10/07/1932 - Citadino 1932 - 1º turno - Grêmio 2 x 0 Internacional

Disputando o campeonato futebolístico da capítal gaucha, realizar-se-á amanhã, em Porto Alegre, o mais importante prélio do turno.
Serão contendores as renomadas equipes representativas dos clubes Grêmio Portoalegrense e Internacional.
A importancia do embate acima reside no seguinte: Se o Grêmio vencer se colocará em igualdade de pontos, na liderança da tabela, com o Internacional.
Em caso contrário, se a vitória pender para o lado deste ou mesmo se se verificar um empate, o Internacional proseguirá escoteiro na vanguarda do campeonato gaucho.
Fonte: O Dia (PR), 09/07/1932, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/092932/22422. Acesso em: 07 ago. 2023.

A GRANDE JORNADA
O público está empolgado pela peleja Internacional x Grêmio
A DIREÇÃO DO GRÊMIO CONVIDOU AS ALTAS AUTORIDADES
Dois dias apenas nos separam da jornada que tanto vem preocupando a atenção do público desta capital
Enquanto isso, pelos cafés, nas rodas que se formam pelas esquinas e nas próprias residências familiares se discutem as possibilidades do sensacional encontro entre gremistas e internacionalistas.
A população mostra um entusiasmo fora do comum, como há muito não se notava.
Parece que os dois grandes clubs, no domingo, reviverão dias que já vão longe, quando enormes massas de “torcedores” numa vibração intensa, entusiastas, onde se destaca o elemento feminino, aclamavam os seus favoritos.
É bem justo que isso aconteça, pois os adversários do dia 10, são dignos destes aplausos.
São duas formidáveis potências, que se igualam em força e valor e que vão ao campo decidir, numa luta leal e cavalheiresca, a palma de uma vitória.
E esta bem pode pender para qualquer dos contendores,
O valoroso campeão do Estado, o destemido vencedor do Wanderers, com um conjunto de primeira ordem, no qual se destacam as figuras inconfundíveis de Eurico Lara e Luiz Carvalho, aquele na defesa e este no ataque, estamos certos não se deixará vencer facilmente e tudo farão para ver desfraldado no mastro da vitória, ainda uma vez, o pavilhão tricolor.
O Internacional, o glorioso clube da jaqueta rubra, contando, como o seu antagonista, com um quadro poderoso, integrado por elementos consagrados, onde formam a primeira linha Honório e Javel, dois impetuosos atacantes; Miro, Alfredo e Risada, na defesa, não pode baquear, não se renderá senão diante de um poder superior.
Disso todos estão convencidos e, portanto, a peleja não pode falhar. Será verdadeiramente gigantesca.
Os treinos de ontem
O Grêmio Porto Alegrense, no campo da Baixada, realizou puxado treino de conjunto.
O ensaio impressionou agradavelmente a todos que o presenciaram.
Lacy, o ágil ponteiro direito, ainda bastante ressentido de sua recente enfermidade, parece que não poderá jogar.
— O Internacional realizou apenas treino individual.
Falamos ao seu diretor técnico, o distinto desportista Jean Ryff.
Informou ele que os quadros alvi-rubros estão em magníficas condições e apesar de julgar bastante dura a refrega, confia plenamente na vitória.
Confirmou a inclusão de Ribeiro, na meia-direita, e Nelson Grant, na zaga.
Além de tudo isso, terminou o esportista Ryff, os nossos defensores estão possuídos de um entusiasmo extraordinário, o que garante uma boa atuação.
Acomodações para os associados do Grêmio
A diretoria do Grêmio Porto Alegrense, tendo em vista o elevado número de associados do clube e exmas. famílias que irão assistir ao sensacional jogo e sendo o pavilhão existente no estádio demasiado pequeno para dar boa acomodação a todos os gremistas, mandou dividir a bancada localizada à esquerda do camarote dos cronistas, para os associados do clube, a fim de que eles possam apreciar comodamente o desenrolar do grande embate.
