06/09/1936 - Citadino 1936 - 1º turno - São José-RS 0 x 3 Internacional

O INTERNACIONAL E O SÃO JOSÉ, NA TARDE DE DOMINGO, DISPUTARÃO A LIDERANÇA DO CAMPEONATO LOCAL
Marca o carnê da Amgea para o próximo domingo uma das mais importantes partidas do campeonato do corrente ano entre os quadros representativos do São José e do Internacional.
Esse jogo vem sendo aguardado com grande interesse, dada a colocação dos contendores na tabela do campeonato amgeano. O São José ainda não sofreu revés algum na atual temporada, tendo empatado somente duas partidas com o Grêmio e o Força e Luz, e o Internacional também continua invicto no corrente ano. Se os colorados conseguirem abater os zequinhas no seu próprio campo, terão quase que assegurado o título de campeão do turno e se os vencedores forem os rapazes do São José, que fazem a sua última exibição no turno, também terão quase conquistado o título de campeão do turno. Essa partida, como se vê, é quase que decisiva para a apuração do campeão do turno. Os rapazes do clube de Edmundo Lamb vão ao campo dispostos a abaterem o seu adversário e assim, pela primeira vez na vida do São José, esse clube será finalista do Campeonato da Cidade. Os colorados esperam na rodada de domingo confirmarem a "performance" que vem demonstrando neste ano e marcarem, assi, mais dois pontos na tabela do campeonato.
A luta que se vai travar domingo no campo do Passo da Areia será, por certo, disputadíssima e dado o interesse que se vem notando para a mesma é de presumir-se que o campo dos zequinhas apanha uma grande enchente.
Representará a Amgea nesse jogo o desportista Itaboraí Sarmento, seu 1º secretário e servirá de fiscal o desportista Celso Albert, da comissão técnica.
JUÍZES
Para arbitrar o jogo dos quadros principais, os dois contendores escolheram de comum acordo, o desportista Valdomiro Vasques (Miro), pertencente ao quadro extraordinário da Amgea.
Para arbitrarem os jogos dos terceiros e segundos quadros foram sorteados pela Amgea os juízes Natalino Hossman e João Barreto, respectivamente.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 04/09/1936, ano 1936, n. 159, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/3585. Acesso em: 23 abr. 2025.

S. JOSÉ E INTERNACIONAL , EM UMA JOGADA QUE SE PRENUNCIA SENSACIONAL, DISCUTIRÃO, AMANHÃ, NO CAMPO DO PASSO DA AREIA, A LIDERANÇA DO CAMPEONATO CIDADINO
SÃO JOSÉ X INTERNACIONAL
O SENSACIONAL EMBATE DE AMANHÃ, NO CAMPO DO PASSO DA AREIA
Os meios futebolisticos da metrópole aguardam, com vivo interesse, a sensacional batalha que se vai ferir amanhã, no campo do Passo da Areia, entre as fortes e adestradas falanges do Esporte Clube São José e do Sport Club Internacional.
Justifica-se, plenamente, a grande ansiedade, pois a peleja promete ser verdadeiramente gigantesca, em vista da situação privilegiada que desfrutam os dois bravos antagonistas, como vanguardeiros da tabela.
Zequinhas e Colorados não experimentaram, ainda, na presente temporada, o amargor de uma derrota, motivo pelo qual, amanhã, desenvolverão o máximo de seus esforços pela conquista da palma da vitória.
Os dois conjuntos que se vão degiadiar são constituidos por magníficos elementos e que estão em perfeitas condições de treinamento, sendo lícito esperar-se, portanto, uma bela jogada.
O LOCAL
Como dissemos acima, a contenda de amanhã será travada no novo e excelente campo do E. C. São José, situado no Passo da Areia, fim da linha de São João.
Bondes F e Futebol.
O JUIZ PARA A PUGNA PRINCIPAL
Ao que estamos informados, foi convidado o valoroso crack do Força e Luz, Waldomiro Vasques (Miro).
AS AUTORIDADES DA AMGEA
Representante — Sr. Itaboraí Sarmento.
Fiscal - Sr. Celso Albert.
Juízes - Srs. Waldomiro Vasques, João Barreto e Natálio Hoesmann, para os 1ºs, 2ºs e 3ºs teams.
