23/03/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - 1ª fase - Grêmio 0 x 0 Internacional

DUPLA DECIDE ESFRIAR O GRE-NAL
Prevaleceu a idéia dos dirigentes e tanto Grêmio como Internacional escalam reservas para o clássico desta tarde, no estádio Olímpico. Envolvido em 2 decisões, uma anteontem, contra o Alianza, e outra 3ª feira, frente ao Fortaleza, o Grêmio desvalorizou o Gauchão, que, a rigor, nunca foi sua prioridade. O Inter, mesmo com o adiamento de sua partida contra o Santos, pela Copa do Brasil, entendeu que já estaria por demais descaracterizado com o afastamento de Arílson, e optou pelos reservas, mesmo que leve muito a sério o regional. Resta saber o comportamento das 2 torcidas.
Marcado para uma fase do campeonato em quenada se decide, o Gre-Nal talvez desmobilize ainda mais os aficionados das 2 equipes a partir da confirmação dos mistos.
“Temos que levar em conta o desgaste dos titulares e a importância das demais competições em que estamos envolvidos”, justificou o treinador Evaristo de Macedo, com o aval da diretoria do Grêmio. Na 6ª feira, o meia Goiano, recordista de atuações em 96, avisou que 48 horas era um prazo escasso para recuperação dos jogadores.
“A decisão de escalar os reservas foi tomada levando em conta apenas os interesses do Internacional”, diz Ibsen Pinheiro, vice de futebol colorado. O técnico Celso Roth completa: “A decisão já havia sido tomada há vários dias”.
Rivarola, expulso 6ª feira, é o único titular do Grêmio. Repete-se o que ocorrera em Vacaria. A única dúvida é no comando do ataque, entre Marcos Paulo, que ainda busca a forma física ideal, e Alex, que chegou a marcar 1 gol contra o Glória.
Com exceção de Enciso, o Inter repete a equipe que esteve em Lajeado 4ª feira. Naquele dia, atuou Odair, que foi bem. Contra o Lajeadense, a principal jogada ofensiva partiu de Vinícius.
Só a Federação Gaúcha leva o Gre-Nal a sério. Escalou seu árbitro número 1, Carlos Simon.
Fonte: Correio do Povo (RS), 23/03/1997, p. 28.

DUPLA DEVE OPTAR POR JOGADORES RESERVAS
Porto Alegre - Praticamente classificados para a fase seguinte do Campeonato Gaúcho, Série A, Grêmio e Internacional farão neste domingo o primeiro Gre-Nal do ano. O Grêmio reúne 19 pontos e lidera a tabela. O Inter está quatro pontos abaixo, na vice-liderança. Ambos estão invictos. O time gremista conseguiu seis vitórias e um empate, com aproveitamento de 90,5%. O Inter, com 71,4%, ganhou quatro vezes e empatou outras três.
Na sexta-feira, porém, nenhuma das duas direções confirmava o uso dos titulares no clássico. Devido à boa situação das equipes na competição - e ao receio de que um fracasso no Gre-Nal deflagre uma crise interna no perdedor - a tendência era de “esfriar” o confronto com escalação de formações mistas, com vários reservas. A definição dos times deve ocorrer neste sábado.
Outra alegação para poupar os principais jogadores envolve os compromissos paralelos da dupla. O Grêmio participa de três competições simultaneamente. Sexta, jogou contra o Alianza, de Lima, pela Copa Libertadores da América, valendo-se do melhor time disponível. Na terça-feira, enfrentará o Fortaleza, pela Copa do Brasil. Pelo mesmo torneio, o Inter jogará, na quinta-feira, contra o Santos, fora de casa.
Fonte: Pioneiro (RS), 22/03/1997, p. 37. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/235905. Acesso em: 27 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - 1ª FASE - GRÊMIO 0 X 0 INTERNACIONAL
Data: 23/03/1997
Local: Olímpico - Porto Alegre (RS)
Público: 20.522 (14.168 pagantes).
Renda: R$ 124.550,00
Juiz: Carlos Eugênio Simon, auxiliado por Paulo Gonçalves Conceição e Flávio da Cunha Teixeira.
Cartões: Marco Antônio, Wagner Fernandes, Formiga, Otacílio, Marcos Paulo (G); Ânderson Luiz e Odair (I).
GRÊMIO: Murilo; Marco Antônio (Luiz Carlos), Wagner Fernandes, Rivarola e André Silva; Djair, Otacílio, André Vieira (Alex) e Paulo Henrique; Rodrigo Gral e Marcos Paulo. Técnico: Evaristo de Macedo.
INTERNACIONAL: Preto; Nílson Holodniak, Régis, Marcão (Márcio Dias) e Vinícius; Ânderson Luiz, Odair, Murilo e Marcelo Rosa (Sandoval); Fabiano e Alberto. Técnico: Celso Roth.