Foram convidadas as altas autoridades para assistir o jogo
A diretoria do Grêmio Porto Alegrense, atendendo a importância do jogo de domingo, dirigiu, na data de ontem às altas autoridades civis, militares, estaduais e federais e também as eclesiásticas, convites para que as mesmas ontem, com sua presença, a importante tarde desportiva.
S.C. INTERNACIONAL
Nota oficial
Para os encontros a realizar-se domingo próximo com o nosso co-irmão Grêmio F. B. P.. Alegrense, foram designados pelo diretor de campo, Sr. Jean Ryff, os seguintes. quadros:
3º — Castello; Lampinha e Miguel; Homero, Quincas e Moreno; Armando, Dirceu, Lourival, Garcia e Tenente.
Reservas: Lima, Garcia, Moreira, Varella, Natal e demais jogadores inscritos.
2º — Diamantino; Álvaro e Carneiro; Rao, Abbadé e Ramão; Chatinho, Carvalho, Mancuso, Marroni e Marreco.
Reservas — Todos os jogadores que não hajam atuado pelo 3º quadro de manhã.
1º — Penha; Miro e Grant; Alfredo, Risada e Garnizé; Javel, Ribeiro; Pereira, Honório e Bermudez.
Reservas: Vanderlino e Lockmann.
Os jogadores do terceiro quadro fardar-se-ão no campo do Grêmio, onde deverão estar às 8,30 horas, em ponto.
Os do segundo deverão estar às 12,30 horas, em ponto, no campo do Internacional, a fim de se fardarem e seguirem incorporados para o local da pugna.
Os do primeiro fardar-se-ão no campo do Internacional, às 14 horas em ponto, e seguirão em seguida para o campo do Grêmio.
O diretor dos colorados solicita aos jogadores escalados observarem rigorosamente os horários acima.
Fonte: A Federação (RS), 08/07/1932, ano 1932, n. 156, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/71507. Acesso em: 29 nov. 2024.

GRÊMIO E INTERNACIONAL, NUMA LUTA GIGANTESCA, DECIDIRÃO A PALMA DA VITÓRIA
A GRANDE JORNADA DE AMANHÃ
A peleja entre gremistas e colorados, promete grande brilho
A EXPECTATIVA DO PÚBLICO É FORMIDÁVEL
Assistirão ao embate as altas autoridades
GRÊMIO
Lara
Dario-Sardinha
Heitor-Poroto-Sardinha II
Lacy-Artigas-Luiz-Foguinho-Nenê
INTERNACIONAL
Penha
Miro-Grant
Alfredo-Risada-Garnizé
Javel-Ribeiro-Pereira-Honorio-Bermudez
Afinal, estamos na véspera do tradicional embate da metrópole gaúcha: Grêmio x Internacional.
O grande acontecimento que monopolizou a atenção do público durante a semana que hoje finda, terá amanhã seu desfecho.
Já dissemos por estas colunas do entusiasmo que anima a população, da intensa vibração que agita os nervos das numerosas legiões de torcedores dos dois grandes clubes, do preparo e da eficiência dos combatentes.
A luta será gigantesca e o povo que acorrer no espaçoso Estádio dos Moinhos de Vento, terá mais uma vez, ocasião de verificar que gremistas e colorados, numa peleja titânica, saberão honrar a confiança que lhes depositam os seus respectivos admiradores.
Esse match que já é uma tradição do foot-ball da capital e que vem de anos, os antigos rivais prometem, para amanhã, uma das partidas mais sensacionais de quantas já tenham sido jogadas.
O povo, que é o supremo juiz, julgará a batalha e tudo o que se disse sobre ela.
Nada mais precisamos acrescentar.
Um apelo
Agora o que se faz necessário para o completo êxito da jornada, um vibrante apelo a players e prestadores, saibam se conduzir como verdadeiros desportistas: dentro das boas normas da educação.
O nosso progresso não permite mais as grosserias, os insultos e muitas vezes a violência física.
