SPORT CLUB INTERNACIONAL
NOTA OFICIAL
O Diretor Técnico Interino do campeão absoluto da cidade convida a todos os jogadores inscritos e aos que ainda desejarem se inscrever para a defesa das cores coloradas na presente temporada a comparecerem hoje, 5ª-feira, às 16 horas em ponto no Estádio dos Eucaliptos a fim de se submeterem a um treino geral preparatório para a excursão que o Clube fará domingo próximo, dia 2 de maio, à cidade de Novo Hamburgo, onde medirá forças com os aguerridos quadros do valoroso Esporte Clube Novo Hamburgo.
Fonte: A Federação (RS), 29/04/1937, ano 1937, n. 098, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/81787. Acesso em: 12 mai. 2025.
AMISTOSO - NOVO HAMBURGO 2 X 1 INTERNACIONAL
Data: 02/05/1937
Local: Chácara dos Taquarais - Novo Hamburgo (RS)
Juiz: Hector Scarone (Antônio Bittencourt)
Gols: Castillo 25’/1 (I); Armando 4’/2 (N); Oscar ?’/2 (N).
NOVO HAMBURGO: Nílson; Maneco e Kasper; Nariz, Amantino e Alemão; Mário, Neco, Armando, Oscar e Nono. Técnico: Antônio Bittencourt.
INTERNACIONAL: Júlio Petersen; Berto e Risada; Zezé II, Oliveira e Levi; Castillo, Salvador Arísio, Souza, Acácio e Pesce. Técnico: Carlos De Lorenzi.
Obs.: o árbitro Scarone foi “convidado a se retirar da partida”, após reclamação por sua atuação. O técnico do Novo Hamburgo assumiu o comando da partida no segundo tempo.
O INTERNACIONAL DERROTADO EM N. HAMBURGO — 2 X 1 O SCORE
O campeão local excursionou domingo ultimo à vizinha cidade de Novo Hamburgo, a fim de disputar uma partida amistosa com o valoroso E. C. Novo Hamburgo. No mesmo dia realizaram-se ali os tradicionais "Kerbs" festejos estes que reúnem naquela cidade, grande número de forasteiros.
O campo do "Esporte" estava totalmente ocupado por uma enorme assistência, dada a simpatia que gozam ali os "diabos-rubros".
Depois da partida preliminar, disputada entre os quadros secundários, no qual saiu vencedor o Internacional por 1x0. O prefeito municipal, Sr. Ângelo Provenzano, no centro do campo, fez uso da palavra, oferecendo uma finíssima taça, para ser disputada entre os dois quadros pelo sistema da "melhor das três". A seguir fez uso da palavra o Sr. Bruno Mario Campani, que agradeceu em nome do E. C. Novo Hamburgo, a gentil oferta do edil municipal.
Logo após, formaram os quadros obedecendo a seguinte organização:
INTERNACIONAL: Júlio, Berto e Risada; Zezé, Oliveira e Levi; Castillo, Salvador, Souza, Acácio e Pesce.
NOVO HAMBURGO: Nílson, Maneco e Kasper; Nariz, Amantino e Alemão; Mario, Neco, Armando, Oscar e Nono.
Eram precisamente 16 horas quando teve início a luta, servindo de juiz o Sr. Hector Scarone, do Internacional. Aos 25 minutos de jogo, Castillo consegue, em belo estilo, o primeiro e único ponto para os colorados. O jogo transcorreu com muito entusiasmo, terminando o 1º tempo com o resultado de 1x0 a favor do Internacional. A assistência reclamava constantemente contra a atuação do Sr. Scarone, até que o capitão do Novo Hamburgo exigiu a sua retirada, sendo substituído pelo Sr. Antônio Bittencourt, técnico do quadro hamburguês.
Aos 4 minutos de jogo da segunda fáse, o Novo Hamburgo consegue o gol de empate, por intermédio de Armando. A partida prossegue bastante movimentada, destacando-se a atuação dos dois goleiros, Júlio e Nílson, que praticam seguidas e perigosas intervenções. Mena substitui Alemão no quadro do N. H. [...] entrando Artigas, no lugar de Oliveira.
O onze do N. H. está jogando com mais acerto, e levando perigosas cargas ao reduto confiado à guarda de Júlio, até que Oscar, em linda combinação, marca o 2º ponto, que garantiu a vitória para suas cores. Nota-se daí, até finalizar a luta, uma formidável reação do quadro colorado, sem que conseguisse o resultado almejado, devido à firme atuação do trio final do N. H., notadamente do arqueiro Nílson.
A partida finalizou com o resultado de 2x1, a favor do Novo Hamburgo, entre aclamacões de entusiasmo da grande assistência.
Fonte: A Federação (RS), 04/05/1937, ano 1937, n. 101, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/81807. Acesso em: 12 mai. 2025.
O FOOTBALL NO RIO GRANDE DO SUL
Vencido o Internacional
PORTO ALEGRE, 4 (Serviço especial d'A NOITE) — O Novo Hamburgo venceu o Internacional por dois a um.
Fonte: A Noite (RJ), 05/05/1937, ano 1937, n. 9061, p. 16. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/348970_03/43185. Acesso em: 12 mai. 2025.