Torneio Viña del Mar 1978

Internacional buscava a reabilitação após o decepcionante ano de 1977. Com a hegemonia de oito títulos estaduais consecutivos quebrada, uma campanha mediana no Campeonato Brasileiro e sem contar com o mítico zagueiro Elias Figueroa, o Colorado precisava se reerguer, conquistar a confiança da torcida e restaurar o ânimo do grupo. A pré-temporada de 78 iniciou com o Torneio Viña del Mar.


Disputado no tradicional estádio Sausalito, a primeira edição do torneio foi em 76, vencido pelo Fluminense. O Internacional queria trazer o caneco novamente para o Brasil em 1978. Os adversários colorados foram os anfitriões Everton-CHI e o Colo Colo-CHI. Com duas vitórias, o Internacional se tornou campeão e trouxe a taça para Porto Alegre.


No primeiro jogo do triangular, Internacional e Colo Colo se enfrentaram e os gaúchos venceram a partida por 2 a 1. Severino Vasconcelos e Alcione garantiram a vitória colorada.


FICHA PARCIAL DO JOGO
AMISTOSO 1978 - TORNEIO VIÑA DEL MAR
COLO COLO-CHI 1 X 2 INTERNACIONAL
Data: 11/02/1978
Local: Estádio Sausalito (Viña del Mar/CHI)
Gols: Orellana 26'/1 (CC); Vasconcelos 14'/2 (I) e Alcione 41'/2 (I).


Precisando de uma vitória simples, o Internacional jogou com o time da casa com a casa cheia. O resultado simples de 1 a 0 deu o título para o Colorado. Pela primeira vez, o Internacional conquistava um torneio no Chile. Luizinho Lemos foi o autor do gol do título.


FICHA PARCIAL DO JOGO
AMISTOSO 1978 - TORNEIO VIÑA DEL MAR
EVERTON 0 X 1 INTERNACIONAL
Data: 11/02/1978
Local: Estádio Sausalito (Viña del Mar/CHI)
Árbitro: Juan Silvagno (CHI)
Gols: Luizinho Lemos 6'/1