Os vitoriosos devem compartilhar com os vencidos, porque a vitória, nem sempre exprime o valor e a justeza de uma luta.
Assim esperamos registrar o nosso aplauso a vencedores e vencidos, na certeza de que eles saberão honrar os nossos foros de cavalheirismo e lealdade.
Representante da Amgea e fiscal
Pela diretoria da Amgea foram os desportistas Waldemar Zapp e Bruno Bopp, para representante e fiscal, respectivamente, no jogo de amanhã.
Os árbitros
Foram escalados para arbitrar os jogos de amanhã, os desportistas Nestor Pereira, para os primeiros teams; Alfredo Zanini, para os segundos; e Luiz C. Presser, para os terceiros, todos pertencentes ao S. José.
Convite às altas autoridades
Tratando-se de um match empolgante como será o de amanhã, a diretoria do Grêmio convidou para o assistirem as altas autoridades estaduais, federais, militares e eclesiásticas.
Arquibancadas para sócios
Não só pelo extraordinário interesse que vem despertando o importante embate, como também pela circunstância de estar o clube com avultado número de sócios, resolveu a diretoria do Grêmio reservar para os associados a metade da arquibancada à esquerda do pavilhão central, a fim de desafogá-lo e proporcionar maior comodidade aos sócios.
Nova bilheteria
Para maior rapidez na venda de ingressos, com facilidades para o público, a diretoria do Grêmio mandou construir, junto ao primineiro portão da rua Mostardeiro, mais um guichê.
[...] GRÊMIO PORTO ALEGRENSE
Nota oficial
Para o grande embate de campeonato a realizar-se domingo, 10 do corrente, a diretoria do Grêmio, em cujo campo se ferirá a pugna, adotou as seguintes resoluções:
Representante oficial — Representará oficialmente o clube, perante a Amgea, o seu próprio presidente, Tenente Coronel Agenor Barcellos Feio.
Comissão de portões — Para fiscalização dos portões de ingresso, são designados os seguintes consócios: Albano O. Bernd, Octavio Fialho, Alfredo Day, Aracy Silva, Augusto de Aguiar Teixeira, Tenente Aureliano Ribeiro e Silva, sob a direção geral do tesoureiro Sr. José da Silva Martins.
Permanência dentro do campo — Afora as autoridades policiais, só poderão entrar e permanecer dentro do campo as autoridades desportivas previstas no regulamento da Amgea. Para regularem a entrada das referidas pessoas, ficam designados os consócios Alfredo de Castro e Reynaldo Mutti, que ficarão no portão que dá acesso ao campo.
Sócios — Apelo — Os sócios terão entrada no portão central mediante apresentação do recibo n., 7-8. O cobrador estará no campo, à disposição dos srs. sócios a partir das 9 horas.
A diretoria apela para os associados em geral no sentido de que todos, inclusive honorarios, remidos e beneméritos se apresentem munidos dos respectivos ingressos para evitar-se confusões, explorações e dificuldades, visto que não é possível aos porteiros conhecer a todos.
Ingressos especiais — As pessoas portadoras de ingressos especiais, a F. R. G. D. e da Amgea, bem como os convidados pelo clube, deverão entrar pelo portão central.
Pavilhão da rua D. Laura — A entrada para o pavilhão da rua D. Laura poderá ser feita pelo, primeiro portão da rua Mostardeiro e portões do lado do Tiro Alemão.
As pessoas que comprarem entradas de pavilhão deverão deixar raspar a metade do ingresso nos portões gerais, conservando a outra metade para apresentarem ao porteiro do pavilhão.
Arquibancadas para sócios — A fim de desafogar mais o pavilhão central e oferecer mais comodidade aos associados do clube, a diretoria reservou para sócios a metade da arquibancada de sombra à esquerda da sede, estando já feitas as divisões e ligações necessárias.
Entradas de favor — A diretoria avisa que não haverá, absolutamente, entradas de favor, sendo inútil insistir.