NOTA OFICIAL DO E. C. S. JOSÉ
Foram escaladas, pela diretoria, as seguintes autoridades:
Representante junto à Amgea: Artur Schneider; junto à diretoria do Sport Club Internacional: Moisés Antunes da Cunha; junto à imprensa: Wilson Cipriano.
Bilheterias — a cargo dos tesoureiros e mais representantes do Internacional.
Policiamento - a cargo do Sr. Rafael Vilarinho.
Portões — a cargo dos srs. Reinaldo Doberstein e Osvaldo Dreher.
Sócios — Os srs. sócios terão ingresso mediante a apresentação do recibo nº 9 (Setembro). Aqueles que ainda não estiverem de posse do mesmo, encontrarão em poder do cobrador no guichê junto ao portão de entrada.
Entradas — As entradas serão cobradas à razão de:
Pavilhão — 4$000; gerais — 3$000 e 2$000 para menores, senhoras e praças de pret, não havendo absolutamente entradas de favor.
Direção geral — a cago do presidente Edmundo Lamb.
Horário - 3°s teams, às 9,30 horas; 2ºs às 13,30 horas e 1ºs às 14,30 horas.
"O S. JOSÉ NÃO MARCARÁ, AMANHÃ, MAIS DOIS PONTOS NA TABELA!"
A certeza de Tom Mix, na vitória dos colorados — Uma novidade: o conhecido extrema esquerda parte para Bagé, segunda-feira, com Alfeu
— [...] conheço que ele se encontra invicto nesta temporada. Contudo, tenho fé na minha turma e posso prever que, amanhã, о São José não marcará mais dois pontos na tabela".
Ditas essas palavras, Tom Mix contou-nos uma novidade:
— Segunda-feira, parto paга Bagé, a fim de visitar minha familia e descansar um pouco. Não me demorarei muito na fronteira, porém. Ficarei lá apenas alguns dias, enquanto o Internacional não tem compromissos a cumprir. Para o torneio do dia 13, em comemoração ao aniversario do Porto Alegre, estarei de volta.
E concluiu:
— Alfeu, que é meu conterrâneo, irá a Bagé, também, agora, regressando comigo.
Tom Mix, como já disse uma vez à "A Federação", não tem dúvidas de que o Internacional conquistará o presente campeonato da cidade.
Não apenas isso, porém. Tom Mix acredita mais: que seu clube ganhará o título máximo do futebol porto-alegrense sem amargar uma só derrota, conforme suas declarações publicadas há dias por esta folha.
Falando-nos, hoje, sobre o match dos rubros com o São José, o pequeno extrema-esquerda ainda nos reafirmou a convicção de que se acha possuído:
— Ganharemos o campeonato e, amanhã, continuando a série de triunfos domingueiros, derrotaremos o São José [...].
Fonte: A Federação (RS), 05/09/1936, ano 1936, n. 203, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/80294. Acesso em: 24 abr. 2025.

S. JOSÉ E INTERNACIONAL DISPUTARÃO, AMANHÃ, A LIDERANÇA DO CAMPEONATO AMGEANO
Será finalmente, amanhã disputado o  esperado encontro em disputa do campeonato de futebol da cidade entre os quadros representativos dos clubes São José e Internacional.
Esse jogo vem sendo aguardado com grande interesse, dada a colocação dos zequinhas e colorados na tabela do campeonato amgeano.
O São José já venceu o Cruzeiro, Americano e Porto Alegre e empatou com o Grêmio e o Força e Luz, perdendo, portanto dois pontos somente. O Internacional ainda não perdeu ponto algum, pois venceu o Cruzeiro, Americano e o Grêmio, faltando-lhe ainda enfrentar o Força e Luz e o Porto Alegre.
O vencedor da jogada de amanhã que será no campo do São José, no Passo da Areia, será possivelmente o campeão do turno.
Arbitrará o jogo dos quadros principais a convite dos dois contendores o desportista Valdomiro Vasques
(Miro), pertencente ao quadro extraordinário da Amgea. Dirigirão os jogos dos 2ºs e 1ºs quadros os desportistas João Barreto e Natálio Hoesman, respectivamente. Para esse jogo vigorará a seguinte tabela de preços:
Pavilhão — 4$000
Gerais — 3$000
Menores, senhoras e praças de pret — 2$000
Nos diversos jogos será observado o seguinte horário:
3ºs quadros às 8,30 horas.
