Internacional 3 x 2 Pelotas (Campeonato Gaúcho 2010)

Fonte: Valdir Friolin/Zero Hora
Internacional e Pelotas decidiram a Taça Fábio Koff de 2010, o 2º turno do Gauchão daquele ano. O Inter sequer chegou à decisão do 1º turno, sendo eliminado pelo Novo Hamburgo na semifinal.

Na Taça Fábio Koff, o Internacional terminou a fase de grupos na 3º colocação. Já o Pelotas, terminou em 4º. Ambos faziam parte do mesmo grupo no Gauchão. Na primeira fase, os times empataram em 2 a 2 no estádio Beira-Rio.

No dia 18 de abril, os times se encontraram, novamente, no Beira-Rio. Nas arquibancadas, as torcidas davam show. De um lado, o Internacional vinha embalado pela boa campanha na Libertadores. O Pelotas tinha um ataque formado por Clodoaldo e o experiente Alex Dias, além do folclórico Sandro Sotilli.

O jogo começou dramático para o Internacional, que se arriscava com chutes de fora da área, pois o Pelotas adotou uma postura retrancada, jogando nos contra-ataques. O Pelotas se aproveitava dos erros de passe do Internacional.

Aos 30 minutos do primeiro tempo, começava a brilhar a estrela de Clodoaldo. Em um lançamento primoroso, Alex Dias encontrou Clodoaldo, que saiu da marcação de Bolívar e mandou pro fundo da rede do goleiro Abbondanzieri.

Nove minutos mais tarde, a situação se agravou com o segundo gol do Pelotas. Mais uma vez, Clodoaldo. E, mais uma vez, grande jogada de Alex Dias, que tirou Abbondanzieri da jogada e lançou o companheiro com o gol livre à sua frente.

As vaias começaram antes mesmo do intervalo e os jogadores sentiram a cobrança. O resultado veio aos 43 minutos do primeiro tempo, quando Andrezinho cobrou escanteio e encontrou o zagueiro Bolívar livre, que arrematou de primeira, sem chances para o goleiro Jonatas. O gol renovou a esperança da torcida.

A partir de então, Jorge Fossati lançou o time ao ataque, trocando Giuliano por Walter, passando Fabiano Eller para a lateral e mandando Kléber para a meia-cancha. D'alessandro e Edu entraram em campo para tentar dominar a intermediária.

O empate veio com o gol do contestado Edu, aos 29 minutos do segundo tempo, depois de mais uma jogada de escanteio. O atacante venceu a disputa com o defensor pelotense e anotou para o Inter. O Pelotas ficou atordoado e o gol da vitória era apenas questão de tempo.

E a vitória finalmente aconteceu. Walter cruzou a bola pela direita, o goleiro Jonatas se antecipou a Alecsandro, mas o rebote caiu no pé direito de D'alessandro, que não desperdiçou a oportunidade, aos 36 minutos da etapa final. Vitória colorada por 3 a 2. Inter campeão da Taça Fábio Koff e classificado para a decisão do Gauchão.

CAMPEONATO GAÚCHO 2010
2º TURNO - FINAL
INTERNACIONAL 3 X 2 PELOTAS
Data: 18/4/2010
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Juiz: Carlos Simon, auxiliado por José Eduardo Calza e Vilmar Burini.
Cartões: Fabiano Eller (I); Jucemar e Bruno Salvador (P).
Gols: Clodoaldo 30'/1 (P); Clodoaldo 39'/1 (P); Bolívar 43'/1 (I); Edu 29'/2 (I); D'alessandro 36'/2 (I).
INTERNACIONAL: Abbondanzieri; Bolivar, Sorondo e Fabiano Eller; Glaydson, Sandro, Andrezinho (D'Alessandro), Giuliano (Walter) e Kléber; Taison (Edu) e Alecsandro. Técnico: Jorge Fossati.
PELOTAS: Jonatas; Jonas, Bruno Salvador e Jonatas Costa (Maurício); Maurinho, Gavião, Jucemar, Maicon Sapucaia (Jonatan) e Dick; Clodoaldo e Alex Dias (Sandro Sotilli). Técnico: Beto Almeida.

Veja os gols da vitória colorada: