10/09/1933 - Amistoso - Internacional 2 x 1 Força e Luz

A GRANDE FESTA DESPORTIVA DE AMANHÃ
A A. C. D., correspondendo à simpatia do público, organizou um programa atraente
PROVAS DE FUTEBOL — HIPISMO — AVIAÇÃO
O público porto-alegrense se mostra ansioso para apreciar a magnífica tarde desportiva que está sendo organizada pela Associação de Cronistas Desportivos de Porto Alegre, em benefício de seus cofres sociais e em homenagem ao "Dia da Imprensa”.
Ainda mais nobilitante torna-se essa festa, em vista de parte do produto, reverter, em benefício da “Casa do Garoto".
Podemos mesmo afirmar desde já que a população da metrópole terá plenamente satisfeita a sua curiosidade, presenciando o maior certame desportivo realizado em Porto Alegre.
Os detalhes mais insignificantes têm sido previstos pela A. C. D.
A grande festa será iniciada com um certame de futebol, abrindo o mesmo os quadros do Sport Club Internacional e do Grêmio Esportivo Força e Luz. Ninguém desconhece o valor da equipe colorada; é um quadro que honra sobremodo o nosso futebol. Embora não tenha sido feliz nas últimas jogadas em que interveio, não se pode obscurecer a sua pujança.
O Força e Luz, o "solitário” da série B, também é um adversário de respeito! Vai ao campo, como sempre o faz, disposto a honrar as suas tradições de disciplina e de valor.
Daí resultará, forçosamente, um encontro parelho e cheio de bons lanches.
A seguir, o público apreciará um embate deveras sensacional: Grêmio e Americano.
Não podem falhar os prognósticos que se fazem. Da última vez que se encontraram, a luta foi terrível, e o valoroso campeão conseguiu vencer pelo score mínimo.
Só esses dois encontros poderiam encher um programa. Entretanto, os cronistas desejam oferecer ao povo provas de polo e de alta equitação.
Por uma nímia gentileza dos bravos oficiais da Brigada Militar, será repetido o embate de polo, que tanto agradou a assistência ontem e no qual o Curso de Preparação pretende tirar uma revanche da sua derrota.
Após, pelas praças do Regimento Presidencial, serão executados números de alta equitação.
Estes números são dignos de ser presenciados, pois os nossos valorosos milicianos são verdadeiros acrobatas no lombo do cavalo. São mesmo superiores a muitos que se apresentam com rótulos pomposos...
Conforme já dissemos, a grande tarde desportiva terá início às 13,30 horas, com o encontro Internacional x Força e Luz.
Em seguida, teremos o sensacional embate Grêmio x Americano.
A PARTE HÍPICA
Findo o programa de futebol, os valorosos cavalarianos da Brigada Militar que  anteontem alcançaram um ruidoso e merecido sucesso, executarão números de verdadeira sensação.
Além das provas que publicamos abaixo, os ginetes da Brigada oferecerão ao publico  algumas 
provas sensacionais e que, pelo ineditismo, alcançarão um sucesso extraordinário:
1ª prova (nove concorrentes) — Escola de volteio, a trote e a galope, com os seguintes números principais: tesoura, apear e montar, alçando a perna pela frente. Transpor o ginete várias vezes pelos dois lados, apear e montar à frente, à direita e à esquerda. Apear e cavalgar de joelhos e de pé. Galopar de pé sobre o cavalo. Deitar o cavalo em conjunto com toda a turma, e levantá-lo, cavalgando-o.
2ª prova — Ataque de lanceiros contra espadachins entre três equipes de três cavaleiros.
3ª prova — Saltos em barreiras — três concorrentes em dois obstáculos.
4º prova — Saltos de equipes — uma de três cavaleiros sobre dois cavalos e três de cinco cavaleiros sobre dois cavalos.
5ª prova — Salto livre sobre dois obstáculos humanos.
Esta prova, que é um dos números mais sensacionais, não foi executada no dia 7 por falta de luz. Assim, o público a presencia
rá e poderá avaliar do valor e da perícia dos patrícios da Brigada Militar.
