O GRANDE EMBATE DE DOMINGO
Gremistas e colorados se preparam com ardor
Se os prognósticos não falhares, o que é uma coisa difícil, em se tratando de quadros do valor do Grêmio e do Internacional, o público assistirá domingo um formidável encontro de futebol.
O tradicional encontro, o maior acontecimento desportivo da capital também tem irradiação por todo o Estado e fora dele.
E para confirmar a nossa asserção, podemos informar que quase todos os correspondentes e as agências telegráficas receberam pedido de um serviço desenvolvido do grande jogo. É um sinal evidente que o embate será acompanhado não só no interior, como no Rio, S. Paulo, Minas, Paraná, Santa Catarina e outros Estados.
É que o embate entre gremistas e colorados já se tornou conhecido em toda parte e ele desperta no espírito dos patrícios que se acham fora do teatro da luta o mesmo entusiasmo como se estivessem presentes.
Quanto mais se aproxima o dia designado para a luta gigantesca, mais cresce a ansiedade para o seu desfecho.
Se o bando comandado por Sardinha está firme no propósito de sobrepujar, ainda uma vez, o seu forte adversário, não é menos a crença dos colorados em vencer o tricampeão.
A formidável luta que se avizinha, pelos preparativos que se vêm fazendo, parece destinada a ultrapassar as anteriores.
Os prováveis quadros
Salvo pequenas modificações, os quadros se apresentarão na seguinte ordem :
Grêmio — Lara; Dario e Sardinha; Heitor, Poroto e Sardinha II; Lacy ou Camarú, Artigas, Luiz, Foguinho e Nenê.
Internacional — Penha; Miro e Risadinha; Alfredo, Mabília e Garnizé; Javel, Honório, Tupan, Venenoso ou Marroni e Marreco.
O juiz
Pela Amgea foi designado para arbitrar esse importante jogo, o player americanista Ivo Tavares.
Não resta dúvida que a escolha recaiu num dos melhores árbitros do quadro de juízes da entidade metropolitana.
E estamos certos, saberá dirigir com acerto dentro das regras do “association”, sem prevenções nem injustiças.
Os últimos treinos
Hoje à tarde, os dois adversários para domingo realizarão os últimos treinos de conjunto.
Fonte: A Federação (RS), 06/04/1933, ano 1933, n. 082, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/72725. Acesso em: 16 dez. 2024.
NAS VÉSPERAS DO GRANDE PELEJA
O assunto do dia em todas as rodas é o grande encontro de domingo.
Nas vésperas do tradicional prélio, os palpites pululam por toda parte; alguns pessimistas e outros otimistas até os extremos.
A maioria, no entretanto, se mostra reservada diante das possibilidades que têm os dois quadros que se vão bater. E achamos que estes têm razão.
Tanto o Grêmio como o Internacional estão em condições de vencer o prélio. O tricampeão da cidade se apresentará com o mesmo quadro do ano findo. É um conjunto que vem jogando desde há anos e sua articulação diante de qualquer adversário é quase perfeita. Além disso, o grande Lara no gol é um fantasma para os atacantes contrários.
O Internacional, com uma defesa esplêndida e contando com uma vanguarda poderosa, tudo fará para abater o formidável reduto gremista.
Ainda ontem, os dois adversários de domingo, realizaram magníficos treinos, deixando em todos que os assistiram uma impressão agradável.
Os motivos acima apontados vêm servindo para elevar ainda mais o grão de entusiasmo da população.
Os segundos times
A partida entre os segundos times é digna de ser presenciada.
Ambos contam com elementos de valor.
O bando colorado, segundo estamos informados, será o seguinte:
Marcelino; Carneiro e Álvaro; Rao, José e Índio; Chatinho, Vanderlino, Mancuso, Carvalho e David.
Fonte: A Federação (RS), 07/04/1933, ano 1933, n. 083, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/72729. Acesso em: 16 dez. 2024.
O GRANDE PRÉLIO DE AMANHÃ
Empolga a população da metrópole
Grêmio e Internacional , numa luta gigantesca, emocionarão com lances eletrizantes a assistência
A cidade inteira vibra de entusiasmo, com a aproximação da sensacional luta que sagrará vencedor um dos temíveis adversários: Grêmio ou Internacional.
Este ano, não sabemos o motivo, a ansiedade para esse encontro, é muitíssima superior aos anteriores.
