16/03/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - 1ª fase - Internacional 2 x 1 Juventude

ENFIM, DOMINGO VOLTA A SER DO FUTEBOL
Se sobram razões para o torcedor colorado ir ao Beira-Rio hoje à tarde, às 16h30, a partir da bela atuação de quinta-feira diante do Paraná, também não falta motivação para o time. O Inter enfrenta o Juventude não apenas para decidir a vice-liderança da fase classificatória do Gauchão, mas para vingar os revezes sofridos contra o adversário de Caxias do Sul no campeonato do ano passado.
A partida marca, ainda, o primeiro jogo do Inter em seu estádio, num domingo, desde o dia 10 de novembro de 96, quando venceu o Paraná por 2 a 1, gols de Leandro e Alberto, pelo Campeonato Brasileiro. Naquele dia, pouco mais de 2 mil torcedores pagaram ingresso para ver o Inter. Neste domingo, a previsão da direção colorada é de um grande público, já que a torcida voltou a ficar motivada com a goleada de 3 a 0 sobre o Paraná pela Copa do Brasil.
Os dois times ocupam hoje o segundo lugar, ambos com 12 pontos, mas o Inter tem um jogo a menos. O treinador Celso Roth decidiu mandar a campo a melhor formação da equipe no momento. Embora a prioridade do clube seja o competição nacional, o Gauchão também não é desprezado pelos dirigentes. Para Roth, porém, o que importa agora é dar continuidade ao trabalho mantendo na medida do possível sempre a formação considerada ideal para que o time adquira conjunto e melhore de rendimento.
Para os jogadores, será mais uma oportunidade para conquistar a confiança da torcida e provar que a equipe está no caminho certo. Aos poucos, alguns vão ganhando a simpatia dos colorados. É o caso do zagueiro Marcão e dos atacantes Luiz Gustavo e Christian.
Fonte: Correio do Povo (RS), 16/03/1997, p. 25.

CELSO ROTH MANTÉM EQUIPE
O técnico Celso Roth vai repetir o time que derrotou o Paraná Clube (3 a 0), quinta-feira, na partida contra o Juventude, domingo à tarde, no Beira-Rio, pela oitava rodada do Gauchão. A equipe pretende vencer para assumir a vice-liderança, de forma isolada, e diminuir a vantagem tricolor. Atualmente, o Inter soma 12 pontos, a mesma pontuação do Juventude e quatro pontos menos que o Grêmio (16).
O diretor de futebol Fernando Miranda deixou o cargo sexta-feira. Ele pediu demissão acusando o presidente Pedro Paulo Zachia de não ter cumprido as promessas feitas no começo da temporada, “O presidente assumiu alguns compromissos e não cumpriu”, afirmou Miranda. Entre as promessas não cumpridas, Miranda destacou a ausência de recursos que seriam destinados para a informatização do departamento e para a aquisição de equipamentos médicos.
O presidente Pedro Paulo Zachia rejeitou as críticas feitas por Miranda, integrante do Movimento Inter 2000, de oposição à atual gestão. “Talvez os recursos para o futebol não tenham sido liberados na velocidade que ele queria”, comentou Zachia. “Mas quem tem que pagar as contas sou eu, logo decido o que é mais importante para o clube no momento”, rebateu.
Fonte: Pioneiro (RS), 15/03/1997, p. 39. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/235540. Acesso em: 26 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - 1ª FASE - INTERNACIONAL 2 X 1 JUVENTUDE
Data: 16/03/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 7.938 (5.448 pagantes).
Renda: R$ 49.207,00
Juiz: Antônio Guerra, auxiliado por Sílvio Silva e Miguel Silva.
Cartões: Gustavo, Marcão, Fernando, Murilo (I); Picoli, Serginho e Lauro (J).
Gols: Sandoval 30'/1 (I); Adílson Pinto 10’/2 (J); Picoli, contra 23’/2 (I).
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Gamarra, Marcão e Paulo Roberto Prestes; Fernando, Sandoval (Ânderson Luiz), Enciso e Arílson (Murilo); Christian (Fabiano) e Luiz Gustavo. Técnico: Celso Roth.
JUVENTUDE: Márcio Angonese; Picoli, Índio Alagoano (Wallace), Adílson Pinto e Silvinho (Ericson); Serginho, Lauro, Jean e Itaqui; Pontes (Vágner) e Da Silva. Técnico: Tite.

