05/12/1942 - Amistoso - Atlético-PR 1 x 3 Internacional

COM CAJU NO ARCO
O C. A. Paranaense jogará hoje com o Internacional — Animadora a situação do football do Paraná
CURITIBA, 5 (Servico especial de A NOITE) - Os jornais desta capital comentam com justo orgulho a crescente melhora do foot-ball paranaense nos últimos meses. Registam que o esporte mais popular do Estado atravessa uma fase gloriosa. O Libertad, de Assunção, só conseguiu um empate com o Coritiba F. C., por 2x2, no último jogo da temporada internacional. Hoje o Internacional de Porto Alegre, tricampeão do Rio Grande do Sul, estreará num jogo noturno contra o C. A. Paranaense.
No arco do clube local deverá jogar o arqueiro Caju, do selecionado brasileiro.
Fonte: A Noite (RJ), n. 11071, 05 dez. 1942, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/348970_04/18192. Acesso em: 29 jun. 2025.

CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE X SPORT CLUB INTERNACIONAL
NO GRAMADO DO ESTÁDIO BELFORT DUARTE, O "ONZE DA RAÇA" DARÁ COMBATE AO CAMPEÃO DO RIO GRANDE DO SUL, HOJE À NOITE — TREINARAM BEM OS RUBRO-NEGROS — A PRELIMINAR — PROVIDÊNCIAS TOMADAS PELOS PROMOTORES DA GRANDIOSA TEMPORADA
Nos círculos esportivos da capital reina exiraordinário interesse em torno do prélio futebolístico que travarão hoje à noite, rubro-negros e internacionalistas, no estádio do Alto da Glória.
Como já tivemos ensejo de frisar, é a segunda vez que o S. C. Internacional visita nossa terra.
Efetivamente, em fins de 1932, recebemos a agradável visita dos "colorados", que então exibiram um futebol elástico e atraente, colhendo resultados positivos. Na estreia venceram um combinado formado por elementos do Britânia e do Atlético. No segundo prélio venceram com relativa facilidade o esquadrão do Palestra Itália e, despedindo-se, empataram com o combinado paranaense pela contagem de um ponto.
Volta agora o campeão gaúcho a preliar com nossos clubes. Para se aquilatar da eficiência do grêmio portoalegrense, basta frisar que forneceu nada menos de nove dos seus jogadores parz o selecionado que defendeu o Estado sulino no magno certame promovido pela Confederação Brasileira de Desportos.
A estreia dos visitantes dar-se-á contra o forte esquadrão do C. A. Paranaense. Quando, na qualidade de campeão, o rubro-negro excursionou a Porto Alegre em fevereiro de 1937, preliou com o Internacional sendo vencido pela contagem de 4x1.
Apresenta-se hoje, portanto, a oportunidade tão desejada pelo grêmio paranaense para revidar aquele insucesso, como já aconteceu com o Grêmio, outro poderoso conjunto da metrópole gaúcha.
No segundo cotejo, os sulinos terão pela frente o Coritiba F. C., que nestes últimos tempos tem se mantido invicto contra quadros de fora. Esta peleja será realizada terça-feira próxima, no campo do C. A. Paranaense.
O ÚLTIMO "APRONTO" RUBRO-NEGRO
Preparando-se para o encontro de hoje, o Atlético treinou anteontem à tarde em seu campo, mostrando-se todos os jogadores bem dispostos, denotando boas condições físicas e técnicas.
Erasto Miró teve ecasião de analisar as possibilidades de todos e mostra-se confiante. O triângulo formará com a organização que vem atuando ultimamente, isto é: Caju, Zanetti e Jacir. O trio médio contará com Urias, Bibe e Joanine. Pizato estará na expectativa. Tambem Joaquim, o magnífico centro-médio princesino, com quem o rubro-negro ultimou negociações, estará a postos, sendo quase certa sua presença no segundo tempo em lugar do veterano Bibe. A artilharia rubro-negra contará com os irmãos Bonato, Erico e Hortílio, sendo provável que Cecato faça um tempo. Segundo ouvimos em rodas bem informadas, La-Fiera fará um "test".
INHO E BIGUÁ
Segundo informes colhidos por nossa reportagem, o Atlético, por prevenção, vai solicitar ao Britânia a cessão de seus jogadores Inho e Biguá. Não resta dúvidas que é uma boa medida.
A PRELIMINAR
A pugna-aperitivo da noitada de hoje estará a cargo dos quadros juvenis dos Ginásios Novo Ateneu e Santa Maria, duas equipes aguerridas de futebol menor da capital.
O PROVAVEL ONZE GAÚCHO
Provavelmente o S. C. Internacional alinhará o seguinte onze:
Ivo, Alfeu e Nena; Assis, Ávila e Abgail; Tesourinha, Russinho, Villalba, Rui e Carlitos.
PROVIDÊNCIAS PARA O JOGO
SERVICO ESPECIAL DE TRANSPORTE — Direto ao Estádio Belfort Duarte, haverá na noite de hoje, saindo da praça Tiradentes, desde às 19 horas em diante, um serviço perfeito de ônibus especiais, o qual será mantido para o regresso do público ao terminar o jogo.
INGRESSOS ESPECIAIS
Mais uma vez chamamos a atenção dos interessados e bem assim do encarregado do serviço no portão de entrada, que apenas terão ingresso livre no Estádio, os convidados de honra e suas famílias e os portadores de ingressos fornecidos pela F. P. F. correspondentes ao ano de 1942 e bem assim os possuidores de ingressos de Diversões Públicas, fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública. Qualquer ingresso que ali aparecer, sem as características acima, deverá ser apreendido pelos encarregados da fiscalização.
ASSOCIADOS DO CORITIBA F. C. E C. A. PARANAENSE
Para esse jogo os associados do Coritiba e Atlético gozarão do abatimento de 50%, mediante a apresentação da Carteira Social, acompanhada do talão de mensalidade, correspondente ao mês de novembro (n. 11).
VENDA DE ENTRADAS
Para maior facilidade do público, na aquisição de entradas simples e especiais, para o grande jogo de hoje à noite, desde já se encontram à venda na Charutaria Cinelândia, ao lado do Cine Broadway, fone 2469, Cadeiras Especiais de Arquibancada, Cadeiras de Pista e Arquibancada comum.
Fonte: O Dia (PR), n. 5931, 05 dez. 1942, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/092932/48422. Acesso em: 29 jun. 2025.

