24/08/1997 - Campeonato Brasileiro 1997 - 1ª fase - Grêmio 2 x 5 Internacional

PARA ROTH, JOGO É TESTE FINAL
Na opinião do técnico do Inter, Celso Roth, o Grêmio será a “prova de fogo” para a equipe, a única invicta e que lidera isoladamente o Campeonato Brasileiro. Na opinião do técnico colorado será o jogo mais difícil que o Inter terá na atual competição. Celso Roth respeita o adversário e entende que a equipe comandada por Hélio dos Anjos está novamente em boa fase e de moral elevado, por ter conquistado o Torneio Colombino, na Espanha.
Celso Roth mantém a confiança na manutenção da invencibilidade do Inter porque escalará a força máxima, já que não possui problema de lesão ou suspensão de jogadores. Além disso, o técnico colorado exige a determinação e garra apresentadas nos jogos anteriores.
Fonte: Pioneiro (RS), 23/08/1997, p. 36. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/243470. Acesso em: 03 ago. 2023.

INTER É FAVORITO NO GRE-NAL
Com a tranquilidade da liderança isolada, o Internacional é o favorito na partida de hoje, às 16h, no Estádio Olímpico, contra o Grêmio. Após um início ruím, o Grêmio se recuperou é deve contar com o meta Beto em pelo menos um tempo do Gre-Nal. O Inter quer vencer o rival e se manter invicto no Brasileiro.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 24/08/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/305172. Acesso em: 26 jul. 2023.

GRÊMIO AMEAÇA INVENCIBILIDADE DO INTER EM UM CLÁSSICO MOTIVADO NO OLÍMPICO
Grêmio e Internacional fazem hoje um dos grenais mais motivados dos últimos anos. Antes, o Inter entrava em campo sempre em desvantagem. Agora, é o líder invicto e isolado do Brasileiro. Atual campeão da competição e também da Copa do Brasil, o Grêmio largou muito mal, perdeu jogadores, trocou de técnico mas, aparentemente, organizou-se melhor na Europa de onde chegou quinta-feira, depois de uma excursão invicta e a conquista do torneio de Huelva, na Espanha.
No clássico mais recente deu Inter. O 1 x 0, no Beira-Rio, garantiu também o título de campeão gaúcho ao colorado. Desta vez, o confronto está marcado para o Estádio Olímpico, com prognóstico de lotação esgotada. Se o técnico Celso Roth terá todos os titulares à disposição, a situação é bem diferente na Grêmio. Lesionado, o titular da lateral-esquerda, Roger, está fora do jogo. Poderá ser substituído pelo suplente imediato, André Silva, que se recupera de contusão, ou ainda por André Santos.
Porém, a maior indefinição acontece no meio-de-campo. Depois de uma longa parada por motivo de lesão, o volante Dinho poderá retomar seu posto de primeiro homem do setor. Mas o jogador declarou que não está no melhor de suas condições físicas. Também não havia absoluta certeza se a nova contratação gremista, o meia Beto, ex-Napoli, embora com condição legalizada junto à CBF, seria lançado.
Como o jogador chegou da Itália na sexta-feira e foi para o Olímpico treinar, a tendência é de
que seja mesmo escalado. Se Dinho e Beto forem descartados, o técnico Hélio dos Anjos terá Otacílio, Dário e Rodrigo Gral como opções. No Inter, o ressurgimento do paraguaio Enciso na lateral-direita é uma das três alterações na equipe que derrotou o Coritiba na quarta-feira. As demais são o retorno de Arílson à articulação do meio-de-campo com o ataque e de Luciano à lateral-esquerda.
Enciso não jogou porque estava no selecionado de seu país. Arílson e Luciano cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Com a volta dos três, sobram Celso Vieira, Marcelo e Gustavo. Grêmio e Inter realizam campanhas díspares no Brasileiro/97. Enquanto o time do Olímpico somou somente 10 pontos em nove partidas, seu rival do Beira-Rio conseguiu 24 com igual número de jogos. O aproveitamento do Inter bateu nos 80%, enquanto o do rival, devido ao seu desastroso começo, está travado nos 37%.
Fonte: A Tribuna (SP), 24/08/1997, p. A19. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_04/167952. Acesso em: 25 jul. 2023.

CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - GRÊMIO 2 X 5 INTERNACIONAL
Data: 24/08/1997
Local: Olímpico - Porto Alegre (RS)
Público: 42.929 (33.912 pagantes)
Renda: R$ 511.870,00
Juiz: Oscar Roberto de Godói, auxiliado por José Carlos Oliveira e Claus Matzembacher.
Expulsões: André Santos, Otacílio (G); Fernando, Christian e Régis (I)
Gols: Christian 4’/1 (I); Sandoval 32’/1 (I); Fabiano 16’/2 (I); Fabiano 23’/2 (I); Sérgio Manoel 28’/2 (G); Marcelo Rosa 38’/2 (I); Gilmar 45’/2 (G).
GRÊMIO: Danrlei (Murilo); Arce, Rivarola, Luciano e André Santos; Otacílio, Luiz Carlos Goiano, Beto (Tinga) e Sérgio Manoel; Zé Alcino (Gilmar) e Guilherme. Técnico: Hélio do Santos.
INTERNACIONAL: André; Enciso, Marcão, Régis e Luciano Almeida; Ânderson Luiz, Fernando, Sandoval (Mabília) e Arílson (Marcelo Rosa); Fabiano (Espínola) e Christian. Técnico: Celso Roth.