Em pé: Marcão, Nílson Holodniak, Régis, Ânderson Luiz, Preto e Vinícius.
Agachados: Marcelo Rosa, Fabiano, Alberto, Odair e Murilo.
Fonte: 1909 em cores
Gre-Nal de reservas, sem emoção.
Fonte: Jornal do Brasil
Marcos Paulo e Régis na jogada.
Fonte: Futebol Gaúcho
Ânderson Luiz não deu chance para Rodrigo Gral.
Fonte: Futebol Gaúcho
Por cima, Ânderson Luiz e Marcos Paulo.
Fonte: Futebol Gaúcho

Na melhor chance do Internacional, protagonizado
por Alberto, Murilo faz grande defesa.
Fonte: Correio do Povo
Os ex-companheiros de time Murilo e Paulo Henrique.
Fonte: Correio do Povo
Murilo deu sequência às boas atuações.
Fonte: Correio do Povo.
Fabiano e Rivarola foram dois dos poucos titulares da dupla
no clássico dos reservas.
Fonte: Correio do Povo

UM GRE-NAL SALVO PELA TRANSPIRAÇÃO
Os reservas de Grêmio e Internacional até que se esforçaram e buscaram o gol, mas o fogo foi ruim tecnicamente e o resultado de 0 a 0 acabou refletindo a qualidade do espetáculo, marcado por muita transpiração e pouca inspiração. Com o empate no Olímpico, o Grêmio continua na liderança da fase classificatória do Gauchão, e o Inter mantém a invencibilidade na temporada.
O Gre-Nal começou tenso, com os jogadores, a maioria jovens e inexperientes, sentindo a responsabiliade de disputar um jogo capaz de destruir carreiras. O goleiro Preto foi o primeiro a escancarar todo o seu nervosismo, quando, aos 5min, num chute de de Marco Antônio, cobrando falta, soltou a bola, que bateu na trave superior.
Os primeiros minutos foram marcados por lances ríspidos, especialmente pelo lado do Grêmio. O árbitro Carlos Simon foi obrigado a distribuir cartões amarelos. Os ânimos se acalmaram e vieram bons momentos de futebol, como no lance em que, aos 9min, Vinícius acertou a trave direita, após uma grande jogada de Fabiano.
O Inter chegou com mais facilidade à área inimiga. Já o Grêmio, ameaçou mais de longe, como aos 22min, quando Paulo Henrique arriscou e acertou a trave superior de Preto. Aos 33, Fabiano foi ao fundo e Alberto chutou de cima para Murilo salvar. Aos 36, Fabiano avançou livre e perdeu a bola para o goleiro, na entrada da área.
No segundo tempo, o Gre-Nal piorou muito. Os dois times voltaram mais cautelosos, parecendo satisfeitos com o empate. Além disso, o jogo ficou mais truncado, com pequenas falhas, laterais em excesso e passes errados em abundância. O ataque do Grêmio foi inoperante. Aos 32min, Murilo evitou a vitória - que seria justa - do Inter ao salvar espetacularmente numa conclusão de Fabiano, pela direita.
Fonte: Correio do Povo (RS), 24/03/1997, p. 24.

FALTOU EMOÇÃO NO JOGO DOS RESERVAS DA DUPLA
Porto Alegre - O Gre-Nal dos reservas, ontem à tarde, no Olímpico, terminou em 0 a 0 e, com exceção de alguns lances isolados, não causou grandes emoções no pequeno público. A partida foi válida pela nona rodada do Gauchão.
Foram dois tempos distintos. No primeiro, houve até injustiça no placar, dadas as várias situações de gol criadas pelas equipes. Logo aos cinco minutos, Marco Antônio, em cobrança de falta, obrigou Preto a se esticar, mandando a bola no travessão. A resposta colorada veio aos nove minutos. O lateral Vinícius apanhou sobra da zaga gremista e acertou o poste direito de Murilo.
O jogo se manteve equilibrado até a metade da primeira etapa, com o tempo de posse de bola dividido de maneira igual para os dois times. As chances de gol voltaram a aparecer a partir dos 22 minutos, quando Paulo Henrique acertou o travessão do Inter.
Fabiano, com suas perigosas investidas pelo lado direito, passou a causar cada vez mais preocupação à zaga tricolor. Aos 31 minutos, ele driblou Cristiano e concluiu para Murilo defender com o pé. Aos 33, cruzou para Alberto, que chutou para o goleiro gremista salvar. E, aos 36, o ponteiro colorado invadiu a área e, no momento de marcar o gol, atrapalhou-se ao tentar driblar Murilo.
Na segunda etapa, decaiu a qualidade do espetáculo. Cada equipe teve apenas duas oportunidades de gol. A melhor do Grêmio foi aos 12, em falta cobrada por Wagner Fernandes. O Inter quase marcou aos 33, quando Fabiano obrigou Murilo a defesa acrobática.
Fonte: Pioneiro (RS), 24/03/1997, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/235921. Acesso em: 27 jul. 2023

Postar um comentário