2ºs quadros às 13,30 horas.
1ºs quadros às 15,30 horas.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 05/09/1936, ano 1936, n. 160, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/3601. Acesso em: 24 abr. 2025.

CITADINO 1936 - 1º TURNO - SÃO JOSÉ-RS 0 X 3 INTERNACIONAL
Data: 06/09/1936 
Local: Arrabalde de São João - Porto Alegre (RS)
Juiz: Valdomiro Vasques
Gols: Tom Mix 24’/1 (I); Pirillo 39’/1 (I); Risada 12’/2 (I).
SÃO JOSÉ-RS: Harri; Berto e Ireno; Cauduro, Bavú (Ruaro) e Mabília; Chinês, Clóvis (Zanini), Ordovás, Elustondo e Mesquita. Técnico: Antônio Neto.
INTERNACIONAL: Penha; Alfeu e Natal; Garnizé, Risada e Levi; Pirillo, Artigas, Salvador Arísio, Castillo e Tom Mix.Técnico: Inocêncio Travassos Souto.

A intrépida falange colorada arrebatou o São José o título de invicto e firmou-se na liderança do Campeonato da Cidade
CAMPEONATO DE FUTEBOL DA CIDADE
O Internacional continua invicto na vanguarda da tabela
O São José amargou o seu primeiro revés da temporada, frente aos colorados, pelo score de 3 x 0
Um público numeroso e entusiasta, compareceu, domingo último, no campo do Passo da Areia, a fim de assistir o embate entre as equipes representativas do S. José e Internacional em disputa do campeonato da cidade, dirigido pela Amgea.
Esse público, deixou o campo dos "Zequinhas" satisfeito, pois o prélio esteve bem interessante.
O São José, até então invicto no atual campeonato, sofreu domingo, o seu primeiro revés.
O score foi de 3 x 0, a favor dos "colorados", tendo o "onze" do São José feito uma magnífica exibição de futebol, principalmente no 1º tempo, quando o clube do Sr. Edmundo Lamb deixou, de parte, o jogo violento, aliás, a perdição de todos times que o aplicam.
O São José está bem treinado, locomovendo-se com rapidez todos os seus setores, havendo completo entendimento entre os players, notadamente na linha de fowards, onde Ordovaz aparece como cordenador.
Harry, que reapareceu no arco, fez uma esplêndida partida, confirmando a sua classe de keeper. Os demais atuaram bem.
O bando rubro, continuando na sua série de vitorias, apresentou-se bem treinado e, por conseguinte, aparelhado para enfrentar temível adversário. Homogêneo e superior na classe, o Internacional conquistou mais uma nítida vitória.
O time do Estádio dos Eucaliptos, com uma defesa forte, um ataque decidido e enérgico, soube aproveitar as jogadas feitas.
As suas figuras principais foram: na defesa Penha, Natal e Risada, que como eixo tem aprovado, e no ataque, Tom Mix, Castilhos e Mancuso.
A ala esquerda colorada — Tom Mix-Castilhos — se entende perfeitamente, apresentando, sempre, jogadas que surpreende o espectador. É o ponto alto do ataque dos "diabos-rubros".
Quanto ao resultado da jogada, ninguém o esperava.
A própria torcida rubra ficou surpresa. Todos julgavam que ele fosse mais apertado, dadas as últimas exibições feitas pelo São José e mesmo porque nos primeiros 10 minutos da contenda o São José esteve dominando o seu forte adversário.
Após os primeiros 15 minutos do inicio da batalha é que o Internacional firmou-se, passando a dominar o seu antagonista, tendo a fase inicial da jogada terminado por 2 x 0, pontos esses conseguidos por Tom Mix e Sílvio.
O segundo tempo foi todo ele favorável ao Internacional, que desenvolveu mais jogo. Nesta fase, devido a complacência do árbitro, Sr. Valdomiro Vasques, do Força e Luz, a jogada ficou algo violenta. Felizmente pouco durou, pois o juiz acima voltou a apitar o jogo pesado e a partida foi normalizada.