Luiz Gustavo volta a fazer boa partida contra o Juventude.
Fonte: Pioneiro
Paulo Roberto Prestes desarma o atacante Borges.
Fonte: Pioneiro
O Internacional rasga a touca verde no Beira-Rio.
Fonte: Correio do Povo

Canal: Futebol Raiz

INTER SEGUE EM PAZ COM O TORCEDOR
Quem foi ao Beira-Rio ontem à tarde deixou o estádio convencido de que o Internacional parece, finalmente, ter encontrado o caminho das vitórias. Bateu o Juventude por 2 a 1 e mostrou, nos momentos mais difíceis, como no empate da equipe caxiense, no segundo tempo, disposição para reagir com firmeza e serenidade, buscando a vitória que ameaçava escapar. Com o resultado, o Inter fica isolado na vice-liderança do Gauchão.
A vingança colorada sobre o adversário que o tirou da decisão do Campeonato Gaúcho do ano passado começou a se concretizar aos 31 minutos. Numa rara investida pelo setor direito - até ali o time de Celso Roth atacava mais pela esquerda, com Arílson e Paulo Roberto -, Christian recebeu na risca da área e tocou para Luís Gustavo, que foi ao fundo e cruzou. Sandoval dominou com tranquilidade, deu um leve toque e tirou dois zagueiros do lance, para bater forte e fazer 1 a 0.
O Juventude, com um improvisado esquema de 3 zagueiros, estava perdido em campo. Sentia a pressão colorada. Restavam os contra-ataques, com Jean e, especialmente, o garoto Pontes. No Inter, Arílson e Luis Gustavo criavam as melhores jogadas. Aos 33 minutos, Luís Gustavo, que acabaria sendo o destaque da partida ao lado de Márcio, atacou pela direita e acertou a trave superior.
No segundo tempo, o técnico Titi posicionou melhor sua equipe. O Inter perdeu Arilson, lesionado. Aos 9 minutos, a defesa vacilou e Adílson subiu livre para cabecear e empatar. Em outras oportunidades, o Inter acusaria o golpe. Mas o Inter foi para cima e o jogo ficou emocionante. O goleiro Márcio fez grandes defesas. Até que aos 22, Gustavo cruzou e Piccoli marcou contra: 2 a 1.
Fonte: Correio do Povo (RS), 17/03/1997, p. 24

GOL CONTRA DERROTA JUVENTUDE
Porto Alegre - Um erro decretou a derrota alviverde para o Inter, por 2 a 1, ontem à tarde no Estádio Beira-Rio, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho. Depois de voltar com disposição para a segunda etapa, quando conseguiu o empate aos 10 minutos através de Adílson, o Juventude levou o segundo gol numa falha isolada da defesa.
Ainda na primeira etapa, a equipe de Caxias do Sul perdeu o zagueiro Índio, que fraturou a tíbia da perna direita (na altura da canela) em disputa de bola com o centroavante Christian. A gravidade da lesão foi constatada em radiografia feita em hospital de Porto Alegre. O jogador será avaliado hoje pelo médico Gélson Mazzotti.
O técnico Tite preparou uma retranca para enfrentar o Inter. Minutos antes da partida, Picoli foi confirmado para o lugar de Jorge Antônio na lateral-direita. A frente dos zagueiros, Picoli fazia a cobertura com perfeição. Porém a eficiência acabou em um lance discutível. Aos 31 minutos, Picoli perdeu dividida com Christian, que cruzou para Luís Gustavo repassar a bola para Sandoval. Com um toque, o meia se livrou de dois defensores do Ju e fez 1 a 0.
No segundo tempo, o Ju voltou modificado taticamente. Wallace substituiu Índio e deu personalidade ao ataque. Lauro recuou à posição de volante, enquanto Picoli voltou à zaga. Aos 10 minutos, o empate do Ju. Lauro cobrou falta e Adílson completou de cabeça. Aos 22 minutos, o Inter pressionava e, num cruzamento de Gustavo, o goleiro Márcio saiu da goleira. A bola bateu nas costas de Picoli e entrou, resultando no segundo gol colorado.
Fonte: Pioneiro (RS), 17/03/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/235559. Acesso em: 26 jul. 2023.

Postar um comentário