23/06/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Semifinal - Volta - Internacional 5 x 0 Veranópolis

INTER TENTA REANIMAR GRUPO
O Inter já tomou todas as providências para reverter a inesperada derrota sofrida diante do Veranópolis. Quando os jogadores chegaram para a reapresentação, sexta à tarde, os reponsáveis pelo departamento de futebol já estavam no vestiário. Durante exatos 40 minutos, todos falaram e todos ouviram. No final do encontro, concluíram que o Inter continua com todas as condições de conseguir uma vitória no tempo normal e repetir a façanha na prorrogação.
Depois da reunião, os jogadores foram divididos em dois grupos para treinar. Após os trabalhos, sentado em uma das cadeiras da casamata, o lateral Gustavo, com lugar garantido no time, ficou bom tempo observando seus companheiros. Aproveitou para falar sobre a decisão com o Veranópolis. O jogador não poupou as palavras. Revelou que o grupo está consciente e não admite a desclassificação diante de um time do Interior. “Me desculpem as pessoas ligadas ao Veranópolis, mas o Inter não pode deixar de ir à final do Gauchão jogando na sua casa, com o apoio da sua torcida e com a tradição que tem”, provocou o lateral.
Quando a movimentação acabou, o presidente Pedro Paulo Záchia estava na beira do gramado. Esperou pela chegada de Celso Roth e os dois passaram a conversar em separado, mas não revelaram o assunto tratado.
Fonte: Pioneiro (RS), 21/06/1997, p. 34. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240194. Acesso em: 31 jul. 2023.

INTER TEM DE VENCER O VERANÓPOLIS DUAS VEZES
Porto Alegre - Vencer o Veranópolis duas vezes é a tarefa do Internacional neste domingo, no Beira-Rio. É o único caminho que Ihe resta para chegar à final do Campeonato Gaúcho.
Derrotado no primeiro jogo por 2 x 1, o time dirigido por Celso Roth está obrigado a bater seu adversário no tempo regulamentar e superá-lo novamente na prorrogação. Um empate nos 30 minutos suplementares conduzirá a decisão para os penaltis. De acordo com a fórmula do regional, nas semifinais o saldo de gols não é levado em consideração.
Mas os problemas do Inter não se restringem à necessidade de ganhar a qualquer custo. Envolvem também a reposição de peças importantes. No jogo de ida,em Veranópolis, três jogadores receberam o terceiro cartão amarelo e foram excluídos da segunda partida. Dois deles são figuras básicas na estrutura da equipe: o meia-atacante Arílson e o volante Fernando. Igualmente foi punido o volante Enciso, que tem atuado na função de Iateral-direito. O Inter ainda não contará com o zagueiro Gamarra, que está servindo a Seleção paraguaia na Copa América, Roth deverá escalar Murilo no lugar de Arílson e Marcelo no de Fernando. Gustavo estará encarregado da lateral-direita.
No Veranópolis, a única ausência confirmada é o zagueiro Eduardo, que recebeu o terceiro cartão amarelo.
A direção colorada reclamou muito do árbitro Fabiano Gonçalves que marcou um pênalti para o Veranópolis aos 41 minutos do segundo tempo. E, temendo a eliminação, tratou de se prevenir quanto a condução da segunda partida.
O vice-presidente do clube, Paulo Rogério Amoretty, chegou a sentenciar que, no jogo deste domingo, “não haverá erros de arbitragem”. A partida está marcada para as 16 horas.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/77622. Acesso em: 31 jul. 2023.

CHUVA TRANSFERE A DECISÃO
Porto Alegre - A forte chuva que caiu no Rio Grande do Sul adiou para hoje a definição do segundo finalista do Gauchão 97. Inter e Veranópolis, que jogariam no Beira-Rio, vão decidir a vaga às 16h de hoje, na Capital gaúcha. Quem vencer enfrentará o Grêmio, que garantiu a vaga sábado.
A decisão de transferir a partida foi tomada pelo árbitro Luiz Carlos Boaro. Ele entendeu que o gramado estava encharcado em demasia e, portanto, sem condições para a prática de futebol. O adiamento prejudicou a torcida do Veranópolis, que lotara vários ônibus para assistir ao confronto. A maioria não deve retornar a Porto Alegre hoje.
Para garantir vaga à final, o Veranópolis precisa de um em pate nos 90 minutos. Se perder, dependerá de uma vitória na prorrogação ou nos pênaltis. No jogo de ida, no Estádio Antônio David Farina, o VEC ganhou por 2 a 1.
Fonte: Pioneiro (RS), 23/06/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240217. Acesso em: 31 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - SEMIFINAL - VOLTA - INTERNACIONAL 5 X 0 VERANÓPOLIS
Data: 23/06/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Juiz: Luiz Carlos Boaro, auxiliado por Altemir Hausmann e Sérgio Cordeiro.
Cartões: Marcão, Régis, Marcelo Rosa, Murilo (I); Kiko e Dias (V).
Expulsão: Joel Marcos (V).
Gols: Marcelo Rosa 2'/1 (I); Christian 10'/1 (I); Sandoval 20'/1 (I); Fabiano 5’/1P (I); Gustavo 11’/2P (I).
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Marcão, Régis e Paulo Roberto Prestes; Ânderson Luiz, Marcelo Rosa, Sandoval e Murilo (Paulo Diniz) (Celso Vieira); Christian (Luiz Gustavo) e Fabiano. Técnico: Celso Roth.
VERANÓPOLIS: Carlos Alberto; Kiko, Jair Gomes, Dias e Joel Marcos; Santa Rosa, Sananduva, Rogério (Leco) e André Rosa (Cid); Joel Cavalo e Cléber (Lucianinho). Técnico: Nestor Simionato.

Em pé: Marcão, André, Ânderson Luiz, Gustavo, Régis e Paulo Roberto Prestes.
Agachados: Sandoval, Christian, Murilo, Marcelo Rosa e Fabiano.
Fonte: História do Sport Club Internacional
A forte chuva impediu a realização do jogo no domingo.
A classificação colorada se deu na segunda-feira.
Fonte: Pioneiro
Fabiano é cercado por defensores veranenses.
Fonte: Pioneiro
Coube a Marcelo Rosa abrir a goleada.
Fonte: Pioneiro

Vídeo publicado na página História do Sport Club Internacional no Facebook

INTER DOMINA O VEC E DECIDE TÍTULO
Porto Alegre - O Inter está na final do Gauchão. Empurrado por mais de 50 mil torcedores que lotaram Beira-Rio, o time de Celso Roth venceu o Veranópolis ontem à tarde por 3 a 0, no tempo normal, e impôs nova derrota, por 2 a 0, na prorrogação. O VEC ficou com o título simbólico de campeão do Interior.
A combinação de resultados classificou o Inter para decidir o título gaúcho contra o Grêmio. A primeira partida será no domingo, no Estádio Olímpico, e a segunda, dia 3 de julho, no Beira-Rio.
A grande presença de torcedores em uma tarde de dia útil injetou o ânimo necessário aos jogadores. Desde o início, o Inter pressionou o Veranópolis. E não demorou muito para o estádio explodir de alegria. Aos três minutos, Gustavo ergueu a bola para Marcelo completar de cabeça. Aos 10, Christian ampliou em chute da entrada da área.
Para comprovar que tudo dava certo para o Inter, o meia Sandoval marcou um gol de cabeça, dando ares de goleada à vitória. Nem o pênalti cometido pelo zagueiro Régis estragou a festa. Pelo contrário. Cléber bateu mal e o goleiro André defendeu. O segundo tempo se arrastou de maneira sonolenta. A única torcida a vibrar foi a do Inter, com a expulsão de Joel Marcos.
As mudanças no final do segundo tempo anteciparam o que seria a prorrogação: Inter no ataque e Veranópolis na defesa. O técnico Nestor Simionato substituiu o atacante André Rosa pelo volante Sidnei. Celso Roth trocou Murilo e Christian pelos atacantes Luiz Gustavo e Paulo Diniz. No começo do tempo extra, Paulo Diniz cruzou na cabeça de Fabiano, que completou para as redes. Foi o início do carnaval vermelho.
No segundo tempo da prorrogação, o Inter ainda se deu ao luxo de perder um pênalti, mal cobrado por Marcelo, que Carlos Alberto defendeu. A quatro minutos do fim, porém, Gustavo entrou livre na área e chutou forte para garantir a classificação.
Fonte: Pioneiro (RS), 24/06/1997, p. 24. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240327. Acesso em: 31 jul. 2023.

19/06/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Semifinal - Ida - Veranópolis 2 x 1 Internacional

FABIANO É A ARMA DE CELSO ROTH
Ídolo da torcida colorada, o atacante Fabiano é hoje a grande esperança de gols da equipe de Celso Roth contra o surpreendente Veranópolis, no Estádio Antônio David Farina. O treinador confia tanto no ponteiro que barrou Luiz Gustavo, o goleador do time na competição com sete gols, para contar com a velocidade de Fabiano.
A mudança no ataque foi anunciada no início da semana e provocou um estremecimento de relações entre Roth e Luiz Gustavo, que não gostou de sair da equipe. Para provar que está certo, Roth reza para os chutes fortes de Fabiano estarem calibrados. O ponteiro, por sua vez, quer reeditar as boas atuações dos últimos jogos, nos quais entrou sempre no segundo tempo e melhorou o time. Sonha também em ficar de vez com a camisa 7 do Inter.
Celso Roth terá laterais improvisados na partida de hoje. O meio-campista Enciso atuará na lateral-direita, enquanto o zagueiro Régis jogará no lado esquerdo. Os dois entraram na equipe por causa de deficiência técnica dos laterais Gustavo e Paulo Roberto, ex-titulares.
Fonte: Pioneiro (RS), 19/06/1997, p. 32. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240076. Acesso em: 31 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - SEMIFINAL - IDA - VERANÓPOLIS 2 X 1 INTERNACIONAL
Data: 19/06/1997
Local: Antônio Davi Farina - Veranópolis (RS)
Público: 1.988
Renda: R$ 12.288,00
Juiz: Fabiano Gonçalves, auxiliado por Adão Alípio Soares e José Pesci.
Cartões: Kiko, Jair Gomes, Eduardo (V); Ânderson Luiz, Fernando, Enciso, Arílson e Christian (I).
Gols: Arílson 22’/1 (I); Rogério 30’/2 (V); Cléber, pênalti 42’/2 (V).
VERANÓPOLIS: Carlos Alberto; Kiko, Dias, Jair Gomes e Eduardo; Joel Marcos, Santa Rosa, Joel Cavalo e Rogério; Cléber e Lucianinho (Leco). Técnico: Nestor Simionato.
INTERNACIONAL: André; Enciso , Marcão, Márcio Dias e Régis; Ânderson Luiz; Fernando, Sandoval (Washington) e Arílson (Luiz Gustavo); Christian e Fabiano. Técnico: Celso Roth.

Rogério recebe na cara do gol
de André e não perdoou.
Fonte: Pioneiro
Festa dos jogadores do VEC após a façanha.
O time da serra estava com um pé na decisão.
Fonte: Pioneiro
Torcedores veranenses vibram pela vitória do time da casa.
Fonte: Pioneiro

Canal: Hilhotta - Futebol Antigo

EMPATE SEPARA O VEC DA DECISÃO
Veranópolis - Com a determinação de um time guerreiro, o Veranópolis superou o Inter numa virada histórica, ontem à tarde, por 2 a 1, no Estádio Antônio David Farina, e se candidatou à final do Campeonato Gaúcho de 1997. No próximo jogo, domingo, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, o VEC só precisa de um empate para carimbar o passaporte para a final do Gauchão e garantir a vaga para a disputa da Copa do Brasil de 1998.
O primeiro tempo do Veranópolis decepcionou os torcedores que lotavam as pequenas arquibancadas. A equipe não produziu chances de gol, fato desesperador para quem projetava uma vitória a qualquer preço.
Melhor para o Inter, que aos 21 minutos abriu o placar, com Arilson, de falta, em azar do goleiro Carlos Alberto. A bola chutada com maestria tocou o travessão e bateu nas costas do goleiro antes de entrar.
Na segunda etapa, o VEC voltou com Leco e mais disposição. O atacante preocupou tanto a zaga colorada, que ela falhou. Aos 27 minutos, o zagueiro Marcão cabeceou a bola para trás e Rogério, livre na área, ajeitou no peito e tocou com categoria para o gol. Aos 40, Santa Rosa invadiu a área e foi atropelado por Márcio. O juiz assinalou pênalti. Cléber converteu e fez o sonho parecer realidade.
Fonte: Pioneiro (RS), 20/06/1997, p. 27. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240114. Acesso em: 31 jul. 2023.

15/06/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Fase final - Internacional 2 x 0 Guarani-VA

VITÓRIA DÁ VANTAGEM AO INTER
Porto Alegre - Mais do que vencer o Guarani-VA neste domingo, no Beira-Rio, para garantir o primeiro lugar do grupo 1, o Inter tem a chance de uma vingança. Na estréia nesta segunda fase, o time de Celso Roth foi surpreendido com uma derrota por 2 a 1, por esse mesmo Guarani, no Estádio Edmundo Feix.
Vencendo, o Inter sobe para 17 pontos e assegura o direito de enfrentar o Veranópolis nas semifinais do Gauchão. Se empatar, o Inter passará a depender do resultado entre Brasil-Pe e Juventude.
O Inter irá em busca do gol adversário desde os minutos iniciais e será praticamente o mesmo que vem sendo utilizado nos últimos jogos. A única novidade será o ingresso do experiente Marcão, na vaga que pertencia ao paraguaio Gamarra - cedido à seleção paraguaia.
No Guarani-VA, a dupla Marcos Vinícius e Fofonka surge como esperança de gols, de um bom resultado e da consequente proeza de classificação às semifinais.
Fonte: Pioneiro (RS), 14/06/1997, p. 31. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/239872. Acesso em: 31 jul. 2023.