6ª prova — Partida de polo entre oficiais do regimento presidencial e do Curso de Preparação Militar da Brigada.
Evoluções aéreas
Os cronistas desportivos solicitaram dos bravos aviadores da Marinha e do Exército, o seu eficiente concurso para o brilhantismo da festividade.
O povo terá assim, mais uma vez, oportunidade de apreciar o arrojo e a perícia dos valorosos pilotos nacionais.
As saídas dos jogos
A diretoria da A. C. D. convidou as gentis senhoritas da alta sociedade local, Deborah Mendes e Lavínia Abreu, para darem o pontapé inicial nas partidas de futebol. Por essa ocasião, ser-lhes-ão prestadas significativas manifestações de apreço.
O general interventor e as altas autoridades foram convidadas
Uma comissão de cronistas de todos os jornais desta capital esteve, ontem, em Palácio, a fim de convidar o ilustre general José Antônio Flores da Cunha para comparecer à festa.
Os cronistas foram gentilmente recebidos por s. ex. prometendo comparecer.
A mesma comissão convidou todas as demais altas autoridades civis e militares.
OS PRÊMIOS
As importantes e acreditadas casas comerciais abaixo ofereceram, gentilmente, os seguintes prêmios para a festa da A. C. D.:
Casa Masson, uma linda taça; Joalheria “A Aliança”, uma bela taça; Joalheria Levy, uma grande taça; Joalheria Foergens Irmãos, uma linda taça; Farmácia Central, um belo estojo de perfumarias; Ao Preço Fixo, um elegante mimo; Casa Colombo, uma bola para futebol; Casa Esporte, uma bola para futebol; Café Colombo, Café Nacional, lindos prêmios; Casa Pio Contreiras, um magnifico prêmio; Confeitaria Rocco, 200 saborosas empadas: Bopp, Sassen, Ritter e 
C., dois barris de chopp.
A firma Beck e C., concessionária da Loteria do Estado, ofereceu um terno de medalhas de prata.
A importante casa Gaspar e C., representante nesta capital das afamadas máquinas registradoras “National”, ofereceu um terno de medalhas para ser disputado no encontro Internacional x Força e Luz.
Todos os prêmios acima estão expostos na vitrine da Farmácia Central, à rua dos Andradas, esquina da Marechal Floriano.
Banda de música e jazz-band
Para maior brilho da festa e por nímia gentileza do Sr. Coronel Sinhô Cunha e do Dr. Gastal, chefe do Tráfego da Carris, tocarão durante a mesma, a banda de mísica do 1º C. Provisório e o Jazz-Band da Companhia Carris Porto Alegrense.
Banda de clarins
Ainda por gentileza do Coronel Antero Marcelino, a banda de clarins do Regimento Presidencial fará uma passeata pelo campo, entoando lindas marchas.
O transporte para o local
A Companhia Carris Porto Alegrense organizará um ótimo serviço de transportes para o arrabalde do Menino Deus, fazendo correr nessa linha numerosos veículos.
Desta forma, os milhares de espectadores que comparecerem ao estádio do Porto Alegre terão garantida uma viagem cômoda e rápida.
Associação dos Cronistas Desportivos
Nota oficial
A diretoria da A. C. D., ontem reunida para tratar de assuntos referentes à festa de domingo, 10 do corrente, no campo do F. C. Porto Alegre, resolveu o seguinte:
a) — convidar, por intermédio desta nota oficial, os distintos desportistas R. Kley, Dr. Ildo Meneghetti, Nilo Bovio Ferlauto, C. 
