Hurtado

HECTOR HURTADO
(meia)


Nome completo: Hector Hugo Hurtado Salazar

O Internacional abrigou muitos jogadores estrangeiros, das mais diversas nacionalidades, ao longo dos seus 105 anos de história. Os Portões do Beira-Rio sempre estiveram abertos para os gringos desempenharem seu futebol, nem sempre bem apresentado.


Uma das dificuldades em investir no mercado internacional da bola é o limite de estrangeiros no Brasil. Se hoje a cota de estrangeiros é de cinco por time, no final da década de 90 era de apenas dois. E Hurtado enfrentou esse problema no Internacional.

Vindo do América de Cáli, era considerado um atleta de muito futuro na Colômbia. Foi campeão do Campeonato Colombiano em 1997 e artilheiro da Copa Merconorte de 1998 e veio para o Internacional com a expectativa de se afirmar e mostrar serviço ao treinador da seleção colombiana, Luiz Garcia.

Em campo, Hurtado atuou em 11 jogos e marcou 2 gols. Um deles, na vitória contra a Portuguesa, do técnico Zagallo. E o outro foi contra o Vitória. Ambos no Beira-Rio e válidos pelo Brasileirão de 1999.

Em 2000, após a chegada do técnico Zé Mário, Hurtado foi preterido. A preferência do treinador era por Espínola e Enciso. Por não ter espaço e a vontade de jogar pela Colômbia era cada vez maior, retornou à terra natal e ao seu querido América de Cáli.

Teve mais oportunidades na seleção colombiana, mas os tempos difíceis do futebol do país não contribuíram para que Hurtado escrevesse sua história no cenário mundial.