Em 1980, o Internacional foi convidado pelo Atletico de Madrid para disputar o torneio Villa de Madrid, tradicional torneio de pré-temporada do futebol espanhol.
Os candidatos ao título do certame foram:
● Internacional: vice-campeão da Libertadores, o clube ainda contava com Falcão, já vendido para a Roma;
● Atletico de Madrid, da Espanha: tinha como principal destaque o brasileiro Dirceu, destaque do futebol carioca na metade da década de 70;
● Ajax, da Holanda: distante do time que conquistou o tricampeonato europeu, o clube vivia um momento bom no futebol holandês, mas longe dos demais clubes da Europa;
● CSKA, da Bulgária: clube de maior expressão da Bulgária, ainda assim estava abaixo da média no aspecto técnico, em relação aos adversários.
Fonte: Mundo Deportivo, 20/8/1980 |
SEMIFINAL
AJAX-HOL 3 X 1 INTERNACIONAL
Data: 19/8/1980
Local: Vicente Calderón - Madri (ESP)
Árbitro: Antonio Jiménez Sánchez (ESP)
GolS: Kieft 2'/1 (A); Cleo 31'/1 (I); Hamberg 36'/1 (A); Zwamborn 27'/2 (A)
AJAX-HOL: Schrijvers; Molenaar, Ziegler, Zwamborn e Ophof (Boeve); Schoenaker, Arnesen e Lerby; Hamberg (Van Geel), Kieft e Jensen.
INTERNACIONAL: Benítez; Carlos Alberto, Mauro Pastor, André Luís e Cláudio Mineiro; Falcão, Cléo Hickmann (Vânder) e Batista; Jair, Adílson Miranda e Silvinho Paiva.
"3 X 1: AJAX, RIVAL DO ATLETICO
Madri, 19. (Do nosso colaborador, Luis GOMEZ) - Ao vencer o Internacional de Porto Alegre por 3 x 1, o Ajax se classificou para a final do "Villa de Madrid, que disputará com o Atletico.
GOLS: 2'/1 - Kieft, de cabeça, no cruzamento do lateral. 1 x 0;31'/1 - Passe em profundidade e Cleo se infiltra na área e põe a bola por debaixo do goleiro. 1 x 1;36'/1 - Passe longo de Jansen, que encontra Hamberg, que chuta forte e o goleiro rebate. No rebote, o mesmo marca. 2 x 1;27'/2 - Zwamborn se adianta no cruzamento de Jensen. 3 x 1.
Haverá a final Atletico x Ajax, que era o que queriam os organizadores, embora, talvez nem assim se salve o colapso econômico que pode comprometer esta oitava edição do torneio. O encontro entre os dois estrangeiros tenha sido bonito, de claro propósito ofensivo, mas de pouco brilho individual. Então, o famoso Falcão, já propriedade da Roma, veio apenas a passeio. Ajax, compactado e mais rápido, se impôs merecidamente. Sua linha de impedimento será um problema para o Atletico".
DISPUTA DO 3º LUGAR
CSKA SOFIA-BUL 2 (6) X (5) 2 INTERNACIONAL
Data: 20/8/1980
Local: Vicente Calderón - Madri (ESP)
Gols: Djelvisov, Illíev (C) ; Silvinho e Jair (I)
CSKA SOFIA-BUL: Velinov; Safirov, D. Dimitrov , Kalgurov e G. Dimitrov (Rangelov); Piev, Ionchev (Volkov) e Kerimov; Djevisov, Markov e Kelkov.
INTERNACIONAL: Benítez; Carlos Alberto (Beretta), Mauro Pastor, André Luís e Cláudio Mineiro; Falcão (Vânder), Toninho e Batista; Jair, Adílson Miranda (Jones) e Silvinho Paiva.
Fonte: Mundo Deportivo, 21/8/1980 |
"CSKA TERCEIRO
A final de consolação foi para o CSKA de Sofia, que bateu nos pênaltis o porto-alegrense brasileiro. No tempo regulamentar terminou com empate de dois gols. Djelvisov e Iliev marcaram para os búlgaros, e Silvinho e Jair, para os porto-alegrenses".