02/07/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Final - Volta - Internacional 1 x 0 Grêmio

VITÓRIA NO GRE-NAL GARANTE O TÍTULO
Porto Alegre - Dessa vez as atenções não estão voltadas para as discussões exasperadas entre os cartolas ou para as decisões vindas dos tribunais. Colorados e gremistas aguardam o clássico decisivo de hoje à noite, no Beira-Rio, que decidirá o título do Gauchão 97. Quem vencer será campeão. Em caso de empate, haverá outro jogo, também no Beira-Rio, em data a ser anunciada pela Federação Gaúcha de Futebol.
O retorno do artilheiro Paulo Nunes, a principal estrela do tricolor, anima o sonho tricolor de conquistar o seu 32º título e se igualar ao Inter, que busca a 33ª conquista em campeonatos regionais. Mas para ampliar sua vantagem, o colorado terá que superar a ausência do atacante Fabiano, que torceu o joelho no treino de ontem à tarde.
O início de noite gremista não poderia ter sido melhor. Depois de informados do provável desfalque no inimigo, os dirigentes finalmente se encontraram com o ídolo gremista. Exatamente às 18h55min, Paulo Nunes se apresentou ao técnico Evaristo de Macedo para a concentração no Olímpico. Para os gremistas, o retorno de Paulo Nunes significa o fim da insuficiência do ataque.
No Beira-Rio, a imagem de Fabiano chorando obrigou o técnico do Inter, Celso Roth, a repensar a estratégia traçada para o clássico. No domingo, o atacante infernizou os adversários e abriu espaços para os demais companheiros invadirem os domínios de Danrlei. Não foram poucas as oportunidades em que os defensores gremistas tiveram que se agrupar para enfrentá-lo.
Como as chances de contar com Fabiano são remotas, Roth já escolheu Luiz Gustavo para substituí-lo. Luiz Gustavo é “uma tendência”, como o técnico costuma responder aos repórteres nessas ocasiões, e também a principal alternativa. O outro candidato à vaga é o jovem Paulo Diniz. Rápido e habilidoso, o ex-júnior entrou muito bem nas últimas partidas.
Fonte: Pioneiro (RS), 02/07/1997, p. 24. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240726. Acesso em: 01 ago. 2023.

CAMPEÃO GAÚCHO PODE SAIR HOJE
Porto Alegre - No primeiro jogo, domingo no estádio Olímpico, aconteceu empate 1 x 1. Agora, no Beira-Rio, o Inter espera tirar proveito do fator local. Em contrapartida, seu adversário terá o retorno de Paulo Nunes, que estava na seleção brasileira.
A expectativa dos gremistas é de que o atacante de maior poder ofensivo ao time e desequilibre o jogo. O campeão brasileiro busca o tricampeonato no regional, enquanto o rival trabalha para interromper esta supremacia vencendo um clássico, o que não ocorre desde 1995.
Com a exceção de Paulo Nunes,os titulares de Evaristo de Macedo que desfalcaram a equipe no primeiro jogo continuarão ausentes. Foram excluídos, por lesão, o zagueiro Rivarola, o volante Dinho e o atacante Zé Alcino. O zagueiro Luciano, primeiro reserva da zaga, também está fora por problemas médicos, Wagner Fernandes será o substituto de
Rivarola e Otacílio continuará na posição de primeiro homem do meio campo. No ataque, está a maior dúvida. O companheiro de Paulo Nunes poderá ser Maurício ou o centroavante Zé Afonso, que se recupera de cirurgia.
No Inter o lateral-direito Gustavo e o zagueiro Marcão não jogarão. Os dois receberam o terceiro cartão amarelo na partida anterior. O técnico Celso Roth deslocará o volante Enciso para cuidar do flanco direito. E o reserva Márcio comporá a zaga com Gamarra. O zagueiro Régis ficará encarregado da lateral-esquerda, tarefa que já exerceu no Grenal passado.
Será o Grenal de número 334. Desde a primeira década do século, quando os dois clubes foram fundados, o Grêmio venceu 31 campeonatos e o Inter 32.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), 02/07/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/77750. Acesso em: 01 ago. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - FINAL - VOLTA - INTERNACIONAL 1 X 0 GRÊMIO
Data: 02/07/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 36.450 pagantes.
Renda: R$ 347.974,00
Juiz: Carlos Eugênio Simon, auxiliado por César Arruda e José Cardoso da Rosa.
Cartões: Régis, Fernando, Arílson, Christian (I); Roger, Otacílio, Carlos Miguel e Paulo Nunes (G).
Gol: Fabiano 4’/2 (I).
INTERNACIONAL: André; Enciso, Márcio Dias, Gamarra e Régis; Ânderson Luiz, Fernando, Sandoval (Celso Vieira) e Arílson; Fabiano (Luiz Gustavo) e Christian (Paulo Diniz). Técnico: Celso Roth.
GRÊMIO: Danrlei; Arce, Wagner Fernandes (Zé Afonso), Mauro Galvão e Roger; Otacílio, Luiz Carlos Goiano, Émerson Rosa e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Zé Alcino. Técnico: Evaristo de Macedo.

