12/10/1917 - Amistoso - Internacional 5 x 1 Guarany-BG

Deve partir amanhã, com destino n esta capital, a missão esportiva do Guarany Foot-ball Club, de Bagé.
Os sportmen bageenses são aqui muito conhecidos, pois há dois anos atrás nos deram o prazer de sua visita, havendo jogado vários matches com os clubes locais, nos quais se conduziram com toda correção, apresentando, no nesmo tempo, excelente jogo.
Acompanhando os foot-ballers do Guarany virão muitas exmas. famílias e cavalheiros da elite bageense.
Ontem, entre os representantes do Grêmio, Internacional e do clube visitante, procedeu-se ao sorteio dos matches intermunicipais que aqui serão jogados pelos bageenses.
Apurado o resultado, coube ao Internacional disputar a primeira, no dia 12 e o Grêmio a segunda dia 14.
Assim, sexta-feira próxima e domingo, teremos ensejo de assistir a duas boas e renhidas provas de foot-ball entre os mais fortes dos clubes porto-alegrenses e os representantes do Guarany Foot-ball Club.
Fonte: A Federação (RS), 09/10/1917, ano 1917, n. 234, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/37406. Acesso em: 25 ago. 2023.

O MATCH DE AMANHÃ
Se o trem de hoje chegar no horário, às 19 horas estará em Porto Alegre a missão esportiva de Guarany Football Club, de Bagé.
Vários dos players que amanhã veremos jogar são nossos conhecidos, pois há dois anos aqui estiveram em excursão.
Os visitantes serão recebidos na gare da Viação Férrea, onde desembarcarão por comissões dos clubes locais esportivos, representantes de imprensa, etc.
Logo após organizado o prestito serão os excursionistas conduzidos até o Hotel Paris, onde ficarão hospedados.
-
Amanhã, à tarde, será jogado o 1º match intermunicipal entre as equipes representantes do Guarany e do Internacional.
O entusiasmo que há entre a nossa falange esportiva, como é de imaginar-se, é desusado, pois vão medir forças o campeão porto-alegrense-e um dos mais fortes quadros do Estado, como é o que em breve hospedaremos.
A pugna será disputada na Chácara dos Eucaliptos, devendo começar às 15 horas.
Como à hora de escrevermos esta notícia ainda não estavam em viagem, os excursionistas não nos foi possível obter os nomes dos componentes do quadro que atuará amanhã dando, somente, por isso os do Internacional, os quais são os seguintes:
Silva
Simão - Ary
Accacio - Bello - Mario Cunha
Guimarães - Bento - Godinho - Oswaldo - Assumpção
Durante o certame esportivo uma banda da Brigada Militar far-se-á ouvir.
- As entradas custarão 2$000.
À Chácara dos Eucaliptos conduzem os bondes T e C, sendo que os footballers visitantes serão conduzidos em carros expressos.
Ao que ouvimos, atuará de juiz, o Dr. Aurélio Py, do Grêmio F. Porto-Alegrense.
Fonte: A Federação (RS), 11/10/1917, ano 1917, n. 236, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/37420. Acesso em: 25 ago. 2023.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 5 X 1 GUARANY-BG
Data: 12/10/1917
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Aristides Prado Silveira
Gols Do Inter: Lúcio Assumpção [3], Oswaldo e Bento.
INTERNACIONAL: Silla; Simão e Ary Xavier; Acácio, Bello e Mário Cunha; Lúcio Assumpção, Oswaldo, Godinho, Bento e Guimarães.
GUARANY-BG: Felo; Verdura e Alfredo; Martins, Bitú e Souza Pinto; Lobo, Presa, Azevedo, Lagarto e Olias.