Cremos que ela nasce do preparo dos dois quadros. Uns vaticinam que a vitória mais uma vez servirá ao valoroso tricampeão da cidade, e outros estão crentes no triunfo do destemido time colorado
O certo é que os dois velhos rivais, na tarde de amanhã, farão vibrar de emoção em emoção, milhares de espectadores.
É o dia do maior certame desportivo da cidade.
Assim, dentro de 24 horas, estarão satisfeitos todos os anseios para a sensacional pugna.
E agora a nossa vez, para que essa gigantesca batalha seja coroada do mais pleno êxito, tanto social como desportivo, se faz necessário que jogadores e o público saibam se conduzir como verdadeiros desportistas: dentro das boas normas de educação e de respeito mútuo.
Vencedores e vencidos, farão assim, jus aos aplausos de todos.
É o que esperamos registrar na próxima edição.
A praça de desportos do Grêmio
Como é sabido, o grande embate será travado no campo dos Moinhos de Vento, que acaba de passar por sensíveis melhoramentos.
A grande bancada, construída no local das antigas canchas de tênis, foi recuada doze metros e aumentada, de modo a acomodar para mais de 3 mil pessoas, ficando ainda entre essa bancada e o parapeito do mesmo lado, uma área de mais de oito metros de largura, facilitando, portanto, o acesso do público à aludida bancada e no pavilhão da rua D. Laura.
Do lado da Sociedade de Tiro Alemão, ficou também igual área entre a bancada e o parapeito, sendo, pois, aumentada de uma grande parte a bancada ali já existente, que ficou, assim, com a acomodação para cerca de mil e quinhentas pessoas.
As pessoas que tiverem ingresso pelo portão n. 4, o primeiro da rua Mostardeiro, terão acesso às bancadas da cancha de tênis pela escada de cimento armado que acaba de ser construída na cabeceira da referida bancada.
O gramado sofreu também grandes melhoramentos, sendo todo nivelado e drenado, de modo a não permitir o empoçamento das águas em dias de chuva, sendo também gramado nas partes em que o capim havia desaparecido, principalmente nas áreas e alargados de trinta centímetros de cada lado.
A diretoria do Grêmio avisa aos sócios que não poderão entrar os que não apresentarem o respectivo recibo ou caderneta de identidade, que estão sendo fornecidas com o ingresso permanente.
Os sócios que ainda não receberam tal caderneta poderão procurá-la em poder do tesoureiro geral do clube, Sr. José da Silva Martins, bastando, para tanto, fornecerem duas fotografias de 4x3.
Os jogadores, amadores de bola e cesto e atletas em geral que ainda não possuem a caderneta de identidade, devem trazer suas fotografias, a fim de receberem-na do tesoureiro.
Os quadros do Grêmio para o jogo com o Internacional
O diretor técnico do departamento de futebol do Grêmio escalou, para enfrentar os colorados, os seguintes jogadores:
III quadro:
Rui, Parula e Emúlio; Tubino, Juca e Polaco; Mario, Ari, Telini, Cícero e Miguel.
Reservas: Eichenberg, Eugênio e Rodrigues.
II quadro:
Armênio; Ulderico e Egipto; Arno, Stalin e Acelino; Domingos, Coró, Xutes, Joãozinho e Nanico.
Reservas: Degrazia, Bira e Biriba.
I quadro:
Lara; Dario e Sardinha I; Heitor, Poroto e Sardinha II; Lací, Artigas, Luiz, Foguinho e Nenê.
Reservas: Leal, Adão e Comarú.
Os jogadores do terceiro quadro devem estar em campo às 8,30 horas da manhã; os do segubdo, às 13 horas e os do primeiro, às 15 horas.
O terceiro time do Internacional
Para formarem o terceiro quadro que jogará, amanhã, pela manhã, com o Grêmio, o diretor técnico do Internacional escalou a seguinte turma:
Rossi; Natal e Bersari; João, Nadinho e Higino; Aleixo, Flores, Salvador, Marroni e Tedesco.
Reservas: Valdo, Inácio, Picitelli; Quincas e Lima e demais jogadores inscritos.
Estes jogadores devem estar no Estádio às 8 horas para, fardados, seguirem para o campo do Grêmio.
Os juízes para amanhã
Pela Amgea foram escalados os seguintes juízes para os jogos de amanhã.
Para os primeiros quadros, Ivo Tavares, do Americano; para os segundos, Ramiro Marroni, do Cruzeiro; para os terceiros, Laudares Martins, do Cruzeiro.