Valente, Coronel Anthero Marcellino, para, sob a presidência do Dr. Daly Barbosa, presidente da AMGEA. se encarregarão da direção geral da referida festa, recebendo as altas autoridades, civis e militares;
b) — designar o cronista Luiz Miranda para assistente junto às autoridades acima referidas;
c) — convidar o coronel Anthero Marcellino para dirigir as grandes provas hípicas no campo do Porto Alegre.
d) — designar para assistente, junto às senhoritas Deborah Mendes e Lavínia de Abreu, o cronista náutico Ruy Fortini.
e) — designar para assistente, junto à AMGEA e a F. R. G. D., o cronista Xisto Vasques, vice-presidente em exercício da Associação.
f) — convidar, por intermédio desta nota oficial, a comissão técnica da AMGEA para dirigir as partidas de futebol, a qual terá como assistente o cronista Pery Azambuja Soares.
g) — designar para fiscalisar os portões os cronistas Cícero Soares, Tota Rodrigues e Carlos Dutra, o primeiro tesoureiro e o último secretário da A. C. D.
h) — convidar para cronometrista dos jogos, os drs. Spartaco Vargas e Francisco de Paula Job, presidente da F. R. G. D.;
i) — designar os seguintes locais para ingresso;
PORTÃO DA RUA ARLINDO, o público que se destinar ao Pavilhão.
RUA JOSÉ DE ALENCAR (Portão Central) — Clubes Americano, Grêmio, Internacional e Força e Luz.
RUA JOSE DE ALENCAR (2º Portão) — o público que se destina às gerais.
O 2º PORTÃO DA RUA ARLINDO, é destinado exclusivamente ao ingresso dos cavalheiros da Brigada Militar e os Cossacos de Cuban.
j) — Tornar público que não haverá entradas de favor e que os únicos convites são aqueles feitos às autoridades civis e militares.
k) — os portadores de cartões da AMGEA e F. R. G. D., e os associados do F. C. Porto Alegre que apresentarem o respectivo recibo, terão ingresso pelo portão principal do clube à Rua José de Alencar.
l) — para evitar descontentamento, a diretoria da A. C. D. resolveu fornecer cartões especiais aos jogadores reservas e diretores dos clubes que gentilmente se prontificaram a tomar parte nesta festa, abrilhantando-a.
m) — sobra os seguintes preços:
Pavilhão - 4$000
Gerais - 3$000
Senhoras e senhoritas - 2$000
Menores e praças de pret — 2$000
Porto Alegre, 8—9—83.
Xisto Vasques, vice-presidente em exercício.
Carlos Dutra, secretário.
Fonte: A Federação (RS), 09/09/1933, ano 1933, n. 211, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/73740. Acesso em: 19 dez. 2024.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 2 X 1 FORÇA E LUZ
Data: 10/09/1933
Local: Chácara das Camélias - Porto Alegre (RS)
Juiz: Luciano Jaques
Gols: Cavaco ?'/1 (I); Mancuso ?'/2 (I); Dinga ?'/2 (F).
INTERNACIONAL: Penha; Vanderlino e Risada; Zezé II, Miro Vasques e Garnizé; Cavaco, Chatinho, Venenoso, Honório (Tupan) e Javel.
FORÇA E LUZ: Borsatto; Amado e Luizelli; Elpídio, Paulista e Álvaro; Ferreira, Negrito, Castro, Dinga e Apparício (Facin).

A MAGNÍFICA FESTA DA A. C. D.
O programa organizado teve cabal desempenho
Tanto as provas de futebol como as de hipismo foram muito apreciada
Os valorosos soldados da Brigada impressionaram vivamente a assistência
O festival desportivo promovido ontem, pela Associação de Cronistas Desportivos de Porto Alegre, excedeu todas as expectativas.
Foi uma festa encantadora, o que, por certo, ficará assinalada nos anais da metrópole gaúcha como um dos acontecimentos de maior relevo.
Tudo cooperou para o brilhantismo da festa, desde o dia magnífico de verão e o enorme e entusiástico público que encheu todas as dependências do estádio do veterano Porto Alegre.
Todo o programa foi executado à risca e as provas tiveram um desenrolar brilhante.
Assim, os cronistas, organizando uma festa em benefício de sua associação de classe, comemoraram brilhantemente, também, o “Dia da Imprensa”, que ontem transcorreu.
