26/11/1997 - Campeonato Brasileiro 1997 - 2ª fase - Santos 4 x 0 Internacional

FABIANO JOGARÁ MESMO DESCONTADO
O Inter espera conquistar pelo menos um ponto contra o Santos, hoje, 20h30min, em São Paulo, e ao mesmo tempo torce por um empate entre Atlético Mineiro e Palmeiras, no Mineirão. Mas, se vencer o adversário paulista e o jogo em Minas ficar no empate, o clube gaúcho assume o 1º lugar do grupo e terá, ainda, duas partidas no Beira-Rio para confirmar a vaga para a final do Brasileiro.
O técnico Celso Roth não confirmou a equipe do Inter, mas o time deve ser o mesmo que venceu o Atlético por 2 a 0. A maior preocupação é o atacante Fabiano. Ele sente dores no joelho esquerdo, provocadas por uma tendinite, e talvez não possa atuar os 90 minutos. Mas está escalado para iniciar o jogo.
Pensando em uma eventual substituição a Fabiano, Roth levou a São Paulo Diniz e Sílvio, barrando Mabília e Sandro Sotilli. Os dois jogadores esperavam acompanhar a delegação e até levaram malas para o Beira-Rio ontem, mas foram cortados e não esconderam a irritação. 
O zagueiro Espínola sente dores no pé direito, mas está confirmado. Além de Diniz e Sílvio, o técnico terá à disposição o goleiro Preto, o zagueiro Márcio, o meio-campo Marcelo e os laterais Enciso e Luciano.
Os dois times entram em campo com a preocupação de não levar cartões. No Inter, a situação é mais grave: Régis, Espínola, Ânderson e Arílson estão pendurados. Müller, grande destaque do Santos, também tem dois amarelos. No sábado, as duas equipes voltam a se enfrentar, só que desta vez no Beira-Rio.
A maior preocupação de Roth é mesmo Müller. O técnico admite que ele requer atenção redobrada, mas descarta uma marcação individual. “O Santos é um time de qualidade”, comentou o treinador.
O time paulista não poderá contar com o zagueiro Ronaldão, suspenso, e o técnico Wanderley Luxemburgo confirmou Sandro em seu lugar. Embora deficiente na marcação, Sandro chuta muito forte e é especialista em cobranças de falta. “Chuto forte e, às vezes, o goleiro nem vê a bola”, avisa do zagueiro.
Apesar de ter somado apenas um ponto em dois jogos, o time está otimista após o empate em 3 a 3 contra o Palmeiras no último jogo.
Fonte: Correio do Povo (RS), 26/11/1997, p. 28.

MÜLLER PREOCUPA DEFESA DO INTER
Porto Alegre - Cuidar bem de Müller será a maior preocupação do Inter nesta quarta-feira, contra o Santos, no Morumbi. “É um jogador inteligente e de grande qualidade técnica”, adverte o goleiro André. Mesmo assim, o técnico
Celso Roth assegurou que não designará um jogador especificamente para vigiar o atacante santista. Roth deseja que Müller seja um assunto e uma responsabilidade de todos.
“Não vamos tomar sufoco nos primeiros 15 minutos mas nos 90”, acredita o goleiro André. Fora de casa, o Inter adotará uma posição de prudência, para devolver as estocadas no contra-ataque. Fora do Beira-Rio, o campeão gaúcho só foi derrotado quatro vezes no campeonato - perdeu para Palmeiras, Sport, Vasco e Atlético-PR.
Todos os titulares deverão estar em campo, embora dois problemas ainda preocupem os médicos. O atacante Fabiano foi submetido a um exame de ressonância magnética para saber do estágio de uma tendinite detectada na semana anterior. O problema, porém, não o impediu de participar da vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-MG. Igualmente machucado, o lateral-esquerdo Espínola sofrerá uma reavaliação. Os dois jogadores devem ser confirmados.
Uma preocupação adicional está nos cartões amarelos. Quatro titulares estão pendurados com o segundo cartão: Ânderson, Régis, Espínola e Arílson.
Fonte: Pioneiro (RS), 26/11/1997, p. 32. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/248548. Acesso em: 07 ago. 2023.

CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 2ª FASE - SANTOS 4 X 0 INTERNACIONAL
Data: 26/11/1997
Local: Morumbi - São Paulo (SP)
Público: 15.271 pagantes.
Renda: R$ 161.460,00
Juiz: Cláudio Vinícius Cerdeira, auxiliado por Aristeu Tavares e Hilton Moutinho Rodrigues.
Cartões: Jean Witte, Dutra, João Santos, Marcos Assunção, Müller (S); Gustavo, Christian, Régis e Fernando (I).
Gols: Alexandre Alves 9'/1 (S); Müller 8'/2 (S); Müller 27'/2 (S); Caíco 41'/2 (S).
SANTOS: Zetti; Ânderson Lima, Jean Witte, Sandro Barbosa e Dutra; Marcos Assunção, Narciso, João Santos (Caíco) e Alexandre Alves (Baiano); Müller e Macedo (Caio Ribeiro). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Marcão, Régis e Espínola (Marcelo Rosa); Ânderson Luiz (Paulo Diniz), Fernando, Sandoval e Arílson; Fabiano e Christian. Técnico: Celso Roth.

Alexandre e Ânderson Luiz.
Fonte: Correio do Povo
Ataque colorado foi completamente inoperante
diante do Santos no Morumbi.
Fonte: Pioneiro
Time santista festeja a goleada no Morumbi.
Fonte: Correio do Povo



Canal: omaiordetodosostempos

VEXAME DO INTER NO MORUMBI
Além de ser goleado pelo Santos por 4 a 0, ontem, em São Paulo, o Inter viu ruir a vantagem que construiu ao longo do campeonato. Perdido em campo e totalmente envolvido pelo adversário, o time do técnico Celso Roth, que levava vantagens nos critérios de desempate para ir à final, agora não depende apenas de suas forças. O Palmeiras, que bateu o Atlético por 1 a 0 em Minas, lidera o grupo com 7 pontos e só precisa dos próprios resultados. O Inter tem 3 pontos e é o terceiro colocado.
Roth repetiu o erro que cometera contra o Palmeiras: fora do Beira-Rio, não reforçou a marcação no meiocampo. E, após levar o gol, o técnico conseguiu piorar o time em cada uma das três substituições que fez.
O 1º gol saiu nas costas de Gustavo, outra estranha insistência do técnico, que optou por deixar Enciso no banco. Aos 9 minutos, Alexandre chutou da direita, a bola desviou em Espínola e entrou: Santos 1 a 0.
Nem a expulsão de Wanderley Luxemburgo, aos 44 do 1º tempo, mudou o panorama do jogo. Do vestiário, o técnico continuou o banho tático na 2ª fase. Aos 8, Müller recebeu na área marcado apenas por Marcão, se livrou do zagueiro e bateu cruzado, no canto direito: 2 a 0.
Durante a semana, insistiu-se que Müller seria a principal arma do Santos. Mas o atacante seguiu sem marcação e, aos 27, invadiu a área e chutou para fazer 3 a 0. Aos 41, Caíco, ex-Inter, driblou Marcão e fez 4 a 0. Os dois times voltam a jogar sábado, no Beira-Rio.
Fonte: Correio do Povo (RS), 27/11/1997, p. 28.

SANTOS GOLEIA INTER NO MORUMBI
Santos - Os temores do técnico Celso Roth acabaram-se confirmando ontem à noite no Estádio do Morumbi. Em uma  partida soberba de Müller, o Santos goleou o Internacional por 4 a 0. O resultado, combinado com a vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG, complicou as possibilidades de classificação da equipe gaúcha à final.
Santos e Inter voltam a jogar sábado, às 21h40min, no Beira-Rio. Os paulistas estarão desfalcados de Muller, Dutra, Marcos Assunção, Jean e João Santos, que receberam o terceiro cartão amarelo. Régis desfalcará o Inter.
A goleada começou a ser construída com a decisão de Wanderley Luxemburo - expulso no primeiro tempo - de colocar Macedo no lugar de Caíco e recuar Müller para armar as jogadas de ataque a partir da intermediária. O atacante, ao ser acompanhado por Marcão, conseguiu abrir espaços para a penetração de jogadores vindos de trás. A marcação do Inter sucumbiu à velocidade e à habilidade dos santistas. O gol de Alexandre, aos 10 minutos, aconteceu em um chute de fora da área que desviou em Espínola. No segundo tempo, o paraguaio deu lugar a Marcelo. O Inter acabou dando mais espaços ao Santos, que construiu o marcador ao natural.
Fonte: Pioneiro (RS), 27/11/1997, p. 36. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/248637. Acesso em: 07 ago. 2023.

Postar um comentário