Luís Carlos Martins

LUÍS CARLOS MARTINS
(meia)

Nome: Luís Carlos Martins Júnior
Data de nascimento: 23/5/1963
Local: Porto Alegre (RS)

CARREIRA:
1983-1984 - Grêmio
1985-1986 - Vasco
1986-1987 - Grêmio
1988-1990 - Internacional
1990-1991 - Atlético-PR


Quando Luís Carlos Martins foi lançado aos profissionais, a torcida do Grêmio não tinha dúvida de que ali estaria sendo formado um futuro craque do futebol brasileiro. A estreia de Luís Carlos como profissional não podia ser melhor. Na fogueira de um Gre-Nal, anulou o craque Rúben Paz, em um empate amarrado em 0 a 0, no Olímpico.

A partir daí, o jovem jogador passou a ter um destaque muito maior, tendo em vista seu talento e a sua determinação dentro de campo. Inicialmente, Martins jogava de volante, sendo substituto de China, que figurava em constantes convocações, mas sua vocação era na armação. No tricolor, chegou à decisão da Libertadores de 1984 e conquistou o Gauchão de 86.

Jogador de personalidade forte, contestava qualquer treinador que o colocasse na reserva. E foi isso que aconteceu em seus dois anos de Vasco, 85 e 87. Se entendeu com os técnicos Joel Santana e Sebastião Lazaroni por ficar no banco, além de escalá-lo fora de posição. Pelo Vasco, levantou a taça do Carioca de 1985.

Depois de uma fase conturbada no Vasco, regada a brigas, o passe de Luís Carlos foi repassado ao Internacional. E no Inter, chegou pregando comprometimento. Uma das principais características de Luís Carlos Martins era a de não ser jogador de beijar escudo. Nem mesmo do Grêmio, clube que o formou.

Levou a melhor na disputa com Gilberto Costa pela camisa 10 do Colorado, mesmo chegando acima do peso. A técnica do jogador ficou visível ao longo de seus dois anos de Beira-Rio, levando o Inter à decisão do Brasileirão de 88 e às semifinais da Libertadores de 89.

Depois do Inter, defendeu o Atlético-PR. Luís Carlos Martins até hoje carrega a admiração dos torcedores colorados mais antigos pela classe e dedicação á camisa vermelha.