04/08/1918 - Citadino 1918 - 2º turno - Grêmio 1 x 0 Internacional

Os quadros do Grêmio e do Internacional vão se enfrentar amanhã, em matches do returno, no campo dos Moinhos de Vento.
Quer a Iuta dos 2ºs teams, quer a dos 1ºs, serão deveras interessantes, pois está intrincada a colocação dos 2ºs Iugares do campeonato oficial da Associação de Desportos.
O jogo dos 2ºs teams começará às 13 horas e 30; o dos 1ºs às 15 e 30.
No campo do Grêmio tocará uma banda de música.
Apesar dos nossos melhores esforços não podemos, até a hora de escrever estas linhas, obter os nomes dos players que constituirão as elevens combatentes de amanhã.
Fonte: A Federação (RS), 03/08/1918, ano 1918, n. 182, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/39442. Acesso em: 31 ago. 2023.

Para domingo, 4 do corrente, anuncia-se o encontro do Internacional - Grêmio. Podemos assegurar aos nossos leitores que este encontro é o mais emocionante da presente temporada, se tomarmos em consideração o valor de ambos os contendores. O que é mais interessante, é que tanto a prova dos segundos como dos primeiros quadros vai ser renhida. A dos segundos decide o campeonato desta classe; e a dos primeiros o segundo lugar do campeonato.
Alerta, pois, sportmen!
Fonte: Mascara (RS), 03/08/1918, ano 1918, n. 026, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/174181/954. Acesso em: 31 ago. 2023.

CITADINO 1918 - 2º TURNO - GRÊMIO 1 X 0 INTERNACIONAL
Data: 04/08/1918
Local: Baixada - Porto Alegre (RS)
Juiz: Oscar Carneiro da Fontoura
Gol: Garibotti, pênalti (G).
GRÊMIO: Kunz; Garibotti e Py; Pavani, Dorival e Chiquinho; Zanella, Lagarto, Gertum, Scalco e Bruno Cossi.
INTERNACIONAL: Bicca; Bello e Dorval; Evódio, Mário Cunha e Bitú; Crespo, Ribas, Godinho, Bento e Guimarães.
Obs: O jogo acabou aos 43 minutos do primeiro tempo. A Associação Porto Alegrense de Desportos (APAD) determinou, então, a disputa do tempo restante, mas o Grêmio recusou-se a jogar. Assim, o Conselho Superior da entidade decidiu atribuir a vitória e os pontos em disputa ao Inter,  resultado que inclusive deu o campeonato portoalegrense de 1918 ao Cruzeiro.

Ontem, no campo dos Moinhos de Vento, jogaram os 2ºs teams do Grêmio e do Internacional.
A luta, iniciada às 13 horas e meia, foi assaz violenta.
Ao terminar, o caroet do referee acusava o seguinte resultado: 
Internacional - 1 gol
Grêmio - zero
Com a vitória de ontem, o Internacional ficou coloceado em 1º posto no campeonato dos 2ºs quartos.
-
Às 15 horas e 300 começou o jogo dos 1ºs teams, servindo de juiz o player Fontoura, do Cruzeiro.
Aos trinta minutos da pugna ocorreu esta, feito despertar grande interesse, pois, tanto a eleven do Grêmio quanto a do Cruzeiro limitaram-se a fazer um jogo incerto e de quase nenhuma técnica.
Aos 35 minutos de jogo cometido um hand na área de gol do Internacional, por um dos backs, foi o team alvi-rubro punido com um pênalti.
Batido, este, por Garibotti, foi aberto o score com o prineiro e único ponto para o Grêmio.
Instantes após, o match foi suspenso, devido ao Iamentável acontecimento de que foi [...] àquele campo de sports, apesar do elevado nuúmero de famílias da nossa mais fina sociedade que havia ido assistir um match de association.
Sobre a triste ocorrência que quase roubou a vida a dois distintos cavalheiros, os nossos leitores encontrarão mais informações noutra seção desta folha.
Fonte: A Federação (RS), 05/08/1918, ano 1918, n. 183, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/39449. Acesso em: 31 ago. 2023.

Conflicto e ferimentos - Ontem, à tarde, quando, no campo Grêmio F. B. Club, essa sociedade jogava um match com o S. C. Internacional, houve um conflito de que resultou saírem dois moços feridos.
Por questões de foot-ball estabeleceu-se uma discussão em que acidentalmente se viram envolvidos o jovem Álvaro Ribas, pertencente ao 1º team do Intermacional, e o Sr. Octavio Telles de Freitas, funcionário da Delegacia Fiscal.
Ambos foram agredidos pelo Sr. Manoel de Almeida Costa, que, armado de faca, desferiu golpes que atingiram Telles e Ribas, resultando-lhes ferimentos profundos, na coxa esquerda.
Socorridos imediatamento pelas pessoas presentes, foram os feridos transportados, em automóvel, para a Farmácia Providência, onde receberam os necessários curativos.
Dali foi Octavio Telles removido para sua residençia, à rua Luiz Afonso, n. 106, onde se acha em tratamento.
Álvaro Ribas está em tratamento na Casa de Saúde do Dr. Dias Fernandes.
O criminoso foi preso em flagrante, tendo a policia evitado a custo que ele fosse linchado.
Para isso foi preciso que o Dr. Ariosto Pinto, chefe de polícia, conduzisse no seu carro o criminoso até a Chefatura.
Devido à completa contradição de depoimentos, a polícia não pôde ainda averiguar a causa do conflito e de quem partiu a agressão, o que provavelmente só com o decorrer do processo se poderá apurar.
Fonte: A Federação (RS), 05/08/1918, ano 1918, n. 183, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/39450. Acesso em: 31 ago. 2023.

Conflito e ferimentos - Domingo último, como noticiamos ontem, quando no campo do Grêmio F. B. Club se realizava um match com o S. C. Internacional, houve um conflito tendo Manoel do Almeida Costa produzido, à faca, ferimentos graves no Sr. Octavio Telles de Freitas, funcionário da Delegacia Fiscal, e no jovem Álvaro Ribas.
No dia do crime, à noite, na Casa de Saúde do Dr. Dias Fernandes, em face da forte hemorragia, o Dr. Bernardo Velho, auxiliado pelo Dr. Moysés Menezes, praticaram uma intervenção cirúrgica em Álvaro Ribas que foi cloroformizado pelo Dr. Washington Martins.
Verificaram estes médicos que a lesão recebida interessou a massa muscular da região ilíaca externa e glútea, interessando também o osso ilíaco pela face externa.
Hoje, segundo dia da operação, as condições de Ribas são satisfatórias.
O ferimento do Sr. Octavio Telles de Freitas foi considerado de natureza leve, continuando o mesmo em tratamento na residência de sua família.
Manoel de Almeida Costa, o autor do crime, foi apresentado, hoje, ao Dr. Valentim Aragon, juiz distrital do crime, que, depois de ouví-lo, manteve a sua prisão em flagrante, mandando recolhê-lo à Casa de Correção, o que foi feito, às 15 horas.
Fonte: A Federação (RS), 06/08/1918, ano 1918, n. 184, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/39458. Acesso em: 31 ago. 2023.

Postar um comentário