21/04/1936 - Amistoso - Internacional 7 x 1 FC Porto Alegre

INTERNACIONAL X PORTO ALEGRE
A direção técnica do Internacional pede o comparecimento de todos os jogadores abaixo relacionados, a fim de realizar um puxado treino de conjunto, domingo, 12 do corrente, às 8 horas e meia, no gramado colorado, com o Porto Alegre.
Jogadores escalados: Penha, Natal, Armênio, Risada, Alfeu, Artigas, Levi, Alves, Sílvio, Tijolada, Mancuso, Salvador, Castillo, Tom Mix, Álvaro Dias, Zezé, Garnizé e demais jogadores.
A diretoria do S. C. Internacional avisa que doravante será vedada a entrada de pessoas estranhas dentro do estádio colorado, pede por isso aos srs. sócios a fineza de apresentarem no portão o recibo do mês respectivo.
Para esse ensaio o "caturrita" está chamando os seguintes jogadores:
Cardoso, Rui, Chaves, Otacílio, Machado, Sabino, Melo, Osmar, Menor, Amâncio, Betini, Parede, Marroni II, Nascimento, Marcelino, Ministrinho, Nei, Chaise, Otacílio II, Norberto, Calegari, Carmo, Carlitos, Pita, Vílson e demais inscritos.
Fonte: A Federação (RS), 11/04/1936, ano 1936, n. 085, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/79447. Acesso em: 11 abr. 2025.

S. C. INTERNACIONAL
Hoje, terça-feira, haverá, às 17 horas em ponto, como de hábito, um puxado treino individual de todos os jogadores inscritos.
Por esse motivo, a direção técnica dos colorados solicita o comparecimento de todos, no horário acima estabelecido.
Na próxima quinta-feira haverá um treino de conjunto com os aguerridos quadros dos Universitários, o qual se realizará, às 16,30 horas, no campo do S. C. Americano.
Os jogadores do Internacional fardar-se-ão no campo e seguirão de automóvel para o local do treino.
A direção técnica do Internacional encarece a necessidade do comparecimento de todos os players aos treinos acima marcados e aproveita a oportunidade para avisar que a todo o jogador que faltar a três treinos consecutivos, sem motivo justificado, será aplicada pena disciplinar.
Dos treinos acima dependerá a formação dos quadros que, a 21 do atual, feriado nacional, jogarão com o valoroso coirmão Grêmio F. Porto-Alegrense, a segunda partida da valiosa "Taça Martel".
Fonte: A Federação (RS), 14/04/1936, ano 1936, n. 087, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/79461. Acesso em: 11 abr. 2025.

PORTO ALEGRE E INTERNACIONAL DISPUTARÃO HOJE UMA PARTIDA AMISTOSA
Esse encontro será no campo do Porto Alegre, no Menino Deus
Em partida amistosa encontrar-se-ão, hoje, no campo do Porto Alegre, os quadros representativos do Porto Alegre e do Internacional.
O jogo dos quadros secundários será iniciado às 14 horas e o dos 1ºs às 16 horas.
As entradas custarão 3$000 e senhoras, menores e fardados pagarão 2$000. Os sócios do Porto Alegre terão entrada pelo portão central mediante a apresentação do recibo nº 4.
Os quadros contendores apresentar-se-ão assim organizados:
INTERNACIONAL
Penha; Natal e Risada; Alfeu, Artigas e Levi; Sílvio, Salvador, Mancuso, Castillo e Ivo.
Armênio; Álvaro e Sadi; Simão, Nenê e Machado; Tijolada, Dirceu, Adroaldo, M. Fernandes e Proteu.
Reservas: Alcides, Chico, Hilton e Tide.
Os jogadores acima deverão estar no campo às 12 horas, a fim de se fardarem e seguirem para o campo do Porto Alegre.
PORTO ALEGRE
Rui; Machado e Sabino; Aldemar, Zé Maria e Chales; Norberto, Carmo, Calegaro e Carlito.
Reservas: Otacinho, Pita II, Mirot e Melo.
Cardoso; Chanes e Paim; Amâncio, Menor e Marroni I; Betinho, Venenoso, Nascimento, Marroni II e Ministrinho.
Reservas: Osmar e Parede.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 21/04/1936, ano 1936, n. 043, p. 16. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_01/1546. Acesso em: 11 abr. 2025.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 7 X 1 FC PORTO ALEGRE
Data: 21/04/1936
Local: Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Afonso Mesquita
Gols: Ludovico Marroni, pênalti 8’/1 (F); Mancuso 23’/1 (I); Pirillo 19’/2 (I); Castillo 23’/2 (I); Mancuso 30’/2 (I); Pirillo ?’/2 (I); Castillo 38’/2 (I); Salvador Arísio 39’/2 (I).
INTERNACIONAL: Penha; Natal (Zezé II) e Risada; Alfeu, Artigas e Levi; Pirillo, Salvador Arísio, Mancuso, Castillo e Tom Mix. Técnico: Bernardo de Souza Neto.
FC PORTO ALEGRE: Cardoso; Chanes e Paim; Amâncio, Menor e Ludovico Marroni; Carlitos, Ministrinno, Nascimento, Venenoso (Ruy) e Betinho.
Obs.: inicialmente, para a data de 21/04/1936 estava marcado o desempate referente à Taça Martel contra o Grêmio. A partida não ocorreu, ocasionando em um amistoso contra o FC Porto Alegre.