INTERNACIONAL-RS SÓ PRECISA DE UM EMPATE
Porto Alegre - Um empate diante do Guarani, de Venâncio Aires, bastará para o Internacional confirmar sua classificação ao quadrangular final do Campeonato Gaúcho. A partida está marcada Para este domingo, no Beira-Rio.
O Inter tem 14 pontos ganhos, um a mais que o próprio Guarani e o Juventude As três equipes, mais o Brasil (de Pelotas), que somou 11 pontos, brigam pelas duas vagas do Grupo 1.
Dos quatro, o clube da capital desfruta da posição mais tranquila: joga em casa,com o apoio de sua torcida, e sequer precisa vencer. Só será eliminado se perder para o Guarani e o Juventude derrotar o Brasil, de Pelotas. Mesmo assim deverá apostar na vitória para assegurar a primeira posição na chave e a vantagem de decidir as semifinais em Porto Alegre.
Depois da pontuação,o primeiro critério para definição de vaga é o número de vitórias. O segundo é o saldo de gols. Inter, Guarani e Juventude estão empatados com quatro vitórias. O Brasil tem três. No confronto de saldos,o colorado é o melhor situado com 10 gols, seguido pelo Guarani com dois, Juventude e Brasil têm saldo zero. Nesta conjuntura, os quatro competídores estarão permanentemente comparando as parciais dos dois jogos e a classificação provisória indicada pela combinação dos resultados.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), 15/06/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/77522. Acesso em: 26 jul. 2023.

Porto Alegre (RS) - O Guarani, de Venâncio Aires, hoje, às 16 horas, no Beira-Rio, pensando exclusivamente na vitória, para se isolar na liderança do Grupo 1. O colorado tem tem 14 pontos, e o Guarani vem logo atrás, com 13, na segunda fase do octogonal do Campeonato Gaúcho. A vitória dará o primeiro lugar no grupo ao Inter, que jogará contra o Veranópolis, na próxima fase da competição. O volante colorado, Fernando, dificilmente atuará, pois está sem contrato. A diretoria sugeriu que ele jogue com um seguro de um mês no valor de R$ 1 milhão.
Fonte: O Fluminense (RJ), 15/06/1997, p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/100439_13/70697. Acesso em: 30 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - FASE FINAL - INTERNACIONAL 2 X 0 GUARANI-VA
Data: 15/06/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 2.448
Renda: R$ 20.781,00
Juiz: Antônio Guerra, auxiliado por Marcos Ibanez e José C. Oliveira.
Cartões: Marcão, Arílson, Enciso, Fabiano (I); Marco Antônio, Bira e Adriano Silva (G).
Gols: Arílson 42’/1 (I); Arílson, pênalti 49’/2 (I).
INTERNACIONAL: André; Enciso, Márcio Dias, Marcão e Régis; Fernando, Ânderson Luiz, Arílson e Sandoval (Murilo); Luiz Gustavo (Fabiano) e Christian (Washington). Técnico: Celso Roth.
GUARANI-VA: Rogério; Marco Antônio (Japão), Bira, Laércio e Adriano Silva (Sandro Oliveira); Vandeco, Pedrinho, Luís Fernando e Eliomar; Marcos Vinícius e Fofonka. Técnico: Paulo Sérgio Poletto.

A marcação não deu mole para Christian,
mas mesmo assim, o Internacional acabou classificado.
Fonte: Pioneiro

Canal: Hilhotta - Futebol Antigo

INTER SE CLASSIFICA MAS NÃO CONVENCE
Porto Alegre - Mesmo sem apresentar um futebol convincente, o Inter se classificou para a semifinal do Gauchão, ao derrotar ontem à tarde, no Beira-Rio, o Guarani-VA por 2 a 0. Com o resultado, o time somou 17 pontos e finalizou a fase em primeiro lugar no Grupo 1. Agora a equipe de Celso Roth enfrentará o Veranópolis, que terminou a etapa em segundo lugar no Grupo 2.
Mas se o Inter conseguiu encerrar a fase em primeiro lugar, terá que melhorar para sonhar com o título gaúcho. O jogo de ontem demonstrou carências, principalmente, no ataque. Durante a primeira etapa, o time teve dificuldades para superar o bloqueio armado pelo técnico Poletto. Além da pobreza ofensiva, o Inter levou um susto. O zagueiro Márcio cortou um passe com a mão dentro da área. O juiz Antônio Guerra anotou a infração, mas preferiu dar falta fora da área ao invés do pênalti. Na cobrança, Marcus Vinícius chutou na barreira. Uma lesão retirou de campo, no final da etapa inicial, o lateral-direito Marco Antônio e desestabilizou o Guarani. Foi justo no setor direito da defesa que Arílson entrou na área e chutou forte e colocado para marcar 1 a 0.
Na etapa final, Fabiano entrou no lugar de Luiz Gustavo e melhorou a equipe. Os meias acertaram as jogadas e o Inter passou a tabelar com qualidade e entrar seguidamente na área adversária. As más conclusões, porém, impediram os gols. O juiz, que teve péssima atuação, ainda prejudicou o clube ao não marcar um pênalti sobre Arílson e anular um gol de Fernando, alegando impedimento. Aos 48 minutos, em pênalti sofrido por Fernando e convertido por Arílson, o Inter definiu a partida.
Fonte: Pioneiro (RS), 16/06/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/239889. Acesso em: 31 jul. 2023.

07/06/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Fase final - Juventude 0 x 0 Internacional

COLORADO RESPEITA ALVIVERDE
A partida contra o Juventude é considerada pelo Inter tão importante que até alguns procedimentos foram mudados no Estádio Beira-Rio. O técnico Celso Roth esteve em Caxias do Sul, quarta-feira, e assistiu à goleada do alviverde diante do Brasil-Fa. Voltou elogiando o Ju e alertou seus jogadores sobre as dificuldades no confronto. “O Juventude continua com um time competitivo, qualificado e teremos que jogar o máximo se quisermos voltar com a classificação garantida”, disse Roth.
Os dirigentes colorados também reconhecem a força do Juventude. E deixaram isso muito claro durante a semana, quando a presença de Gamarra ficou ameaçada por causa da sua convocação para a seleção paraguaia. Através de telefonemas, eles conseguiram a liberação do capitão colorado.
Fonte: Pioneiro (RS), 07/07/1997, p. 43. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/239533. Acesso em: 31 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - FASE FINAL - JUVENTUDE 0 X 0 INTERNACIONAL
Data: 07/06/1997
Local: Alfredo Jaconi - Caxias do Sul (RS)
Público: 5.746
Renda: R$ 51.660,00
Juiz: Leonardo Gaciba da Silva, auxiliado por Mário Ivan Rocha e Edisdeneu Carvalho.
Cartões: Silvinho, Auecione (J); Paulo Roberto Prestes e Arílson (I).
Expulsão: Gamarra (I).
JUVENTUDE: Márcio Angonese; Itaqui, Rodrigo Costa, Adílson Pinto e Silvinho; Flávio Campos, Macalé (Auecione), Lauro e Wallace; Jean (Da Silva) e Sandro Gaúcho. Técnico: Gílson Nunes.
INTERNACIONAL: André; Enciso , Gamarra, Márcio Dias e Paulo Roberto Prestes;  Fernando, Ânderson Luiz, Arílson, e Sandoval (Marcelo Rosa); Luiz Gustavo (Marcão) e Christian (Fabiano). Técnico: Celso Roth.

