desperdiça. A linha "colorada" está reagindo. Vanderlino defende, fazendo corner sem resultado.
Foul de Miro. Artigas perde boa oportunidade.
O público está abandonando o campo, pois são decorridos 78 minutos e o score não é aberto. A linha colorada carrega pela esquerda. Após uma série de jogadas, Castillo centra magnificamenta, do que se aproveita Artigas para marcar o único ponto da tarde sob aplausos gerais do público. Elesbão abandona o campo, sendo substituído por Luizeli.
Sai o Força e Luz. Javel perde. Natal defende duas vezes. O quinteto rubro carrega e Vanderlino defende.
E mais algumas jogadas e termina o encontro, com o resultado abaixo:
Internacional — 1
Força e Luz — 0
O JUIZ DA LUTA
Apitou a partida o conhecido médio Alfredo, da esquadra principal do São José.
S. s. agradou ambas as bandas, pois sua atuação foi criteriosa.
MOVIMENTO TÉCNICO
Internacional
Defesas de Penha | 4 | 6 | 10 |
Intervenções | 1 | 1 | 2 |
Fouls | 4 | 1 | 5 |
Hands | 2 | 1 | 3 |
Corners | 0 | 1 | 1 |
Off-sides | 0 | 0 | 0 |
Pênaltis | 0 | 0 | 0 |
Gols | 0 | 1 | 0 |
Força e Luz
Defesas de Lucindo | 4 | 7 | 11 |
Intervenções | 0 | 1 | 1 |
Fouls | 3 | 8 | 11 |
Hands | 1 | 0 | 1 |
Corners | 1 | 4 | 5 |
Off-sides | 1 | 0 | 1 |
Pênaltis | 0 | 1 | 1 |
Gols | 0 | 1 | 1 |
2ºS QUADROS
Preliminarmente jogaram as turmas secundárias, vencendo o Força e Luz pela contagem de 5 x 0.
3ºS QUADROS
Pela manhã jogaram os terceiros quadros, vencendo o time da Carris pelo score de 3 x 2.
O FORÇA E LUZ E A IMPRENSA
A diretoria do Força e Luz fez distribuir aos representantes da imprensa diversos guaranás e cervejas, lembrança essa bem recebida entre os que manejam nos jornais da capital.
Fonte: A Federação (RS), 21/09/1936, ano 1936, n. 214, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/80372. Acesso em: 25 abr. 2025.