UMA HOMENAGEM AO S. C. INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE
A Empresa A. Mattos Azeredo & Filho, que ultimamente por várias vezes tem prestado sua espontânea cooperação nas recepções aos grandes clubes de futebol que têm vindo a esta Capital, procedentes de outros estasios e repúblicas vizinhas, acaba de anunciar a gentileza com que brindará o S. C. Internacional de Porto Alegre, que vem atuar sábado à noite no Estadio Belfort Duarte, frente ao conjunto do C. Atlético Paranaense.
Segundo apuramos, o sr. José Azeredo já providenciou a entrega de convites especiais aos gaúchos, para domingo no Avenida, pois nesse dia a função daquele teatro sera dedicada aos simpáticos visitantes.
"A Chegada do Presidente Getúlio Vargas a Curitiba, em 1930" será exibido além do programa do Avenida já anunciado para domingo. Trata-se de uma reportagem cinematográfica interessante e realmente histórica.
Fonte: O Dia (PR), n. 5931, 05 dez. 1942, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/092932/48422. Acesso em: 29 jun. 2025.

ESCALA DO PESSOAL DE SERVIÇO PARA OS JOGOS DA TEMPORADA GAÚCHA
Foi escalado o seguinte pessoal para os jogos de hoje e terça-feira:
SUPERINTENDÊNCIA GERAL — Jair Machado e Manoel A. Sidney.
CHEFIA GERAL DO SERVIÇO — Armando Doti.
PORTÃO N. 1 — Fiscal, Edgard Somma. Porteiros: Jacque Coniali e Hildebrando Pires. Bilheteiros: João Schilapack e Edmundo Müller.
PORTÃO N. 2 — Fiscais, Constantino Bortolin e Milton Muricy. Porteiro, João Ramos. Bilheteiro: Waldemar Müller.
PORTÃO N. 3 — Fiscal, Abelardo Pansardi. Porteiro: Luiz Brayer. Bilheteiros: Francisco Honório e Jairo de Lara.
PORTÃO DA SEDE — Porteiro, Antônio Xavier.
PORTÃO DE INGRESSO — Fiscal, Elesbão Faria. Porteiro, Alexandre Kreismann.
PORTÃO DE AUTOMÓVEIS — Porteiro, Pedro de Freitas.
CADEIRAS ESPECIAIS — Porteiros: Dalton França e Frederico Mentzl.
CADEIRAS DE PISTAS — Porteiro, Materno Chiurrato.
GUARDAS — Chefe, Carlos Guimarães e mais 10 guardas de cercas a escalar.
NOTA — Os funcionários acima deverão estar no Estádio Belfort Duarte hoje, dia 5, impreterivelmente às 18,30 horas e no jogo do dia 8 (terça-feira) às 12 horas no Estádio Joaquim Americo (campo do Atlético).
Fonte: O Dia (PR), n. 5931, 05 dez. 1942, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/092932/48422. Acesso em: 29 jun. 2025.