Em jogo de poucas chances, o 0 a 0 foi um resultado justo.
Fonte: Pioneiro

JUVENTUDE EMPATA E ADIA A CLASSIFICAÇÃO
Caxias do Sul - O Juventude empatou em 0 a 0 com o Inter no sábado à tarde, no Estádio Alfredo Jaconi, e deixou escapar a oportunidade de classificação antecipada às semifinais no Gauchão. Em um jogo com predomínio da marcação realizada pelos jogadores de meio-campo, o Juventude teve as melhores chances de gol, mas não conseguiu converter.
O alviverde iniciou o jogo com cautela e procurou estudar a equipe do Inter nos primeiros 15 minutos. O meio-campo colorado fechava a entrada da área, enquanto os laterais Enciso e Paulo Roberto não se preocupavam em atacar. Na aproximação, Silvinho e Wallace eram os jogadores mais acionados, buscavam o ataque e eram quase sempre parados com falta. Na primeira etapa, a melhor chance surgiu com Sandro Pires numa cabeçada depois de cobrança de escanteio. A bola tocou na trave e no rebote Flávio completou, fraco, para defesa de André.
Na segunda etapa, o Ju foi envolvido pela marcação colorada e por pouco não foi surpreendido por um chute de Fernando, que Márcio espalmou para escanteio. Depois da expulsão de Gamarra, aos 16 minutos, o Inter procurou “amarrar” a partida, já que o resultado lhe era favorável. O Ju, na pressão, tentou marcar o gol da vitória. A chance apareceu com Sandro Pires aos 32 minutos, mas o atacante, atrapalhado pelos zagueiros, concluiu fraco para defesa do goleiro colorado.
Fonte: Pioneiro (RS), 09/06/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/239550. Acesso em: 31 jul. 2023.

01/06/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Fase final - Internacional 5 x 2 Brasil-FA

INTER DEFENDE A LIDERANÇA
Porto Alegre - O Inter quer aproveitar o jogo deste domingo à tarde, no Estádio Beira-Rio, contra o Brasil, de Farroupilha, para somar mais três pontos e se manter na liderança do grupo 1 do Campeonato Gaúcho. Uma vitória dará mais tranquilidade para a equipe da capital ir a Caxias do Sul, no final de semana seguinte, quando enfrentará o Juventude, um dos seus concorrentes por uma vaga às semifinais.
O time farroupilhense, lanterna da chave, não tem grandes ambições na partida, a não ser evitar uma goleada. A equipe soma apenas um ponto na tabela de classificação do grupo 1 e não aspira mais à vaga.
Nem mesmo a invencibilidade de Reinaldo Salomão como técnico do Brasil-Fa em jogos contra o Inter está em jogo. Ela caiu na derrota por 2 a 1 no Estádio Homero Soldatelli, em
Flores da Cunha, em partida disputada no primeiro turno desta fase.
Fonte: Pioneiro (RS), 31/05/1997, p. 28. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/239189. Acesso em: 31 jul. 2023.

INTERNACIONAL PEGA BRASIL NO BEIRA-RIO
Porto Alegre - O Internacional enfrenta neste domingo o Brasil (de Farroupilha), lanterna do Grupo 1 do Campeonato Gaúcho, e tem tudo para garantir mais três pontos e encaminhar ainda mais solidamente sua classificação para a fase final da competição. Três jogadores desfalcarão a equipe treinada por Celso Roth. O lateral-direito Gustavo, o volante Ânderson e o atacante Arílson estão fora da partida. Mas, como o confronto acontecerá no estádio Beira-Rio e o adversário faz péssima campanha, as defecções não deverão os planos de uma vitória.
Com 10 pontos, o Inter compartilha a primeira posição no Grupo 1 com o Guarani (de Venâncio Aires). Ambos revelam um aproveitamento de 66,66% na etapa intermediária do Gauchão. Porém, o saldo de gols do clube da capital é melhor. São perseguidos pelo Brasil (de Pelotas) com oito pontos e o Juventude, com seis. O Brasil (de Farroupilha) não ganhou de ninguém. Obteve apenas 1 ponto e ocupa a última posição.
Roth deverá manter o volante Enciso na lateral. Sem dois titulares no meio-campo, o técnico fará entrar Odair e Marcelo. Com isso, Fernando, Odair, Marcelo e Sandoval comporão o setor.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), 01/06/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/77322. Acesso em: 30 jul. 2023.

O Internacional enfrenta o Brasil de Farroupilha, hoje, às 16 horas, no Beira-Rio. Apesar de estar desfalcado de Arílson, Ânderson e Gustavo, o lnter é o favorito no confronto, já que é o lanterna do Grupo 1 no Campeonato Gaúcho.
Fonte: A Tribuna (SP), 01/06/1997, p. A19. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_04/161334. Acesso em: 31 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - FASE FINAL - INTERNACIONAL 5 X 2 BRASIL-FA
Data: 01/06/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 3.237
Renda: R$ 18.141,00
Juiz: César Pastro, auxiliado por Flávio Teixeira e Paulo Conceição.
Cartões: Murilo (I); Araújo, Maurício e Renato Martins (B).
Gols: Maurício 29’/1 (B); Luiz Gustavo 13’/2 (I); Fabiano 14’/2(I); Murilo 30’/2 (I); Sadi 31’/2 (B); Luiz Gustavo 43’/2 (I); Marcão 45’/2 (I).
INTERNACIONAL: André; Enciso, Márcio Dias, Gamarra e Vinícius; Odair (Fabiano); Fernando, Marcelo Rosa (Murilo) e Sandoval; Luiz Gustavo e Christian (Marcão). Técnico: Celso Roth.
BRASIL-FA: Adir; Elieser, Araújo, Maurício e Sidiney; Nico, Zé Luiz, Aílton e Rodrigo Caetano (Claudinho); Sadi e Rudinei (Renato Martins). Técnico: Reinaldo Salomão.

O Internacional de Luiz Gustavo se mantém na liderança.
Fonte: Pioneiro
Márcio Dias erra em bola.
Fonte: Pioneiro

COLORADOS VAIAM TÉCNICO
Porto Alegre - Os quase 5 mil colorados que foram ao Estádio Beira-Rio ontem dividiram suas manifestações entre o amor e o ódio. Amor pelos cinco gols que deram a vitória do Inter por 5 a 2 sobre o Brasil-Fa, e a consequente liderança no grupo 1, com 13 pontos. Ódio pelo técnico Celso Roth, vaiado sem parar.
Enquanto Marcelo esteve deslocado na função de meia, o Inter sofreu enormes dificuldades para produzir jogadas de ataque. O Brasil aproveitou-se e marcou gol, com Maurício. Roth começou a corrigir a má escalação ainda na primeira etapa. Tirou o volante Odair e colocou o atacante Fabiano, aos 32min. Na etapa final, a equipe melhorou, graças à atuação de Fabiano. Dos pés dele, nasceram três dos cinco gols que decretaram a virada colorada.
O Inter contratou o zagueiro Espíndola, 22 anos, ex-Deportivo Luquenho, do Paraguai.
Fonte: Pioneiro (RS), 02/06/1997, caderno de esportes, p. 3. Disponível em: 31 jul. 1997.

INTER GOLEIA O BRASIL
PORTO ALEGRE - A equipe do Internacional ganhou ontem de 5 a 2 do Brasil de Farroupilha, isolando-se na liderança do Grupo 1 do pentagonal do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. A partida realizada no Estádio Beira-Rio, foi de muitos gols e emoção para os torcedores das duas equipes.
Rudinei abriu o placar marcando o primeiro do Brasil aos 25min do primeiro tempo. O Inter empatou com o gol contra de Eliezer, aos 13min do segundo tempo. Fabiano fez o segundo para o Inter aos 14 min. Murilo, aos 30min, fez o terceiro do Colorado. Um minuto depois Sadi fez o segundo do Brasil. Aos 43min, Luis Gustavo marcou o quarto do Inter, e aos 46min Marcão fechou o placar. Com o resultado, o Inter, que não ganha o título gaucho desde 1994, é o lider do Grupo 1, com 13 pontos. O árbitro foi César Passos.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 02/06/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/211454. Acesso em: 26 jul. 2023.

