DECISÃO DO CAMPEONATO GAÚCHOGrêmio e Internacional, os adversáriosPORTO ALEGRE, 13 (Asapress) — Domingo próximo, praticamente será decidido o Campeonato Gaúcho de football profissional, com a realização do clássico, Grêmio x Internacional, no estádio dos Eucaliptos. Os dois grandes adversários já se encontram concentrados, o primeiro na localidade de Dois Irmãos e os "colorados" em Belém Novo.É tal o interesse que cerca o match, que, desde ontem, já haviam sido vendidas mais de mil cadeiras numeradas, no valor de 50 cruzeiros. Não desejando atuar neste jogo, os principais juízes do quadro oficial estão pedindo licença e apresentando justificativas que os afastem da grande responsabilidade.O interessante é que, esses mesmos juízes que temem a responsabilidade se mostram descontentes com a possibilidade do "rei do apito", Henrique Faillace, vir a dirigir o encontro, ameaçando até de entrarem em greve caso isto venha a acontecer.Este árbitro, que há tempos tivera um desentendimento com o diretor do Departamento de Árbitros, afastou-se voluntariamente das arbitragens dos jogos oficiais, passando, entretanto, a apitar os do interior. Agora, atendendo a um apelo de Oscar Paixão, vice-presidente da entidade, prometeu voltar ao seio da mesma.Amanhã, em jogos desta mesma rodada, jogarão Cruzeiro x Renner e Nacional x Força e Luz.Fonte: Jornal dos Sports (RJ), n. 5238, 14 set. 1946, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/112518_01/26801. Acesso em: 04 fev. 2026.
Hoje, em Porto Alegre, vão jogar uma partida decisiva do campeonato regional daquela cidade, o Internacional, clube do meu compadre Vargas Netto, e o Grêmio, clube do Zé de S. Januario. Há oito dias que não vou à casa do Maneco Vargas para evitar discussões. O Paula Job, que me havia prometido fazer uma aposta de mil cruzeiros, desapareceu da circulação. Com certeza, o Paula Job foi concentrar-se em Belém Novo com os jogadores "colorados".Não desejo contrariar o meu compadre Vargas Netto, mas, desta vez, o estádio dos Eucaliptos vai servir de sepultura ao esquadrão do Internacional, tanto assim que, a turma do Grêmio, depois do jogo, irá denominar o estádio dos Eucaliptos de campo dos Aciprestes, como homenagem póstuma às pretensões do Internacional.Lá, em Porto Alegre, como aqui no Rio, tambem há juízes coroados. Na capital gaucha, o Henrique Faillace tem maiores honrarias que o nosso Mário Vianna. O juiz carioca é apenas o "número um", mas o Faillace, é o "rei do apito". A questão é que o Failace, com toda a sua realeza, está sendo boicotado pelos seus súditos, os demais árbitros. Dizem os juízes gaúchos que se o Faillace apitar, todos se demitirão do Departamento de Árbitros. Se isto se verificar, o coitado do Faillace ficará cantando aquele samba carnavalesco:"Que rei sou eu?Sem reinando e sem coroa,Sem castelo e sem rainha,Afinal que rei sou eu?"Fonte: SÃO JANUÁRIO, Zé de. Jornal dos Sports (RJ), n. 5239, 15 set. 1946, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/112518_01/26813. Acesso em: 04 fev. 2026.
CITADINO 1946 - 2º TURNO - INTERNACIONAL 1 X 2 GRÊMIO
Data: 15/09/1946
Local: Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Público: 14.768
Renda: Cr$ 150.705,00
Juiz: Dirceu Bezerra
Gols: Bentevi 3’/1 (G); Carlitos, pênalti ?’/1 (I); Cordeiro 3’/2 (G).
INTERNACIONAL: lvo Winck; Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Ruy Motorzinho, Adãozinho, Elizeu e Carlitos. Técnico: Carlos Volante.
GRÊMIO: Júlio Petersen; Clarel e Johni; Jorge, Touguinha e Sanguinetti; Bentevi, Hélio, Massinha, Segura e Cordeiro. Técnico: Otto Pedro Bumbel.