Funcionamento da comissão de portões — A comissão designada para os portões deverá estar no campo à meia hora, pontualmente.
Horário dos jogos — A partida dos 2.º quadros será iniciada às 13 1/2 horas e a dos primeiros quadros terá começo às 15 1/2 horas, ambas com a tolerância regulamentar de 15 minutos.
Imprensa — A imprensa terá a sua disposição a tribuna respectiva.
Comissão de recepção — São designados para receber as altas autoridades convidadas e encaminhá-las à tribuna oficial os consócios srs. dr. Paulo Hecker e o Tenente Athanasio Belmonte.
Campanha pró-Estádio — A diretoria, continuando a impulsionar a grande campanha pró-Estádio, que está lançada sob os melhores auspícios, pois já estão tomados 136 Títulos de Fundo Social, pede a todos os dignos consócios que, no dia da partida, compareçam à sala da secretaria do clube, a fim de se inteirarem do assunto e emprestarem a colaboração possível para o prosseguimento do importante problema, que constitui a máxima aspiração gremista.
TARDE GLORIOSA!
Mais algumas horas e rumarão para a baixada dos Moinhos de Vento centenares e centenares de aficionados para apreciar a mais importante e aguerrida partida de foot-ball que será travada no corrente ano.
Grêmio e Internacional, rivais não só em forças como nas competições desportivas, representados por seus melhores elementos, entrarão, garbosos e possuídos do mais vivo ardor social, para o gramado, sob os aplausos calorosos e frenéticos de uma população, que antegozará o fragor de uma peleja como a que teremos oportunidade de apreciar.
Ciosos da vitória, não medirão esforços, dentro das verdadeiros normas do “association” os destemidos rapazes de ambos os clubes.
É de ver-se neste dia de galas desportivas, como nossas encantadoras patrícias, numa torcida frenética, mas incisiva e sã, fazem com que os jovens combatentes, empregando a melhor de suas forças físicas, com um sorriso jovial a aflorar-lhe nos lábios, desfazem as arremetidas ao seu clube, ora com uma bela cabeçada, ora com uma magistral defesa
dos guardiões.
So do lado do Grêmio veem-se Luiz, Lara, Artigas, Lay e Nenê, figuras de relevo, do lado do Internacional estão Penha, Risada, Ribeiro e Honório, que saberão com galhardia elevar o pavilhão rubro bem alto e quiçá ao mastro da vitória.
Ganhadores ou perdedores, os rapazes de ambos os clubes deverão após o prélio, confraternizar diante da vitória sofrida.
Dom Pepito.
Fonte: A Federação (RS), 09/07/1932, ano 1932, n. 157, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/71515. Acesso em: 29 nov. 2024.

CITADINO 1932 - 1º TURNO - GRÊMIO 2 X 0 INTERNACIONAL
Data: 10/07/1932
Local: Baixada - Porto Alegre (RS)
Juiz: Nestor Pereira
Gols: Lacy 30’/1 (G); Luiz Carvalho 2’/2 (G).
GRÊMIO: Lara; Dario e Eurides Sardinha; Heitor, Poroto e Eunides Sardinha; Lacy, Artigas, Luiz Carvalho, Foguinho e Nenê. Telêmaco Frazão de Lima.
INTERNACIONAL: Penha; Miro Vasques e Grant; Alfredo, Risada e Garnizé; Javel, Ribeiro, Pereira (Vanderlino), Honório e Bermudez. Técnico: Jean Ryff.

O TRADICIONAL ENCONTRO DA CIDADE
O Grêmio, conseguindo aproveitar melhor as oportunidades, venceu o Internacional por 2 a 0
A partida não esteve à altura do renome dos adversários
Com essa vitória, o tricolor se colocou ao lado dos colorados na liderança
O espaçoso Estádio dos Moinhos de Vento foi, ontem, teatro da primeira luta entre gremistas e colorados no corrente ano.
