31/10/1915 - Amistoso - Grêmio 1 x 4 Internacional

Vai, dia a dia, aumentando o interesse da numerosa legião de sportmen porto-alegrenses, pelo grande match de futebol, que se há de ferir no próximo domingo.
Nos pontos de reunião, aonde ocorrem os que sabem apreciar todos os imprevistos e emocionantes lances de uma partida de association, o assunto predileto, o preferido, é o encontro ansiosamente esperado: Grêmio Foot-balll Porto Alegrense versus Sport Club Internacional.
As duas potências esportivas da capital do Rio Grande do Sul vão bater-se, dentro de breves dias, após um lamentável afastamento dos campos de futebol que durou quase três anos.
A diretoria do Grêmio não resolveu, ainda, definitivamente, qual vai ser o seu time que jogará domingo.
Corria, ontem, em rodas esportivas, que se apresentaria em campo o mesmo quadro que lutou no  domingo com o S. C. Colombo.
Mas, com a chegada de Carlos Dias, que fez parte do S. C. Pelotas, em cuja eleven jogou admiravelmente no encontro contra o Rio Branco, segundo fomos informados, ouvimos será modificada a defesa da equipe azul.
O novo player do Grêmio passará a ocupar a posição de Schuback, e este, por sua vez, tomará a seu cargo a guarda do gol, onde diz-se ser muito hábil, substituindo, assim, a Teichmann.
E o triângulo do Grêmio, formado por Dias, Mohrdieck e Schuback, tornar-se á, certamente, uma fortaleza.
Quanto aos onze do Internacional, nenhuma novidade há por enquanto.
Serão os mesmos, já tão conhecidos em Porto Alegre e várias cidades do Estado, a cuja frente se acha o exímio footballer Dr. Carlos Kluwe. O goalkeeper do time encarnado será o atual Baes, e não Russomano que, segundo se dizia, viria a esta capital expressamente para o match de domingo.
E a equipe da Chácara dos Eucaliptos entrará, desse modo, em campo com os seus antigos elementos.
-
O pavilhão e o ground do Moinhos de Vento serão franqueados às excelentíssimas famílias no dia do grande match.
Quanto aos sócios do Grêmio ou do Internacional, terão de apresentar seus cartões de ingresso, para a entrada do Campo.
Os cavalheiros não associados daqueles clubes pagarão 2$000, os menores de 14 anos, 1$000.
Fonte: A Federação (RS), 27/10/1915, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/32878. Acesso em: 17 ago. 2023.

A chuva que desde ontem à noite cai em nossa capital, veio, infelizmente, privar de seus trainings as equipes do Grêmio e do Internacional.
Com efeito, os 1ºs e 2ºs quadros daquelas duas sociedades que domingo próximo medirão suas forças, deviam ter treinado hoje, no campo dos Moinhos de Vento e no da Chácara dos Eucaliptos, respectivamente.
Provavelmente aqueles exercícios não se realizarão amanhã, sexta-feira, pois que só um dia de descanso terão, então, os players combatentes.
-
Segundo ouvimos de cavalheiro influente nos domínios do Grêmio, ficou ontem resolvido que o foot-baller Carlos Dias, chegado há pouco de Pelotas, faça parte do team azul no esperado match de domingo.
Com esse valioso elemento, o triângulo da eleven dos Moinhos de Vento oferecerá certamente tenaz resistência aos embates da linha encarnada.
A entrada de Carlos Dias para o team do Grêmio vai concorrer para tormar ainda mais emocionante o encontro daqueles dois valorosos contendores, e vem colocar uma outra interrogação no resultado final da pugna.
Informaram-nos que as equipes do Grêmio jogarão assim formadas:
1º team
Schuback
Dias - Mohrdieck
Hanssen - Alencastro - Chiquinho
Dorival - Sisson - Gertum - Scalco - Assumpção
2º team
Teichmann
Siebel - Ely I
Jorge - Müller - Ely II
Parreira - Autunes - Carneiro - P. Pinto - Saeger
Os quadros do Internacional assim entrarão em campo:
Baes
Simão - Dornelles
Bitú - Carlos - Lucídio
Túlio - Osw - Bend - Miller - Vares
Dago
Melchiades - Sossavart
Homero - Accacio - Cary
Plínio - Paixão - Menna - Plínio - Ênio
É ainda um problema a resolver, a escolha do juiz para a pugna de domingo.
Alguns já convidados para o referido cargo, escusaram-se.
É de desejar que se não deixe para última hora a eleição do sportiman que vai arbitrar o grande match em foco, pois teríamos provavelmente de lamentar mais tarde.
Estão na capital os conhecidos footballers Theobaldo Foernges e Benjamin Vinholes, alheios aos dois clubes que se vão bater, os quais, certamente, desobrigar-se-iam a contento geral, das funções de referee.
Como já há dias dissemos, o juiz dum match deve conhecer perfeitamente as regras do jogo em que vão debater os sportmen, assim como gozar de suficiente prestígio no meio em que vai atuar.
Os cavalheiros nomeados, bem como outros em destaque em nosso mundo esportivo, e que solicitados para aquele encargo, não aceitaram, estão, não ha negá-lo nas melhores condições exigidas.
-
Um grupo de sócios do Internacional oferecerá onze medalhas de prata aos vencedores do match entre os 2ºs teams daquele clube e do Grêmio.
Fonte: A Federação (RS), 28/10/1915, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/32884. Acesso em: 18 ago. 2023.