Associação de cronistas desportivos
Pelo desportista Arquimedes Fortini, presidente da Associação de Cronistas Desportivos de Porto Alegre, foi designado para representar a mesma associação no grande encontro de amanhã entre o Grêmio e o Internacional, o Sr. Cícero Soares, tesoureiro.
O Sr. Adão Coelho representará a Associação de Cronistas Desportivos nas regatas de amanhã.
A. Totta Rodrigues, secretário.
GRÊMIO FUTEBOL PORTO ALEGRENSE
Nota oficial
Para o grande embate de campeonato a realizar-se amanhã, a diretoria do Grêmio, em cujo campo se ferirá a pugna, adotou as seguintes resoluções:
Representante oficial — Representará oficialmente o clube perante a Amgea, o seu próprio presidente, Coronel Agenor Barcelos Feio.
Comissão de Portões — Para fiscalização dos portões de ingresso, são designados os seguintes consócios: Araci Silva, Virgílio do Canto Bacelar, José dos Santos, Augusto Teixeira, Arno Petersen, Tenente Aureliano Ribeiro da Silva sob a direção geral do tesoureiro, Sr. José da Silva Martins.
Direção técnica — A cargo do respectivo diretor, Sr. Eurides
Guasque de Mesquita.
Permanência dentro do campo — Afora as autoridades policiais, só poderão permanecer dentro do campo as autoridades desportivas previstas no regulamento da Amgea. Para regularem a entrada das referidas pessoas, ficam designados os consócios srs. Rodolfo Kley e Artur Schiehl, respectivamente, 1º e 2º vice-presidente.
Sócios — Apelo — Os sócios terão entrada no portão central, mediante a apresentação do recibo 3-4 e os sócios graduados e efetivos, mediante a apresentaçao da caderneta de identidade que está sendo fornecida. Os sócios que ainda não receberam tais cadernetas, poderão procurá-las em poder do tesoureiro geral do clube.
A diretoria apela para os sócios em geral, no sentido de que todos, inclusive os graduados e efetivos, apresentem ao porteiro a respectiva caderneta de identidade, estes e aqueles o recibo correspondente, a fim de evitar confusões e dificulkdades, visto que não é possível ao porteiro conhecer a todos os associados. Ingresso especial — As pessoas portadoras de ingressos especiais da FRGD e AMGEA, bem como os convidados pelo clube, deverão entrar pelo portão central.
Pavilhão da rua D. Laura — A entrada para o pavilhão da rua D. Laura será feita pelo primeiro portão da Rua Mostardeiro e pelo portão do lado do Tiro Alemão, visto que haverá somente um preço de entradas para adultos.
Arquibancadas paras sócios — A fim de desafogar mais o pavilhão central e oferecer mais comodidade aos senhores associados, a diretoria reservou para os mesmos toda a arquibancada de sombra à esquerda da sede, estando já feitas as divisões e ligações necessárias.
Entradas de favor — A diretoria avisa que não haverá, absolutamente, entradas de favor, sendo, pois, inútil insistir.
Funcionamento da comissão do portões — A comissão designada para os portões deverá estar no campo à meia hora, pontualmente.
Horário do jogo — A partida dos segundos quadros será iniciada às 13,30 horas e o dos primeiros quadros terá começo às 15,30, horas, havendo para ambas a tolerância regulamentar de 15 minutos.
Imprensa — A imprensa terá a sua disposição exclusiva à tribuna respectiva.
Comissão de recepção — São designados para receber as altas autoridades convidadas e encaminhá-las à tribuna oficial os consócios srs. drs. Paulo Hecker, Aurélio de Lima Py e Sr. Adolfo G. Luce Júnior.
Ingresso dos infantis, jogadores e atletas em geral — Os juvenis terão ingresso mediante a apresentação do recibo nº 4, estando o cobrador dos infantis à disposição dos interessados no “guichet” ao lado do portão central.
Os jogadores e atletas terão entrada mediante, a apresentação, da caderneta, de identidade. Aqueles que ainda não receberam o ingresso, poderão procurá-lo em poder do tesoureiro do Clube.
Convidados de associados — sendo o pavilhão insuficiente para acomodar o grande número de sócios e suas exmas. famílias, a diretoria pede aos sócios, jogadores e atletas em geral, o obséquio de não se fazerem acompanhar de pessoas estranhas ao clube, mesmo adquirindo entradas nas bilheterias para tais convidados.