Feriu-se o tão ansiosamente esperado e tradicional encontro da cidade.
Porto Alegre viveu o seu grande dia.
Tudo cooperou para o brilhantismo da tarde desportiva, desde a natureza que nos ofereceu um magnífico dia de um sol radiante, até a numerosa e educada assistência.
Os da imprensa que são obrigados, por dever de ofício, informar o público, sentem-se satisfeitos diante da peleja que se desenrolou, pois tudo o que se afirmou teve plena confirmação.
O público que encheu por completo todas as dependências do reduto gremista, com os seus aplausos calorosos, aprovou por unanimidade tudo o que se escreveu a respeito e saiu bem impressionado por ter presenciado uma brilhante luta.
A vitória coube justamente à valente esquadra gremista.
Não que houvesse sido superior ao seu antagonista, mas porque soube aproveitar melhor as oportunidades.
As forças estiveram parelhas.
O ardor com que se bateram foi o mesmo de sempre.
O cavalheirismo e a lealdade imperou, o que constitui um motivo de justo orgulho para vencedores e vencidos.
Enfim, a luta de ontem não desmereceu em brilho as que já se realizaram anteriormente. Os valentes adversários continuam a ser os mesmos.
Os nossos aplausos, pois, a vencedores e vencidos.
A expectativa do público
Desde muito antes da hora aprazada para a partida preliminar, o vasto Estádio dos Moinhos do Vento, começou a encher-se de um público numeroso.
Bondes, autos e outros veículos, de momento a momento, despejavam nas cercanias do campo centenares de pessoas.
De forma que, quando se iniciou o jogo preliminar, o campo se achava completamente cheio.
O próprio camarote reservado à imprensa, teve uma superlotação, pois os menos afeiçoados ao football, fizeram questão de assistir a sensacional peleja.
Na tribuna oficial
Na tribuna oficial viam-se representantes das altas autoridades e exmas. famílias.
Terceiros teams
Pela manhã jogaram os terceiros quadros.
Foi uma partida muito movimentada, da qual saiu vencedora a esquadra gremista por 3 a 1.
Segundos teams
A preliminar da tarde foi entre os quadros secundários.
A esquadra colorada, até agora invicta, fez uma bela partida, vencendo por 6 gols contra 2.
Deve-se mencionar, também, o ardor do quadro do Grêmio que, embora, abatido por um tão elevado score, não esmoreceu durante o desenrolar do embate, atacando e defendendo-se com energia.
O team vencedor estava assim organizado.
Diamantino; Álvaro e Carneiro; Rao, Abbadé e Ramão; Chatinho, Carvalho, Mancuso, Marroni e Marreco.
Os preparativos para a pugna principal
Findo o encontro preliminar, a atenção da grande assistência se voltou para a peleja principal.
Os jogadores de ambos os bandos pisaram o gramado sob delirantes aclamações de seus admiradores.
Pouco antes das 15,30 horas o juiz apita.
Feito o sorteio dos campos, o capitão colorado escolheu o gol no lado das canchas de tênis, e em seguida se alinham os teams na seguinte ordem:
Grêmio — Lara; Dario e Sardinha; Heitor, Poroto e Sardinha I; Lacy, Artigas, Luiz, Fogo e Nenê.
Internacional — Penha; Miro e Grant; Alfredo, Risada, e Garnizé; Javel, Ribeiro, Pereira (depois Vanderlino), Honório e Bermudez.
Resumo do jogo
Luiz inicia a partida atirando o couro para a frente, dando ocasião a Alfredo praticar a primeira defesa, aliás, facílima.
Os primeiros movimentos são de indecisão.
Sardinha faz um toque e Lara pratica a primeira defesa.
O Grêmio investe e Luiz atira fora.
Penha é chamado a defender o seu posto de uma entrada de Lacy.
Sardinha atira, saindo à espera pelo lado.
Foul de Bermudez, sem resultado.
Ataque dos colorados. Ribeiro cabeceia e Lara faz uma bela defesa, de canto.