Em pé: André, Régis, Gamarra, Ânderson Luiz, Márcio Dias e Enciso.
Agachados: Fernando, Christian, Arílson, Sandoval e Fabiano.
Fonte: publicado por Israel Vidaletti no grupo
História do Sport Club Internacional no Facebook.
Fabiano infernal.
Fonte: Pioneiro
O petardo que definiu o clássico. Fabiano, o Bandido da Luz Vermelha.
Fonte: História do Sport Club Internacional
No meio do mar vermelho, Pedro Paulo Záchia e Gamarra
erguem a taça do Gauchão 97.
Fonte: História do Sport Club Internacional
Gamarra, Arílson e Régis puxam a volta olímpica.
Fonte: Zero Hora
Festa no vestiário colorado após dois anos sem conquistar o estadual.
Fonte: publicado por Israel Vidaletti no grupo
História do Sport Club Internacional no Facebook.
Torcida colorada de Caxias do Sul
foi às ruas fazer a festa.
Fonte: Pioneiro

Canal: Edu Cesar

INTER CONQUISTA O 33º TÍTULO
Porto Alegre - O “Touro Indomável” voltou e arrancou para fazer o gol do título. Foi a vitória da superação dentro e fora de campo, em um clássico que sempre envolve mistério, tática e garra. O Inter venceu ontem à noite o Grêmio por 1 a 0, no Estádio Beira-Rio, gol de Fabiano aos quatro minutos do segundo tempo, e conquistou o título de campeão gaúcho de 1997, o 33º da história colorada. Depois de deixar a torcida aflita com sua lesão no joelho, o atacante proporcionou o grito de alívio à massa vermelha, que não comemorava um título desde 1994.
A decisão para os colorados iniciou na terça-feira. O departamento médico do clube divulgou que ocorrera entorse no joelho direito de Fabiano, principal atacante do Inter. Ao mesmo tempo, a chegada de Paulo Nunes a Porto Alegre era alardeada como a grande arma gremista para o segundo Gre-Nal decisivo, por causa da ausência de Zé Alcino. Tudo despiste. Ontem, Fabiano e Zé Alcino entraram em campo e jogaram sem problemas. Sorte para o atacante colorado, que começou a aparecer em campo justamente quando o Inter passou a exercer o domínio da partida, aos 25 minutos do primeiro tempo.
Antes, o Gre-Nal decisivo era um jogo de muitas faltas. Carrinhos e empurrões não faltaram. Um jogo difícil para o árbitro Carlos Simon, que procurou controlar a situação com a distribuição de cartões amarelos. No primeiro lance de perigo, Carlos Miguel cruzou a bola para a área, mas não encontrou Paulo Nunes, bem marcado. Aos 26 minutos, Fabiano chutou rasteiro de fora da área e Danrlei defendeu com facilidade. Dois minutos depois, Christian recebeu de Sandoval e chutou para o gol, mas estava em posição de impedimento. Na resposta gremista, Zé Alcino chutou de fora da área ao lado do poste direito de André. No primeiro tempo, o Inter ainda teve duas chances de gol em cobranças de escanteio.
Fonte: Pioneiro (RS), 03/07/1997, p. 27. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240791. Acesso em: 01 ago. 2023.

INTERNACIONAL É CAMPEÃO GAÚCHO
Porto Alegre - O Internacional venceu o Grêmio por 1 a 0, nesta quarta-feira à noite no estádio Beira-Rio e conquistou o título de Campeão Gaúcho. As duas equipes haviam empatado por 1 a 1 no primeiro jogo da final, disputado no estádio do Grêmio, no último domingo. Se persistisse o empate no jogo de hoje, seria disputada uma terceira partida para definir quem seria o campeão. Mas o Inter garantiu o título com um gol de Fabiano aos quatro minutos do segundo tempo.
Fonte: Correio do Norte (SC), 04/07/1997, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/886408/17015. Acesso em: 26 jul. 2023.

Postar um comentário