Vanderlei Luxemburgo

VANDERLEI LUXEMBURGO
(lateral-esquerdo)

Nome completo: Vanderlei Luxemburgo da Silva

Vanderlei era um lateral-esquerdo discreto, sem o mesmo brilho que o consagrou como um dos técnicos mais vitoriosos do Brasil. Teve uma carreira como jogador profissional bem breve, depois de começar nos infantis do Botafogo.

Iniciou sua trajetória como profissional no Flamengo, em 1971. Permaneceu à sombra de ninguém menos que Júnior, um dos melhores laterais da história do futebol brasileiro e da Seleção, até o ano de 1978, quando veio para o Internacional.

Sedento pela titularidade, Vanderlei não teve passagem destacável pelo Internacional, que se recuperava de um ano irregular. Sua passagem ficou marcada pela expulsão no Gre-Nal válido pelo Brasileirão daquele ano, partida em que o Inter foi derrotado por 3 a 2 em casa. Perdeu a posição para Jorge Tabajara, que trocou o Grêmio pelo Internacional.

Deixou o Inter e voltou ao Rio de Janeiro, onde defendeu o Botafogo em 79 e 80. Parou de jogar aos 28 anos e passou a se dedicar à função de técnico. Começou no modesto Campo Grande-RJ, mas seu nome começou a ser escrito no cenário nacional quando foi treinador do Bragantino, levando o clube á Série A e conquistando o inédito Paulistão de 90, na famosa "Final Caipira", contra o Novorizontino.

Ainda na ativa, Luxemburgo conquistou 5 Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 2 Rio-São Paulo, 1 Conmebol, 1 Série B e 12 estaduais.