O time colorado que liquidou o Grêmio em pleno Olímpico.
Em pé: André, Régis, Marcão, Ânderson Luiz e Luciano Almeida.
Agachados: Enciso, Christian, Fernando, Arílson, Fabiano e Sandoval.
Fonte: Memória do Inter
De cabeça, Christian abre o caminho da goleada colorada em pleno Olímpico.
Fonte: Pioneiro
"Jesus Christian".
Fonte: Futebol Gaúcho
Otacílio intercepta a bola que seria de Sandoval.
Fonte: Pioneiro
Guilherme foi anulado por Marcão.
Fonte: Pioneiro
Fabiano, o Bandido da Luz Vermelho.
Fonte: Futebol Gaúcho
O zagueiro Luciano Dias sofreu com as investidas de Fabiano.
Fonte: Futebol Gaúcho
Confusão que acabou nas expulsões de Christian e Otacílio.
Fonte: Futebol Gaúcho
Luiz Carlos Goiano e Fabiano.
Fonte: Futebol Gaúcho
E mais uma escapada de Fabiano.
Fonte: Futebol Gaúcho
Zaga tricolor em colapso.
Fonte: Futebol Gaúcho

Canal: Edu Cesar

INTER DE FABIANO ARRASA GRÊMIO
Porto Alegre - O sólido e estruturado time montado por Celso Roth fez a torcida do Inter festejar a histórica goleada por 5 a 2 sobre o maior rival, o Grêmio, ontem à tarde, no Estádio Olímpico. Um time que tem não apenas atacantes vibrantes, mas uma defesa quase impermeável. E, na frente da defesa, uma muralha chamada Ânderson.
Esse sistema azeitado e preciso funcionou desde o comecinho do clássico. Estava anunciado que o Inter jogaria esperando o Grêmio e contra-atacando com Fabiano e Christian. Logo aos quatro minutos, numa jogada pela direita, Enciso cruzou e Christian marcou 1 a 0, de cabeça. O Grêmio se desesperou. Era tudo o que o Inter queria.
Hélio dos Anjos cometeu um erro amazônico: deixou Fabiano no mano-a-mano com a zaga gremista. O atacante atropelava quem passasse pela frente. Aos 15 minutos, Danrlei saiu lesionado e entrou Murilo. Aos 23, depois de uma falta de André Santos em Fabiano, Fernando e Ânderson peitaram o lateral gremista. Oscar Roberto de Godoy expulsou Fernando e André Santos. Cinco minutos depois. Otacílio fez uma falta em Enciso, e Christian lhe deu uma cabeçada e o árbitro expulsou os dois, o volante e o centroavante.
Nove contra nove. Jogo ideal para quem tem velocidade e força. Ideal para Fabiano. Aos 3, Fabiano passou para Sandoval fazer 2 a 0. 0 Inter ainda poderia ter feito mais gols no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Grêmio voltou melhor, pressionou, quase marcou. Aos 16 minutos, Fabiano entrou a drible na área e passou para Marcelo, que errou. Mas a bola voltou para Fabiano: gol. Aos 23, Fabiano de novo, colocando a bola devagarinho, humilhando Murilo. Aos 28, o Grêmio descontou com Sérgio Manoel, num chute de longe. Ele tentou cruzar e a bola acabou entrando. Aos 38, Luciano cruzou para Marcelo fazer 5 a 1. Aos 45, Gilmar descontou.
Fonte: Pioneiro (RS), 25/08/1997, caderno de esportes, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/243492. Acesso em: 03 ago. 2023.