HÓSPEDE DE HONRA DOS PROMOTORES DA TEMPORADA
Como homenagem ao desporto Rio Grandense, o Dr. Abelard Noronha, Presidente do Internacional, que ora nos visita, será considerado hóspede de honra do Coritiba F. C. e Clube Atlético Paranaense.
Fonte: O Dia (PR), n. 5931, 05 dez. 1942, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/092932/48422. Acesso em: 29 jun. 2025.

EM CURITIBA, NOVAMENTE O INTERNACIONAL
O ATLÉTICO SERÁ O SEU GRANDE ADVERSÁRIO NO NOTURNO DE HOJE — LEMBRANDO O FEITO DO CLUBE VISITANTE EM 1931
Curitiba assistirá finalmente, hoje à noite, no Belfort Duarte a estreia do famoso conjunto do Internacional, que pela segunda vez pisa as nossas canchas e que representou o seu estado no Campeonato Brasileiro de Futebol, de onde regressa agora. Desnecessário se torna tecer longos comentários sobre a força da equipe dos gaúchos bastando que se diga que representa a força máxima do pebol do vizinho estado fronteiro e que com a inclusão de um elemento estranho, apresentou-se no torneio magno, onde obteve duas estrondosas vitórias, uma das quais bastante expressiva.
VENCEDOR DOS CATARINENSES
Recentemente, essa mesma equipe que hoje se apresentará surpreendeu a seleção catarinense, infiingindo-lhe um pesado revés, pela elástica contagem de 7 a 1.
CAMPEÃO DO ESTADO
É o Internacinnal campeão do seu estado tendo no encontro decisivo para obtenção deste título, abatido o seu antagonista do interior por 10 a 2, o que dá uma ideia nítida de seu poderio.
UM ATAQUE PERIGOSO
Na equipe não existem lacunas a preencher, sendo que o seu ponto alto reside na ofensiva onde figuram perfeitos chutadores, como provam os marcadores nos diversos encontros que disputaram no campeonato de Porto Alegre, do estado e nacional.
LEMBRANDO 1931
Foi nesse ano que o Internarional pisou pela primeira vez em nossas canchas aqui vindo a fim de inaugurar o estádio do Juventus. Naquele tempo, a força do nosso futebol era a maior que ja tivemos, mas mesmo assim os representantes dos pampas retornaram invictos.
Era o Palestra, hoje Paranaense a equipe mais fortalecida daquele ano.
Após ter vencido e empatado o clube gaúcho foi enfrentar o incrível pelotão esmeraldino, conseguindo um triunfo mais expressivo, vencendo por 6 a 1.
A equipe alvi-verde apresentou-se com a seguinte constituição: Mansur; Gabardo e Anjolilo; Andretta, Dula e Ataide; Valdomiro, Corteze, Gabardo, Vani e Patesko.
Como se verifica, foi uma estrondosa vitória que fala por si só.
xxx
Hoje novamente veremos o Internacional, desta vez enfrentando o time da raça. É, sem dúvida, um grande adversário que saberá enfrentar com igual disposição e ânimo.
O LOCAL
O Estádio "Belfort Duarte" será o local da luta.
Fonte: O Dia (PR), n. 5931, 05 dez. 1942, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/092932/48422. Acesso em: 29 jun. 2025.

