A EXCURSÃO DO JUVENIL
Em carro especial, ligado ao trem da tabela, seguiu hoje para Porto Alegre à missso esportiva do Club Juvenil, a convite da Associação Porto Alegrense de Desportos.
Na capital, o alvi-rubro jogará tres importantes partidas, devendo regressar a 8 ou 9 do corrente.
A missão vai chefiada pelos sportmen Dr. Paulo Kache e Carlos Giesen.
Fonte: O Brazil (RS), 03/09/1921, ano 1921, n. 035, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/882534/695. Acesso em: 31 out. 2023.
O GRANDE ENCONTRO DE AMANHÃ - INTERNACIONAL VERSUS JUVENIL
A Associação Porto Alegrense de Desportos, proporcionará amanhã, ao mundo desportivo desta capital, um sensacional encontro.
Serão contendores os valorosos quadros do Sport Club Internacional e o do Juvenil, que ora se encontra entre nós.
Fazer qualquer prognóstico a respeito da vitória, será prematuro, pois as forças são parelhas.
A vasta praça de esportes da Rua José de Alencar, será certamente pequena para conter a enorme massa que afluirá àquele local, a fim de apreciar a pugna, que promete ser emocionante e sensacional.
Para fazermos uma pequea ideia do que será esse enconto, basta dizer que o Juvenil vem disposto a tirar a "revanche" da vitória sobre ele alcançada pelos alvi-rubros, há dias, quando o clube desta capital excursionou a Caxias, cujo score foi de 2 a 1.
E o valoroso quadro representativo do clube da Chácara dos EucaIiptos, tudo envidará para sustentar o seu bom nome, aureolado de belas vitórias.
Salvo modificação de última hora, o quadro internacionalista será o seguinte:
Danton; Meneghetti e Bello; Lio, Carioca e Ribeiro; Rosário, Genny, Mello, Sady e Maia.
O do Juvenil está assim formado:
Picci; Mascarello e Dinarte; Pedrinho, Rocha e Miguel; Dal Canalli, Galleano, Ary, Gilberto e Rio Grande.
Fonte: A Federação (RS), 06/09/1921, ano 1921, n. 206, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/46954. Acesso em: 31 out. 2023.
AMISTOSO - INTERNACIONAL 2 X 1 JUVENIL-CX
Data: 07/09/1921
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Gols: Rosário, Lampinha (I); Ary (J).
INTERNACIONAL: Danton; Bello e Meneghetti; Ribeiro, Lampinha e Gil; Rosário, Genny, Gashypo, Sady e Maia.
JUVENIL-CX: Picci; Mascarello e Dinarte; Miguel, Rocha e Pedrinho; Dal Cavalli, Galiciano, Ary, Gilberto e Rio Grande.
INTERNACIONAL VERSUS JUVENIL - A BRILHANTE VITÓRIA DOS ALVI-RUBROS
Constituiu uma bela festa esportiva, a que nos proporcionou anteontem a Associação Porto Alegrense de Desportos.
E não nos enganamos ao afirmar em nossa edição de que a vasta praça de esportes da Chácara dos Eucaliptos, seria pequena para conter o elevado número de sportmen e exmas. famílias que afluíriam àquele local, a fim de assistir ao sensacional encontro entre os valorosos quadros do S. C. Internacional e do S. C. Juvenil de Caxias, que ora nos visita.
Mais uma vez, os rapazes do Internacional, em um jogo lindíssimo, levaram de vencida o seu temível adversário.
Não descreveremos o jogo, por absotuta falta de espaço, limitando-nos apenas a dizer que foi uma luta brilhante e leal, cheia do lances emocionantes.
A equipe local atuou impecavelmente, devendo por justiça, destacar Lampinha, que no posto de certer-half, foi o primeiro homem da sua turma vitoriosa pelo bonito score de 2 a 1.
Dos visitantes, em primeiro plano Picci, que se defendeu brilhantemente das fortes arremetidas dos locais; e em seguida Dinarte e ala esquerda.
Os demais atuaram regularmente.
Antes do encontro principal, bateram-se o 1º team do Porto Alegra e o forte conjunto acadêmico.
A vitória coube ao veterano clube do Menino Deus, pelo score de 5 a 3.
Fonte: A Federação (RS), 09/09/1921, ano 1921, n. 208, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/46972. Acesso em: 31 out. 2023.
A EXCURSÃO DO JUVENIL
Conforme é sabido, o 1º team do Sport Club Juvenil excursionou, sábado último, a Porto Alegre, onde foi a convite do veterano daquela capital - Porto Alegre Foot Ball Club.
Recebidos carinhosamente pela Associação Riograndense de Amadores de Desportos, os juvenilistas têm feito ali uma esplêndida temporada esportiva, como talvez não houvessem ainda registrado em seus anais. A atitude excepcionalmente gentil como foi o "Juvenil" recebido pelas associações de Porto Alegre, filiadas à Associação, explica-se pelo gesto decisivo, franco e desassombrado do "Juvenil", quando se desligou da Federação Rio Grandense fazendo com que a simpática Associação estendesse o seu raio de ação além dos limites da capital.
Confortado com esse acolhimento desvanecedor e sincero, o "Juvenils" coroou a primeira pugna com uma explêndida vitória contra o seu principal receptor - o "Porto Alegre", marcando o score de 2 a 1.
Mais dois matches jogou o galhardo taem caxiense, durante a semana, sempre com resultados satisfatórios.
Esses matches foram, respectivamente, com o "Internacional" e com o "Americano".
Para o primeiro, o «Juvenil» perden, por 2 a 1, tendo porém desenvolvido um jogo admirável, que os nossos colegas da capital descreveram em crônicas entusiásticas.
No encontro com o "Americano" o resultado foi deveras honroso para o team caxiense, em o empare de 1 a 1.
Amanhã o alvi-rubro enfrentará o grupo melhor colocado, atualmente, no campeonato portoalegrense, com o qual se bateu, há pouco tempo, nesta cidade: o S. C. Cruzeiro.
Não prevemos, nesse encntro, bom resultado para o Juvenil. O seu team, com mais de uma semana de viagem e pugnas constantes, deve estar fatigado e em condições pouco lisongeiras para enfrentar o seu vencedor de há pouco.
Se a nossa previsão não se confirmar, e o "Juvenil" sair em boa posição do campo do Cruzeiro, então será o caso de proclamar se o seu valor como definitivamente firmado e a sua classificação entre o melhores quadros do Estado, não será obra de mera galanteria, mas a sequência natural dos fatos verificados.
Os excurcionistas devem regressar a esta cidade na próxima segunda-feira.
Fonte: O Brazil (RS), 10/09/1921, ano 1921, n. 036, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/882534/699. Acesso em: 31 out. 2023.