E, finalmente, amanhã, que se vai registrar um dos maiores acontecimentos dos anais esportivos porto-alegrenses.
No belo ground dos Moinhos de Vento medirão forças as formidáveis equipes do Grêmio F. B. Porto Alegrense e do Sport Club Internacional, campeões das extintas Associação de F. P. A. e da Liga de F. P. A., respectivamente.
Esse encontro, a que várias vezes nos temos referido vem, de a muito preoceupando aqueles que, não só em nossa capital, como em outras cidades do Estado, se interessam pelas lutas do asociation disputadas com lealdade e cavalheirismo.
O valor representativo das equipes que amanhã se vão encontrar, os esforços e conhecimentos de seus players, as excelentes condições de trainings e as ligações que unem os footballers contendores das principais famílias da nossa socieciedade, são suficientes para garantir o sucesso mundano-esportivo, que será o grande match de amanhã.
Até poucos dias atrás, era voz corrente em palestras de sportsmen que o Internecional conquistaria a vitória na pugna que ocupa.
A destemida linha de forwards do clube alvi-rubro não encontra resisteneia apreciável de parte da defesa adversária, era o que se dizia.
O Grêmio, considerando as últimas atuações de seu team, não esperou ser derrotado, após três anos de intervalo, por um adversário a quem até hoje venceu, para depois melhorar seu quadro.
Aproveitou o hábil footballer Carlos Dias, que há pouco defendeu o S. C. Pelotas, e incluiu em seu quadro, na posição de back, substituindo a Schuback, que fol para o gol.
É de lamentar que o Grêmio haja assim procedido, estabalacendo entre nós uma nova norma de formação de teams.
Se for ela aceitável, teremos, amânhã, a prova.
O Internncional jogará, amnhã, desfalcado de seu bom goal-keeper Carlos Silla e do back esquerdo Satyro, por se encontrarem enfermos.
Os seus substitutos, que já têm jogado alguns matches externos, são jogadores ainda novos; é de esperar, porém, que a sua presença no team a ninguém desagrade, pois aos conhecimentos de association, certamente aliarão eles, energia e boa vontade.
O exímio center half Carlos Kluwe não fará, provavelmonte, seu costumeiro jogo admirável; ainda não está completamente restabelecido do acidente que sofreu, no match contra o S. C. São Paulo, do Rio Grande.
Às 14 horas entrarão em campo os segundos quadros, assim formados
Grêmio
Teichmann
Siebel - Ely I
Jorge - Müller - Ely II
Parreira - Antunes - Carneiro - Pedro - Saeger
-
Plínio - Perú - Mario - Plínio - Ênio
Homero - Accacio - Cary
Melchiades - Sossavari
Dago
Internacional
Arbitrará essa pugna o Dr. Washingtou Martins, do Internacional.
O esperado encostro dos 1ºs quadros começará às 16 horas e obedecerá ao apito do Sr. Aristides Prado da Silveira, que faz parte, do extinto Militar F. C.
Eis as 1ªs equipes:
Grêmio:
Schuback
Dias - Mordieck
Hanssen - Alenc. - Chiquinho
Dorival - Sisson - Gertum - Scalco - Assumpção

