26/09/1915 - Amistoso - FC Porto Alegre 2 x 10 Internacional

O match-training que o Fuss Ball deveria jogar, domingo próximo, com o Internacional, foi adiado para outra ocasião, por causa da visita do S. C. Pelotas.
Fonte: A Federação (RS), 22/09/1915, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/32682. Acesso em: 17 ago. 2023.

FUSS-BALL CLUB P. A. VERSUS S. C. INTERNACIONAL
Amanhã à tarde, o S. C. Internacional, pertencente à Loga de Foot-Ball P. A. visitará o seu aliado e amigo, o Fuss Ball Club P. A., na nova sede deste, à rua José de Alencar.
Comparecerão os dois teams da sociedade alvi rubra, que serão recebido nos domínios do Fuss Ball pela diretoria e footballers.
Visitantes e visitados disputarão, após, dois match-trainings, entre as 1ªs e 2ªs equipes.
Esses matches serão de caráter amistoso, tanto assim que a entrada no campo da rua José de Alencar estará franqueada ao público.
Os 2ºs teams encontrar-se-ão Às 14 horas e os 1ºs às 16.
Bonds: V e R.
Fonte: A Federação (RS), 25/09/1915, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/32692. Acesso em: 18 ago. 2023

AMISTOSO - FC PORTO ALEGRE 2 X 10 INTERNACIONAL
Data: 26/09/1915
Local: Rua José de Alencar - Porto Alegre (RS)
Gols do Inter: Bendionda [7], Miller, Simão e Francisco Vares.
INTERNACIONAL: Baes; Simão e Fidélis; Bitú, Homero e Lucídio; Túlio, Oswaldo, Bendionda, Miller e Francisco Vares.

Realizaram-se ontem no campo da Rua José de Alencar os matches entre as equipes do S. C. Internacional e do Fuss Ball C. P. A.
Nos dois encontros saiu vencedor o Internacional.
Os scores foram os seguintes:
2ºs teams:
Internacional: 7 gols
Fuss Ball: 1 gol
1ºs teams:
Internacional: 10 gols
Fuss Ball: 2 gols
Amanhã diremos algo sobre esses jogos.
Fonte: A Federação (RS), 27/09/1915, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/32700. Acesso em: 17 ago. 2023.

FUSS-BALL VERSUS INTERNACIONAL
Como já noticiamos, o Fuss Ball Club Porto Alegre e o Sport Club Internacional jogaram domingo um match-training no ground do primeiro.
Há muito tempo que os nossos grounds de futebol não se viam ocupados por tão numerosos e seleta assistência, como que ocorreu ao ground da Rua José de Alencar.
Foi esse jogo o primeiro fruto da fusão da Liga de F. P. A. e a Associação de F. P. A.
O Fuss Ball e o Internacional foram sempre muito amigos e sinceros aliados. Infelizmente,  divergências de de pouca monta impediram que os seus teams se encontrassem em grounds de football, não obstante as duas socieades manterem as melhores relações.
Tanto assim que, uma vez, estabelecido o congressamento dos clubes de football porto-alegrenses, o Fuss Ball e o Internacional foram os primeiros que se apresentaram para medir forças em match amistoso.
O jogo entre as duas sociedades, a que nos referimos, trouxe grande contentamento para o mundo esportivo desta capital, pois nele via a terminação das antigas divergências que impediam aqui, o progresso do esporte bretão somente, e apenas ter de confessá-lo os delegados do Grêmio F. P .A à Federação Sportiva Rio Grandense, quiseram opor obstáculos à sua realização.
Os delegados do Grêmio deixaram perceber, em suas palavras, que o Fuss Ball seria provavelmente multado pela associação caso incorresse nessa falta.
É de lamentar que os representantes do Grêmio hajam ligado tão pouco interesse às cláusulas básicas da Federação Sportiva Rio Grandense, como se depreende da ameaça feita ao Fuss Ball.
A primeira das referidas cláusulas diz que: A Liga de F. P. A. e a Associação de F. P. A. se fundem numa única entidade esportiva que se denominará Federação Sportiva Rio Grandense.
Logo, uma vez extinta a Associação, não podem mais vigorar os seus estatutos.
Os empecilhos apresentados pelos delegados do Grêmio para obstar a realização do match Fuss Ball x Internacional, mostra claramente má vontade que preside as decisões do veterano clube azul e branco no que diz respeito ao congressamento do esporte do football nesta capital.
Felizmente, contra os desejos de alguns e as palmas de todos os sportmen do sul do Brasil, está fundada a Federação Sportiva Rio Grandense.
Podemos adiantar aos nossos leitores que a Federação S. R. G. resolveu não mais tratar da vinda da missão uruguaia a essa Capital em novembro próximo.
A isso deu motivo, não haverem chegado a um acordo os clubes interessados no assunto.
Fonte: A Federação (RS), 28/09/1915, p. 5. Disponível em: 17 ago. 2023.

Postar um comentário