24/05/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Fase final - Brasil-PEL 0 x 0 Internacional

UM EMPATE JÁ SATISFAZ O INTER HOJE
O Inter tentará segurar um empate diante do Brasil, hoje à noite, em Pelotas, para seguir na liderança de seu grupo no pentagonal do Gauchão. Mesmo contra sua vontade, o meio-campo Enciso deve ser improvisado na lateral-direita.
Ontem, o paraguaio afirmou preferir ficar no banco a ter de jogar na função. “Declarei ao treinador que, por mim, ficaria no banco, pois acho muito dificil a adaptação na posição. Mas ele disse que para este jogo precisará de um jogador experiente. Vou entrar em campo e fazer o melhor que posso”.
Na segunda-feira, o técnico Celso Roth praticamente havia descartado a possibilidade de improvisar o paraguaio no setor. “Posso ter mudado de idéia”, declarou ontem.
No Brasil, mesmo com três zagueiros (Zózimo, Amarildo e João Batista) o técnico Vacaria promete ser ofensivo. A dúvida é no ataque, entre Dario e Marquito.
Fonte: Correio do Povo (RS), 24/05/1997, p. 27.

INTER DEFENDE A PRIMEIRA POSIÇÃO
Pelotas - O Inter tenta manter a sequência de bons resultados e a ascensão que atravessa no Campeonato Gaúcho neste sábado à noite, quando enfrenta o Brasil-Pe no Estádio Bento Freitas. A partida inicia às 21h40min e será transmitida ao vivo pela RBS TV. O clube da Capital busca se manter na liderança do grupo 1, a qual ocupa com nove pontos. O Juventude (seis pontos) folga na rodada e considera o empate o resultado ideal. Uma vitória do clube xavante deixaria o alviverde em situação ainda mais delicada na busca pela classificação.
Gustavo segue se recuperando de contusão, o que forçou Celso Roth a deslocar o volante Enciso para a lateral-direita. O Inter deve ir a campo com André; Enciso, Márcio, Gamarra e Vinícius; Ânderson, Fernando, Sandoval e Arílson; Luiz Gustavo e Washington.
Fonte: Pioneiro (RS), 24/05/1997, p. 43. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/238878. Acesso em: 31 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - FASE FINAL - BRASIL-PEL 0 X 0 INTERNACIONAL
Data: 24/05/1997
Local: Bento Freitas - Pelotas (RS)
Público: 7.867
Renda: R$ 45.299,00
Juiz: Carlos Eugênio Simon, auxiliado por José Pessi e Adão Alípio Soares.
Cartões: Marquinhos, João Batista, Evanor, Carlos Eduardo, Dario (B); Ânderson Luiz, Fernando, Enciso e Arílson (I).
BRASIL-PEL: Cássio; Marquinhos, João Batista, Amarildo e Hélcio; Evanor, Carlos Eduardo, Élton Corrêa (Marquito) e Luizinho Vieira; Dario e Ciro. Técnico: Vacaria.
INTERNACIONAL: André; Márcio Dias, Gamarra, Ânderson Luiz e Vinícius; Fernando, Enciso, Arílson e Sandoval; Luiz Gustavo e Washington (Christian). Técnico: Celso Roth.

Empate sem gols no frio pelotense.
Fonte: Correio do Povo

INTER SEGURA O EMPATE CONTRA O BRASIL E SE MANTÉM EM 1º LUGAR NO SEU GRUPO
Brasil e Inter fizeram um típico jogo de Gauchão, sábado à noite, em Pelotas: frio intenso, disputa acirrada e marcação dura. No fim das contas, o 0 a 0 foi justo para os dois times, que criaram poucas chances de gol. O destaque ficou por conta do elevado número de faltas: 80, sendo 39 cometidas pelo Brasil e 41 pelo Inter. Foram 9 cartões amarelos (5 do Brasil).
O vice de futebol do Inter, Ibsen Pinheiro, considerou o empate “um bom resultado, pois seguimos em 1º no grupo”. O técnico Celso Roth discordou ter sido jogo típico de Gauchão: “O futebol gaúcho não é isso, pois não foi um jogo e sim uma guerra. Teve até momentos de maluquice”.
O péssimo gramado do Bento Freitas favoreceu para que o jogo fosse disputado na base da imposição física. A melhor chance foi do Brasil, aos 30 da 1º fase. Élton Corrêa, o melhor do jogo, chutou na trave direita de André.
Ânderson e Arílson, com o 3º amarelo, e Vinícius, que amanhã vai para a Seleção Sub-20, desfalcam o Inter contra o Brasil (Far.), no final de semana. Roth não quis adiantar substitutos: "Temos muitas opções e vamos escolher a melhor”. Enciso, que limitou-se a marcar, deve seguir na lateral-direita. “Ele não comprometeu e fez o que pedi”, disse Roth. “É normal a dificuldade em apoiar, pois atuou no setor pela 1º vez e treinou pouco”.
O time de juniores está trocando de patrocinador e, com o dinheiro que receberá pelo novo contrato, a direção continuará o projeto da Vila Olímpica no Beira-Rio.
Fonte: Correio do Povo (RS), 26/05/1997, p. 27.

INTER EMPATA COM BRASIL-PE
O Inter arrancou empate em 0 a 0 com o Brasil-Pe, sábado, no Estádio Bento Freitas. Houve poucas chances de gol, mas o time de Pelotas desfrutou das melhores oportunidades. Intensamente disputado, com muitos lances bruscos e pouca bola rolando, o jogo caracterizou-se mais pelo excesso de faltas.
Com o resultado, a equipe colorada alcançou os 10 pontos e está em situação confortável. Se vencer os dois jogos que terá no Estádio Beira-Rio, contra Guarani-VA e Brasil-Fa, garante a vaga.
Fonte: Pioneiro (RS), 26/05/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/238895. Acesso em: 31 jul. 2023.

18/05/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Fase final - Brasil-FA 1 x 2 Internacional

BRASIL-FA DEFENDE O TABU DE SALOMÃO CONTRA INTER
Flores da Cunha - O Brasil, de Farroupilha, enfrenta o Inter no Estádio Homero Soldatelli, domingo, às 15h, disposto a mostrar como venceu a equipe da Capital na última rodada da fase classificatória. O jogo vencido por 3 a 2 valeu a classificação para a equipe do técnico Reinaldo Salomão, que nunca perdeu para o Inter desde o início da carreira, em 1994. Em primeiro lugar eu sou homem, confio na minha direção e esse assunto me constrange”, reage o técnico às insinuações de que os pontos desta partida estariam prometidos ao Inter por causa de uma “vitória encomendada” no Beira-Rio.
Neste domingo, Salomão terá a volta de dois jogadores: o zagueiro Araújo, que não joga desde o final da fase classificatória, e o centroavante Renato Martins, recuperado de fratura na perna direita. “Se eu conseguir um empate, acho que mato o Inter”, ambiciona Salomão.
Fonte: Pioneiro (RS), 17/05/1997, p. 32. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/238540. Acesso em: 31 jul. 2023.

