Fabiano Costa

FABIANO COSTA
(meia)

Fabiano é um meio-de-campo discreto, desses que não fica em evidência e nem faz muita questão. Na verdade, o meia é muito mais conhecido por ser o "genro do Luxemburgo" do que pelo seu futebol.

O jogador começou a carreira nas categorias de base do São Paulo, onde jogou de 1994 a 1997, ano em que se tornou profissional. O tricolor buscava seu bom futebol do início dos anos 90, mas o fim da era Telê, em 1996, fez com que o São Paulo perdesse muito a qualidade.

Conquistou o Paulistão de 1998 e o Torneio Rio-São Paulo de 2001, ambos na condição de reserva. Fabiano Costa foi campeão do Pré-Olímpico, mas caiu diante de Camarões nas Olimpíadas.

Após retornar ao São Paulo e amargar a reserva, ainda testemunhou o surgimento de outros grandes meias com a camisa do São Paulo: Júlio Baptista e Kaká. Acabou emprestado à Portuguesa na metade de 2001.

Em 2002, foi um dos primeiros reforços para o início da reformulação do Inter, a partir da gestão Fernando Carvalho. Fez um bom primeiro semestre, mas a campanha no Brasileirão refletiu no desempenho de muitos jogadores. A fim de enxugar a folha de pagamento, Fabiano foi dispensado no final do ano, assim como quase todo o time.

Foi para o Santos em 2003, onde chegou à decisão da Libertadores, perdendo para o Boca. A partir daí, passou por vários clubes, como Albacete-ESP, Necaxa-MEX, América-MEX, Puebla-MEX, Atlético-MG, Sport, Avaí, Osasco Audax e XV de Piracicaba. Pelo Galo, foi campeão mineiro em 2010.