EM PORTO ALEGREPORTO ALEGRE, 16 (Serviço especial de A NOITE) — Em prosseguimento ao campeonato da Federação Riograndense de Football, foram efetuados os seguintes encontros: Cruzeiro x Renner e Força e Luz x Nacional. No primeiro encontro o Renner venceu por 2x1 e no segundo prélio, o Força e Luz venceu por 4x2.A peleja disputada entre os quadros do Internacional e do Grêmio, terminou com a vitória do segundo, pelo score de 2x1.Fonte: A Noite (RJ), n. 12366, 16 set. 1946, p. 22. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/348970_04/42201. Acesso em: 04 fev. 2026.
FUTEBOL GAÚCHOO clássico da cidadePorto Alegre, 16 (A.A.) — Travou-se ontem no Estádio dos Eucaliptos a maior partida de futebol gaúcho no corrente ano. O clássico da cidade pôs mais uma vez frente a frente as equipes do Internacional e do Grêmio. Em virtude da diferença de um ponto que coloca os rubros em segundo lugar, estando o Grêmio como líder absoluto, o jogo assumiu caráter espetacular, pois, além de ser o clássico da cidade, foi decisivo para o campeonato. Vencendo por 2 tentos a 1, o Grêmio já se considera quase campeão da cidade. Apesar de ter ainda duas partidas relativamente difíceis a disputar, os tricolores tudo farão para manter a liderança e conseguir o tão almejado campeonato que há seis anos é propriedade do rolo compressor.Desse modo os colorados tiveram sua primeira derrota no segundo turno do campeonato, jogando em seu próprio campo. Sob as ordens do juiz Dirceu Bezerra, escolhido por sorteio, as equipes entraram no gramado com a seguinte constituição: Ivo, Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Ruy, Adãozinho, Elizeu e Carlitos. Grêmio: Júlio, Johni e Clarel; Jorge, Touguinha e Sanguineti; Bentevi, Hélio, Massinha, Segura e Cordeiro. Aos 3 minutos do primeiro tempo Bentevi assinalou o primeiro tento da tarde para o Gremio [...] que, batido por Carlitos, foi convertido no primeiro e único tento da equipe colorada. Aos 3 minutos da segunda fase, Cordeiro, recebendo em boas condicões, mandou o balão às redes guarnecidas por Ivo, marcando o segundo ponto para o Grêmio, que lhe garantiu a espetacular vitória. Juiz bom. Renda perto de 151.000,00.Fonte: O Fluminense, n. 19477, 17 set. 1946, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/100439_08/8622. Acesso em: 04 fev. 2026.
PRATICAMENTE ASSEGURADO O CAMPEONATO PELO GRÊMIOTrês pontos o separa do InternacionalPORTO ALEGRE 19 (Asapress) — Pela vitória alcançada no último domingo sobre o Internacional, os aficionados do Grêmio promoveram um verdadeiro carnaval, por estar este clube com o campeonato praticamente assegurado. As manifestações que se seguiram segunda-feira e ontem, resumem-se agora aos comentários ruidosos de passagens do jogo, que bateu o recorde de arrecadaçao no País naquele dia, ultrapassando a casa dos 150 mil cruzeiros.A posição atual dos disputantes do certame principal, por pontos perdidos, é a seguinte: — Grêmio, 5 pontos perdidos; Internacional, 8; São José, 9; Renner, 10; Cruzeiro e Força e Luz, 13; e com a "lanterninha" o Nacional com 14.Também no certame de aspirantes, o Grêmio se encontra na liderança, seguido do Cruzeiro, tendo já os gremistas assegurado o título de campeão de juvenis.Na divisão de profissionais, o Grêmio terá de enfrentar ainda o Cruzeiro e S. José, e o Internacional, ao Força e Luz e Nacional.Fonte: Jornal dos Sports (RJ), n. 5243, 20 set. 1946, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/112518_01/26845. Acesso em: 04 fev. 2026.