GUSTAVO NÃO JOGA
O treino coletivo do Inter estava perto do final. Quase sem ser notado, o lateral-direito Gustavo levou a mão na parte superior da coxa. A dor continuou forte, e a primeira reação do jogador foi deitar-se no gramado suplementar do Estádio Beira-Rio. Em poucos segundos, veio o diagnóstico do Departamente Médico: contratura muscular.
Diante do problema, Roth chamou o volante Odair e entregou-lhe a camisa titular. O jogador quase não teve tempo para aparecer. Nas raras vezes em que foi acionado, Odair mostrou-se desinibido, buscando a linha de fundo e efetuando o cruzamento. No fim do treino, Roth se aproveitou da lesão de Gustavo e manteve a rotina de não divulgar o time para começar o jogo de domingo.
Fonte: Pioneiro (RS), 17/05/1997, p. 32. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/238540. Acesso em: 31 jul. 2023.

INTER TENTA GANHAR NO INTERIOR PARA TERMINAR O TURNO COMO LÍDER
O Inter enfrenta o Brasil de Farroupilha, neste domingo, às 15h, em Flores da Cunha, e tenta sua primeira vitória fora de casa no pentagonal para alcançar a liderança de seu grupo no Gauchão. O técnico Celso Roth admite que o jogo é fundamental para o time terminar esta etapa como líder de seu grupo e evitar o confronto com o Grêmio na fase semifinal. Se garantir os 3 pontos, a equipe de Porto Alegre, mesmo longe do Beira-Rio, assume o 1º lugar do grupo, pois o atual líder, Brasil de Pelotas, está de folga nesta rodada.
Ao mesmo tempo em que tenta seguir mobilizado para o campeonato regional, o Inter analisa o mercado em busca de reforços. A prioridade é a lateral-esquerda, pois Paulo Roberto não vem bem - pode até sair antes do final do contrato, que termina em dezembro - e Vinícius está negociado com o Sporting (Portugal), para onde vai se transferir em julho. 
A direção colorada não confirma, mas ontem esteve mobilizada, também, para o jogo entre Flamengo x Fluminense, no Rio, quando pretendia observar Gilberto (Fla), que volta após 4 meses devido a dores no púbis. O jogador conta que, em novembro de 96, quase foi trocado por Caico: “Sei do interesse do Inter. Por mim, acho que seria uma boa a transferência”.
Fonte: Correio do Povo (RS), 18/05/1997, p. 25.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - FASE FINAL - BRASIL-FA 1 X 2 INTERNACIONAL
Data: 18/05/1997
Local: Homero Soldatelli - Flores da Cunha (RS)
Público: 3.048
Renda: R$ 22.690,00
Juiz: Alexandre Lourenço Barreto
Cartões: Nico, Aílton, Zé Luiz (B); Ânderson Luiz e Arílson (I). 
Gols: Arílson 18’/1 (I); Renato Martins 23’/1 (B); Luiz Gustavo 10’/2 (I).
BRASIL-FA: Adir; Neto, Jadir, Araújo e Nico; Zé Luiz, Aílton (Sidiney), Rodrigo Caetano e Baggio; Rudinei e Renato Martins (Sadi). Técnico: Reinaldo Salomão.
INTERNACIONAL: André; Márcio Dias, Gamarra, Ânderson Luiz e Vinícius (Marcão); Fernando, Odair (Enciso), Arílson e Sandoval; Luiz Gustavo e Washington (Fabiano). Técnico: Celso Roth.

Arílson anota o primeiro gol colorado.
Fonte: Correio do Povo
A marcação pesada não perdoou Arílson.
Fonte: Correio do Povo 
Fernando e Baggio disputam a bola no meio de campo.
Fonte: Pioneiro
Enquanto Luiz Gustavo puxa a marcação,
Fernando sai para o jogo com qualidade.
Márcio Dias vigia de perto Rudinei.
Fonte: Pioneiro

INTER ASSUME LIDERANÇA PELA PRIMEIRA VEZ
Com a vitória sobre o Brasil (Far.) por 2 a 1, ontem, em Flores da Cunha, pela primeira vez o Inter assumiu a liderança de seu grupo no pentagonal do Gauchão. O time do técnico Celso Roth soma agora 9 pontos, 2 à frente de Brasil de Pelotas e Guarani (V.A.). O destaque do jogo, mais uma vez, foi o meio-campo Arílson, que armou as principais jogadas de ataque e abriu o placar com um belo gols de falta, aos 18 minutos do 1º tempo.
O Inter começou dando sinais de que a vitória sera fácil. Porém, após o gol caiu de produção e passou a dar chances ao adversário. Aos 21 minutos, Rudnei acertou a trave esquerda de André, Um minuto depois, Renato Martins aproveitou a má colocação do goleiro colorado e empatou. Aos 27, Luiz Gustavo se livrou da marcação e chutou no poste esquerdo de Adir.
Aos 11 minutos da fase final, Gamarra acertou o travessão e a zaga mandou a escanteio. Na cobrança, Arílson tocou para Vinícius, que cruzou para Luiz Gustavo, de cabeça, fazer 2 a 1.
Fonte: Correio do Povo (RS), 19/05/1997, p. 23.

BRASIL-FA PERDE E SEGUE COMO LANTERNA
Flores da Cunha — A apertada vitória por 2 a 1 sobre o Brasil, de Farroupilha, ontem à tarde, no Estádio Homero Soldatelli, garantiu ao Inter não só o troféu 73 Anos de Emancipação de Flores da Cunha, mas a liderança isolada do grupo 1 do Campeonato Gaúcho. O time porto-alegrense subiu para nove pontos e foi favorecido com a derrota do Juventude para o Guarani-VA por 4 a 2, em Caxias do Sul. Com a derrota, o Brasil-Fa ficou praticamente sem chances de chegar às semifinais da competição, somando apenas um ponto.
O primeiro tempo foi bastante movimentado, com chances de gol para as duas equipes. O Inter tomou a iniciativa, dominou a etapa, mas errou demais nas conclusões. O Brasil-Fa tentava surpreender em contragolpes, que só não foram mais perigosos e melhor construídos em função dos passes errados na saída em velocidade para o ataque.
Arílson cobrou falta aos 19 minutos e anotou 1 a 0. Aos 23, Rodrigo cruzou e Renato Martins, de cabeça, empatou. Rudinei e Luiz Gustavo ainda acertaram o travessão e poderiam ter definido em 2 a 2 o placar do primeiro tempo.
Na segunda etapa, depois que o Inter garantiu os 2 a 1 aos 11 minutos, através de Luiz Gustavo, os dois times, mesmo decaindo de produção, continuaram criando oportunidade para ampliar o marcador. No 10 minutos finais, o Brasil-Fa ensaiou uma pequena pressão, mas o colorado se reforçou com Marcão para assegurar a vitória.
Durante e após a partida, o técnico Reinaldo Salomão, do Brasil-Fa, reclamou bastante da arbitragem. Ele perdeu a invencibilidade diante do Inter.
Fonte: Pioneiro (RS), 19/05/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/238555. Acesso em: 31 jul. 2023.