Entradas à venda — Para maior comodidade e descongestionamento das bilheterias na hora da partida, a diretoria resolveu expor à venda, domingo pela manhã, no Café Nacional à Rua dos Andradas, as entradas para esse importante jogo.
Preços das entradas — De acordo com a tabela de preços da Amgea, as entradas para esse embate serão cobradas à razão de 4$000, tanto para as arquibancadas cobertas, como não, é 3$000 para menores e senhoras.
S. C INTERNACIONAL
Nota oficial
Para os matches de amanhã, com o Grêmio F. B. Porto Alegrense, a direção técnica dos colorados escalou os seguintes quadros:
2º quadro — Diamantino; Álvaro e Carneiro; Rao, José e Ronchi; Chatinho, Vanderlino, Mancuso, Fagundes e David.
Reservas: Moreira, Darci, Armando e Dirceu.
1º quadro — Penha; Miro e Risada; Alfredo, Mabília e Garnizé; Venenoso, Honório, Tupan, Marroni e Marreco.
Reservas: Índio e Javel.
Os jogadores do segundo quadro e reservas deverão estar no campo do Internacional às 13 horas em ponto, a fim de, fardados, seguirem para o campo do Grêmio e os do 1º, bem como as reservas, fardar-se-ão no campo do Internacional às 14 horas em ponto, e seguirão em seguida para o campo onde se realizará o jogo.
Coronel Agenor Barcelos Feio
O dia de amanhã assinala a passagem de mais um aniversário natalício do acatado desportista Coronel Agenor Barcelos Feio, presidente do Grêmio Porto Alegrense.
Vastamente relacionado e apreciado em nosso meio social-desportivo, pelas qualidades que lhe ornam o caráter, o coronel Feio é um elemento de grande destaque.
À frente dos destinos de um dos maiores centros esportivos da capital, o Coronel Feio se tem revelado um administrador capaz e esforçado.
Os grandes melhoramentos por que tem passado a sede do tricampeão da cidade, é uma prova exuberante do que afirmamos.
Amanhã, por certo, o ilustra aniversariante terá oportunidade de verificar do apreço e da simpatia que goza.
Os seus companheiros de clube lhe preparam significativas homenagens.
A jornada de amanhã
No campo do Moinhos de Vento travar-se-á amanhã a maior partida de futebol do campeonato dirigido pela Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Atléticos.
São contendores os valentes e treinados times do S. C. Internacional e Grêmio Porto Alegrense, dois leais adversários de todos os tempos.
Pelo preparo técnico de amanhã, a anunciada luta de amanhã vai assumir proporções as mais gigantescas.
O quadro gremista, treinado e possuidor de um conjunto formidável, será um adversário de respeito aos representantes da jaqueta rubra.
Por sua vez, "os colorados", confiantes no seu ardor e passado cheio de glórias, tudo envidarão para que tremule bem alto o seu glorioso pavilhão.
Se de um lado estão Luiz Carvalho, Poroto, Lara, Artigas e Dario, — do outro lado aparecerão Penha, Risada, Alfredo, Honório, Tupan, Marroni e Venenoso, todos verdadeiros expoentes do futebol gaúcho.
Resta, porém, para maior brilho da grandiosa tarde desportiva de amanhã que, vencedores e vencidos, se portem como autênticos desportistas que são.
E isso, estamos certos, acontecerá, pois ambos os quadros são formados de players cuja educação e moral não podem ser postas em dúvida.
Mais algumas horas e será saciada a vontade do nosso público, assistindo a melhor partida do campeonato amgeano.
J. D. Varella.
Fonte: A Federação (RS), 08/04/1333, ano 1933, n. 084, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/72741. Acesso em: 17 dez. 2024.
CITADINO 1933 - 1º TURNO - GRÊMIO 5 X 3 INTERNACIONAL
Data: 09/04/1933
Local: Baixada - Porto Alegre (RS)
Juiz: Ivo Tavares
Gols: Artigas Pérez, Luiz Carvalho [2], Nenê (G); Venenoso, Marreco e Tupan (I).
GRÊMIO: Lara; Dario e Eurides Sardinha; Heitor, Poroto e Eunides Sardinha; Lacy, Artigas, Luiz Carvalho, Foguinho e Nenê. Técnico: Eurides Sardinha.
INTERNACIONAL: Penha; Miro Vasques e Risada; Alfredo, Mabília e Garnizé; Venenoso, Honório, Tupan, Dante Marroni e Marreco. Técnico: Jean Ryff.