Bermudez puxa, indo fora.
O Grêmio avança, Miro fura e Penha faz difícil defesa.
A partida está muito movimentada e a torcida vibra com intensidade.
Foul de Foguinho. Sardinha, apertado, passa a Lara.
Mão de Artigas. Os colorados forçam o campo gremista, porém, os seus atacantes não combinam com a devida precisão, permitindo a defesa contrária desfazer os seus
intentos.
Lara faz boa pegada de um tiro de Risada.
A seguir, o juiz marca dois fouls de Alfredo.
Penha defende uma virada de Luiz, fazendo corner, de nulo efeito.
Foul de Heitor, sem resultado.
Artigas atira e Penha defende.
Foul de Honório, de nulo resultado.
Javel avança resoluto e atira violentamente. Lara defende com dificuldade, formando-se ligeira confusão na porta do gol deste, tendo Honório perdido boa ocasião de abrir a contagem para o seu bando.
Lara, Sardinha, Poroto, Luiz, Miro, Grant e Alfredo jogam admiravelmente. São as principais figuras em campo.
O juiz marea um foul de Foguinho e outro de Luiz.
Os colorados avançam e Honório desfere violento balaço que passa junto à trave superior.
Foul de Pereira. A bola bate no juiz e este manda parar o jogo, prejudicando um bom avanço dos colorados.
Miro salva uma situação difícil.
Penta defende um tiro de Foguinho.
A linha internacionalista ataca com impetuosidade. Dario faz um foul em Honório dentro da área.
O juiz coloca a esfera no lugar, assinalando para o tiro livre.
Um silêncio profundo; as suas vistas se voltam para Lara, Honório e a bola. Soa o apito e este desfere o tiro, fazendo Lara uma magistral defesa, valendo-lhe o feito uma tempestade de palmas.
Os colorados continuam no campo gremista. Ribeiro atira por cima da trave. Javel atira pelo lado.
Grant faz uma linda defesa quando parecia iminente a queda do posto de Penha.
Sardinha defende uma entrada de Pereira. Lara detém um centro de Bermudez.
O Grêmio avança pela direita e Lacy centra fora.
Mão de Javel. Penha pega um tiro de Nenê.
Artigas ativa mto.
Decorrem 26 minutos de jogo e o placar acusa 0 a 0.
Nenê atira por fora.
Toque de Heitor. Honório bate, Pereira cabeceia e Lara defende.
Penha defende um tiro de Luiz.
Lara defende uma entrada de Bermudez, de um “furo” de Sardinha.
Miro faz uma bela tirada.
Aos 30 minutos a linha gremista ataca. Há um [...] de Garnizé perto da área. Artigas e Luiz, em boa combinação, chegam à área colorada, desferindo o primeiro um tiro violento, e a esfera passa entre Penha e Garnizé, indo ao fundo da rede.
Estava feito, entre ovações da formidável assistência, o 1º gol do Grêmio.
O Internacional reage. Lara salva difícil situação de uma entrada de Pereira.
Foul de Pereira e Penha pratica boa defesa de um tiro de Artigas.
Toque de Luiz e foul de Lacy.
O primeiro período terminou com um ataque gremista, rematado por Foguinho em tiro alto, com o resultado abaixo:
Grêmio - 1
Internacional - 0
A segunda fase foi iniciada com um ataque colorado, desfeito por Poroto.
Foul de Ribeiro. O Grêmio avança e forma-se um entrevero na porta do gol de Penha. Este sai bem como Grant, de cuja circunstância se aproveita Luiz para marcar o 2º gol do Grêmio aos 2 minutos de jogo, entre aclamações delirantes.
Não nos foi possível verificar a legitimidade deste ponto, que muita gente pôs em dúvida, em vista dos jogadores gremistas terem feito foul antes. O juiz o consignou, mandando colocar a esfera no centro.
Lara defende um escanteio atirado por Bermudes.
Penha defende uma entrada de Lacy.