O aspecto da entrada do campo
A bela entrada da sede do veterano Porto Alegre apresentava um magnífico aspecto. No portão estava a bandeira da F. R. G. D., ladeada pelas da Amgea e do Porto Alegre, seguindo-se as dos demais clubes.
Pouco antes das 13 horas foram abertos os portões, começando, então, a ingressar o público.
De forma que, quando se iniciaram as provas de futebol, já se achavam todas as localidades do vasto campo ocupadas.
No camarote oficial
No camarote de honra estavam, além de outras pessoas gradas, o Sr. General Franco Ferreira, comandante da 3ª Região Militar; Sr. João Antunes da Cunha, secretário do General Flores da Cunha, ilustre interventor federal; Dr. Tompson Flores Neto, diretor dos Correios e Telégrafos; Sr. Francisco de Paula Job, presidente da Federação Rio Grandense de Desportos; Dr. Spartaco D. Vargas, diretor do Arquivo Público; Dr. C. Daudt, Dr. Dias Campos.
No camarote ao lado, achavam-se as senhoritas Lavínia Abreu e Débora Mendes, convidadas para dar o saída nos jogos do futebol.
Essas gentis patrícias foram recebidas no portão central por uma comissão da A. C. D. que as acompanhou até o recinto.
Noutro camarote estavam as autoridades desportivas e presidentes de clubes.
O início do festival
A tarde desportiva teve início com o jogo entre as turmas do Internacional e do Força e Luz.
Foi um jogo interessante e que poderia ser superior, se não fosse o abuso de certos jogadores na aplicação do jogo “pesado”.
Pouco antes das 14 horas, os degladiantes se alinharam na seguinte ordem:
Internacional — Penha; Vanderlino e Risada; Zé, Miro e Garnizé; Cavaco, Chatinho, Venenoso, Honório é Javel.
Força e Luz — Borsato; Amado e Luizelli; Elpídio, Paulista e Álvaro; Ferreira, Negrito, Castro, Dinga e Aparício.
Sob aclamações do público, a senhorita Débora Mendes, acompanhada de uma comissão da A. C. D., penetrou no campo para dar o pontapé inicial do jogo. Após uma fotografia, a senhorita Débora deixou o gramado e em seguida, sob as ordens do Sr. Luciano Jacques, do Grêmio, teve começo o jogo.
Os colorados dão a saída e logo carregam sobre o arco de Borsatto, nada resultando.
Novo avanço dos rubros e Cavaco, em possante tiro, assinala o primeiro ponto do Internacional.
Mancuso entra no lugar de Chatinho.
O primeiro período, que decorreu quase todo favorável ao Internacional, terminou com o resultado de 1 a zero.
A fase final esteve muito movimentada, em vista do Força e Luz ter melhorado a atuação, carregando com mais precisão.
O juiz marca uma pena máxima contra o Força e Luz, que Cavaco não aproveita.
Pouco depois, Mancuso, em forte balaço, assinala o segundo tento do Internacional.
O Força é Luz carrega pela esquerda e Dinga consegue burlar a vigilância de Penha, conseguindo um belo tento para o seu bando.
Alguns jogadores abusam de atuação violenta, o que faz o árbitro paralisar a partida por diversas vezes para punir.
Num ataque colorado, o árbitro cobra nova falta máxima contra o Força e Luz que, batida por Venenoso, Borsatto defende, fazendo corner de nulo efeito.
Tupan entra no lugar de Honório e Aparício sai para dar lugar a Facine.
Daí até o final, nada mais se registrou de anormal, terminando a partida com o resultado seguinte: Internacional, 2; Força e Luz, 1.
Após, formados os dois quadros, o vice-presidente em exercicio da A.C. D. fez entrega ao player Risadinha da bela taça oferecida pela acredita joalheria Foernges Irmãos e do terno de medalhas doadas pela importante firma Gaspar e C.
