Yan

YAN
(meia)


As seleções de base do Brasil sempre revelaram grandes craques para o mundo todo. Mas nem todos vingaram entre os profissionais de seus clubes pelos mais diversos motivos. Alguns clubes têm preferência pelos medalhões, outros não valorizam a prata-da-casa. Às vezes, é por puro azar um jovem jogador não dar certo.

A equipe brasileira campeã do Mundial sub-20, em 1993, tinha Caíco, Argel e Jardel. Mas nesse post destacaremos um dos destaques do torneio: o meia Yan.

No mesmo ano de 1993, Yan foi lançado aos profissionais do Vasco da Gama, mas foi em 1994 que ele se afirmou no time vascaíno, marcando um dos gols da decisão do Carioca. Foi o melhor jogador do Vasco em 1995, o que aumentou o desejo da direção colorada em contratá-lo.

Pouco antes de completar 20 anos chegou em Porto Alegre, em 1996. Começou com boas atuações no Gauchão, mas acabou não encontrando seu melhor futebol. Jogou algumas partidas pelo Brasileirão, marcando um gol contra o seu ex-clube em um jogo que o Colorado venceu por 4 a 1, na Ressacada.

Depois de sua passagem apagada pelo Internacional, voltou ao Rio de Janeiro. Dessa vez, para tentar apagar a mancha histórica do rebaixamento do Fluminense. Tentativa falha. O Flu caiu de novo em 1997.

Yan também integrou o elenco do Grêmio em 2004, ano em que o tricolor foi rebaixado à segunda divisão pela segunda vez em sua história.