O Internacional investe e Lara defende um puxe de Pereira. Bermudez atira por cima da trave.
Corner contra o Grêmio, sem resultado.
Toque de Alfredo e Risada defende.
Foul de Artigas, sem resultado.
Artigas atira alto.
Novo corner contra o Grêmio. Javel cobra, indo fora o couro.
Sardinha faz uma linda defesa numa entrada da linha colorada.
Ribeiro emenda um passe de Pereira, mas Lara defende.
A partida está empolgante.
Foul de Artigas. Luiz atira prlo lado. Nenê atira e Penha defende.
Foul de Poroto e Lara detém um pelotaço de Bermudez.
Risada atira alto.
Todo o quadro colorado, com exceção de Penha, está no campo gremista. Grant atira e Lara defende.
O Grêmio avança e Luiz atira pelo lado.
Off-side de Nenê. Foul de Dario.
Lara defende um tiro livre de Risada.
Bermudez atira por cima. Pereira atira pelo lado. Foul de Poroto. Luiz shoota pelo lado. Toque de Artigas. Pereira atira e Lara defende.
Corner contra o Grêmio. Bermudez cobra e Risada emenda alto.
Alfredo, apertado, atira a esfera para Penha.
Ribeiro desfere violento tiro, mas Lara detém.
Foul de Alfredo e Artigas atira alto. Corner contra o Internacional, de nulo efeito.
Faltam 8 minutos para o final.
Sem uma justificação plausível, o técnico colorado substitui Pereira por Vanderlino.
Foul de Grant e Foguinho atira por cima da trave.
Foul de Luiz. Foul de Javel. Toque de Ribeiro.
Em seguida findou o tradicional encontro da cidade, com o resultado geral abaixo:
Grêmio - 2
Internacional - 0
Ao terminar a partida, a “torcida" gremista, dando vazão ao seu justo júbilo, invade o campo e carrega em triunfo os seus valentes defensores.
Apreciações
O quadro gremista jogou muito bem. Lara e os irmãos Sardinha foram os grandes homens da defesa. Poroto se reabilitou dos fracassos anteriores, fez uma excelente partida. No ataque, o trio central fez uma magnífica jogada, sendo justo destacar a brilhante atuação de Luiz Carvalho. Foi um comandante enérgico, ágil e decidido. Pode-se afirmar que a vitória que obteve o seu “onze” dependeu em grande parte do seu jogo inteligente. Lacy e Nenê muito bem marcados, pouco produziram.
Os colorados tiveram uma boa defesa e um ataque desarticulado. Penha, Miro e Grant, formaram um triângulo de respeito, Este último, que estava retirado das lides, parece que voltará à sua antiga forma.
Os médios estiveram bem, principalmente Alfredo. A linha atacante foi o fracasso. Não há nome a destacar em conjunto, mas individualmente podemos citar Javel e Honório. Pereira, como já afirmamos por esta mesma coluna, não é bom comandante. Deve figurar na meia, agindo com mais agilidade. Ribeiro, afastado há muito das lides, não produziu o que esperavam os seus admiradores, Bermudez, apesar de não ter comprometido, parece que não se adapta à posição. O Internacional possui outros players que o podem substituir com vantagem na extrema.
O árbitro
Arbitrou o jogo o Sr. Nestor Pereira.
Não temos prevenção com s. s. mas achamos que ainda ontem não andou bem, apesar da sua vontade em acertar. Foi, no entretanto, honesto.
Mais uma gentileza do Grêmio
A diretoria do Grêmio P. Alegrense, tendo em vista os relevantes serviços que a imprensa presta ao desporto, num gesto gentil mandou servir, aos jornalistas que se achavam na tribuna reservada a eles, sanduíches e cerveja, em profusão.
Exemplos como este, dos gremistas, devem ser imitados por todos os outros clubes.
Fonte: A Federação (RS), 11/07/1932, ano 1932, n. 158, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/71523. Acesso em: 02 dez. 2024.

Postar um comentário