A SEMANA DA CONFRATERNIZAÇÃO
Inicia-se amanhã, com uma grande parada, dois encontros de futebol, e a interessante prova Cabo de Guerra
Serão contendores os bravos marujos da Divisão Naval e os desportistas locais
Reina intenso entusiasmo para todas as provas
Terá início, amanhã, a “Semana da Confraternização”, organizada pela Associação de Cronistas Desportivos de Porto Alegre, com o apoio do Governo do estado, em homenagem aos tripulantes da 1ª Divisão Naval, que ora visita a metrópole gaúcha.
Não resta a menor dúvida que o início do sensacional programa organizado marcará uma das brilhantes páginas na história do desporto desta capital.
É conhecido de todos o valor, a disciplina e lealdade dos bravos marujos que tripulam os vasos de guerra da nossa gloriosa Marinha de Guerra.
Por isso, a Associação de Cronistas, de acordo com o seu programa de congregar e unir todos os esportistas, resolveu patrocinar a realização de várias competições, para o que conseguiu, desde logo, o apoio de todos,
A Semana da Confraternização servirá para estreitar cada vez mais as relações que devem existir entre os sulinos e os irmãos de outros estados.
O mundo desportivo da capital se mostra ansioso para presenciar o desenrolar do magnífico programa desportivo.
O PROGRAMA DE AMANHÃ
Como já dissemos acima, amanhã será iniciada a semana desportiva em homenagem aos tripulantes da 1ª Divisão Naval.
A primeira parte, às 14 horas, constará de um encontro de futebol entre um combinado dos vasos de guerra e o Portuário F. C.
Para esse prélio o Portuário organizou o seguinte quadro:
Darci; Trajano e Álvaro; Pedrinho, Valdemar e Barbosa; Dirceu, Joãosinho, Mocinho, Vadico e Osvaldo.
Para arbitrar este jogo, será convidado o Sr. Bernardo de Souza. Nelo, técnico dos colorados.
A segunda parte, às 15,30 constará de uma grande parada na qual tomarão parte todos os atletas da Marinha e os locais, puxada pela excelente banda do Batalhão Naval.
Terminada a parada, todos os atletas formarão em linha e saudarão as altas autoridades especialmente convidadas para presenciar a festa.
Após, pelos marinhos, será feita a interessante prova "Cabo de Guerra", destinada a uma grande "torcida".
A terceira parte, que encerrará o programa dá linda tarde desportiva, constará de um encontro de futebol entre os quadros do cruzador "Rio Grande do Sul" e o quadro do Internacional.
Como se vê, é uma ótima tarde desportiva a que organizou a A. C. D. e que por certo será presenciada por numeroso público.
O ministro Protógenes será convidado para assistir os festejos
A Associação de Cronistas Desportivos, por intermédio de uma comissão de associados, convidará o Ministro da Marinha, Almirante Protógenes Guimarães, para presenciar o início da Semana da Confraternização.
Fonte: A Federação (RS), 31/10/1933, ano 1933, n. 251, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/74079. Acesso em: 23 dez. 2024.
A SEMANA DA CONFRATERNIZAÇÃO
COMEÇOU HOJE COM GRANDE ENTUSIASMO
Reina extraordinário interesse em todas as rodas
Teve começo hoje, às 14 horas, a “Semana da Confraternização”, na qual tomam parte os bravos marujos da 1ª Divisão Naval, ancorada em nosso porto e os atletas locais.
À hora em que escrevemos esta nota é intenso o movimento em direção ao Estádio dos Eucaliptos, no Menino Deus.
Todos desejam apreciar as habilidades dos nossos marinheiros fronte aos gaúchos.
Os marujos, habituados aos grandes embates, estão em condições de enfrentar com galhardia os representantes de Porto Alegre.
Como já informamos, o programa constará de dois encontros de futebol, um interessante Cabo de Guerra, uma parada desportiva na qual intervirão cerca de 300 atletas e corridas rasas de 100 metros entre elementos do Internacional e do Grêmio.
O programa para amanhã
Amanhã à noite, na magnífica cancha de cimento armado da A. C. M., à rua Pantaleão Teles n. 1070, o mundo desportivo da capital terá oportunidade de presenciar dois sensacionais embaltes do emocionante cestobol.
Primeiro veremos os destemidos marinheiros da 1ª Divisão Naval frente ao aguerrido time da Associação Cristã de Moços.
O preparo de ambos os contendores faz prever uma luta titânica e cheia de lances emocionantes.
Depois veremos o combinado gaúcho que, dentro em breves dias, embarcará para o Rio, onde vai disputar o Campeonato Brasileiro enfrentar o poderoso quadro do Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré.
Os esforços que vem dispendendo a diretoria da A. C. D., para o cumprimento à risca do programa organizado, faz prever que o mesmo será coroado do mais brilhante êxito.
O povo, o juiz infalível, já deu o seu parecer favorável e por isso não faltará a homenagem que será prestada aos lobos do mar.
A competição terá início, impreterivelmente, às 20,30 horas.