Vares - Miller - Bend - Osw - Túlio
Lucídio - Carlos - Bitú
Dornelles - Simão
Bais
Internacional
As entradas, como já dissemos, custarão 2$00 para cavalheiros e 1$000 para menores.
As exmas. famílias terão entrada franca, bom como ingresso no pavilhão.
Durante os matches servirão, no ground dos Moinhos de Vento, às seguintes comissões: de pavilhão: Sr. Edmundo Eichenberg, De. Carlos Azevedo e Emundo Bastian; de polícia srs. Arlindo Petersen, Eduardo Sommer, Celestino Cardoso, Antenor Lemos, Ivo Barbedo e Júlio Seelig.
Fonte: A Federação (RS), 30/10/1915, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/32894. Acesso em: 18 ago. 2023.

AMISTOSO - GRÊMIO 1 X 4 INTERNACIONAL
Data: 31/10/1915
Local: Baixada - Porto Alegre (RS)
Público: aprox. 4.000
Juiz: Aristides Prado Silveira
Gols: Miller, Bedionda [2] e Túlio (I); Sisson (G).
INTERNACIONAL: Baes; Simão e Dornelles; Bitú, Carlos Kluwe e Lucídio; Túlio, Oswaldo, Bendionda, Miller e Francisco Vares.
GRÊMIO: Bruno Schuback; Dias e Mohrdieck; Chiquinho, Hanssen e Alencastro; Dorival, Sisson, Gertum, Scalco e Willy Teichmann.
Obs.: primeira vitória colorada no clássico Gre-Nal.

INTERNACIONAL, 4 GOALS. GRÊMIO, 1 GOAL
Os arquivos do esporte porto-alegrense engalanaram-se, ontem, com uma página dourada.
Escreveram-na, com traços indeléveis, os valorosos rapazes das equipes temíveis do Grêmio e do Internacional.
Os prognósticos mais otimistas ficaram,  estamos certos, muito aquém do extraordinário sucesso, que coroou aquela festa esportiva, a mais brilhante de quantas a capital sul brasileira tem assistido.
Ontem, até a Natureza quis contribuir para o completo êxito da pugna travada no aprazível ground dos Moinhos de Vento.
A beleza do céo azul, um sol claro e macio e a brisa suave brincando com as folhas das árvores, nos deram uma tarde belíssima, a que todos ontem desejavam.
O encontro dos segundos quadros do Grêmio e do Internacional, estava marcado para às 14 horas.
Nesse então, as vastas dependências do campo da rua Mostardeiro estavam literalmente ocupadas.
Enchiam o pavilhão central, as inúmeras admiradoras do Grêmio, gentis patrícias graciosas e elegantes, onde dominava a tez rosada e os cabelos loiros das filhas da estimada colônia germânica.
No chalet, situado na parte oposta à entrada, as alegres internacionalistas deram nota alegre da tarde, com suas entusiastas ovações.
E contornando o ground, premia-se compacta assistência aproximadamente de quatro mil pessõais.
Demorada ovação saudou os 2ºs teams, ao entrarem em campo, assim formados:
Grêmio
Teichmann
Siebel - Ely I
Jorge - Müller - Ely II
Parreira - Antunes - Carneiro - Pedro - Saeger
-
Plínio- Bitú - Mario - Plínio - Ênio
Homero - Accacio - Cary
Melchiades - Sossarvart
Dago
Internacional
O jogo de ambos deixou muito a desejar, principalmente de parte do Internacional.
Foi arbitrado pelo Dr. Washington Martins, que deu resultado final o empate de 1 a 1.
Terminada a luta das segundas elevens, após pequeno intervalo, teve início sensacional encontro dos 1ºs teams.
Os contendores penetraram no ground dois a dois, de braços entrelaçados e debaixo de uma chuva de confetes e serpentinas do belo sexo, e uma estrondosa saudação da assistência inteira.
Acompanhados pelo referee, Tenente Aristides Prado, os combatentes assim se destacaram:
Grêmio
Schuback
Dias - Mohrdieck
Hanssen - Alenc. - Chiquinho
Dorival - Sisson - Gertum - Scalco - Assumpção