Feito este rápido comentário sobre o embate, passamos a descrevê-la, abaixo:
OS QUADROS DEGLADIANTES
Internacional — Penha; Alfeu e Natal; Garnizé, Risada e Levi; Sílvio, Artigas (depois Salvador), Mancuso, Castillo e Tom Mix.
São José — Harry; Berto (depois Mabília) e Ireno; Mabília (depois Russo), Bavú e Cauduro; Mesquita (depois Chinês), Clóvis (depois Lourival), Ordovaz, Elustondo e Chinês (depois Mesquita).
OS TENTOS DO INTERNACIONAL
1º (Tom Mix) — Os colorados carregam. Tom Mix avança, desenvencilha-se de Mabília que tenta mais não consegue embargar-lhe os passos e assim assinala, o ágil e perigoso ponteiro colorado, o primeiro tento do dia aos 29 minutos de jogo.
2° (Sílvio) — A ofensiva colorada e Sílvio encontra-se sozinho, tête a tête com o arqueiro zequinha. Empurra a pelota que bate em Harry e volta e Sílvio chuta pela segunda e finalmente pela terceira vez para conseguir o almejado tento, que é marcado aos 38 minutos de jogo.
3° (Risada) — O quinteto rubro ataca e Harry rebate com o pé. A pelota vai ter a Risada, que chuta forte. Cauduro tenta defender, mais o faz com infelicidade confirmando assim, a intenção do consagrado crack colorado, caindo dessa forma, pela 3ª e última vez, a cidade zequinha, aos 11 minutos do 2º tempo.
MOVIMENTO TÉCNICO
Internacional
Defesas de Penha 2 6 8
Intervenções 1 4 5
Fouls 3 2 5
Hands 1 2 3
Corners 3 6 9
Off-sides 1 1 2
Pênaltis 0 0 0
Gols 2 1 3
São José
Defesas de Harry 12 5 17
Intervenções 1 3 4
Fouls 3 6 9
Hands 3 3 6
Corners 3 1 4
Off-sides 0 0 0
Pênaltis 0 0 0
Gols 0 0 0
A PARTIDA PRELIMINAR
Preliminarmente mediram forças as esquadras secundárias do São José e Internacional.
Esta partida, que transcorreu parelha e renhida, terminou com a vitória do destemido bando colorado, pelo scorre de 2 x 1.
Os tentos internacionalistas foram conquistados por Mario e Tijolada.
O ponto zequinha foi conseguido por Jeger.
Os quadros degladiantes estavam assim formados:
Internacional — Armênio; Álvaro e Sady; Simão, Nenê (depois Zezé) e Zezé (depois Ayres); Tijolada, Marreco (depois Páscoa), Dirceu, Claudionor e Mario.
São José — Ivo; Nestor e Ricardo; Bichinho, Polaco e Bruno; Viquito (depois Vicentini), Darci, Trommer, Jeger e Querosene.
Fonte: A Federação (RS), 08/09/1936, ano 1936, n. 204, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/80302. 24 abr. 2025.

PONTEIROS DA TABELA
O esquadrão do Internacional abateu a equipe do S. José, por 3 x 0
Encontraram-se, anteontem, no campo do São José, no Passo da Areia, em partida oficial do Campeonato de Futebol da Cidade, os quadros representativos do São José e do Internacional. Era grande a expectativa para essa jogada, dada a colocação dos dois contendores na tabela do campeonato e por esse motivo, grande foi a assistência que afluiu ao campo dos zequinhas.
A luta entre zequinhas e colorados não correspondeu a expectativa reinante, pois o São José deixou se vencer facilmente pelo seu adversário, que the impôs a sua classe.
A vitória obtida pelo clube do Estádio foi justa e merecida, pois o seu conjunto apresentou um jogo mais técnico e inteligente.
O quadro colorado fez, anteontem, uma excelente demonstração de futebol, as suas linhas entendiam perfeitamente e conseguiram desde o início descontrolar por completo o seu adversario, que não caiu por um score mais alto devido a pouca eficiência de Silvio, que continua sendo ponto fraco do quinteto alvi-rubro.