CHEGARAM ONTEM OS GAÚCHOS
EMBORA CANSADOS DA VIAGEM, OS SULINOS AGUARDAM COM INTERESSE A PARTIDA DE HOJE À NOITE — COMO ESTÁ FORMADA A EMBAIXADA
Curitiba hospeda, desde à noite de ontem, a embaixada do S. C. Internacional, que chegou à nossa cidade via-férrea.
Recepcionados pelos promotores da temporada e outros desportistas, os componentes do S. C. Internacional hospedaram-se no Metropol Hotel, com exceção do presidente e vice-presidente da embaixada que ficaram no Grande Hotel Moderno.
ENTUSIASMADOS COM A PARTIDA
Embora os visitantes se encontrassem cansados com a longa viagem, foram amabilíssimos com o nosso representante que teve a oportunidade de conversar com quase todos.
O CALOR DERROTOU-OS NO RIO
Sobre a segunda partida realizada no Rio, em disputa do Campeonato Brasileiro de Futebol, alegam que sofreram aquele amargo revés devido ao calor sufocante que estava fazendo, que teve o dom de fazer "preguear" todo o quadro.
MUITO SANGUE NOVO
Apesar do Rio Grande do Sul ser como o Paraná, um verdadeiro celeiro de "cracks", o Internacional conserva a sua natalidade e pode exibir muito sangue novo. Os colorados, apesar de vir atuando há mais de dois anos no quadro, são novos, com uma média de idade de 23 anos.
Senão vejamos:
Alfeu, o "vovô" do "onze" tem 28; Ruy, 26; Russinho, 25; Ordovás e Assis, 24; Ávila, 23; Ivo e Abigall, 22; Tesourinha e Carlitos, 20 e Nena, 18.
CONFIANTES
Todos se mostram confiantes em produzir uma boa atuação, apesar da longa viagem realizada. E isso porque levam em conta o fator entusiasmo que possuem de sobra. Também a harmonia do conjunto adquirida com vários anos de atuação juntos. Esperam regressar ao sul deixando uma excelente impressão do jogo atualmente praticado no Rio Grande do Sul.
CONSTITUIÇÃO DA EMBAIXADA
A delegação do Internacional está assim constituída:
Presidente — Dr. Abelard Noronha.
Vice-presidente — Dr. Isaac Cruz, acompanhado de sua esposa.
Técnico — Orlando Cavedini.
Jogadores — Ivo; Alfeu; Nena; Assis; Ávila; Abigail; Tesourinha; Russinho; Vilalba; Rui; Carlitos; Ciscador; Bombachudo e Escobar.
xxx
A TEMPORADA DO S. C. INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE
A PRELIMINAR DE HOJE À NOITE — A prelimirar do grande jogo de estreia do S. Club Internacional, de Porto Alegre, será feita entre os conjuntos juvenis do Liceu Rio Branco e do Colégio Progresso, a qual terá início improrrogavelmente às 19,30 horas.
PROVIDÊNCIAS SEVERAS NO PORTÃO DE INGRESSOS — A fim de pôr termo aos abusos que se vem verificando nos dias de jogos, foram tomadas as mais severas providências no sentido de serem desmascarados os que tentam ter ingresso nas praças de desportos, com a apresentação de carteiras de toda natureza, as quais serão apreendidas e publicado o nome dos responsáveis.
DR. ABELARD NORONHA — Como homenagem ao desporto Rio Grandense, o dr. Abelard Noronha, Presidente do Internacional, que ora nos será considerado hóspede de honra do Coritiba F. C. e Clube Atlético Paranaense, os seus aposentos foram reservados no Grande Hotel Moderno.
2ª EXIBIÇÃO DO S. C. INTERNACIONAL — A segunda exibicão do Campeão do Rio Grande do Sul será terça-feira, dia 8 do corrente, Feriado, no Estádio Joaquim Américo, com início às 15,30, contra o Coritiba F. C.
ASSOCIADOS DO C. A. PARANAENSE — Para esse encontro, os associados do Clube Atlético Paranaense gozarão do abatimento de 50% no valor das entradas de arquibancada, mediante a apresentação da Carteira Social, acompanhada do talão de mensalidade correspondente ao mês de novembro findo (11).
Fonte: O Dia (PR), n. 5931, 05 dez. 1942, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/092932/48422. Acesso em: 29 jun. 2025.

OS QUADROS PARA O JOGO DE HOJE À NOITE
INTERNACIONAL: Ivo; Alfeu e Nena; Assis, Ávila e Abigail; Tesourinha, Russinho, Villalba, Ruy e Carlitos.
ATLÉTICO: Caju; Zaneti e Jacir; Joanino, Bibe e Urias; Bonato, Hortílio, Joaquim, Erico e Zanin.
Fonte: O Dia (PR), n. 5931, 05 dez. 1942, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/092932/48422. Acesso em: 29 jun. 2025.

AMISTOSO - ATLÉTICO-PR 1 X 3 INTERNACIONAL
Data: 05/12/1942
Local: Belfort Duarte - Curitiba (PR)
Juiz: Rodolfo Escholtz Sobrinho
Gols: Erico (A); Villalba [2] e Ruy Motorzinho (I).
ATLÉTICO-PR: Caju; Zaneti e Jacir; Joanino, Bibe e Urias; Bonato, Hortilio, Joaquim, Érico e Zanin. Técnico: Erasto Miró.
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Assis, Ávila e Abigail; Tesourinha, Russinho, Villalba, Ruy Motorzinho e Carlitos. Técnico: Orlando Cavedini.

