Casemiro


CASEMIRO
(lateral-esquerdo)

Nome completo: Casemiro Mior
Data de nascimento: 7/1/1958
Local: Serafina Corrêa (RS)

CARREIRA:
1979-1988 - Grêmio
1988-1989 - Internacional
1990 - Inter de Limeira


Em 1988, uma negociação causou turbulência no Rio Grande do Sul. Não foi a primeira e nem seria a última vez que um atleta virava a casaca no estado. A bola da vez foi Casemiro, lateral-esquerdo de grande raça e intensidade.



Casemiro começou a carreira profissional no Grêmio em 79, e na sequência foi emprestado ao Juventude. Retornou ao Grêmio e assumiu a titularidade na esquerda tricolor em 1981, ano em que o Grêmio venceu o São Paulo na decisão do Brasileirão.


A disciplina tática e a obediência aos comandos dos treinadores faziam de Casemiro um titular incontestável. Ao longo de sua trajetória no Olímpico, levantou as taças do Mundial e da Libertadores em 83, e quatro estaduais.

Em um tempo em que o passe do jogador pertencia ao clube, Casemiro foi colocado na lista de dispensas pela direção gremista, o que deixou o lateral indignado, afinal, foram oito anos, mais os anos de juvenil, de dedicação ao clube.

Aí veio a mão de Fernando Carvalho, então vice-presidente do Internacional. Carvalho e Casemiro foram até a Federação Gaúcha de Futebol e a compra do passe do jogador foi feita. Casemiro era do Internacional.

Mesmo sendo mais um jogador a trocar o azul pelo vermelho, Casemiro chegou ao Beira-Rio com pompas, pois sempre foi um jogador focado, comprometido e sempre mostrou respeito aos adversários, chegando firme e com lealdade.

O Inter deu a chance e Casemiro não a desperdiçou. Ajudou o Colorado a chegas às finais do Brasileirão de 1989, mesmo quase comprometendo a classificação do Inter ao ser expulso no Gre-Nal do Século, quando o Inter perdia por 1 a 0. Enquanto Abel Braga ficara possuído, Casemiro incendiava a torcida, afinal, Trasante falou pelos cotovelos antes do jogo.

Casemiro ainda esteve presente na campanha da Libertadores de 1989, quando o Inter foi derrotado pelo Olimpia. Deixou o clube após o término de seu contrato, saindo pela porta da frente e com seu dever cumprido. Rumou à Inter de Limeira, onde encerrou a carreira, em 1990.

Ainda retornaria ao Internacional em 1991, mas como auxiliar-técnico, cargo que ocupou até 1993. Trabalhou com Cláudio Duarte, Antônio Lopes e Paulo Roberto Falcão. Ainda teve tempo de levantar a taça da Copa do Brasil.