15/02/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - 1ª fase - Internacional 1 x 1 Caxias

INTER TENTA SUA PRIMEIRA VITÓRIA NO GAUCHÃO
O Inter tenta sua primeira vitória no Gauchão, hoje à tarde, em Cidreira, contra o Caxias, O técnico Celso Roth não anunciou a equipe, mas deve manter o time que terminou o último coletivo, com Marcelo no lugar de Ânderson; Fernando volta a atuar como volante. Luiz Gustavo se recuperou de corte na cabeça e está praticamente confirmado. Murilo, que começou o último jogo como titular, sequer fica no banco. O mesmo acontece com Alberto, dono da camisa 9 no início da temporada.
O treinador colorado faz suspense sobre a escalação. O time viaja segunda-feira para Brasília, onde, na terça, pega o Guará na estréia da Copa do Brasil. A direção providencia a regularização dos documentos de Sandoval, recém-emprestado do São Paulo, que ontem fez treinos físicos e, segundo Roth, deverá estrear.
Depois de 6 anos no Caxias, o centroavante Washington enfrentará seu ex-time na primeira partida oficial pelo Inter. "A amizade fica até entrar no campo. Se tiver oportunidade, não vou desperdiçar”, avisa o atacante. Para sua reserva, Roth terá à disposição Paulo Diniz e Christian.
No Caxias, destaque para o meio-campo Delmer, que interessa a times de SP e MG. O apoiador Marquinhos sente dores no joelho e é desfalque certo. O lateral-direito Pedrinho, contundido, também está fora.
Fonte: Correio do Povo (RS), 15/02/1997, p. 20.

O Internacional (com um empate e uma vitória) ainda não adquiriu a confiança da torcida e o treinador Celso Roth começa a fazer experiências na equipe. No jogo deste sábado contra o Caxias, em Cidreira, ele deve trocar o volante Ânderson, muito criticado, por Marcelo, que treinou na equipe títular durante a semana. Roth tem esperança que o centroavante Washington, contratado por empréstimo justamente ao Caxias, repita a boa atuação do jogo amistoso contra o Platénse, da Argentina, quando marcou um gol.
Fonte: Jornal do Commercio, 16/02/1997, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/75859. Acesso em: 24 jul. 2023.

CAXIAS ENCARA INTER DE WASHINGTON
Cidreira - O confronto dos Zagueiros Ademir e Paulo Turra com o atacante Washington é a grande atração do jogo entre Inter e Caxias, neste sábado, no Estádio Municipal de Cidreira, pela segunda rodada da fase classificatória do Campeonato Gaúcho. Enquanto o artilheiro fará a primeira partida oficial na equipe colorada da capital gaúcha, os defensores, seus ex-companheiros de time, querem impedir a qualquer custo que ele faça gols.
Mas, além desse duelo, a partida reserva outras emoções para torcedor. A situação das equipes, apesar da competição estar no início, é bem diferente. O Caxias vem tranqúilo, já que estreou com vitória de 3 a 2 sobre o Ypiranga, em Torres. Disputado abaixo de chuva, o jogo não permitiu que o grupo do técnico Ademir dos Reis desenvolvesse o futebol esperado, deixando a expectativa para este confronto.
O Inter vive uma situação mais delicada. Após o empate em 0 a 0 com o Brasil de Pelotas, no Estádio Bento Freitas, o técnico Celso Roth, ex-Caxias, viu aumentar as dúvidas em relação ao seu trabalho. A questão envolvendo a colocação do meia Enciso no banco de reservas desgastou ainda mais Roth, que necessita da vitória para voltar a ter tranquilidade.
O Caxias aposta na força do jovem time, que tem a base nos juniores, enquanto o Inter confia na experiência de atletas como Gamarra. Pela característica das equipes, a busca de gols deve ser constante, já que nenhuma ficará na defesa. Quem vencer ganhará muita confiança para as próximas rodadas.
Fonte: Pioneiro (RS), 15/02/1997, p. 28. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/234262. Acesso em: 24 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - 1ª FASE - INTERNACIONAL 1 X 1 CAXIAS
Data: 15/02/1997
Local: Sessinzão - Cidreira (RS)
Público: 8.216 (5.342 pagantes).
Renda: R$ 40.452,00
Juiz: José Roberto Raach, auxiliado por José Carlos Oliveira e Marcos Ibañez.
Cartões: Régis (I), Paulo Turra (C).
Expulsões: Gustavo (I), Alemão e Dema (C).
Gols: Fernando 42'/1 (I); Delmer 23'/2 (C).
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Régis, Gamarra e Paulo Roberto Prestes; Fernando, Ânderson Luiz, Arílson e Luiz Gustavo (Christian); Washington (Enciso) e Fabiano (Vinícius).
CAXIAS: Gilmar Dal Pozzo; Rafael, Alemão, Ademir e Paulo Turra; Luciano Almeida, Elói, Dema e Naldinho; João Carlos Maringá e Delmer.