Estreando ontem nesta capital o Internacional derrotou o Atlético pela contagem de 3 x 1
QUANDO O HÓSPEDE É O DONO DA CASA
A cidade hospeda, desde anteontem, a embaixada do Internacional de Porto Alegre. Poderíamos dizer muito sobre o clube gaúcho que nos visita e poderíamos, também, dizer bem pouco. Dizer muito, recordando a vida do Internacional que reflete bem as glórias esportivas dos
pampas. E dizer pouco, citando apenas o nome Internacional, que se constitui um símbolo de vitórias, um patrimônio muito querido do foot-ball nacional. O clube gaúcho vem disputar duas partidas na nossa Capital, enfrentando o Atlético e o Coritiba. A presença de um quadro dos pampas em terras paranaenses não tem apenas o sentido de um intercâmbio esportivo. Há qualquer coisa que fala ainda mais alto. É o espirito fidalgo do gaúcho, é a hospitalidade da gente sulina que sabe receber e que sabe conquistar uma visita. Os paranaenses, no Rio Grande, são sempre recebidos, não como hóspedes, mas como donos da casa. O cronista que rabisca estas linhas confessa, humilhado, desconhecer a terra de Bento Gonçalves. Mas confessa conhecer bem a hospitalidade, a gentileza da alma da gente gaúcha. Não é possivel deixar de querer bem o gaúcho e querer bem na expressão máscula do verbo. Estas linhas são escritas, não para os visitantes, mas para os torcedores do Paraná. Estes tem o dever, não só de aplaudir, mas de proporcionar aos hóspedes as melhores horas de sua permanência nesta Capital.
É ASSIM QUE O GAÚCHO HOSPÉDA.
É ASSIM QUE O PARANÁ RETRIBUI.
Fonte: O Dia (PR), n. 5932, 06 dez. 1942, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/092932/48435. Acesso em: 29 jun. 2025.

O INTERNACIONAL CONFIRMOU A SUA FAMA NO MARCADOR
EVIDENCIANDO UMA TÉCNICA SUPERIOR, NÃO TEVE DIFICULDADE EM ABATER UM ATLÉTICO DESFALCADO
De antemão sabíamos o quanto de potencialidade representava a equipe do Internacional, recém-chegada do Campeonato Brasileiro onde obteve acentuado destaque.
O nosso público tinha absoluta certeza de que iria presenciar no cotejo de sábado um autêntico espetáculo pebolístico, onde a classe dos visitantes sobressaía cem por cento.
Poderiam os representantes dos "pampas" vencerem, sem no entretanto convencerem.
Na verdade, tiveram mérito na vitória, conseguindo um marcador expressivo. Porém, acreditamos, pudesse o rubro-negro contar os seus reais valores, e o resultado do prélio talvez fosse outro. Por exemplo, a presença da "Majestade" no arco seria um índice de garantia e evitaria fatalmente, pelo menos, um tento dos que foram consignados pelos gaúchos. Ao demais, a falta de um asa-médio e de um centroavante auxiliaram de modo eficaz para que o rubro-negro se tornasse um antagonista frágil e fácil de ser vencido.
Muito embora a primeira fase da luta findasse com a vitória dos visitantes por 2 a 0, o grêmio da "baixada" não se preocupou, continuando a imprimir à luta o mesmo padrão com que iniciou a partida.
Não decepcionaram os gaúchos, mas também não convenceram. O seu próximo compromisso servirá, certamente, para qualificar os seus verdadeiros valores e justificar o renome de que veio precedido. Talvez seja um grande esquadrão. No entanto, no seu prélio estreia não satisfez.
E se adotar o mesmo padrão e lutar de maneira idêntica a de sábado, talvez não consiga o seu segundo triunfo em nossas canchas.
Fonte: Diário da Tarde (PR), n. 14572, 07 dez. 1942, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/800074/63506. Acesso em: 29 jun. 2025.

O INTERNACIONAL VENCEDOR NO PARANÁ
Porto Alegre, 7 (A. N.) — Estreando em campos paranaenses, ontem o Sport Club Internacional conseguiu levar de vencida o seu primeiro adversário que foi o forte esquadrão do Atlético pela contagem de dois a um.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), n. 058, 07 dez. 1942, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_13/14363. Acesso em: 29 jun. 2025.

Postar um comentário