GRÊMIO X INTERNACIONAL
A sensacional pugna de amanhã, no Estádio dos Moinhos de Vento
No excelente Estádio dos Moinhos de Vento, fere-se, amanhã à tarde, a batalha máxima do futebol citadino.
Grêmio e Internacional, as duas grandes forças do soccer gaúcho vão decidir, em peleja memorável, o título de campeão de 1935.
É extraordinário o interesse reinante para o sensacional embate, que vem polarizando todas as atenções.
As brilhantes credenciais dos dois bravos degladiantes justiçam plenamente o entusiasmo despertado.
O campo da baixada vai ser, pois, na tarde de amanhã, o ponto de convergência dos desportistas da metrópole.
GRÊMIO PORTO ALEGRENSE
NOTA OFICIAL
Para o encontro oficial entre este Grêmio e o Sport Club Internacional, a diretoria do tricolor tomou as seguintes deliberações:
Direção geral — A cargo do presidente, Sr. Coronel Antero Marcelino da Silva Júnior, auxiliado pelos 1º e 2º vice-presidentes, srs. Rodolfo Kley e Américo Teixeira da Rocha e secretário geral, doutorando Newton Carlos Degrazia.
Direção técnica — A cargo do respectivo diretor, Sr. Eurides Mesquita.
Portões — A cargo dos tesoureiros srs. Augusto Teixeira e Tenente Aureliano Ribeiro e Silva, auxiliados pelos consócios, srs. Araci Silva, João Carlos Daudt e Acélio Daudt, bem como pelos tesoureiros do Sport Club Internacional.
Entrada no gramado — A cargo do consócio Sr. Mário Mordente. A permanência dentro do campo será permitida apenas às autoridades policiais em serviço, diretoria e comissão técnica da AMGEA, diretores técnicos e presidentes dos clubes disputantes.
Sócios — Os senhores sócios em geral, jogadores e atletas terão ingresso pelo portão central n. 2, mediante a apresentação, indistintamente, do recibo 9-10 e cadernetas de identificação. O cobrador estará à disposição dos sócios que ainda não se muniram do recibo exigido no "guichet" ao lado do portão central.
Cadernetas da Amgea e Federação — Os portadores de cadernetas dessas entidades só terão entrada pelos portões ns. 1, rua Mostardeiro, e 4, lado da travessa do Tiro Alemão.
Pelo portão central, n. 2, entrarão apenas os senhores membros da diretoria e comissão técnica da AMGEA.
Entrada para o público — O público terá ingresso pelos portões n. 1, da rua Mostardeiro e n. 4, lado da travessa do Tiro Alemão, tanto para as arquibancadas cobertas, lado da rua Dona Laura, como arquibancadas em geral.
Importante — A diretoria pede com empenho aos senhores sócios o obséquio de não se fazerem acompanhar de pessoas estranhas, mesmo pagando entrada, visto ser já pequeno o pavilhão para a acomodação dos senhores sócios e exmas. famílias.
O preço das entradas — As entradas serão vendidas a 5$000 para cavalheiros e 4$000 para senhoras e menores.
FORMAÇÃO DOS QUADROS
3ºs quadro: Ruy — Mario Gomes — Sócrates — Polentão — Selviro — Bins — Acélio — Sady — Florentino — Zancki — Queiroz.
Reservas: Desmann — Gentil — Adão — Azevedo — Alfredo — Theofilo.
2ºs quadro: Salmoni — Mottin — Gonzaga — Adão — Reynaldo — Emilio — Hélio — Ruy — Ribas — Ordovás — Lambari.
Reservas: Cícero — Andreata — Alberto.
1º quadro: Lara — Dario — Luiz Luz — Jorge — Mascarenhas — Sardinha II — Lací — Russinho — Artigas — Foguinho — Divini.
Reservas: Chico — Brandão — Mário — Toreli.
AS AUTORIDADES DA AMGEA
Representante — Sr. Cícero Soares.
Fiscal — Sr. Elias Moussale.
Juízes — Srs. Dante Marroni, Samuel Salatino e Dirceu Guimarães, para os 1ºs, 2ºs e 3ºs quadros, respectivamente.
Fonte: A Federação (RS), 21/09/1935, ano 1935, n. 089, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/78171. Acesso em: 04 abr. 2025.
CITADINO 1935 - 2º TURNO - GRÊMIO 2 X 0 INTERNACIONAL
Data: 22/09/1935
Local: Baixada - Porto Alegre (RS)
Público: aprox. 20.000
Juiz: Francisco Corrêa de Azevedo
Gols: Foguinho 38'/2 (G); Lacy 40'/2 (G).
GRÊMIO: Lara; Dario e Luiz Luz; Jorge, Mascarenhas e Eunides Sardinha; Lacy, Russinho, Artigas Perez, Foguinho e Divino. Técnico: Eurides Sardinha.
INTERNACIONAL: Penha; Natal e Risada; Garnizé, Andrade e Levi; Tijolada, Tupan, Mancuso, Darci Encarnação e Honório. Técnico: Oscar Parrot.
GRÊMIO, CAMPEÃO FARROUPILHA
As provas desportivas realizadas no Rio Grande do Sul para o Campeonato Farroupilha tiveram o final com o jogo entre Grêmio e Internacional, resultando deste prélio a vitória do primeiro por 2 x 0.
Tornou-se, assim, o Grêmio campeão do foot-ball gaúcho e o Internacional, vice-campeão.
Fonte: A Gazeta (SC), 25/09/1935, ano 1935, n. 325, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/883123/1926. Acesso em: 04 abr. 2025.
PORTO ALEGRE, 23 — Realizou-se a prova do campeonato entre o Grêmio Portoalegrense e o Internacional, que terminou com a vitória do primeiro por 2x0.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), 23/09/1935, ano 1935, n. 304, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_12/38561. Acesso em: 04 abr. 2025.
O GRÊMIO VENCEU O INTERNACIONAL POR 2X0
PORTO ALEGRE, 23 (A. B.) — Em prosseguimento ao Campeonato Farroupilha, foram disputadas duas partidas. A primeira entre o Grêmio e o Internacional, que decidia o título de campeão de 1935. Foi vencedor o Grêmio pelo score de 2 x 0.
Esta partida foi assistida por 20 mil pessoas.
Fonte: Gazeta de Notícias (RJ), 25/09/1935, ano 1935, n. 228, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/103730_06/6348. Acesso em: 04 abr. 2025.