28/07/1912 - Citadino 1912 - Internacional 3 x 1 7 de Setembro

Encerra-se amanhã a primeira temporada, começando no próximo domingo o returno dos matches do campeonato do ano corrente.
Foram tantas as surpresas desenroladas neste pequeno espaço de 10 matches, que será de admirar que surjam outras melhores no decorrer do returno tendo em vista os
esforços que estão fazendo os cinco clubes coligados.
A primelta surpresa foi o match Fuss Ball versus Internacional, sendo merecedor este último, quando todos quantos foram assiatir o match iam convictos da vitória do Fuss Ball.
A segunda, a de mais sensação, foi o empate entre Grêmio versus 7 de Setembro.
A assistência era diminuta, pois esta prova não havia despertado interesse algum entre os sportsmen, chegando até alguns a garantir que o 7 de Setembro perderia por 10 a 0!
6 a 0 entre o Grêmio e o Internacional revolucionou o mundo esportivo, pois era esperado empate.
Depois disso, apesar de contarem como certa a vitória do Internacional amanhã, não nos admiraremos se o Sete de Setembro vencer por 2 a 1.
Encontram-se amanhã os valentes equipes do Sete de Setembro e Internacional, no campo dos Moinhos de Vento. 
Levando em conta o training constante do 7 de Setembro e a melhora de jogo adquirida em Pelotas pelo Internacional, esperamos que seja este match a chave de ouro com a qual a Liga encerrará a presente temporada.
Baseamo-nos nas figuras salientes dos dois valentes clubes, como Kluwe, Ribas, Brusque, Tílio, Galvão, Frankreiter, Ferrão, Arthur, Vianna, Melchiades, Tromler.
A união que reina entre os dois clubes é a garantia de que o jogo não será violento, o que tornará mais edificante.
Antes assim do que ter o espectador que assistir cenas selvagens como em match passado.
Até homem o Internacional não havia organizado os teams, sendo muito cotado nas rodas esportivas o seguinte:
Sérgio
Ávila, Radagazio
Castro, Kluwe, Chaves
Túlio, Galvão, Ribas, Fidélis e Vares

Simão, Brenno, Oleose, Fabrício, Otto
Darsis, Pery, Flores
Agostinho, Dornelles
Silla
No 7 de Setembro não houve alteração.
Fonte: A Federação (RS), 27/07/1912, ano 1912, n. 176, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/25582. Acesso em: 28 jul. 2023.

CITADINO 1912 - INTERNACIONAL 3 X 1 7 DE SETEMBRO
Data: 28/07/1912
Local: Baixada - Porto Alegre (RS)
Juiz: Henrique Sommer
Gols: Ribas 5’/1 (I); Túlio 38’/1 (I); Trommler, contra 40’/1 (I); Santos ?’/2 (S).
INTERNACIONAL: Sallenave; Radagazio e Castro; Ávila, Carlos Kluwe e Dornelles; Túlio, Galvão, Ribas, Pedro Chaves e Francisco Vares.
7 DE SETEMBRO: Frankenreiter; Trommler e Ferrari; Viana, Constâncio e Ferrão; Trebi, Santos, Fernandes, Ramos e Melchiades.

Na notícia de sábado havíamos dito que não nos admiraríamos se o 7 de Setembro vencesse o Internacional, mas, ou fosse por mau jogo das extremas ou caiporismo da defesa não puderam vencer.
À 1h30 deram entrada no campo servindo de referee o Sr. Geyer, os 2ºs teams.
Logo de saída, o Internacional fez cargas cerrados ao gol, sem resultado, pois as defesas, anulavam constantemente o bom jogo de passes da linha de forwards.
O jogo depois de alguns momentos aparelhou-se, sucedendo-se de parte a parte, a cada momento fortes avançadas, que punham em perigo o gol.
Em dado momento uma bola atirada é rebatida por uma cocada por Mariath que a manda ao gol.
Devivo a confusão estabelecida na porta, Paranhos rebateu a bola 30cm dentro da barra sendo contato o gol.
Daí por diante o jogo limitou-se a pequenas escapadas de um e de outro lado, terminando aprova às 4 horas com esse resultado:
Internacional 1
7 de Setembro 0
-
Logo depois deu-se início ao jogo dos 1ºs teams.
Antes de entrarmos em pormenores convém dizer que os jogadores do 7 de Setembro estavam caiporas ao extremo. Tromler, Frankreiter, Boneco, Ramos estavam com o jogo muito inferior ao de matches passados.
Serviu de referee o Sr. Sommer que foi retíssimo.
A linha do Internacional parece que criou alma nova com a viagem a Pelotas, pois a maneira com que desenvolveu-se ontem é merecedora de elogios.
Ribas, incansável como sempre.
Gabamos Pedrinho na posição de half.
O primeiro gol foi marcado por Ribas em shoot rasteiro.
Depois de bom tempo, foi centrada uma bola da direita, Tromler, pretendendo rebatê-la manda-a ao gol, marcando o 2º gol para o Internacional.
Em dado momento estabelece-se confusão na porta. Túlio shoota, Frankreiter rebate batendo a bola na barra, volta e é contado o 3º gol para o Internacional.
Depois de uma escapada, tendo conseguido a bola, um forward do 7 de Setembro manda-a à área do Internacional, marcando o 1º e único gol Corrêa.
Debaixo de vivas aos vencedores e vencido terminou o match dando este resultado:
Internacional - 3
7 de Setembro - 1
Domingo começará o returno batendo-se Internacional versus Nacional.
Fonte: A Federação (RS),  29/07/1912, ano 1912, n. 177, p. 2-3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/25586. Acesso em: 28 jul. 2023.

Postar um comentário