INTER HUMILHA O GRÊMIO
PORTO ALEGRE - Num Grenal tenso, com cinco expulsões e seis cartões amarelos, o Internacional confirmou a fase arrasadora e manteve invencibilidade e liderança po Campeonato Brasileiro, ao golear o Grêmio, no Estádio Olímpico, por 5 x 2. Os gols do líder foram de Sandoval, Fabiano (2), Marcelo e Christian, que chegou assim ao seu 11º gol no torneio. Sérgio Manoel e Gilmar descontaram. O Inter aplicou uma goleada que o Grêmio não sofria em gre-nais há 45 anos.
O grande destaque foi o ponteiro Fabiano, com uma arrancada fulminante que a defesa gremista só conseguia parar com faltas. Ele fez dois gols, no segundo dos quais encobrindo o goleiro Murilo num chute perfeito por cobertura.
Gol de surpresa - No primeiro Grenal do seu treinador Hélio dos Anjos, o Grêmio começou o jogo pressionando, mas quem surpreendeu foi o Inter logo aos 4min, com um lance perfeito, quase uma pintura. Fernando lançou Enciso, que cruzou para a cabeça de Christian: gol do Internacional, esfriando a entusiasmada torcida gremista, que recepcionou os jogadores na entrada em campo com um grande foguetóno e 10 mil balões azuis e brancos.
Para piorar à situação tricolor, o goleiro Danrlei teve de sair, devido a uma lesão muscular: foi substituído aos 17min por Murilo. O Grêmio pressionava de forma desordenada e suas poucas chances vinham da cobrança de faltas. Já o Internacional dominava tranquilamente o jogo, com uma superioridade total sobre o adversário.
Expulsões - Aos 20min, uma troca de agressões entre os jogadores levou à expulsão de André Santos (Grêmio) e Fernando (Inter). Logo depois, Otacílio fez falta dura em Christian, que devolveu com um tapa. O juiz Oscar Roberto de Godoy não teve dúvidas: expulsou os dois.
Com nove jogadores para cada lado, o jogo ficou mais livre para velozes contra-ataques dos dois times. A vantagem flagrante era do Inter, graças especialmente ao seu, pelo menos ontem, infernal ponteiro Fabiano. Numa de suas tantas brilhantes jogadas, Fabiano driblou Rivarola, deixando-o sentado no chão, e cruzou para Sandoval fazer 2 a 0 aos 33min. Aos 42min, André fez um milagre e salvou um gol certo de Guilherme. Logo depois foi a vez do goleiro Murilo agarrar a bola nos pés de Fabiano, impedindo o terceiro gol colorado.
O atacante perfeito - No desespero de reverter o placar, o técnico Hélio dos Anjos colocou Gilmar e Tinga nos lugares de Beto e Zé Alcino, no segundo tempo. O Grêmio até surpreendeu logo no início com quatro lances de gol, especialmente através de Tinga, mas o Inter se defendia bem.
Mas foi só impressão, Fabiano, sozinho, foi o atacante perfeito: driblava toda a defesa gremista e fazia o que queria em campo. Driblou, lançou, deu passes. E quando passou a bola para Marcelo e esse errou, Fabiano completou para as redes, aos 17min: 3 a 0.
Com o placar já arrasador e com Fabiano em atuação memorável, não foi difícil sair o quarto gol, belíssimo, de cobertura, aos 24min. Com ele, Fabiano coroava sua esplêndida apresentação no Grenal. Sérgio Manoel, aos 28min, descontou num chute cruzado, também por cobertura, supreendendo André. Dez minutos depois. Marcelo fez 5 a 1 Aos 43min, Gilmar pegou um rebote de primeira, após um escanteio, e fez um golaço, o segundo tricolor.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 25/08/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/305381. Acesso em: 26 jul. 2023.

INTERNACIONAL GOLEIA RIVAL GRÊMIO E SEGUE LÍDER
O Internacional goleou o Grêmio por 5 a 2, chegou aos 27 pontos e é mais líder do que nunca do Campeonato Brasileiro. Em tarde de Fabiano, melhor jogador em campo, a equipe de Celso Roth ignorou o atual campeão da competição. O Inter abriu a goleada usando bem os contra-ataques. O clássico também teve uma farta distribuição de cartões. Foram 12, cinco vermelhos.
Logo no início, o volante Fernando fez ótimo lançamento para Enciso, que foi à linha de fundo e cruzou para Christian. O artilheiro cabeçeou, fazendo 1 a 0. Disputado com muito vigor, o Gre-Nal resultou em quatro expulsões apenas no primeiro tempo. André Santos e Fernando foi a primeira dupla a sair, aos 23 minutos. Depois, saíram Otacílio e Christian (Régis também recebeu o vermelho na fase final).
Com nove para cada tado, Fabiano tomou uma bola de Rivarola, superou um segundo zagueiro, foi à linha de fundo e cruzou para Sandoval, que fez 2 a 0. O Grêmio partiu para o ataque mas, permitiu os contragolpes.
Aos 17 minutos, novamente Fabiano lancou para Marcelo, que arrematou forte para fazer 3 a 0. Aos 21, Fabiano, de novo, entrou na grande área e bateu por cobertura para definir o 4 a 0. Já aos 28, Sérgio Manoel chutou de longe, com efeito. O goleiro André falhou e o Grêmio descontou. Depois, aos 38 minutos, Luciano arrancou da defesa e serviu Marcelo, que apenas empurrou para dentro do gol. O último tento surgiu aos 45. Gilmar aparou um rebote do goleiro André e amenizou um pouco à goleada.
Fonte: A Tribuna (SP), 25/08/1997, p. B3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_04/168144. Acesso em: 27 jul. 2023.

Postar um comentário