Vares - Miller - Bend. - Osw. - Túlio
Lucídio - Carlos - Bitú
Dornelles - Simão
Baes
Internacional
O Internacional escolheu o gol favorável ao vento, cabendo o kick-off ao Grêmio.
Por um momento, fez-se completo silêncio.
Eram 16 horas e 30.
Começou então a luta.
Desde os primeiros momentos, da numerosa e seleta concorrência, apoderou-se um entusiasmo incrível, um verdadeiro delírio.
Cerradas palmas premiavam, indistintamente, os belos feitos dos footballers que se digladiavam.
Notou-se, logo, aos poucos minutos da pugna, que o Internacional agia com superioridade contra o seu veterano adversário.

Schuback e Mohrdieck na defesa gremista, com seu jogo admirável e ação enérgica e conscientes dos forwards alvi-rubros empolgaram os espectadores nos primeiros quarenta e cinco minutos.
Durante essa fase da pugna, o jogo circunscreveu-se no campo dos azuis com algumas rápidas escapadas dos domínios inimigos.
Schuback defendeu seu quadrilátero brilhantemente das fortes e contínuas investidas do quinteto adversário.
A luta desenvolvia-se brilhantemente, faltavam apenas alguns segundos para findar o primeiro tempo, quando Miller, o meia esquerda da alvi-rubra, aproveitou-se dum entrevero na porta do gol e marcou o ponto da emocionante contenda.
Os admiradores do Internacional invadiram então o campo, em manifestações aos seus favoritos.
O goal-keeper Baes, que se houve valentemente, foi carregado em ombros por sportmen entusiastas.
Essas aclamações não findaram no intervalo, nem no segundo half-time; continuaram sempre e cada vez mais calorosas.
Iniciada a segunda parte da pugna, esperava-se que o time do Grêmio se esforçasse para tirar a diferença que lhe levava o inimigo.
Com efeito, o esforço foi empregado mas não deu o resultado esperado.
O quadro alvi-rubro conservou sempre seu domínio no campo.
Nos pés de suas defesas morriam os kicks e as combinações curtas dos atacantes gremistas.
Quanto aos forwards, eram geralmente eles os senhores da bola que recebiam em belos passes, ora dos companheiros, ora dos halfs, em cujo centro destacava-se a figura simpática do estimado capitão Dr. Carlos Kluwe.
Os três gols marcados no segundo half-time pelo Internacional, e que lhe granjearam o título de glorioso vencedor, foram obtidos o 2º e 4º por Bendionda, e o 3º por Túlio, aqueles, um de cabeça e outro de shoot, e este dum belo tiro enviesado que, após bater na trave, alinhou-se mansamente na rede.
Acreditava-se que o Grêmio não faria nenhum ponto, em vista da firmeza com que atuavam os internacionalistas.
Não obstante, o extrema Assumpção, apoderando-se da bola em consequência de uma precipitada defesa do adversário, chutou um gol.
O goal-keeper defendeu o golpe, mas com efeito que a bola levava, escapou-lhe as duas mãos, e batendo na trave muito baixa fez o único gol que o Grêmio obteve.
Quando o tenente Aristides Prado, cuja atuação foi boa, deu por terminado o match, acusava a pedra o seguinte eloquente score:
Internacional - 4 gols
Grêmio - 1 gol
A legião internacionalista, no auge do entusiasmo, carregou os seus players em meio de delirantes aclamações à frente do pavilhão central do ground do Grêmio.
Ali continuaram aquelas manifestações, enquanto as gentis gremistas cobriam os heróis alvi-rubros com delicadas pétalas de flores.
-
Durante o intervalo do jogo dos primeiros quadros, a diretoria do Grêmio entregou ao Sr. Felippe Silla, presidente do Internacional, um fino bouquet de flores naturais.
-
Das 11 medalhas de ouro oferecidas pela “A Amparadora” aos vencedores do match, uma delas, em ponto maior, deve ser entregue ao jogador que mais se distinguiu durante a luta.
Talvez por estar num de seus dias felizes, o extrema direita Túlio jogou impecavelmente.
Lembramos, pois, aquele futebol à referida companhia para ser o homenageado de ontem.
Fonte: A Federação (RS), 01/11/1915, p. 4-5. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/32903. Acesso em: 19 ago. 2023.

Postar um comentário