10/05/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Fase final - Internacional 3 x 0 Brasil-PEL

INTER ANTECIPA O JOGO POR R$ 30 MIL
O Inter aceitou, ontem, a oferta de R$ 30 mil da televisão - 7.500 pagantes a R$ 4,00, o ingresso menor - e enfrentará hoje, às 21h40min, no Beira-Rio, o Brasil de Pelotas. A partida estava marcada para amanhã à tarde. A mudança significa um teste para o torcedor, habituado a ir ao estádio domingo. O Inter considerou, ainda, que haveria desmotivação da sua torcida no Dia das Mães.
O técnico do Inter, Celso Roth, disse que a alteração não atrapalhará sua programação. “Fui consultado pelo presidente Záchia antes da transferência”, garante. O presidente do Brasil, Claer Borda, também aprovou a mudança.
O zagueiro Régis será improvisado na lateral-esquerda no lugar de Paulo Roberto, lesionado. Vinícius, reserva imediato, se apresentou ontem (estava na Seleção Sub/20) e ficará no banco. No segundo tempo, Arílson deve ser deslocado para o setor, confirmou Roth.
O Inter precisa vencer para seguir na luta pelo primeiro lugar da chave. Hoje, tem 3 pontos ganhos e está atrás do próprio Brasil (7) e Juventude (6). O time vem de uma goleada sobre o Juventude, 4 a 0 no Beira-Rio, domingo.
O Brasil, mesmo perdendo, ainda pode seguir na liderança do grupo (depende de tropeço do Juventude na próxima rodada, pois folga amanhã), tem em Luizinho sua principal esperança de gol. No meio-campo, Júnior entra com função específica de marcar Arílson.
O Inter continua atrás de reforços para o Campeonato Brasileiro. Embora desminta, o vice-de-futebol Ibsen Pinheiro pediu informações sobre o preço de Augusto, lateral-esquerdo da Portuguesa, que poderia entrar numa troca por Murilo, jogador boicotado por Celso Roth.
A Portuguesa chegou a oferecer o atacante Caio, que não interessa. Marcelo segue pretendido pelo Guarani (SP).
Fonte: Correio do Povo (RS), 10/05/1997, p. 24.

INTER PRECISA VENCER O LÍDER NO BEIRA-RIO
Porto Alegre - Outra decisão. Esse clima já faz parte da rotina dos jogadores e dirigentes do Inter e se encaixa perfeitamente no jogo deste sábado, às 21h30min, no Beira-Rio. O adversário é o Brasil-Pe, líder do grupo 1 do Campeonato Gaúcho. A missão colorada é simples: vencer. Só assim o Inter poderá continuar sonhando com a classificação às semifinais. Por isso, Roth resolveu manter o esquema vitorioso apresentado contra o Juventude, com dois volantes (Ânderson e Fernando) e dois armadores (Sandoval e Arílson). No Brasil-Pe, o técnico Vacaria escala três volantes, Carlos Eduardo, Dudé e Evanor. “Minha idéia é não perder para o Inter”, diz.
Fonte: Pioneiro (RS), 10/05/1997, p. 43. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/238224. Acesso em: 31 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - FASE FINAL - INTERNACIONAL 3 X 0 BRASIL-PEL
Data: 10/05/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 3.439
Renda: R$ 25.078,00
Juiz: Carlos Eugênio Simon, auxiliado por Marcos Ibañez e José Carlos Oliveira.
Cartões: Gustavo, Régis (I); João Batista, Hélcio, Carlos Eduardo e Dudé (B).
Gols: Washington 34'/1 (I); Gamarra 3'/2 (I); Gamarra 17’/2 (I).
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Régis, Márcio Dias e Gamarra; Ânderson Luiz (Murilo), Fernando, Arílson (Fabiano) e Sandoval (Enciso); Luiz Gustavo e Washington. Técnico: Celso Roth.
BRASIL-PEL: Cássio; Marquinhos, João Batista, Amarildo e Hélcio; Evanor (Élton Corrêa), Carlos Eduardo, Luizinho Vieira (Dario) e Dudé; Gílson Tiririca (Marquito) e Ciro. Técnico: Silva.

Washington desencanta e fura o bloqueio do goleiro Cássio.
Fonte: Correio do Povo
Luiz Gustavo incomodou a defesa pelotense.
Fonte: Pioneiro

Vídeo publicado na página História do Sport Club Internacional

INTER FAZ 3 A 0 E JÁ LIDERA POR APROVEITAMENTO
Com a vitória sobre o Brasil de Pelotas por 3 a 0, sábado, no Beira-Rio, o Inter assumiu a vice-liderança de seu grupo, ao lado do Juventude, com 6 pontos. Lidera ao lado do Juventude com 66 % (veja tabela de classificação na página 23). Sábado, a equipe enfrenta o Brasil (Farroupilha) em Novo Hamburgo ou Flores da Cunha. O time de Farroupilha perdeu o mando de campo por uma partida devido aos incidentes no jogo contra o Juventude.
O Inter demorou a furar a retranca do Brasil. O time insistia nas jogadas pela direita com Gustavo, que chegava bem no apoio, mas se atrapalhava no cruzamento. No 1º tempo, acertou 1 dos 6 cruzamentos que fez. Na 2º fase, chegou à linha de fundo duas vezes.
A equipe só chegou ao gol aos 33 minutos e através de falha da defesa do Brasil que tentou sair em bloco para colocar o ataque colorado em impedimento e deixou Luiz Gustavo livre. Ele driblou o goleiro e chutou; a zaga conseguiu aliviar em cima da risca e, no rebote, Washington só escorou: Inter 1 a 0.
Na fase final, aos 3 mínutos, Arílson bateu escanteio e Gamarra chutou no canto: 2 a 0. Aos 17, novo cruzamento de Arílson e, de cabeça, Gamarra ampliou. Aos 34, Roth tirou Arilson, com dores na perna, e colocou Fabiano. Alguns torcedores fizeram coro chamando o treinador de “burro”.
Fonte: Correio do Povo (RS), 12/05/1997, p. 28.

INTER GOLEIA O BRASIL-PE
Porto Alegre - O torcedor colorado já tem motivos para sonhar com a classificação às semi-finais do Gauchão. Sábado, o time conseguiu mais uma vitória de goleada. Desta vez, a vítima foi o Brasil-Pe, que perdeu por 3 a 0. 
Sem espaços para penetrar na área pelotense, a solução foi acionar os laterais. A ousadia do Brasil-Pe, que tentou ir ao ataque, custou caro. Aos 34 minutos, Washington aproveitou rebote da zaga para fazer o prometido “gol mamãe”. Pouco ameaçado pelo adversário, o Inter aproveitou para ampliar na segunda etapa. Aos dois minutos, Gamarra chutou com perfeição para o gol após escanteio cobrado por Arílson.
Aos 16 minutos, de novo Arílson cruzou e Gamarra cabeceou com elegância para fazer 3 a 0. A grande oportunidade dos pelotenses esteve nos pés de Elton Corrêa, que ficou na frente de André e concluiu para fora, aos 28 minutos.
Fonte: Pioneiro (RS), 12/05/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/238239. Acesso em: 31 jul. 2023.

04/05/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Fase final - Internacional 4 x 0 Juventude

FABIANO DEIXA O TIME TITULAR
O atacante Fabiano está deixando o time titular do Inter. Depois de participações modestas contra o Flamengo e contra o Guarani, de Venâncio Aires, o jogador foi sacado da equipe pelo técnico Celso Roth. Para o Jogo com o Juventude, domingo à tarde, no Beira-Rio, o ataque será formado por Luiz Gustavo e Washington.
“Eu entro e saio da equipe, e assim não dá para ter uma sequência”, queixou-se Fabiano. “O Fabiano precisa deixar de ser apenas um ponta-direita e se tornar um atacante Moderno”, explicou Roth.
Para passar por esta metamorfose, o atacante vem trabaIhando diariamente nos gramados suplementares do Beira-Rio. “Já elaborei um tema de casa para ele aprimorar os fundamentos”, disse Roth. Como tarefa diária, Fabiano faz de 20 a 30 cruzamentos, além do mesmo número de conclusões.
Fonte: Pioneiro (RS), 03/05/1997, p. 40.

CONTRATO DE WASHINGTON PRORROGADO
Para motivar ainda mais o centroavante Washington, a direção colorada prorrogará até dezembro seu empréstimo junto ao Caxias. O jogador é a principal esperança de gol na partida contra o Juventude, neste domingo, às 16h, no Beira-Rio. Depois de 7 partidas sem vitória, a equipe do técnico Celso Roth precisa dos 3 pontos para continuar na briga pelo primeiro lugar do grupo e, dessa forma, evitar um Gre-Nal na semifinal do Gauchão.
Para manter Washington até dezembro, o Inter terá de pagar mais R$ 25 mil - havia pago R$ 50 mil par ter o jogador até julho. A tendência é de que ele seja comprado em definitivo ao final do empréstimo. Seu passe está fixado em R$ 500 mil, mas os R$ 25 mil pagos para sua permanência serão abatidos no preço final, que ficaria em R$ 475 mil.
Lanterna de seu grupo - perdeu a primeira partida para o Guarani (V.A.) por 2 a 1-, o Inter tem pela frente o líder Juventude, que conquistou 6 pontos em dois jogos. Um novo tropeço, além de dificultar a classificação, pode afastar do cargo o técnico Celso Roth.
Embora reconheça que a vitória é fundamental, Roth atuará com três volantes e disse que os laterais não atacarão ao mesmo tempo. “Nosso entrosamento tático ainda não permite que os dois laterais ataquem sempre simultaneamente”, justificou o treinador.
O meio-campo Enciso terá mais liberdade para atacar. “Precisamos jogar mais agrupados, com o meio-campo mais perto do ataque. Fizemos isso contra o Santos e conseguimos a vitória”, analisa Roth. A ausência de Jean, principal atacante do adversário, não ameniza a preocupação do treinador. “O Juventude não é só o Jean. É uma equipe de qualidade e não podemos descuidar na marcação.”
Embora não possa contar com o atacante Jean e com o volante Marcão, suspensos, o técnico Tite terá a volta do armador Wallace, que não atuou no último jogo. “O empate não será um resultado ruim, mas não podemos jogar retrancados”, avisa o técnico do Juventude. “Sabemos que o Inter vai atacar, mas não somos líderes por acaso e também vamos jogar para vencer”, completou o meia Da Silva.
Fonte: Correio do Povo (RS), 04/05/1997, p. 25.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - FASE FINAL - INTERNACIONAL 4 X 0 JUVENTUDE
Data: 04/05/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 5.496 (3.329 pagantes).
Renda: R$ 31.243,00
Juiz: César Pastro, auxiliado por Nadir Ascoli e Paulo Frasso.
Cartões: Gustavo, Celso Vieira, Fernando, Ânderson Luiz (I); Auecione e Da Silva (J).
Expulsão: Wallace (J).
Gols: Sandoval 7'/1 (I); Arílson, pênalti 34'/2 (I); Enciso 43'/2 (I); Fabiano 44'/2 (I).
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Márcio Dias, Gamarra e Celso Vieira (Enciso); Fernando, Ânderson Luiz, Arílson (Régis) e Sandoval; Washington e Luiz Gustavo (Fabiano). Técnico: Celso Roth.
JUVENTUDE: Márcio Angonese; Itaqui, Adílson Pinto, Picoli e Ericson (Silvinho); Flávio Campos, Macalé, Auecione (Pontes) e Wallace; Da Silva e Sandro Gaúcho. Técnico: Tite.

Enciso, autor do terceiro gol colorado.
Fonte: Correio do Povo
Gustavo se sobressai diante de Macalé.
Fonte: Pioneiro
Sandro Gaúcho sofreu na marcação
de Márcio Dias e Ânderson Luiz.
Fonte: Correio do Povo/Pioneiro
Enciso marcou o terceiro gol colorado.
Fonte: Correio do Povo
Picoli teve muito trabalho para conter o implacável ataque colorado.
Fonte: Pioneiro
Sandoval foi destaque positivo abrindo o placar.
Fonte: Correio do Povo

Canal: PERCI VERMELHO DE PIERI

INTER AFASTA CRISE COM GOLEADA: 4 A 0
O Inter goleou o Juventude por 4 a 0,ontem, no Beira-Rio, e, além de dar um passo importante rumo à classificação à semifinal do Gauchão, acalmou a crise que se instalava no clube. O resultado garante no cargo o técnico Celso Roth e a comissão técnica. Embora a direção não confirme, haviam sido mantidos contatos com o treinador Antônio Lopes, do Vasco, e o preparador Carlos Lancetta, do Fluminense, que dava como certa sua vinda a Porto Alegre.
Roth surpreendeu ao começar com Sandoval no meio-campo e Enciso no banco. O jogo foi equilíbrado e as duas equipes quase não criaram chances de gol até os 37 minutos. Foi quando o zagueiro Picoli errou feio e deixou o próprio Sandoval livre para fazer Inter 1 a 0.
Na fase final, a expulsão de Wallace, logo aos 8 minutos, anulou a possibilidade de reação do Juventude. Aos 28, após boa jogada do ataque colorado, Picoli fez pênalti em Fernando. Arílson bateu e marcou 2 a 0.
Aos 30, a entrada de Fabiano incendiou o Inter. Com ele no time, em pouco mais de 15 minutos foram criadas mais chances que no restante do jogo. Aos 44, na melhor oportunidade do Juventude, Sandro Pires dominou livre na área, mas André saíu da meta e evitou o gol. Aos 46, tabela entre Fabiano e Enciso: o atacante cruzou rasante para o paraguaio, que, “de peixinho”, fez 3 a 0. Aos 47, Fabiano invadiu a área e tocou na saída de Márcio: 4 a 0. No próximo domingo, o Inter recebe o Brasil (Pel.).
Fonte: Correio do Povo (RS), 05/05/1997, p. 24.

JUVENTUDE LEVA GOLEADA NO BEIRA-RIO
Porto Alegre - A substituição do paraguaio Enciso por Sandoval realizada pelo técnico colorado Celso Roth minutos antes do início da partida abriu o caminho para a vitória do Inter sobre o líder Juventude, por 4 a 0, ontem à tarde no Beira-Rio. Aos 37 minutos da primeira etapa, quando o jogo apresentava um decréscimo de produção das duas equipes, o meia contratado junto ao São Paulo aproveitou uma falha do zagueiro Picoli e avançou para o ataque. No chute da entrada da área, a bola ainda bateu no goleiro Márcio, que não evitou o primeiro gol colorado.
O Juventude mostrou iniciativa apenas nos 25 minutos iniciais do jogo. Auecione e Itaqui, pela direita, ocupavam os espaços deixados pelo lateral-direito Celso Vieira, improvisado no lado esquerdo. Com muita movimentação, o Inter conseguiu equilibrar a partida e criou as melhores chances de gol. Washington e Arílson eram os jogadores de ataque mais perigosos. Enquanto isso, no Juventude, os meias Flávio e Macalé não davam segurança à defesa e erravam passes em excesso.
Fonte: Pioneiro (RS), 05/05/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/237897. Acesso em: 30 jul. 2023