19/04/1914 - Amistoso - Internacional 6 x 0 Colombo

AMISTOSO - INTERNACIONAL 6 X 0 COLOMBO
Data: 19/04/1914
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Antenor Lemos
Gols do Inter: Ribas [2], Francisco Vares [2], Túlio e Tagnin.
INTERNACIONAL: Cazuza; Ary Lopes e Simão; Bitú, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Ribas, Tagnin e Francisco Vares.
COLOMBO: Soares, Boneslau e Fornari; Cezário, França e Vasques; Fabretti, Brigidi I, Paulo, Rolandez e Aurich.

Passamos agora a noticiar o encontro que se deu também domingo entre o S. C. Colombo e o S. C. Internacional, no ground deste último, e com o qual abriram ambos a sua temporada esportiva.
Ao sinal do referee, Mendonça iniciou, às 14 horas, o jogo dos 2ºs teams.
Desde o começo jogaram os internacionais em campo colombiano, o qual defendeu suas cores brilhantemence até nos 16 minitos de jogo, ao cabo dos quais Plínio, recebendo uma bola da direita, passou-a de uma boa cabeçada a Júlio, que, com um, shoot rasteiro, marcou o primeiro gol para o seu partido.
Apesar das contínuas cargas do Internacional, não permitiu a ótima defesa do Colombo que melhorasse aquele o seu score até o final do 1º half time. Depois dos regulamentares 10 metros de tréguas, deu-se começo ao segundo half, durante o qual aumentaram o seu score os alvi-rubros de mais 7 gols, marcados respectivamente por, Godinho, Plínio, Júlio, Godinho, Plínio, Silla e Godinho. Bend, o meia direita do Internacional, o marcador de goal em todos os matches, ficou desta vez sapateiro.
Quanto no Colombo, apesar de algumas boas escapadas, só conseguiu o único ponto da tarde no último minuto, de uma corner chutada por Adolplo, transformada por Vigna em gol.
Terminou, portanto, com o seguinte resultado o match dos segundos teams:
Internacional - 8.
Colombo - 1.
Às 16 horas  principou o jogo dos 1ºs quadros, arbitrado pelo sportmen Antenor Lemos.
Conseguiu, o Internacional o seu primeiro gol no 1º half time, por intermédio de Ribas e aos 10 minutos de jogo, o segundo foi feito por Vares, de bonito shoot enviesado. O terceiro por Tagnin com um violento bico e o quarto gol foi feito por intermédio de Ribas.
E com o score de 4 a 0 terminou o primeiro tempo.
No 2º halt-time fez o Internacional ainda 2 goals: um devido a uma brilhance escapada de Túlio e o outro num forte tiro de Ribas.
O Colombo, apesar do heróico esforço que fez, não conseguiu marcar nenhum gol, mas em compenssção, portou-se valentemente na defensiva. Terminava o match com o seguinte resultado final:
Internacional - 6.
Colombo - 0.
O Internacional jogou bem, apesar de se ressentir da falta de Miller na linha de forwards.
Quanto ao Colombo, mau grado o resultado, mostrou o progresso que tem feito e muito nos promete para a próxima temporada.
Dentre os jogadores distinguiram-se:
Do Colombo - França, pela limpeza. A correção do seu jogo e Soares, que se nos revelou um dos primeiros goal keepers da capital.
Internacional - Vares, pela costumada superioridade, de conhecimento da su posição; Kluwe, pela firmeza de seu jogo e precisão dos seus passes; e Túlio, pela sua espantosa agilidade.
- Já ficou combinado, para o próximo domingo, o return match entre estas duas sociedades.
Fonte: A Federação (RS), 21/04/1914, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29329. Acesso em: 11 ago. 2023.

Um comentário :

  1. Colombo: Soares, Bonslau e Fornari; Cesário, França e Vasques; Fabreli, Brigidi, Paulo, Rolandez e Aurich.
    É o que tenho, no mais está tudo igual.
    Estou a disposição pelo e-mail: edineidess1969@gmail.com

    ResponderExcluir