Ao capitão da turma do Força e Luz, Sr. Álvaro Silveira, foi entregue a linda taça oferecida pela conhecida Casa Masson.
A enorme assistencia aplaudiu com entusiasmo esta solenidade.
[...] Evoluções aéreas
Nesse momento, um aparelho da Marinha Nacional cruza o campo por diversas vezes, fazendo arriscadas acrobacias, as quais foram acompanhadas atentamente pelo enorme público.
O encontro de polo
Em seguida, puxados por uma afinada banda de clarins, deram entrada em campo, os jogadores de polo do Regimento Presidencial e do Curso de Preparação Militar da Brigada.
A atuação dos degladiantes esteve superior e o público aplaudiu com entusiasmo às diversas fases.
Venceu a turma do Regimento Presidencial por 6 x 0.
Terminado o encontro, foi entregue ao capitão da turma do Regimento Presidencial um artístico alto-relevo, ofertada da importante joalheria do Sr. Pio S. Contreiras.
Ao C. P. M. foi oferecido, como lembrança, pela A. C. D., um lindo quadro.
As provas hípicas
Em seguida, veio ao campo uma grande turma da escola de equitação da Brigada Militar.
As provas executadas pelos nossos valorosos soldados empolgaram o público, que os aplaudiu entusiasticamente.
A primeira prova foi uma corrida de estafetas, a qual agradou bastante.
Em seguida, executaram saltos sobre obstáculos humanos, verdadeiros prodígios de perícia e que emocionaram profundamente o público.
Foi um belo espetáculo e que deixou por certo gratas recordações a todos que tiveram a venfura de o presenciar.
Assim, foi encerrado com chave de ouro o magnífico programa organizado pela A. C. D.
Uma homenagem às senhoritas Débora e Lavínia
Reunidos no salão de honra do Porto Alegre, a diretoria da A. C. D., as senhoritas Débora Mendes e Lavínia Abreu, srs. Francisco de Paula Job, presidente da F. R. G. D., e Dr. Dali Barbosa, presidente da Amgea, foi oferecido um cálice do afamado vinho Cruzeiro, oferta da firma representante desta conhecida marca.
saudando as senhorita Débora e Lavinia, usou da palavra o nosso colega Carlos Dutra, que após agradecer o brilhante concurso emprestado pelas mesmas à festa da A. C. D., terminou oferecendo à senhorita Débora um lindo estojo, oferta da Perfumaria Ideal, e à senhorita Lavínia, uma fina bolsa, oferecida pela importante casa Ao Preço Fixo.
As duas jovens agradeceram, sensibilizadas a homenagem, tendo palavras de simpatia pela imprensa.
Em seguida, o nosso colega Cícero Soares, em rápidas e brilhantes palavras, saudou os srs. presidentes da Federação e da Amgea.
Banda de música e jazz-band
Cedida gentilmente pelo seu comandante, abrilhantou a festa a banda de música do 1º Batalhão de Reserva da Brigada Militar.
Também emprestou muito brilho à festividade o excelente Jazz-Band Carris.
Aos músicos foram oferecidas saborosas empadas, oferta da acreditada Confeitaria Rocco e excelente chopp, doado pela importante firma Bopp, Sassen, Ritter e C.
O magnífico serviço de transportes organizado pela Carris
Esteve excelente, sem falha alguma, o serviço de bondes organizado pela poderosa Companhia Carris Porto Alegrense.
Os milhares de pessoas que se demandavam para o arrabalde do Menino Deus se transportaram rapidamente, sem incidente algum, para o fim da linha e para o centro da cidade.
Em poucos minutos foi feito o escoamento completo.
O magnífico serviço da Carris, mereceu francos elogios.
O transporte de jogadores
Atendendo ao apelo que lhe foi feito pela diretoria da A. C. D., a Companhia Carris pôs à disposição dos quadros que intervieram na festa ônibus especiais.
Fonte: A Federação (RS), 11/09/1933, ano 1933, n. 212, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/73749. Acesso em: 20 dez. 2024.

Postar um comentário