Com essa espetacular vitória pela alta contagem de três a zero, o Internacional, firmou-se na liderança do campeonato e pensamos não errar afirmando que os alvi-rubros serão os campeões do turno este ano. O Internacional venceu até agora todas as partidas que disputou, faltando-lhe somente enfrentar o Força e Luz e Porto Alegre, no turno.
O quadro vencido não desenvolveu a mesma atuação das partidas anteriores: os seus componentes preocuparam-se em demasia com o valor do adversário e daí o seu insucesso.
Todo o quadro colorado com exceção de Sílvio teve uma ótima atuação. A linha média, porém, foi o ponto forte do quadro alvi-rubro.
Risada foi, indiscutivelmente, o primeiro elemento da defesa colorada e anteontem evidenciou as altas qualidades de verdadeiro craque, como centro médio. Levi e Garnizé foram dois excelentes médios de ala. Natal e Alfeu constituíram uma parelha firme e Penha, as poucas vezes que foi chamado a entrar em ação, saiu-se, como sempre, admiravelmente.
Na linha atacante do clube do Estádio salientou-se a ala esquerda, Tom Mix e Castillo, que fez uma grande partida, evidenciando ser melhor ala esquerda da capital.
Mancuso atuou discretamente. Salvador, que subtituiu Artigas, jogou bem. Artigas atuou com violência, tendo se contundido. Sílvio é o elemento destoante do quinteto colorado, não está na altura dos seus demais companheiros.
O quadro vencido teve em Ireno e Mabílla os seus melhores elemento na defesa. Todo o quinteto zequinha falhou por completo: não teve um elemento que se destacar.
Dirigiu esse embate deportista Valdomiro Vasques, que teve uma boa atuação, entretanto, um pouco tolerante com a marcação do jogo violento.
Seria precisamente 15,30 horas, quando foi iniciado o jogo dos quadros principais, que apresentaram-se assim constituídos:
S. JOSÉ — Harry; Bento (depois Mabília) e Ireno, Cauduro, Bava, Mabília (depois Ruaro), Cidrônio, Clóvis (depois Zanini), Ordovás, Elustondo e Mesquita.
No segundo tempo, Mesquita passou para a ponta esquerda e Cidrônio para a ponta direita.
INTERNACIONAL — Penha, Alves, Natal, Garnizé, Risada (cap.), Levi, Sílvio, Artigas (depois Salvador), Castillo e Tom Mix.
Os primeiros momentos são de indecisão. Aos poucos os colorados vão se firmando e assediam o gol adversário. Nota-se que a defesa zequinha não está firme e os zagueiros estão jogando muito afastados.
Aos 25 minutos de jogo a linha colorada avança resolutamente. Garnizé de posse da pelota a envia a Tom Mix, que após fintar um adversário, marca o primeiro gol do Internacional.
Os colorados continuam no ataque e a defesa do São José desdobra-se para evitar o aumento da contagem.
Faltava menos de um minuto para terminar o primeiro tempo, quando Tom Mix desfere um bom centro; Ireno tenta rebater a pelota, porém, chutando-a de encontro a Harri e a pelota retrucando, bate em Ireno e vai se aninhar na rede do São José.
Assim foi feito o segundo gol do Internacional.
A seguir ouve-se o apito do cronometrista anunciando o final do primeiro tempo.
SEGUNDO ΤΕΜΡΟ
Iniciado o segundo tempo, os colorados continuam a atacar. Aos 12 minutos de jogo, Risada atira em gol e Cauduro tenta desviar a pelota, o que faz com infelicidade, pois a mesma vai aninhar-se no fundo da rede do São José, quando Harri havia abandonado seu posto. Deste modo foi conquistado o terceiro gol do Internacional.
Daqui por diante o jogo tornou-se um tanto violento e os jogadores colorados procuraram defender-se e nada mais produziram.
Assim terminou esse encontro com a seguinte contagem:
São José — 0 gols
Internacional — 2 gols
SEGUNDOS QUADROS
O encontro dos quadros secundários que foi bastante disputado, terminou com a vitória do Internacional por dois a um.
TERCEIROS QUADROS
O jogo dos terceiros quadros não foi jogado, pois havia sido transferido sábado devido ao mau tempo reinante.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 08/09/1936, ano 1936, n. 162, p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/3649. Acesso em: 24 abr. 2025.

Postar um comentário