A noitada de pugilismo
Uma das notas mais sensacionais da semana desportiva será, sem dúvida, o certame de pugilismo, que terá por teto o espaçoso Ringue das Orquídeas, sexta-feira próxima.
Todos sabem que esse ramo de desporto é cultivado com grande carinho na Marinha, e daí possuírem verdadeiros “astros” na arte do murro.
Nós, aqui, contamos com núcleo regular de amadores e que estão em perfeitas condições de oferecer ao público um ótimo espetáculo.
Diversos desses amadores já se inscreveram para lutar contra os valentes marujos.
Além desse espetáculo, realizar-se-ão diversas outras interessantes provas, que vai desde a alta patinação até o ioiô, onde se exibirão hábeis manejadores do interessante aparelho.
Fonte: A Federação (RS), 01/11/1933, ano 1933, n. 252, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/74085. Acesso em: 23 dez. 2024.
AMISTOSO - INTERNACIONAL 6 X 0 COMBINADO DA MARINHA
Data: 01/11/1933
Local: Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: João Pedro Rosário (Bernardo de Souza Neto)
Gols do Inter: Tupan [3], Javel, Mancuso e Cavaco.
INTERNACIONAL: Penha; Vanderlino e Risada; Alfredo, Zé Gonçalves e Garnizé; Cavaco, Venenoso, Mancuso, Tupan e Javel.
COMBINADO DA MARINHA: Caetano; Pedrinho e Gonçalves; Edmundo, Roial e Gradim; Darci, Arara, Popó, Aldo e Pimentel.
Obs.: o Combinado da Marinha era constituído por tripulantes do Cruzador Rio Grande do Sul.
A SEMANA DA CONFRATERNIZAÇÃO
A primeira festa desportiva em homenagem à Marinha marcou um brilhante sucesso [...]
A Semana da Confraternização iniciada brilhantemente quarta-feira terá, por certo, uma sequência triunfal.
O programa organizado pela Associação de Cronistas Desportivos, com o apoio do benemérito governo do Estado, agradou sobremodo a numerosa assistência que compareceu ao Estádio dos Eucaliptos.
Tanto os bravos marujos da Divisão Naval como os desportistas locais, receberam fartos aplausos pelo modo cavalheiresco e lealdade desportiva que demonstraram nas pelejas em que se empenharam.
Foi uma grande festa e que por muito tempo perdurarána mente dos que a presenciaram.
A tarde desportiva de quarta-feira foi iniciada com uma belíssima parada na qual tomaram parte cerca de 200 homens puxados pela banda de bordo, formando um conjunto admirável.
Após um combinado dos diversos vasos de guerra, enfrentou o forte time do Portuário, cabendo a vitória a este por 2 x 0.
Em seguida, duas equipes do cruzador “Rio Grande do Sul”, fizeram a interessante prova “Cabo de Guerra”, registrando-se empate.
Terminada esta prova, que foi muito aplaudida, deram entrada em campo os quadros para a partida principal na seguinte ordem:
Marinha — Caetano; Pedrinho e Gonçalves; Edmundo, Roial e Gradim; Darci, Arara, Popó, Aldo e Pimentel.
Internacional — Penha; Vanderlino e Risada; Alfredo, Zeca e Garnizé; Cavaco, Venenoso, Mancuso, Tupan e Javel.
No início, a pugna esteve mais ou menos equilibrada, para depois os locais, com mais preparo, sobrepujarem o adversário por 6 x 0.
Os marujos, durante os oitenta minutos, não tiveram um momento de desânimo e lutaram até o final com bravura e lealdade.
No intervalo do jogo principal, os atletas do Internacional e de outros clubes, fizeram uma corrida de revezamento 4 x 100, cabendo a vitória à turma composta de O. Brito, E. Barbedo, Verner Beck e Mario Pinto.
Findo o jogo, o povo aplaudiu com entusiasmo, tanto vencedores como vencidos.
Os diretores da A. C. D. foram muito cumprimentados pelo brilhantismo da festa, tanto pela oficialidade da marinha que se achava presente, como por outras distintas pessoas.
O transporte dos oficiais e marujos foi feito em automóveis, ônibus e bondes especiais postos à disposição pelo governo do Estado.
Troca de homenagens
Antes de se iniciar a preliminar, o Portuário ofereceu ao quadro da Marinha uma bela estatueta com a seguinte inscrição:
“Homenagem do Portuário F. C. à gloriosa Marinha Nacional — 1-11-933”.
No centro do campo, o capitão de corveta Prado de Carvalho, oferecendo bela corbeille de flores naturais à A. C. O. e ao Internacional, pronunciou rápido e brilhante discurso, tendo agradecido o nosso colega Cícero Soares.
O Internacional, em retribuição, também, ofereceu linda cesta de flores aos oficiais da Divisão.
Alteração do programa
Para ontem estava anunciada a noitada de cestobol, porém, como coincidisse com o dia de finados e, para conservar a tradição do povo, foi acordado transferir para hoje.
Desta forma as demais provas anunciadas foram adiadas para os dias posteriores.
Fonte: A Federação (RS), 03/11/1933, ano 1933, n. 253, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/74095. Acesso em: 23 dez. 2024.