NO ESTÁDIO DO MENINO DEUS
O Internacional enfrentando o Porto Alegre, em partida amistosa, triunfou pela elevada contagem de 7 x 1 — Esta peleja transcorreu renhidíssima e parelha até metade do 2º tempo, quando o score era de 1 x 1 — Nos 10 minutos finais, o valoroso onze colorado, demonstrando a sua classe, infringiu sério revés ao bando caturrita
O valoroso bando do Sport Club Internacional abateu a falange do veterano Futebol Clube Porto Alegre pelo elevado score de 7 x 1 na partida amistosa de ontem.
Diga-se, entretanto, em bem da verdade, e disso é testemunha a regular assistência que compareceu ao estádio do Menino Deus, que tal contagem não exprime com fidelidade a luta de ontem.
Realmente, até aos 30 minutos do segundo tempo a peleja transcorreu parelhíssima e os dois quadros antagonistas se empregaram a fundo na conquista da vitória.
O veterano Porto Alegre fez, mesmo, uma excelente apresentação, igualando-se perfeitamente ao forte conjunto colorado.
Nos 10 minutos finais da contenda, enquanto que os caturritas demonstrando falta de um sólido preparo passaram a ceder terreno, nos arraiais colorados notava-se uma situação diametralmente oposta.
Quadro de classe, soube o "onze" do Domingos gaúcho tirar proveito da situação, infringindo uma significativa derrota ao seu colega do Menino Deus.
E assim, a batalha amistosa, que teve fases interessantíssimas, terminou com o triunfo colorado, pelo score de 7 x 1.
Os quadros degladiantes
INTERNACIONAL — Penha; Natal e Risada; Alfeu, Artigas e Levi; Sílvio, Salvador, Mancuso, Castillo e Tom Mix.
Nota — Nos 5 minutos finais Natal, contundindo-se, foi substituído por Zezé.
PORTO ALEGRE — Cardoso; Chanes e Paim; Amâncio, Menor e Marroni I; Carlitos, Ministrino, Nascimento, Venenoso (depois Ruy) e Betinho.
Os tentos colorados
1º — Entrevero na porta do arco caturrita. Mancuso chuta, bate na trave e escoa para o fundo da rede. Estava aberta a contagem do dia para os colorados, aos 23 minutos de jogo.
2º — Sílvio arremata oportunamente uma carga colorada, marcando o segundo tento, em tiro de canto, aos 19 minutos do 2º tempo.
3º — Alfeu atira e Castillo escora com perícia, conquistando o 3º gol rubro aos 23 minutos do 2º tempo.
4º — Sílvio chuta. Cardoso rebate e Mancuso, que se encontrava na frente do quadrilátero verde, envia a pelota para o fundo da rede, subindo a contagem para 4, aos 30 minutos de jogo.
5º — Sílvio recebe uma centrada da esquerda e em violento tiro desferido de junto do arco de Cardoso, marca o 5º gol colorado.
6º — Castillo, em magnífica virada, vence a vigilância de Cardoso, pela 6º vez, aos 38 minutos do 2º tempo.
7º — Salvador cabeceia no momento em que Cardoso fazia uma pegada, desviando a pelota para dentro do arco caturrita, que cai assim, pela 7ª e última vez, aos 39 minutos de jogo do 2º jogo.
O gol caturrita
Risada comete hands na área perigosa. Marroni I cobra com perícia a falta máxima, marcando o gol caturrita aos 8 minutos, empatando, então, a partida.
O juiz
Dirigiu o encontro o desportista Mesquita, do São José, cuja atuação deixou a desejar, principalmente na marcação dos impedimentos.
Movimento técnico
INTERNACIONAL
Defesas de Penha 5 5 10
Intervenções 0 0 0
Fouls 7 9 16
Hands 3 1 4
Corners 1 0 1
Off-sides 1 0 1
Pênaltis 0 1 1
Gols 1 6 7
PORTO ALEGRE
Defesas de Cardoso 8 8 16
Intervenções 6 0 6
Fouls 5 4 9
Hands 2 2 4
Corners 1 2 3
Off-sides 1 0 1
Pênaltis 0 0 0
Gols 0 1 1
O jogo dos 2ºs quadros
Preliminarmente, mediram forças as esquadras secundárias, triunfando o destemido bando colorado pelo score de 4 x 1.
Os tentos rubros foram marcados por Alves (2), Álvaro (de pênalti) e Dirceu (de pênalti).
O ponto caturrita foi marcado por Carmo.
O quadro vencedor era o seguinte:
Armênio; Álvaro e Sadi; Simão, Nenê e Machado; Alves, Chinês, Pascoal, Dirceu e Proteu.
Fonte: A Federação (RS), 22/04/1936, ano 1936, n. 093, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/79502. Acesso em: 12 abr. 2025.

Em partida amistosa o Porto Alegre baqueia, ruidosamente, frente ao Internacional
Encontraram-se, ontem, em partida amistosa no campo do Porto Alegre, no Menino Deus, os clubes Porto Alegre e Internacional.
No jogo dos quadros secundários venceu o Internacional por 4 gols a 1.
O encontro dos primeiros quadros foi bastante disputado até a metade do segundo tempo, quando o veterano Porto Alegre, sendo favorecido por um pênalti, empatou a partida por 1 a 1.
Daí por diante, porém, o clube colorado reagiu e marcou mais seis gols, vencendo o encontro pela elevada contagem de 7 a 1.
O score diz o que foi o jogo. Os colorados dominaram francamente o campo, excursionando livres à área adversária, que se manteve constantemente em perigo.
No entanto, com mais preparo, os caturritas ainda muito darão que fazer aos clubes mais acreditados para a conquista do ambicionado título de campeão de futebol metropolitano.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 22/04/1936, ano 1936, n. 044, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_01/1561. Acesso em: 12 abr. 2025.

Postar um comentário