O MATCH DE ONTEM
Desde quinta-feira à noite que se encontra nesta capital a missão esportiva do Guarany Foot-ball Club, de Bagé.
Os excursionistas estão hospedados no Hotel Lagache, onde têm sido muito visitados por delegações dos clubes locais e pelos seus conterrâneos aqui domiciliados em grande número.
-
Ontem, às 15 horas e 30, o quadro do Guarany, com a direção da missão e as famílias que os vieram acompanhando foram conduzidos em bondes expressos, ao campo da Chácara dos Eucaliptos.
Ali os aguardava já seleta e numerosa assistência, que fora apreciar o esperado match entre as equipes do Guarany e Internacional.
Pouco depois das saudações que foram dirigidas aos visitantes, os 22 players combatentes ladeados pelo referee, Tenente Aristides Prado, entraram em campo.
Às 16 e 30 soou o apito de kick-off e, ato contínuo, teve início a pugna.
Houve logo um momento de perigo na área alvi-rubra, mas foi conjurada pela defesa atacada.
Passados os primeiros instantes de expectativa, pôde-se notar que o team do Guarany estava enfrentando um adversário superior.
E, daí, tornando-se a luta muito renhida ,a violência que caracterizou o jogo, quase ininterruptamente.
Houve lances deveras emocionantes que deixavam a assistência como que magnetizada, sem que se ouvisse o menor ruído, toda entregue na observação do jogo.
E após uma dessas ocasiões já quase ao finalizar a primeira fase da luta, foi Assumpção que com incrível velocidade e belíssimo jogo, conseguiu se apossar da bola, no meio do campo e tudo vencendo, num lindo shoot e saudado por frenéticas palmas, marcou o primeiro gol do dia.
Logo após esse feito, o jogo foi suspenso por haver um dos players bageenses sofrido um ligeiro acidente.
Os visitantes, recomeçada a luta, desenvolveram uma enérgica ofensiva contra o gol do adversário o que der origem e uma corner.
Batida esta, foi defendida por Bello o que não impediu que Olias ficasse senhor da pelota e a enviasse à rede num shoot fraco e enviesado conseguindo marcar um ponto para sua falange.
Os alvi-rubros não esmoreceram, antes pelo contrário, pois coube novamente a Assumpção conquistar o segundo ponto para os locais, valendo-se de uma disparada com prodigalidade de dribblings tão precisos como os que fizera por ocasião de seu primeiro feito.
E, novamente, verificado outro gol para os internacionalistas, um footballer bageense caiu por terra, algo indisposto...
Mais algumas escaramuças infrutíferas e estava findo o primeiro half time como o seu resultado:
Guarany - 1 gol
Internacional - 2 gols
-
Houve regulamentar descanso, iniciando-se, depois, a pugna.
Durante alguns momentos, talvez por causa do calor sufocante que ontem se fez sentir, o jogo esteve um pouco fraco. Mas, como os visitantes começassem a investir contra o gol dos locais, estes recobraram seu vigor habitual, o que lhes deu resultados magníficos.
Assim foi que antes decorridos 30 minutos do 2º tempo, Assumpção, Oswaldo e Bento conseguiram mais três gols para o quadro do pavilhão alvi-rubros.
Esses pontos, como os outros que fizera o primeiro daqueles forwards foram conseguidos com tiros fortes e bem dirigidos sem que Felo tivesse tido tempo de opor qualquer resistência à bola que os inimigos mandavam ao seu quadrilátero.
Depois que Oswaldo marcou seu ponto, um dos visitantes sofreu um pequeno acidente, sendo, então, de notar, que isso acontecera já por duas vezes, quando os alvi-rubros obtinham seus gols.
Apreciando o jogo, achamos que o atual quadro do Guarany é inferior ao que nos visitou há quatro anos.
Ressentem-se da falta de combinações, usando muito do jogo pessoal, o qual raras vezes e em condições especiais e de resultado aproveitável.
De seus homens destacamos Alfredo, Souza Pinto, Azevedo e Lagarto.
Felo declinou algo na sua difícil posição.
Aliás, aquela larga banda negra e o chapéu desabado com que se apresentou em campo, devem ter tolhido algo seus movimentos.
Entretanto, pode-se esperar dos visitantes, no jogo de amanhã, uma melhor atuação, pois estarão já refeitos da viagem e terão perdido o natural receio com que se joga perante um público quase estranho.
O team local andou bem, apresentando um jogo melhor do que esperávamos.
Os homens do dia foram, indiscutivelmente, Assumpção e Bello, este o player seguro e elegante, sempre a postos; aquele, o enérgico footballer, que recebeu inúmeras vezes entusiásticas ovações da assistência que contornava o campo.
O tenente Aristides Prado, desempenhando-se da árdua incumbência de arbitrar a pugna, andou corretamente, sabendo criteriosamente harmonizar alguns ânimos exaltados...
Fonte: A Federação (RS), 13/10/1917, ano 1917, p. 237, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/37428. Acesso em: 27 ago. 2023.

Postar um comentário