Em pé: Paulo Roberto Prestes, André, Ânderson Luiz, Régis, Gamarra e Gustavo.
Agachados: Fabiano, Fernando, Alberto, Luiz Gustavo e Arílson.
Fonte: 1909 em cores 
João Carlos Maringá divide com Ânderson Luiz.
Fonte: Pioneiro
Luiz Gustavo escapa da marcação de Luciano Almeida.
Fonte: Pioneiro
Washington e Ânderson Luiz buscam levar vantagem.
Fonte: Pioneiro

CAXIAS EMPATA E PROVOCA CRISE NO INTER
Cidreira - O Caxias garantiu um empate em 1 a 1 contra o Internacional, sábado, no Estádio Sessinzão, em Cidreira, e somou o quarto ponto no Litoral gaúcho. Delmer determinou o empate do jogo, em cobrança de falta pelo lado direito. A bola furou a rede, mas a pressão de jogadores do time grená garantiu a confirmação do gol. Fernando anotou para o Inter. O jogo começou truncado, com escassas jogadas de perigo para os goleiros André e Gilmar. Consistente, o time grená conseguiu anular o meio-campo colorado e criou a primeira chance, aos 22 minutos, com chute do meia Alemão, de fora da área.
Devido à fraca movimentação, o Inter conseguiu criar a primeira oportunidade aos 27 minutos, com Paulo Roberto chutando desviado. Arílson, aos 40, perdeu a oportunidade mais clara do jogo: recebeu um presente do zagueiro Paulo Turra e tentou encobrir o goleiro Gilmar. Dois minutos depois, Fernando acertou o ângulo esquerdo de Gilmar e fez 1 a 0.
Na segunda etapa, beneficiado pela expulsão de Gustavo,
o Caxias cresceu e empatou aos 22 minutos, numa falta cobrada por Delmer que furou a rede e quase provocou uma confusão. O juiz validou o gol, mas o auxiliar José Carlos Oliveira sinalizou tiro de meta, que chegou a ser cobrado pelo Inter.
Fonte: Pioneiro (RS), 17/02/1997, caderno de esportes, p. 4. Disponível: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/234278. Acesso em: 24 jul. 2023.

INTER EMPATA E REVOLTA A TORCIDA
O empate do Inter com o Caxias em 1 a 1 provocou revolta dos quase 9 mil colorados presentes no Sessinzão, sábado, em Cidreira. Os torcedores vaiaram o time e, em coro, gritavam “queremos time”, “fora, Záchia”, chamaram o técnico Celso Roth de “burro” e pediram a volta de Figueroa. Nos vestiários, ao final do jogo, o vice de futebol Ibsen Pinheiro reuniu jogadores e o treinador e pediu tranqúilidade, “pois o trabalho e o comando serão mantidos”.
Após terminar os coletivos da semana com Marcelo no meio-campo, Roth escalou Ânderson. O Inter pressionou o Caxias, desperdiçou várias oportunidades e mandou no jogo até a
saída do lateral-direito Gustavo; que tinha cartão amarelo e, aos 11 min do 2º tempo, fez falta desnecessária e levou o vermelho (Dema foi expulso aos 40). Aos 39 da 1º fase, Arilson recebeu livre na área, tocou na saída de Gilmar, mas a bola encobriu o gol. Aos 42, Fernando, de fora da área, mandou no ângulo: 1 a 0.
O Inter poderia ter ampliado aos 5 da 2ª etapa, mas Fabiano, de fraca atuação, recebeu livre e chutou nas mãos do goleiro. Aos 18 Arílson obrigou Gilmar a boa defesa. Aos 23, o gol que causou polêmica: Delmer cobrou faita da esquerda, André falhou e a bola, mesmo sem força, entrou no canto e furou a rede. O auxilar Marcos Ibanêz, sem imaginar a fragilidade da rede, viu a bola saír e marcou tiro de meta. Foi cercado pelos jogadores do Caxias, que só pararam quando o árbitro validou o gol.
Fonte: Correio do Povo (RS), 17/02/1997, p. 24.

Postar um comentário