Josimar (1990)

JOSIMAR
(lateral-esquerdo)


Nome completo: Josimar Higino Pereira

Muitos perguntam até hoje: o que Josimar fazia na Seleção de 1986? Como ele fez dois golaços naquele Mundial? Mais curioso é se questionar: como Josimar veio parar no Beira-Rio?


Josimar iniciou a carreira no Botafogo, em 1981. Fazia grandes partidas e seu apogeu se deu em 1986, convocado por Telê Santana para o Mundial do México. A contusão de Édson Boaro trouxe a sorte para que Josimar tivesse visibilidade, aproveitada em dois golaços contra Irlanda do Norte e Polônia.

Em 1989, depois de uma rápida passagem pelo Sevilla, voltou ao Brasil para jogar pelo Flamengo. Aí começou o declínio. Sua passagem pela Gávea ficou marcada por polêmicas extra-campo por uso de drogas e agressão a um PM, que averiguava a situação.

Sem rumo e altamente contestado, no ano de 1990 foi emprestado ao Internacional pelo rubro-negro carioca, uma semana depois de mais um escândalo com drogas numa boate carioca.

Porém, Pedro Asmuz, presidente do Colorado, propôs a seguinte condição a Josimar: um contrato de gaveta. Se o jogador aprontasse fora das quatro linhas, seria demitido sem receber nenhum direito.

Não foi preciso Josimar fazer besteira e se meter em encrenca. Seu baixo rendimento levou o Internacional a dispensá-lo. Seu destino, no mesmo ano, foi o Novo Hamburgo. Ainda jogou no Bangu, Uberlândia-MG, Mineros-VEN e Baré-RR.